Cobre mais em 2009!

5 Jan

Birnadas

De Vitor Birner

Passei pelo blog para lembrar algo aos torcedores que desejam contribuir com melhores performances dos seus times.

E me deparei com grande quantidade de comentários.

Foi uma surpresa bem legal, pois estou de férias e a aprovação das mensagens dos blogonautas é bem menos constante.

Imaginava encontrar pouca gente.

Muito obrigado pelas mensagens de ano novo e aniversário!!!!!

Deu vontade de voltar já, mas recebi ordens para descansar.

Mesmo sem retomar o ritmo normal, virei ao blog um pouco mais mesmo durante este período.

A dica, razão inicial deste post, diz respeito a sua postura de torcedor com os seus representantes em campo.

Cobre mais os jogadores de seu time no dia a dia.

Não paparique o atleta apenas porque veste a camisa da sua equipe, dá alguns drible bonitos ou marca um ou outro gol.

Exija o máximo dele.

Incentivos e aplausos tem hora.

A do jogo!

Antes, cobre.

Obrigue os boleiros a provarem que usam os mantos sagrados do time que você ama com dignidade.

Escrito por Vitor Birner às 23:19 Vitor Birner

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

55 Comentários »

Apoiado! E cobre tb os treinadores de seus times - mas sem persegui-los implacavelmente como certos grupos de corneteiros…

Comentário de Conrado — 01/05/09 @ 23:44

Conrado, você deveria conhecer melhor o São Paulo e seu treinador. No vídeo do hexa, você saberá, por exemplo, como e por qual razão Hernanes, aquele que não fora inscrito na Libertadores de 2007 para Souza e Fredson brigarem pela posição de volante, ficou no clube. A lista dos mitos que caem sem dificuldades e bem maior

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:30

 
 

Caro Birner,

Concordo com tudo, no entanto, queria levantar uma bola, qual a sua opinião sobre a realização de uma Taça Libertadores da América Sub-20, não sei se isto já foi especulado em algum lugar, mas gostaria muito de ver como seriam confrontos entre as maiores forças da América em confrontos de juniores, adoro campeonatos de juniores, pois a busca pela marcação e formas de neutralizar o adversário pela força são menos constantes… talvez possa estar viajando, porém, acho a idéia bem legal, portanto, te pergunto novamente, o que pensa a respeito?

Comentário de Gustavo — 01/06/09 @ 3:29

Nunca pensei nisso. Mas gostei!!!!!! O problema é viabilizar.

Forte baraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:31

 
 

Olá Birner, tudo bem?
Primeiro gostaria de lhe deizer que sou muito fã seu, acompanho você diariamente no CBN Esporte Clube e no Cartão Verde, gosto de ouvir seus comentários.

Infelizmente eu moro no Espirito Santo e aqui no meu estado não temos muito o que cobrar de nossos times, eles estão de mal a pior, enfim, acabamos tendo que torcer para times de outros estados, como São Paulo e Rio.
Um forte abraço.
Wemerson

Comentário de Wemerson de Oliveira Schmildt — 01/06/09 @ 6:04

Wemerson, obrigado pela força! Daí não há mesmo muito a fazer. Mas se pintar um joguinho de seleção brasileira, não gaste uma fortuna, nem aplauda o atleta que nada faz.

Forte abraço!!!!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:32

 
 

feliz ano novo Birner!!
diariamente leio alguns blogs logo quando entro no trabalho, após o almoço e antes de ir embora, apesar de escrever pouco, leio bastante seus comentários e do seu time titular, as estatísticas que foram apresentadas durante o ano foram fantásticas, as notícias exclusivas, corria em outros blogs como PVC e o Juca para confirmar. ó que quero dizer é que seu blog faz parte da vida de várias pessoas que querem informações e passam diariamente para ler o que você pensa.
Continue, sei que não é fácil, mas para 1 que não goste do seu trabalho há 100 que que te acompanham.
abs
FR
PS: gostei muito das contratações do São Paulo, mão não consigo escalá-lo,como seria sua escalação do São Paulo 2009?

Comentário de Fabiano Ribeiro — 01/06/09 @ 7:10

Fabiano, muito obrigado pela força! Se não fosse a galera, faz algum tempo, teria acabado com o blog. Com o tempo, as porradas burras, aquelas que só agridem e nada ensinam, cansam. Mas tem o outro lado e já tive dialgumas manifestações de que também é muito forte. Sobre a escalação, é complicado. Precisamos ver quem crescerá com a camisa, e quem se encolherá. Dá jogar 2 zagueiros e 3 volante, um ou 2 na frente, ou com o JW, ou com o Hernanes na meia… ainda não dá para saber. Dos que vieram, o que se adaptará mais rapidamente, aposto, será Washington.

Forte abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:53

 
 

Estaria a cabeça do nobre Blogueiro, na direção da “metralhadora giratória” do amigo Conrado”??? kkkk

abs, leonardo

Comentário de leonardo tomaz mercuri — 01/06/09 @ 7:28

Faz tempo. Ele é como Muricy. Quando o cartola do São Paulo, em 2007, após a perda da Libertadores, sondou outro técnico, ele achou que o cara fez isso por vontade própria e não por causa de uma ordem do Juvenal.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:55

 
 

ESPERO QUE OS TIMES BRASILEIROS JOGUEM MAIS FUTEBOL QUE ELES NAO REPITAM AQUELE FUTEBOL CHATOOOOOO FEIO SEM GRAÇA QUE VIMOS NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2008 QUE SEGUNDO MUITO FOI O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 8:07

 

CAMPEONATO QUE TEM TCHECO LEO MOURA IBSON LEANDRO DO PALMEIRAS JORGE HENRIQUE LUCIO FLAVIO OBINA CHAMAN O MEDIANO HERNANES DE CRAQUE É O MELHOR CAMPEONATO DO MUNDO EU SO CITEI EXEPLOS HEIN

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 8:08

 

BIRNER UM DIA DESSES CHEGO A COMPARA O CAMPEONATO BRASILEIRO COM O ITALIANO QUEM ME DERA SE O CAMPEONATO BRASILEIRO TIVESSE KAKA IBRAIMOVIT DEL PIERO RONALDINHO GAUCHO SEEDORF PATO TOTTI MANCINI NEDVED BUFON FIGO ETC ETC

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 8:10

 

BIRNER JA QUE VC FEZ ESSA QUESTAO AI DE NAO ENDEUZA O JOGADOR SO PQ ELE TEM HISTORIA E ESTA NO CLUBE VO FAZER UMA PERGUNTA PRA VC COMPLICADA QUEM VC ACHA QUE É MAIS IDULO NA JUVENTUS DE TURIM O CRAQUE ZIDANE QUE DEU SHOW LA SIM JOGO VARIOS TEMPOS MAIS OU O MITO DEL PIERO QUE TA LA DESDE 1993 E AINDA JOGA O FINO DA BOLA MESMO INFERIOR TECNICAMENTE AO ZIDANE?

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 8:20

Difícil colocação. Concordo com teu raciocínio. O Zidane foi bem mais jogador, mas do pontpo de vista do torcedor da Juve, na condição de ídolo, é ruim apontar o maior.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:56

 
 

Essa é a grande diferença da torcida do São Paulo. Enquanto somos muitos exigentes e queremos sempre ver o melhor de cada atleta em campo (às vezes até exageramos) a torcida do Flamengo apesar de ser linda festeja demais antes da hora e qualquer perna de pau se acomoda.
E claro que seguindo a linha do Flamengo está a segunda torcida do país, mas estes de vez em qdo explodem de forma exagerada. Ainda bem :)

Comentário de BRUNO-COTIA — 01/06/09 @ 8:40

 

Só um lembrete: Cobre com inteligência, não violência.

Abraços

Comentário de Luis Filipe — 01/06/09 @ 8:46

Perfeito. Até pq se xingar, o palavrão aparecerá mais que a argumentação e de nada adiantará o protesto. Para tais coisas terem resultado prático, é importante ganhar apoio de parte da opinião pública.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 13:57

 
 

Prezado Birner: concordo que os atletas não podem ser paparicados, mas a cobrança deve ter limites. Sou sãopaulino, mas não faço questão de ir aos estádios e muito menos de levar meus filhos. Temo pela violência. Muitas torcidas uniformizadas comportam-se como verdadeiras tropas de choque fascistinhas. Ontem vi a manifestação da torcida do Palmeiras, e sinceramente, fiquei estarrecido. Sei que futebol é paixão, mas não seria o caso de nós brigarmos por coisas que valem a pena? Por exemplo, trabalho com dignidade para todos, escolas públicas de qualidade, transparência nos negócios públicos.
Um grande abraço e feliz 2009.

Comentário de Marco Antônio de Oliveira Gomes — 01/06/09 @ 8:53

Marco, excelente 2009 para você, kamília e amigos. Muiita saúde!!!!!!!! Concordo. O problema não é o protesto, mas a forma dele. De cobrança inteligente, se transforma em ameaça tola e sem razão. É claro que temos várias outras prioridades. Mas no Brasil, ninguém se mobiliza direito para fazer protestos e boicotes. se isso acontecesse no futebol, já seria um avanço, pois na realidade, quando chega na frente do jogador, o torcedor não tem coragem de expressar o que sentiu quando estava na arquibancada. Em regra, baba ovo.

Forte abraço!!!!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:02

 
 

Birner,
Concordo 100%.
No caso do meu time além dos jogadores o treinador precisa ser cobrado também.
É o maior salário, não faz o mínimo que é treinar o time e passa o tempo todo pensando numa proposta do exterior ou da seleção.
Nesse caso, não adianta cobrar só os jogadores porque a falta de empenho já vem do treinador.

Grande abraço

Comentário de Marcus — 01/06/09 @ 9:13

E da direção.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:03

 
 

Caro Birner,

Conforme já me expressei por aqui, o torcedor tem todo o direito de cobrar dedicação, empenho, espírito de luta, disciplina dos jogadores de seus times. Habilidade pode ser desenvolvida, talento não. A falta de talento só pode ser suprida pela troca do jogador, e isso cabe ao treinador e ao dirigente.

Na minha opinião, até por causa do futebol ser um esporte coletivo, a falta de talento pode ser suprida com dedicação e espírito de luta. Para mim, o talentoso indolente deve ser afastado do grupo, pois é um baita exemplo negativo.

Quando encontramos um talentoso dedicado (o exemplo máximo foi o Pelé), devemos ao máximo preservá-lo, meu time não fez isso com o Kaká, o que lamento muito.

As torcidas tem o direito de cobrar a dedicação do time, não os títulos. Esses são conseqüência de um bom trabalho realizado, e muitas vezes o trabalho é bom mas o título não vem por acidente, como nos aconteceu na Libertadores em 2006.

Abraços,

Cláudio Prado

Comentário de Claudio — 01/06/09 @ 9:39

Perfeito.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:03

 
 

Ernesto, parece que a torcida da portuguesinha da turiassu tá ouvindo seus pensamentos. heheheh

Comentário de Napoleão — 01/06/09 @ 9:40

O protesto no Palmeiras foi mais que justo, entretanto a forma não me agrada.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:04

 
 

Pertinente!
Cresci brincando com a bola, e quando adulto aprendi a me divertir com ela, essa é a repetibilidade que acontece no dia a dia brasileiro, daí o germinadouro natural e sem fim de craques no Brasil.
Como torcedor, sempre ouvi que os jogadores são muito bajulados.
O aumento do dinheiro que envolve o mundo da bola, tornou esses jogadores verdadeiras estrelas que ganham valores irreais e incompatíveis.
A cobrança não está à altura do que produzem e ganham, esse abismo mostra o mesmo que evidenciamos na economia, a insensatez da correlação entre o real/produto e o virtual/expectativa…
Cresci ouvindo que a mídia estragava os jogadores, mas, acho que os consumidores são os verdadeiros pilares de qualquer especulação. Não há especulação se não houver especuladores!
Esperar que haja cobrança dos jogadores ou técnicos é surreal! O brasileiro ainda não aprendeu sequer a cobrar seus políticos!

Comentário de Fabio Giocondo — 01/06/09 @ 10:24

Fabio, grande parte da mídia está preocupada em dizer o que o consumidor deseja ouvir e ler. Essa parte, se a postura do torcedor mudasse, também mudaria. acompanharia o restante da imprensa, aquela que faz o papel de chata e má quando faz cobranças realistas e indesejadas.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:07

 
 

Birner, Feliz 2009!

As pessoas estão cobrando, pois estão mais bem informadas e mais conscientes. Sabem que a estrutura e outras coisas são diretamente responsáveis pelo sucesso e fracasso dos seus respectivos clubes. E vc com certeza contribui e muito com esse processo.

Gostaria que vc falasse um pouco, sobre o novo sistema tático do SPFC p/ 2009. Pelo que escutei do Muricy, ele vai esclarecer as duvidas com os treinamentos fisicos e taticos. Mas ficam algumas duvidas;

3-5-2 ou 4-4-2?

Junior Cesar na lateral e JW no meio é viável?

Caso tenha mudanças no meio e ataque quem deve sair Borges, Dago ou Hugo?

A saida de um deles nao vai impactar negativamente no grupo?

por fim, vc começaria o ano com que time?

Abs, André

Comentário de André Lopes — 01/06/09 @ 10:43

André, vou esperar a reapresentação para falar sobre o time. Até porque só não sairão jogadores se as propostas não forem boas. Dá para responder uma questão. Dos 3 da frente, dança o Dagoberto. O ataque deverá ter Borges e Washington, ou Hugo e Washington. Há chances de negociarem o Dagoberto.

Forte abraço!

Comentário de Vitor Birner — 01/06/09 @ 14:10

 
 

SP jogará o Paulista sem patrocinador

GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

No fim de 2008, quando começou a conversar com empresas sobre qual marca colocaria em seu uniforme para esta temporada, o São Paulo aventou uma hipótese que na época parecia remota: tricampeão brasileiro, o time do Morumbi falava em disputar o Estadual sem um patrocínio. O plano foi divulgado antes mesmo de um acirramento nas relações com a Federação Paulista de Futebol, fato que levou a diretoria tricolor a cogitar escalar apenas reservas no torneio. Em vez de razões políticas, prevalecem a intransigência da cúpula do clube e uma estratégia do departamento de marketing.

Uma análise mercadológica realizada pelo São Paulo no ano passado concluiu que um patrocinador master deveria desembolsar R$ 30 milhões para associar sua marca ao time - a LG, que tinha contrato até 31 de dezembro de 2008, pagava R$ 16 milhões. Desde então, a diretoria resolveu bater o pé por esse montante. O problema é que houve uma retração do mercado no fim do ano passado, intrinsecamente ligada à crise financeira internacional. E nenhuma proposta próxima da expectativa chegou às mãos da equipe paulista.

Diante da intransigência da diretoria sobre o valor a ser amealhado com o patrocínio principal em 2009, o departamento de marketing do São Paulo começou a trabalhar com a possibilidade de utilizar o uniforme “limpo” durante algum tempo a fim de incitar empresas a procurar o clube.

Essas duas idéias convergentes ganharam força quando o São Paulo rompeu com a Federação Paulista de Futebol. O presidente da entidade, Marco Polo del Nero, foi o responsável pela deflagração de uma polêmica que afastou o árbitro Wagner Tardelli do último jogo da equipe tricolor no Brasileiro, contra o Goiás, um dia antes de a bola rolar.

O Paulista estava desvalorizado. O São Paulo não estava satisfeito com as propostas que havia recebido - o clube possui algumas conversas em andamento, mas não admite que nenhuma delas tenha estágio avançado. Isso levou a diretoria a encomendar da Reebok, fornecedora de material esportivo, um lote de camisas sem patrocínios - além da LG, a Fast Shop, que aparecia nas mangas, deixará de se associar à equipe.

“Vamos jogar o Paulista sem patrocínio, e isso tem duas implicações imediatas: muita gente vai gostar de ver o manto sagrado sem marcas, limpo, e as empresas saberão que a parceria com a LG acabou. Como houve uma conversa até o último momento, algumas pessoas podem não ter sido comunicadas sobre esse desfecho”, relatou Adalberto Baptista, diretor de marketing da equipe do Morumbi.

A partir do “aviso” sobre o término do acordo com a LG, o São Paulo espera despertar em outras empresas o interesse de investir mais no clube. Segundo Baptista, a diretoria não cogita concessões no planejamento feito em 2008: “Trabalhamos com os mesmos valores. Não há promoção ou mudança nesse sentido”.

A idéia do São Paulo é que a ausência de patrocínios incremente a venda de camisas. Essa é a aposta da diretoria para repor o dinheiro que o clube perderá durante os meses em que atuará sem patrocínio - na Copa São Paulo de Juniores, a equipe já tem usado camisas “limpas”.

Contudo, a busca por um patrocinador master não é o único foco do departamento de marketing do São Paulo. O clube também trabalha para fechar seis acordos menores, com os quais a diretoria espera juntar algo próximo dos R$ 16 milhões que a LG pagava. Três parceiros desse grupo estão certos, e outros devem ser anunciados em breve.

“Pretendemos anunciar essas ações ainda em janeiro. A partir do dia 15 e até o fim do mês, vamos divulgar os nomes. Temos coisas adiantadas, mas não podemos falar ainda. Estamos na fase de elaboração de contratos”, finalizou Baptista.

Comentário: As vendas de camisas limpas vão bombar!!! Eu comprarei uma de cada modelo.

Comentário de Toninho Tri-color (40 anos) — 01/06/09 @ 12:16

 

O Toninho Tricolor está inspirado e redondamente enganado. O sp nunca previu ficar sem patrocinio, mesmo porque apresentou 12 milhoes de défict em 2008.

Está sem patrocinio porque ninguém quer pagar mais que os 15,5 que recebia ano passado, se apresentarem 20 ou até 18 o sp assina correndo.

Não assinou por 15,5 pois como ficariam se o Corinthians apresentar um patrocinio maior. Pois é, estão esperando o Corinthians anunciar o patrocinio para tentar argumentar algum aumento.

E como sempre, estão a sombra do Corinthians!

Elementar meu caro Toninho, elementar!

Comentário de Rogerio Canada — 01/06/09 @ 12:57

 

Perfeito Birner!

O cenário ideal seria se você não precisasse colocar um post como esse, e as atitudes de humildade e dedicação já partissem dos próprios jogadores, independentemente da reação das torcidas com relação a eles.

Mas acho que também não culpo os jogadores… não é fácil para esses caras, depois do futebol ter se tornado meio que Hollywood, não deixarem que o sucesso suba a cabeça. Talvez, seguindo o que você falou, as coisas ficassem melhores por aqui… E além do mais, Marcos, Rogérios e Kakás da vida, infelizmente, são raridade…

Birner, mudando de assunto, li por ai que o SPFC dispensou o Anderson né? Acho que com os zagueiros que existem no Verdão, o Anderson cairia como uma luva né não? Q vc acha? Fica ai a dica pra diretoria… hehehe…

Além disso, ouvi dizer que o França está sem clube né?? Ta ai mais um bom reforço (experiente e tudo mais) para os times que vão disputar a libertadores. Adoraria vê-lo com a camisa do verdão…

No mais, VOLTA VALDIVIA!!! (pode me criticar…hehehe…)

Abraço!

Comentário de Erick Medeiros — 01/06/09 @ 13:34

 

Birner! feliz ano novo! obrigado por continuar movimentando o blog durante as ferias!
tem alguma noticia sobre o caso do patrocinio do sao paulo? a lg caiu fora mesmo né?
abraço!

Comentário de Rodrigo Fonseca — 01/06/09 @ 13:55

 

ZIDANE JOGO MAIS BIRNER MAIS O DEL PIERO É UM CRAQUE DE BOLA BIRNER FALA SERIO NE JOGA O FINO DA BOLA AINDA COM 34 ANOS ELE TBM GANHO A COPA DO MUNDO E FEZ UM GOLAÇO CONTRA A ALEMANHA DEL PIERO É CRAQUE PRA MIM

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 14:14

 

BIRNER SE VC FOR CONTAR QUEM É MAIS IDULO PRO MILAN O LIMITADO TECNICAMENTE MAIS IMBATIVEL EM MARCAS MALDINI OU O CRAQUE VAN BASTEN?

Comentário de CAIO FC — 01/06/09 @ 14:23

 

Olá Birner
Adoro acessar seu blog…sempre informaçoes precisas.
acerta mais uma aqui por favor….rsrsrsrsr
Quem o São Paulo mandará para o Flu?

Abraço.

Comentário de Daniel Vaz — 01/06/09 @ 14:40

 

Parabéns pelo post!!!!Mais uma vez.Tem dias em que entopem a gente com tanto mrketing barato,puxa-saquismo,idolatrias tais,que fico louco pra vir aqui ler seu blog…e há torcedores do meu time mesmo que,”vô te contá”!!!!Agora o Muricy virou o “Dalai Grama”…ensinou o Newmar a jogar bola….deu 800 passes pro chulapa!!!Lançou o Hernanes(!),Se ganharmos a Libertadores vai falar que “inventou” o Washington,que inclusive foi êle que mandou o cardiologista do Paraná operar o “coração Valente!!”Haja égo….

Comentário de Luiz vidal — 01/06/09 @ 14:54

 

Ao Caio FC, rapaz é legal ler sobre os debates mas você sempre põe seus textos em caixa alta e é horrível ler, na linguagem web caixa alta é como gritar.
Espero que não me leve a mal.
Abraços

Comentário de luciano — 01/06/09 @ 15:38

 

Vai ser dificil colocar razão num esporte onde a emoção, a paixão sobra. Mas eu concordo em genero, numero, grau e teor alcoólico com a questão… Mas esse assunto é para o filósofo Xico Sá… Nao me atrevo a discuti-lo.

Comentário de antonio sergio — 01/06/09 @ 17:46

 

vc recebeu meu ultimo comentario? Eu nao lembro mais aonde comentei. Abraco e feliz ano.

Comentário de sergio lima — 01/06/09 @ 18:12

 

“Rogerio Canada”, vc é um brincalhão! Desde quando o clube falido da marginal s/n serve de parâmetro para o SPFC, Tri-campeão da Libertadores e do Mundo? Vai sonhando…

Comentário de Toninho Tri-color (40 anos) — 01/06/09 @ 18:50

 

Acho que a galera cobrará sim,mas continuará paparicando por lances efêmeros.

Comentário de AUGUSTO CESAR — 01/06/09 @ 19:18

 

Salve, salve, VB!

Sorry, mas discordo REDONDAMENTE de vc desta vez.

Você diz:

“Obrigue os boleiros a provarem que usam os mantos sagrados do time que você ama com dignidade.”

Sorry, mas isso é, a meu ver, de um lado, pura inocência e, de outro, pura prepotência. Simplesmente porque ninguém pode obrigar ninguém a nada. Muito menos, quando os dois personagens em questão (torcedor e jogador) estão em universos completamente distintos; praticamente incomunicáveis.

Torcedor é movido por paixão. Jogador e cartola, por interesses comerciais. Não há comunicação entre um universo e outro. Não há diálogo possível: a linguagem é, de cara, diferente.

Além disso, torcedor não paga salário de jogador; não é seu patrão. Torce porque quer, porque é apaixonado, porque ‘escolheu’ este ou aquele time. Seria o mesmo que uma pessoa apaixonada querer obrigar outra, que não tem paixão por ela, se comportar de modo ‘x’ ou ‘y’, só porque ela acha que assim deve ser.

Quem tem de cobrar o jogador é a diretoria do clube, o técnico - eles são pagos para isso. Torcedor tem de torcer, e não cobrar deste modo. Nunca o jogador! Senão, acaba-se institucionalizando o ABSURDO que é a interferência da Gaviões, por exemplo, no Corinthians.

Devemos, sim, cobrar e obrigar os políticos em quem votamos (ou não) e que estão no poder para defender nossos interesses.

Devemos cobrar quem contratamos para um ou outro serviço.

Cobrar jogador, não.
Não faz sentido e, no meu modo de ver, uma proposta destas contém nela, de modo embrionário, a incitação à violência. Nem que verbal, inicialmente.

Cobrar? Como, então? De modo democrático e cidadão? Em que instância? A partir de que canal? Existe um procon do futebol? E se existisse, seria baseado em quê? - Comprei o serviço deste moço a preço de paixão e exijo que retribua na mesma moeda?

Diretoria é chefe de jogador. E só ela. Se não produzir, manda embora e tá feito.
É uma relalão comercial.
Nem familiar. Nem passional.

Fala-se tanto em profissionalizar o futebol.
Comecemos, pois, separando alhos de bugalhos.

Beijão,
(d.)

Comentário de DeboraH — 01/06/09 @ 20:10

 

Toninho Tricolor, é só você analisar os fatos. Alguma vez algum dirigente do sp conseguiu falar do próprio time sem falar do Corinthians.

É só você lembra que antes do mundual, o dirigente da Fifa ficou constrangido e pediu para os jogadores e dirigentes do sp falarem do mundial daquele ano e pararem de falar do Corinthians.

Alguma vez você viu o mac falar do sp sem falar do corinthians?

Etc, etc, etc …

Comentário de Rogerio Canada — 01/06/09 @ 23:01

 

Cara DeboraH, em primeiro lugar, viva o governo de Israel, o unico do mundo autorizado a matar criancas e mulheres em nome de uma terra dada a eles por DEUS, se e’ que alguem no mundo conhece o tal DEUS que lhes deu a terra prometida. Vergonha que o mundo tenha que aturar um governo criminoso como aquele, apesar de minhas diferencas pessoais, tenho pena da grande maca de israelitas contrarios as acoes eleitoreiras destes governates e que acabarao por pagar com suas vidas. Ok, depois da provocacao deixa eu te dizer que acho o seu texto excelente, mas, tambem permita-me defender o Birner, mesmo que ele nao precise. Acho que realmente a cobranca de certa forma gera mesmo violencia. Mas qual seria entao a funcao do torcedor? Torcer na derrota e se calar? Indo embora de cabeca baixa e triste? Isto nao existe, DeboraH. Aqui onde vivo, por exemplo, existe a cobranca e ela e’ dura, torcedores metem o dedo no nariz dos caras sim, contudo, todos sabem bem ate aonde ir, pois uma passada de limites e vc esta em cana. Ou seja, mais uma vez, no Brasil, nos damos voltas e voltas e chegamos a raiz de grande parte de todos os nossos problemas, a falta de uma estrutura judicial seria, limpa, dura e rapida. Alias, vc que ja percebi anteriormente e’ uma pessoa de muita capacidade intelectual, deveria se juntar a outros como voce e tentar fazer alguma coisa a respeito. Nao e’ possivel que a sociedade brasileira nao perceba que a resolucao desta instituicao resolveria uma serie enorme de outras. Conte comigo se um dia tiver tempo. Um blog com diversas pessoas escrevendo so’ sobre este assunto seria um otimo comeco. So lembre de que eu nao sou como vc, sou mais do tipo troglodita. Abracos.

Comentário de sergio lima — 01/06/09 @ 23:11

 

“Analisando os fatos”, como propõe o colega Rogerio Canada:

[Da FOLHA DE SÃO PAULO

PAINEL FC

Café-com-leite.

O São Paulo resolveu tratar provocações do corintiano Andres Sanchez como declarações de quem precisa agradar a torcedores e eleitores.

E diz que em seguida ele liga para se justificar com Juvenal Juvêncio.] Rsrsrs…

Comentário de Toninho Tri-color (40 anos) — 01/07/09 @ 11:22

 

Caro Sérgio,o nomedo Deus de Israel deve ser Muricy Ramalho -aquele que de tudo sabe e de tudo é capaz!

Comentário de Luiz vidal — 01/07/09 @ 16:08

 

Toninho Tricolor, eu apresento fatos reais e voce vem com reportagem sensacionalista. Jornalistas esportivos e sérios, podemos contar nos dedos de uma mao. Mas entendo o seu lado contra fatos que apresentei, nao a argumentos … ahahahahahah.

Comentário de Rogério Canada — 01/07/09 @ 16:56

 

Caro Sérgio!

Bom ver vc de novo!
Antes de mais nada, Feliz Ano Novo para vc e tua família, sobretudo para tua esposa, que gosta de jardins.;o))

Provocações à parte (rs), saiba que condeno TOTALMENTE a ação do Estado de Israel. Considero-a covarde e criminosa. Pior de tudo foi ouvir a declaração de Perez de que as crianças palestinas morreram porque os palestinos, diferentemente dos israelenses, não cuidam de suas crianças. Francamente!

Respondendo tua pergunta: acho que torcedor tem o todo direito de xingar, de ficar bravo, de curtir, de ter ídolos, de mandar o jogador para aquele lugar, mas tudo isso em campo… Cobrança de torcedor é no campo, não fora de dele.

O torcedor pode ficar bravo, e de fato fica, mas não aceito a idéia de ir meter o dedo no nariz do jogador. O jogador é um profissional Humano, não é máquina, nem sempre acerta e, mais que tudo, num campeonato, que aqui é o caso, nunca há dois campeões!!! Torcer é também saber aceitar a derrota, sim!!! Não se pode só querer ganhar, com pensam os torcedores de um certo time daqui que, diante de uma derrota, já querem rasgar suas camisas, não mais ir ao estádio e tals… Acho este tipo de atitude de uma infantilidade chocante e assustadora! Perder faz parte do jogo e o torcedor tem de ter maturidade para entender isso.

Se todos os torcedores de todos os times forem cobrar só vitórias, já pensou no que vai virar???

No esporte, ganha-se, empata-se e perde-se. Entender esta dinâmica é saber torcer, no meu entender. Mais que isso, é começar a aprender a viver.

E também não acho que seja papel da imprensa esportiva “cobrar” jogador. E nisso também discordo do querido VB, que vive pegando no pé dos jogadores baladeiros. Se o clube que paga o salário deles fez um contrato com o dito cujo onde isso é aceito, às partes de resolver a questão. Jornalista não deve ter julgamento de valor. Ser jornalista não significa, a meu modesto ver, ser paladino da moral e dos bons costumes. Tive/tenho 3 grandes ídolos completamente incorretos no futebol: Sócrates, Casagrande e Romário. Isso sem falar, é claro, de Garrincha. Nem todo jogador é racional, correto, reto, formatável. Há os geniais e os muito especiais que não se conformam às regras e que tbém devem ser respeitados no esporte; sobretudo, porque nos dão alegrias inesquecíveis. E paixão vive de sentimentos como a alegria, não de regras.

Acho que a imprensa esportiva deveria parar de se preocupar com atitudes isoladas de jogadores e se focar na que realmente interessa que seria fazer cumprir um de seus papéis mais nobres: denunciar, de fato, com coragem e sem compromisso com este ou aquele, a podridão na qual afunda mais se mais nosso futebol.

Incitar torcedores a cobrar isoladamente os jogadores é, no mínimo ingênuo e, no máximo, temerário. Há coisas muito mais profundas e importantes que isso, se a idéia de fato é melhorar nosso futebol. Pegar no pé do jogador e esquecer do contexto onde ele está mergulhado é confundir o foco, é perder o objetivo.
(e espero, sinceramente, que o querido VB me perdôe por tanta divergência).

Finalmente, Sérgio, seria uma honra para mim, caso participasse de um blog onde isso tudo pudesse ser discutido, mas meu problema, realmente, é tempo. Tinha um blog que acabei abandonando, justamente por não conseguir mantê-lo com qualidade. Mas, quem sabe um dia, num esforço conjunto, mesclando perfis diferentes, não sai algo legal? Assim sendo, se vc. decidir tomar a dianteira, pode contar comigo.

Abraço,
(d.)

Comentário de DeboraH — 01/07/09 @ 23:42

 

Sim, torcedor, cobre mais em 2009.
Cobre seus governantes pelas filas nos postos de saúde e pelas mortes de inocentes que esperavam leitos.
Cobre o seu candidato por honestidade e para que se encerrem as farras com dinheiro público.
Cobre os administradores para que trabalhem as bases sociais do país e assim combatam as desigualdades.

Torço para que um dia a mídia assuma seu papel e pare de manipular a população afim de torna-la mais maleável.

Comentário de Flávio — 01/07/09 @ 23:47

 

Rogerio Canada, quais fatos vc apresentou???

Comentário de Toninho Tricolor (40 anos) — 01/08/09 @ 8:45

 

É só ler os meus comentários acima!

Comentário de Rogerio Canada — 01/09/09 @ 22:37

 

Oi, Deborah, prazer ler vc aqui de novo. Feliz Ano Novo pra vc e pra familia e obrigado por sua paciencia e educacao sempre. “Infelizmente”, contudo, porque eu gosto de debater sempre, hoje terei que concordar contigo, talvez tenham sido os vinhos de napa onde estou passando ferias que me amoleceram, mas na verdade, apos ler seu ultimo texto so me cabe concordar inteiramente, parabens. Discordamos na proxima, OK? Ou nao… Fique bem e feliz. Abracos.

Comentário de sergio lima — 01/10/09 @ 2:15

 

Salve, Sérgio.

Olha, amolecer o coração não é ruim, não, viu? rs
Prolongue tuas férias, beba mais deste vinho e, tenho certeza, na volta, ajudará tua esposa no jardim. ;o)

Grande abraço e fique também feliz, que é o que mais importa na vida.
(d.)

Comentário de DeboraH — 01/11/09 @ 13:40

 

Deixe um comentário

(requerido)
(requerido)
 
(obrigatório)