Instalando um Sistema de CFTV – Sites e Cursos

Se você me conhece, sabe que eu sou um grande adepto do DIY (Do It Yourself), ou seja, quando preciso de algo, eu sempre tento fazer por mim mesmo, contratar e pagar alguém para fazer algum serviço é sempre minha última opção. Você pode ver um exemplo disso nesse post.

Dessa vez eu entrei no desafio de instalar um sistema de segurança eletrônica na minha casa, também conhecido por CFTV.

Minha vizinhança começou a ficar ainda mais perigosa, muitas casas da minha rua já foram assaltadas e por isso resolvi implementar um sistema de câmeras para monitorar principalmente os muros, a calçada e o portão da minha casa.

Mas como sempre, eu levo tudo a um nível quase profissional, tem que ser perfeito.

Apesar de conhecer bem a área de tecnologia, não conheço nada de sistemas de segurança, câmeras e muito menos de CFTV, que a propósito significa Circuito Fechado de TV, então tive que correr atrás de aprender.

Meu Curso de CFTV

O primeiro passo foi aprender e estudar.

Comecei através de sites na Internet, apesar de ter encontrado fontes muito boas, a maioria não te ensina muito, estão mais interessados em vender seus serviços, equipamentos e treinamentos. Usando esses sites consegui entender os conceitos e definições básicas, mas ainda não tinha muita ideia de como fazer a instalação.

As principais câmeras são essas da imagem abaixo.

O próximo passo foi procurar um curso. Como não tenho a menor intenção de me tornar um profissional da área, procurei por cursos baratos e que fossem direto ao ponto. Acabei encontrando um ótimo curso cftv online, em que pude assistir as aulas de casa mesmo, sem gastar muito. Esses cursos online estão me quebrando muitos galhos. 🙂

Em uma semana consegui assistir todas as aulas e estava pronto pra prática.

Instalando meu Sistema de Segurança Doméstico-Profissional

No final das contas, um sistema CFTV não é nada de outro mundo, ele é formado basicamente pelos seguintes equipamentos, que podem facilmente ser encontrados na Internet:

  • Câmeras: No meu caso câmeras IP para facilitar a instalação
  • Cabeamento: Coaxial no caso de câmeras analógicas, no meu caso cabos de rede normal mesmo
  • Equipamento de Gravação: Por ele as imagens das várias câmeras podem ser gravadas e acessadas simultaneamente, também chamados de DVRs (Digital Video Recorder) ou no caso de câmeras IP, NVR (Network Video Recorder).

Comprei então os equipamentos mais adequados para a área que queria monitorar, fiz a instalação das câmeras e a configuração do meu NVR. Ficou mais ou menos assim:

Agora minha casa parece uma fortaleza bem monitorada (até parece que tem muito dinheiro dentro), me sinto mais seguro e com certeza um ladrãozinho vai acabar escolhendo uma outra casa ao invés da minha.

E mais uma vez o DIY deu certo. É claro que dá mais trabalho, mas o sentimento de realização da tarefa é muito bom.

Caso você queira aprender um pouco mais, recomendo o site www.centralcftv.com, tem bastante informação sobre os tipos de câmeras e aparelhos de gravação, é um bom começo.