A espetacular Olimpíada!
De Vitor Birner
Gosto bem mais da Olimpíada que de Copa do Mundo.
O futebol é de longe meu esporte preferido.
Mas a emoção dos Jogos Olímpicos é inigualável.
Sei que minhas observações são bem pessoais.
Diz o ditado que gosto não se discute, lamenta-se.
Por isso, radicais do futebol, sem lamúrias,
Vou explicar a preferência.
Me identifico com os atletas brasileiros da Olimpíada.
Alguns jogadores da seleção parecem personagens de revistas em quadrinhos modernas, video-games, filmes, qualquer coisa que me faça esquecer que lá está o desportista e o atleta que ama disputar, vencer e se superar.
Quem viu a reação de Phelps na vitória norte-americana do revezamento 4×100, entende o que é ter alma de atleta.
Por isso, muitas vezes sem me compreenderem que há vários jogadores de futebol que correm, se esforçam, lutam, mas de forma profissional. Falta comprometimento emocional com as vitórias. O Corinthians tem sido um bom exemplo disso.
Tal tipo de coisa não existe na Olimpíada.
Se houver, e não creio, será na equipe de basquete masculino dos EUA. Mas caso seja necessário, irão correr que nem loucos.
Também a quebra da rotina me agrada.
Mal tenho tempo de ver o que preciso de futebol para poder trabalhar, como poderia acompanhar decentemente várias outras modalidades.
Adoro judô, handebol, ginástica, atletismo e mais algumas modalidades que consigo acompanhar apenas durante mundiais, seletivas e olhe lá.
Agora, por conta do interesse no evento, elas “viraram” informação útil.
E o tempo de sono, não tem mágica, é claro, diminuiu.
Abaixo, destaco alguns momentos que hoje prenderam mais a minha atenção.
Sensacionais.
Dois momentos proporcionados pela natação. A vitória da equipe norte-americana no 4×100 e o ouro de Kosuke Kitajima nos 100m peito.
A vitória do japonês foi épica.
Ele é o primeiro bicampeão olímpico da prova e na finalíssima nadou os cem metros em menos de 59 segundos. Nunca, nem ele, nem outro atleta tinha conseguido fazer isso.
Que dor!
O empate brasileiro contra a Hungria, no Handebol feminino.
O arremesso foi aos 29m59s, quando estava 28 a 27.
Mas deu gosto ver a seleção.
A goleira Chana, Duda e a guerreira Pará honraram a camisa como muitos marmanjos deveriam fazer.
Tranquilo
Acompanhei a facílima vitória do vôlei feminino diante da Rússia por 3×0.
Apreensivo durante a madrugada e feliz de manhã.
Por conta das participações de Leandro Guilheiro e Ketleyn Quadros no judô.
Os dois conseguiram o bronze e compensaram a frustração pela derrota de João Derly, ontem, para o atleta português.
Sobre a modalidade, com todo respeito aos árbitros do judô, há momentos em que lembram dos árbitros de futebol.
A luta de Derly foi um deles.



RSS
Deu vontade de mandar o juíz ir “cagari” pelo que fez com o João Derli. Dá raiva, perder o preparo de 4 anos dessa maneira!
Abraços
Comentário de Fernando Carmona — 08/11/08 @ 9:09
Poderia ter usado o SPFC como exemplo de atletas, com falta de comprometimento com a vitória.
Como quando fez, citando Ceni, mito.
Comentário de João Henrique Levada — 08/11/08 @ 9:38
Vitor vc tem razão sobre as Olimpíadas em relação a Copa do mundo. Apesar de eu adorar os dois eventos.
Acho que o que mais me fascina é o fato de termos brasileiros disputando em esportes que às vezes eu nem sabia que existiam…e saber que a grande maioria dedica sua vida àquele momento. Gosto muito de acompanhar todos os esportes, mas tenho mais admiração pelos esporte individuais… acho que requer mais sacrifíos do atleta.
Tb dormi pouco este final de semana, pois queria acompanhar o que fosse possível.
Pra mim, a nota triste foi a saída prematura de João Derly. Fiquei muito feliz com o bronze Guilheiro e Ketleyn.
O momento que mais me emocionou até agora, foi a prova do revesamento 4×100, com a vitória dos EUA. Como eu torci pra França… aliás, a natação é o segundo esporte que mais gosto de ver nas Olimpiadas… O primeiro é a ginástica artística. ADORO ver as meninas competindo…e vibrei muito com as classificações para as finais… torço muito pela Jade Barbosa… gosto muito tb da ginástica rítmica..
Vi alguns casos de brasileiros que estão disputando os jogos por outros países, como é o caso do volei de praia que tem uma dupla feminina e uma masculina disputando pela Georgea…. vi tb dois brasileiros no polo aquático, se não me engano pela Espanha. Qual a sua opinião sobre essa atitude desses atletas?
Beijos!
Monica do Nascimento.
Comentário de Monica — 08/11/08 @ 9:45
Meu caro Birner, hoje estava refletindo sobre as cobranças que temos sobre os orgãos esportivos do nosso país para que tenhamos programas de longo prazo que levem o Brasil a ganhar mais medalhas. O racional é que um país tão grande como o nosso e entrando no mundo dos desenvolvidos não pode ter um desempenho tão pífio nas olimpiadas.
Mas ao analisar a vida destes atletas vencedores de medalhas tenho grandes dúvidas se este é o caminho. Estes atletas são verdadeiras máquinas que são treinadas desde pequenas/crianças e, portanto, abrem mão de muita coisa em favor de uma potencial conquista olímpica. Não é raro perceber que o treinamento destes esportistas já passou do limite de ajudar a saúde - muito pelo contrário a maior parte destes esportistas possui problemas sérios de contusões. Além disso, são raros os esportistas que passado o ciclo de competição irão ter um futuro garantido em termos econômicos. E o pior é toda a questão de substâncias que alteram o organismo destes esportistas, muitos deles ainda na fase adolescente. Hoje existe uma indústria que tenta correr na frente dos processos de exames anti dopping desenvolvendo substâncias que não podem ser identificadas.
Muitos dizem que é só através do investimento em atletas de competição que podemos ter o desenvolvimento do esporte não de competição, esse sim bom para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças. Eu discordo. Eu como pai, não gostaria que o meu filho tivesse como objetivo ser um medalhista olímpico, pois entendo que isto iria fazer muito mais mal do que bem em todas as dimensões humanas. Gostaria sim que eles praticassem esportes, mas que isto fosse visto como uma diversão e não com uma obrigação que frustra e machuca.
Eu também gosto das olimpíadas, mas muitas vezes tenho a impressão que tudo ali é um grande zoológico aonde os bichos são seres humanos que foram modificados através de várias técnicas apenas para o prazer de um público e de uma indústria que ganha muito dinheiro nestas competições.
Comentário de Terencio Trindade — 08/11/08 @ 10:16
Eu gosto muito da “overdose” de esportes que acontece durante os Jogos Olímpicos. O clima de competição, superação e, principalmente, a busca incansável por quebrar recordes, são fenomenais. Ninguém desiste, mesmo que o placar esteja desfavorável. O jogo de handebol das meninas do Brasil contra a Hungria foi desses momentos mágicos. Os 4×100, em que os EUA quebraram o recorde em 5 segundos, foi épico.
Vai ser difícil dormir nas próximas 2 ou 3 semanas…
Grande abraço,
Joao Luis Amaral
mickeyamaral.blog.terra.com.br
Comentário de Joao Luis Amaral — 08/11/08 @ 10:26
é birner, por isso acho mt legal ver jogadores profissionais de futebol se enquadrando no espirito olimpico. se é economicamente viavel eu não sei, mas não é impossível. e vc agora manja de judô tb? é msm impressionante como os comentaristas esportivos são profundos conhecedores de qq esporte que pergutarem! admirável…. hehehe abr
Comentário de davi — 08/11/08 @ 10:32
Realmente Birner… O 4 x 100 ontem na natação foi sensacional… Fiquei muito nervoso e por mais que exista a arrogancia americana…não consegui não torcer pelo recorde do Phelps… Qdo o americano ultrapassou o Alain Bernard no fim pulei na sala junto com o Phelps… Ele parece ser gente boa… Mererce…. O mais incrível Birner é que mesmo esportes sem tradição nenhuma em Tv como levantamento de peso e tiro são capazes de prender nossa atenção e nos emocionar com conquistas mesmo que não brasileiras… bem pra mim já escolhi em quem colocar olho gordo…A China…quero que tudo continue como está e o os EUA continuem liderando o quadro de medalhas… Fora invasão chinesa…Daqui a pouco eles até ganham uma Copa do Mundo…Já pensou ?!?
Comentário de Ramon — 08/11/08 @ 11:46
Eu gosto muito mais da minha mulher do que da minha amante. Puxa, Vítor, não sou “radical do futebol” mas uma coisa não diminui a outra. Gosto de ambas e pronto. Eu também adoro as Olimpíadas, torço até para quem não é brasileiro - penso que em alguns momentos a determinação diante dos olhos supera o patriotismo. Gosto muito! Assisto aos jogos de basquete dos EUA, caço o Phelps na intenção de vê-lo batendo mais um recorde, no momento estou torcendo pela China no quadro de medalhas, e até gasto o meu tempo torcendo contra a Seleção do Zangado, digo, do Dunga. Mas também curto um Joseense contra o São Carlense, ainda mais se algum dos dois estiver ameaçando a liderança do Corinthiamsi. Claro, as vezes me sinto FORÇADO a assistir Jailton e sua Trupe desesperando a minha alma, mas isso é culpa da paixão. Abraços!
Comentário de Visão Desconexa — 08/11/08 @ 12:11
PQ BIRNER VC NAO GOSTA DA COPA DO MUNDO?
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:12
BIRNER O TIME NORTE AMERICANO DE BASQUETE JA É OURO?
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:13
EU ACHO QUE AQUELE JOGO EUA X CHINA ONTEM PELO BASQUETE ROUBO A SENA ATÉ AGORA EM PEQUIN FOI O QUE MAIS CHAMO ATENÇAO DOS CHINESES
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:14
NO ASPECTO TECNICA BIRNER CONCORDO COM VC A COPA DO MUNDO TEM SIDO MUITO MAIS FAMA MIDIA DO QUE TECNICA DENTRO DO CAMPO QUAIS FORAM AS GRANDES PARTIDAS DE 2002 E 2006 DA COPA?
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:15
Poucas vezes na vida se pôde ou se poderá ver uma disputa esportiva como foi o 4 x 100 hoje, na Natação. A reação do Phelps foi algo espetacular. Um atleta que vai ser tornar o maior de todos os tempos nesta Olimpíada regir com esta intensidade é sem precedentes. Quem nos dera nossa seleção de futebol, na Copa da Alemanha, onde todos tinham muitos motivos, coletivos e particulares, para se sagrarem campeões, tivessem tido tal intensidade. É a diferença entre atletas profissionais e simplesmente profissionais. O esporte continua sendo feito de atletas, sejam profissionais ou não.
Comentário de Fred — 08/11/08 @ 12:16
O JOGO EUA X CHINA PELO BASQUETE BIRNER DEIXO O BADALADO FUTEBOL EM SEGUNDO PLANO
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:19
BIRNER MESMO SENDO CONTRA O FUTEBOL NO JOGOS OLIMPICOS SE O BRASIL CONQUISTA O OURO VC ACHA IMPORTANTE A CONQUISTA?
Comentário de CAIO FC — 08/11/08 @ 12:19
Quanto aos árbitros de judô, não é à toa que no Pan deu até briga
Comentário de João Sérgio — 08/11/08 @ 12:31
Pô,Birner, acompanhei o handebol feminino também, e tiveram várias oportunidades de ganhar mas …aquele empate doeu mesmo.Cara, 1 segundo…foi inacreditável
Comentário de Ricardo Henrique — 08/11/08 @ 13:09
E, Birner, estou descobrindo o hóquei sobre grama, muito bom de assistir, e as regras parecidas com as do futebol facilita.
Comentário de Ricardo Henrique — 08/11/08 @ 13:12
Fiquei acordado ontem só pra assistir a final do 4×100 masculino e não me arrependi. Só na Olimpiada um nadador como Lazek que não é favorito pode desbancar Bernard e ainda fazer um tempo inacreditável como aquele. Emocionante.
Comentário de Anderson Viana — 08/11/08 @ 13:15
“Quem viu a reação de Phelps na vitória norte-americana do revezamento 4×100, entende o que é ter alma de atleta.” calma lá, do jeito que fala,parece que ninguem comemora gol em copa do mundo, será que uma multidão de americanos saiu nas ruas pra comemorar como na copa? não há nada mais maravilhoso que o sentimento de real disputa entre os povos que numa copa…e quem transforma os jogadores em personagens e a própria mídia carnívora. pede-se mais autenticidade dos atletas mas tem sempre um jornalzinho safado esperando uma frase mal colocada, um duplo sentido pra criar sua manchete
Comentário de ita — 08/11/08 @ 13:18
Em relação ao comentário sobre a seleção feminina de handebol: por que sempre que se elogia as mulheres olímpicas há de se, necessariamente, criticar os homens e rebaixar seu esforço? Com todo o respeito, parece um machismo às avessas.
Comentário de Luciana — 08/11/08 @ 13:28
Birner, acho que não da para comparar alguns eventos, principalmente copa do mundo de futebol com olimpiada e principalmente a dedicação de atletas.
Olimpiadas é oportunidade unica para alguns atletas e esportes conseguirem alguma atenção da grande maioria do publico. Vamos ser sinceros, se não fosse olimpiadas, vc acha que alguem falaria do Phelps? Tenho certeza que a maioria das pessoas que estão escrevendo aqui não conseguem apontar quando foi a ultima copa do mundo de natação ou o que o Phelps fez nos ultimos quatro anos desde Athenas. Ou seja, mesmo para um cara como o Phelps olimpiada é o grande momento da carreira dele, hora de estar nos holofotes. Futebol tem Champions League todo ano, Copa do Mundo, Euro, etc… oportunidades ano apos ano de fazer o atleta aparecer na midia. Vc acha que se futebol tivesse um unico momento magico a cada 4 anos os atletas não levariam o momento mais a serio? Todos os esportes que tem grande publico ano a ano geralmente não atraem os grandes nomes nas olimpiadas. Alguns estão esse ano em Pequim, porque estamos falando de China e obviamente eles tem interesse em divulgar a marca deles nesse mercado gigantesco.
Vc mesmo fala que o Ronaldinho foi para la para resuscitar a marca Ronaldinho, tenho certeza que não foi espirito olimpico. Resuscitar a marca na China da muito mais vantagem que fazer na Copa America da Venezuela.
Comentário de Andre Scalco — 08/11/08 @ 13:48
Gosto da olimpíada, pena que no Brasil só se dá espaço à esses esportes na época de competição, ainda sim com um ufanismo na maioria das transmissões de doer os ouvidos; depois os heróis (e muitos até merecem essa definição por serem mesmo abandonados e sofrerem para conseguir chegar lá) são esquecidos. Essa é a verdadeira que temos de vencer, transformar o esporte em algo sério no Brasil e não apenas ser lembrado em algum grande evento…Pena que para conseguir essa medalha de ouro, vamos levar muitas gerações.
Comentário de Alexandre Rodrigues Alves — 08/11/08 @ 14:05
Caro Victor, acompanho o cbn esporte clube todas as noites, e é muito bom saber que você e um jornalista amador; espera, vou explicar. Fala sempre o que pensa, age com o coração e as emoções, não tem rabo preso com ninguem, só com sua consciencia, não tem que ficar agradando o “profissional” , a cartolagem nem mesmo o patrão. Gostaria muito que todos os jornalistas esportivos ou não, fossem tão “amadores”como você, tudo seria muito mais profissional.
Parabens.
Comentário de Hercules Deibe — 08/11/08 @ 14:12
Concordo com vc. O dia de ontem, para nós, foi sensacional. De cara o choro das nossas meninas da ginasticas ao saberem que estavam classificadas para a final por equipes. Depois o show do americanos do basquete e finalmente a prova dos 4 x 100 na natação, onde o último homem francês, o campeão do mundo, pulou na água com a medalha de ouro no peito, com quase 1 segundo a frente e incrédula viu um americano de 31 anos, o “zebra” da equipe, voar na água e ganhar a prova. Este é o espírito olímpico, o espirito do atleta sem comprometimento com a riquesa e de amor ao país. Quanto ao japonês não concordo, pois ele burla as normas da natação (segundo os especialistas)> Ele “rouba” os adversários na movimentação das pernas, mas não pode ser penalizado, pois o “truque” só é observado pelas câmeras submersas, que não valem para análise dos árbitros. Se a partir do ano que vem, ele parar de usar este recurso ilícito, pois as imagens submersas serão válidas, continuar vencendo ai sim será um grande nadador de respeito.
Comentário de Maurício — 08/11/08 @ 14:58
Birner, uma pergunta a vc: Se a seleção masculina de volei fosse treinada pelo Zé Roberto seria uma seleção “menos” vencedora? e o inverso? Se o Bernardinho fosse o técnico da seleção feminina de volei este seria um time “mais” vencedor? Qual é a sua opinião?
Comentário de Cartola — 08/11/08 @ 14:58
Futebol é dinheiro e onde tem dinheiro não pode existir coracão, emocão… O comentário do Juca a respeito é uma obra prima sobre isso. Quem não leu, que leia.
Comentário de antonio sergio — 08/11/08 @ 15:44
Birner,vc é um baita comentarista-jornalista!!!!Eu tambem prefiro mil vezes as Olimpíadas que copa do mundo!Do mundo de quem?do mundo dos empresários,marcas e patrocínios.Lavadores de dinheiro e advogados excusos com suas fazendas e criações equinas que se locupletam com o futebol,ou um micro empresário que vai do saco de lixo ao fundo do lixo..Havelange era da natação veio pro futebol trouxe o Teixeira,juntaram-se aos Marinhos e lá foi o futebol do povo pras zelites midiáticas…um porre!!!viva o Zé Roberto e sua equipe de mulheres divinas.Não troco dez Kakás,ou 10 ronaldos e romarios por uma silhueta da Paula Pequeno ou da Jackeline!!!Evoé….ouro à vista!!!!
Comentário de Luiz Vidal — 08/11/08 @ 16:59
É foi uma pena o empate da seleção feminina de handebol com a Hungria, no último segundo e a Duda jogou muito, fazia gol praticamente em todo ataque !!
Comentário de Luiz Alberto — 08/11/08 @ 17:38
Birner se vc não vai passar sua opinião também não precisa postar. Grato.
Birner, uma pergunta a vc: Se a seleção masculina de volei fosse treinada pelo Zé Roberto seria uma seleção “menos” vencedora? e o inverso? Se o Bernardinho fosse o técnico da seleção feminina de volei este seria um time “mais” vencedor? Qual é a sua opinião?
Comentário de Cartola — 08/11/08 @ 18:32
E o árbitro da decisão do bronze da Ketleyn tava doido pra dar à vitória para a Australiana!!!!!
Comentário de Paulo Medeiros — 08/11/08 @ 19:31
Entre Coa do Mundo e Olimpiada, prefiro assistir o MENGÃO
Comentário de Raimundo Queirós — 08/11/08 @ 20:32
Birner,Olímpiada é legal mesmo (na Ásia,o fuso é de matar) mas gosto mais de Copa do Mundo.Ouve-se menos besteiras e é o esporte que mais gosto.Mas torço bastante pelos renegados atletas brasileiros e cada Olímpiada minha antipatia pelo COB,aumenta.
Um abraço!
Comentário de AUGUSTO CESAR FERREIRA DA CUNHA — 08/11/08 @ 20:54
Eu gostaria que essa garra demonstrada por atletas olimpicos transformasse a forma do brasileiro de ver a vida. É com garra que se vence, somente os merecedores alcançam os objetivos honestamente, e isso é que vale.
Sangue no olho não é pra quem quer, é pra quem tem.
Fibra, garra transforma, acho que muita gente no Brasil deveria pensar um pouco mais sobre isso. O nosso povo ainda deixa muito a desejar.
Abraços
Comentário de Edson Batista Rosário — 08/11/08 @ 21:29
Fala, Birner!
Não sei como estarei ao final das Olimpíadas. Acompanhar quase tudo pela madrugada e ter de trabalhar doze horas depois e dose, mas não posso abrir mão de nenhum dos dois.
SRN
Comentário de Orlani Júnior — 08/11/08 @ 22:42
O maior fiasco da natação na olimpíada é a linha verde do recorde. Essa não tem ganhado nenhuma!
Comentário de Felipe Bandeira — 08/12/08 @ 1:26
Oi Vitor, Adora as olimpíadas também. Como você mais que a Copa. Compartilho com suas opiniões. Se os jogadores de futebol tivessem uma fração de vontade dos outros esportes teríamos campeonatos nacionais fantásticos. Será que se diminuissem os salários para reais (5000,00 mensais, que utopia) valores (no máximo 20000,00 pô) isso aconteceria ? Tenho certeza que sim. Um grande abraço e com certeza virão novas emoções nesses próximos dias.
Comentário de Roverson — 08/12/08 @ 13:15
Birner:
O Phelps merece todos os ouros e mais um pouco depois da comemoracao pelos 4X100m. Isso realmente e que e ter alma de campeao. Ele poderia ter ficado com a prata nesta prova que nao faria diferenca nenhuma para ele pois ja fez historia na natacao e nao vai deixar de ganhar mais ou menos dinheiro por conta disto. Realmente uma licao de garra e esportividade para muitos do futebol!!
Abracos tricolores paulistas!!
Rodolfo
Comentário de Rodolfo Alegre — 08/12/08 @ 18:21
COPA DO MUNDO X OLIMPIADA, não dar prá comparar. Assiste-se Olimpiada se não tiver o que fazer.
Comentário de Marco Antonio — 08/13/08 @ 8:16
“Futebol é dinheiro e onde tem dinheiro não pode existir coracão, emocão…”
bom se fosse tirar o futebol pelo dinheiro ganho então deveriam tirar o basquete e o baseball (sao esportes onde se ganham mais que o futebol e a mídia americana lucra muito). seria legal se fosse futebol amador e não profissional… assim como o basquete (maldita NBA)
“Se a seleção masculina de volei fosse treinada pelo Zé Roberto seria uma seleção “menos” vencedora?”
o bernardinho já foi técnico da seleção de volei e não ganho praticamente nada… vocês acham que técnico ganha campeonato.. eu tenho opiniao contraria: tecnico é boleiro, quem ganha são os atletas
quanto ao futebol, bom os brasileiros acham que sempre são os melhores do mundo, mas só jogam em clubes.. na copa do mundo e mesmo nas olimpiadas há raça e garra, menos dos brazukas.. vejam a bélgica por ex no jogo contra a itália… se tirarem das olimpiadas o maior esporte do mundo (futebol), as olimpiadas perderão a graça.. já nao vejo muita graça nas olimpiadas, afinal, o KARATE que é a arte marcial mais praticada do mundo eles nunca colocaram, futsal, futebol de areia.. e colocam CAMA ELASTICA e PETECA.. aí é dificil de entender
Comentário de vanessa — 08/18/08 @ 0:39
tem gente torcendo pra china… eu estou torcendo para os EUA.. americanos são chatos? são.. americanos em o bush? tem… mas e a china? com aquele ditador satanico no poder sufocando os cidadãos.. gostaria de torcer para a china pelo povo chines. mas a china ganhando, só fortalecerá ainda mais o regime DITATORIAL da china, onde mulheres são perseguidas, animais maltratados, cidadãos sem poder expressar.. até o wikipedia lá é controlado..
Comentário de vanessa — 08/18/08 @ 0:52
torcendo para os EUA.. não quero que o regime ditatorial da china se fortaleça mais…
Comentário de vanessa — 08/18/08 @ 0:52