Lista dos maiores clássicos do mundo
De Vitor Birner e José Renato Sátiro Santiago Jr.
“Garfei” o post de meu amigo José Renato Sátiro Santiago Jr.
Ele enviou a lista da edição de julho da Revista World Soccer com os 50 maiores clássicos do futebol mundial.
Como a publicação goza de muita credibilidade, vale discutir a relação.
Mas sem a pretensão de concluir a ordem exata ou elucidar qual é a verdade.
Eu não sei os critérios precisos para definir qual é o maior clássico.
História, torcida, os títulos que decidiram, o tempo de existência…
Complicado.
Por exemplo, você verá - a lista está de cima para baixo - que o Gre-Nal está na posição de número cinquenta. Outros quatro clássicos brasileiros foram relacionados.
Não sei se realmente são.
O gaúcho é muito competitivo e lá a rivalidade é polarizada.
Dois times dividem as preferências.
Como nas Minas Gerais, com Galo e Cruzeiro que não foi lembrado pela World Soccer.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, de tempo em tempo muda o clássico mais interessante.
Em Porto Alegre e Belo Horizonte, nunca.
A lista
50ª Grêmio x Internacional - Brasil
49ª Tenerife x Las Palmas - Espanha
48ª Mohun Bagan x East Bengal - Índia
47ª Sarajevo x Zeljeznicar - Bósnia
46ª Asec Abidjan x Africa Sports - Costa do Marfim
45ª Anderlecht x Brugge - Bélgica
44ª Copenhagen x Brondby - Dinamarca
43ª Alianza x Universitário - Peru
42ª Arsenal x Tottenham - Inglaterra
41ª Beitar Jerusalem x Hapoel Tel Aviv - Israel
40ª Hajduk Split x Dínamo Zagreb - Croácia
39ª Barcelona x Emelec - Equador
38ª Rapid Viena x Áustria Viena - Áustria
37ª Basle x Zurich - Suíça
36ª Raja Casablanca x Wydad Casablanca - Marrocos
35ª América x Deportivo Cali - Colômbia
34ª Genoa x Sampdoria - Itália
33ª CSKA Sofia x Levski Sofia - Bulgária
32ª AIK Stockholm x Djurgardens - Suécia
31ª Ferencvaros x Ujpest - Hungria
30ª Cerro Porteno x Olimpia - Paraguai
29ª Rosário Central x Newell’s Old Boys - Argentina
28ª Liverpool x Manchester United - Inglaterra
27ª Corinthians x Santos - Brasil
26ª Slavia Prague x Sparta Prague - República Checa
25ª Kaizer Chiefs x Orlando Pirates - África do Sul
24ª Steaua Bucharest x Dínamo Bucharest - Romênia
23ª Spartak Moscow x CSKA Moscow - Rússia
22ª Pirouzi x Esteghlal - Irã
21ª Nacional x Peñarol - Uruguai
20ª América x Guadalajara - México
19ª Racing Club x Independiente - Argentina
18ª Corinthians x São Paulo - Brasil
17ª Benfica x Porto - Portugal
16ª Athletic Bilbao x Real Sociedad - Espanha
15ª Milan x Internazionale - Itália
14ª Olympiakos x Panathinaikos - Grécia
13ª Flamengo x Vasco da Gama - Brasil
12ª Juventus x Fiorentina - Itália
11ª Marseille x Paris Saint-Germain - França
10ª Partizan Belgrade x Red Star Belgrade - Sérvia
9ª Betis x Sevilla - Espanha
8ª Alahly x Zamalek - Egito
7ª Schalke x Borussia Dortmund - Alemanha
6ª Lazio x Roma - Itália
5ª Ajax x Feyenoord - Holanda
4ª Galatasaray x Fenerbahce - Turquia
3ª Celtic x Rangers - Escócia
2ª Boca Juniors x River Plate - Argentina
1ª Real Madrid x Barcelona - Espanha



Só porquê voces (São paulinos) querem…
Para nós, corinthianos, o grande clássicos e Corinthians x Palmeiras.
Comentário de Fróis — 08/05/08 @ 1:40
Leia o post.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 12:56
Corinthians e Palmeiras é muito mais classico que Corinthians e Santos ou Corinthians e São Paulo.
Corinthiano odeia palmeirense nao veste verde NUNCA !!!
E vice versa.
O Cara que fez isso não conhece o futebol Brasileiro, Grenal o bicho pega !!!
Lista sem credibilidade nenhuma, fraca para os paramentros brasileiro
Comentário de Eduardo Montejano — 08/05/08 @ 1:43
Fala Edu? Pergunte ao Citadini.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 12:57
Digo uma coisa: vai se entender…
os paises de menor expressão estão na frente de GreNal?!?!?!?
e só pq é um classico badalado Real x Barça ficam no topo?
Victor, tem outros times na espanha que tem uma tradição que naum sejam esses dois, hoje em dia?
até aceito, River x Boca, mas esses classicos brasileiros estarem nessas colocações?!?!
por favor victor, mande a resposta pelo meu e-mail, ou me add no orkut, se tiver… o e-mail pra vc me achar é esse mesmo!
abraço!
Comentário de Rodrigo Rodrigues — 08/05/08 @ 2:03
Victor, uma coisa:
jah percebeu que os times naum se repetem?
Comentário de Rodrigo Rodrigues — 08/05/08 @ 2:06
Não vi todos, mas o Corinthians foi citrado duas vezes duas vezes.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 12:58
Certa vez o The Observer listou “os 50 eventos esportivos que você não pode perder antes de morrer”. O primeiro da lista é: ver um Boca e River no estádio. E o maior clássico brasileiro, pra mim, é o Gre-Nal.
Comentário de Conrado — 08/05/08 @ 2:06
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 12:59
Ola Birner.Tudo bom?
Sempre leio seu blog,mas primeira vez que comento.
Naum conheco os outros classicos listados,mas naum concordo nessa relacao ter Corinthians x Santos e Corinthians x Sao Paulo e naum ter Corinthians x Palmeiras.
Desde pequeno,semprei considerei o Palmeiras o maior rival do Corinthians,como grande dos corinthianos. E por ter familiares palmeirenses,sei que a reciproca eh verdadeira. Sei muito bem que os santistas e os saopaulolinos nutrem uma rivalidade muito grande com o Corinthians tambem,mas para mim Corinthians x Palmeiras eh o maior classico paulista.
Abracos
Comentário de Eduardo Zamarian — 08/05/08 @ 2:51
Eduardo, bem-vindo! Adoraria que o Citadini abrisse o coração sobre o tema ( he!!!)
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:00
rsrs…. Pensei que fosse um ranking histórico, por santos e corintians… Mas aí vem corintians e SPFC? Não entendi. O SPFC não tem clássico no Brasil atualmente… O clássico (sem demagogia) para o Tricolor é contra o Boca. Desde que corintianos se solidarizam com palmeirenses (como se lê no primeiro comentário lá em cima) a tal rivalidade virou conto da carochinha, bem piegas… Na verdade, são todos contra o poderoso SPFC… hahahah!!
Comentário de ronan — 08/05/08 @ 3:33
Abraço!!!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:00
Como pode tentar fazer uma lista desta? Isto nunca vai dar certo. Idéia besta.
Comentário de Kai Fuchs — 08/05/08 @ 3:57
É Vitor, essa lista é uma furada….. é igual quando teve a votação na FIFA para eleger os melhores jogadores de todos os tempos e caras como o Coutinho ficaram de fora… sua opinião tem um bom critério, mas a publicação é uma piada. Só pra citar alguns clássicos que caberiam perfeitamente nesta lista:
Palmeiras x Corinthians
Palmeiras X São Paulo
Cruzeiro x Atletico MG
Fla x Flu
Guarani x Ponte Preta
River x Boca (meu Deus, esqueceram desse jogo!!!)
Comentário de Rodrigo Alves Zielk — 08/05/08 @ 6:54
Eu tb não concordo, mas vale o debate.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:01
me desculpe, não tinha vista que Boca X River estava na lista.
foi mal.
Comentário de Rodrigo Alves Zielk — 08/05/08 @ 6:55
Eu tb acho que Corinthians x Palmeiras é um grande clássico que ficou faltando nesta lista.
Mas em SP, os clássicos dependem muito da posição dos times na tabela e dos jogadores que compõem o time.
Beijos!
Comentário de Monica — 08/05/08 @ 7:29
Beijo!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:04
É como escolher entre os maiores nomes da música mundial, alguns não se discute, tipo Beatles ou Led Zeppelin, em relação aos clássicos, Boca x River ou Real x Barça estão sim entre os maiores, mas no mesmo patamar de importancia, não dá pra dizer que este ou aquele é maior, no mais é apenas questão de preferência. Quanto aos brasileiros, os grandes clássicos regionais são de igual valor para seus respectivos torcedores, o resto é questão de mídia.
Abraço.
Comentário de Wanderson Picoli — 08/05/08 @ 7:47
Iron e sabbbath.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:07
Big Birner,
Corinthians X SP…OK, mas Corinthians X Santos??? Essa não…
Flamengo X Vasco…OK, considedando de 30 anos para cá. Mas considerando as décadas de 60 e os últimos anos, duvido que Vasco X Flamengo apresente mais rivalidade do que Botafogo X Flamengo.
Agora, incluir, entre outros, Sarajevo x Zeljeznicar e não incluir Cruzeiro X Atlético e Palmeiras X Corinthians…isto é brincadeira. Será que há morte nas arquibancadas nos os jogos destes times??? Se houver, ai eu concordo, caso contrario…é brincadeira!!!
Abraços,
Comentário de José R. Albuquerque — 08/05/08 @ 7:54
Se pudesse escolher, bem antes de Barça e Real, iria ver rangers e celtics.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:07
Caro Birner
Não sei quais os parâmetros, os critérios para se chegar a esta lista com a qual não concordo, reputando-a de absurda, sem expressar a verdade em muitos aspectos.
Concordo que o clássico espanhol seja o maior do mundo, pelas peculiaridades que o envolve, como, principalmente, as questões políticas que acabam respingando nos dois gigantes do futebol mundial.
Boca e River são dois grandes clubes da América do Sul e do mundo, portanto merecem estar na lista como o 2º maior clássico, como também poderiam estar Milan x Inter etc.
A aberração já começa a partir da 3ª colocação em diante. Claro que o torcedor vê, muitas vezes, o futebol de forma simplísta e quando se fala de grandes clubes, conhecidos no mundo pelas conquistas que possuem, pela tradição e pela estrutura logo vem às nossas mentes São Paulo, Real Madrid, Liverpool, Milan, Manchester, Santos, Boca Juniors, enfim, os clubes com os maiores títulos internacionais e, dessa forma, há o espanto e a surpresa de vermos clubes ponteando esta lista, os quais nem conhecemos, mas que têm as suas tradições e rivalidades nos seus países, nas suas localidades.
No Brasil, creio que, se analisarmos as conquistas nacionais e internacionais, a representatividade mundial, o conhecimento que o mundo tem deste clubes, eu colocaria como maior clássico brasileiro nesta lista, entre os primeiros, com toda justiça, Santos x São Paulo - San-São!
Portanto, é inadmissível a lista colocar o TRIcolor, multi-campeão, fazendo par com o Corinthians. Temos que colocar as coisas nos devidos lugares. O certo, neste caso, é não inventar: bastaria colocar o Palmeiras que está tudo certo. Isto dá margem para alguns recalcados imaginarem em suas mentes férteis que o São-Paulino fica feliz quando o TRIcolor, que no Brasil é incomparável, é colocado numa lista fazendo par com o Corinthians, como sendo maior clássico. O TRIcolor está em outro nível, outra esfera, isto até nos ofende! Não fico satisfeito com isso, pelo contrário, muito me chateia. Corintianos e Palmeirenses, vocês estão no mesmo nível, vocês até têm praticamente a mesma idade, praticamente o mesmo número de títulos, enfim, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, ou seja, cada um no seu lugar e no seu nível de importância!
Comentário de Márcio Augusto — 08/05/08 @ 8:09
Pergunta para um corintiano, qual é o maior clássico?
Tá muito furado esta pesquisa.
Saudações
Comentário de Maurício — 08/05/08 @ 8:21
Pergunte, sem microfones ligados, quem ele detesta!!!
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 08/06/08 @ 13:13
Tudo é muito relativo. Para o corintiano, o maior clássico é contra o Palmeiras, justamente porque o Corinthians é freguês do Palmeiras. Foi assim também para os corintianos os clássicos contra Santos, na era do Rei Pelé. Já o palmeirenses tradicionais, pelo menos nos últimos tempos, não acham o clássico contra o Corinthians o mais importante e sim contra o São Paulo, justamente o único adversário paulista que leva vantagem nos confrontos diretos contra o Palmeiras. Já a maioria dos são paulinos não acham o Palmeiras seu principal rival e sim o Corinthians, justamente por estes terem tradicionalmente vantagem no confronto direto contra o São Paulo. Vejam que tudo isso leva em conta a rivalidade do momento e não o que pensam certos idiotas que fazem parte de torcidas uniformizadas desses clubes.
Comentário de Régis — 08/05/08 @ 8:24
Furada essa relação. O grande clássico brasileiro é São Paulo x Palmeiras, é histórico e indiscutível isso, e os fatores são conhecidos…
O resto dos clássicos brasileiros não tem história, são apenas folclóricos, são clássicos apenas por co-existirem na mesma cidade, porém sem o ódio que existe entre São Paulo x Palmeiras…
A rivalidade entre Grêmio e Inter, por exemplo, é apenas na brincadeira (realmente como deve ser). Morei em Porto Alegre de janeiro de 2006 até o meio do ano passado, e vi muitos gremistas que torceram pro Inter contra o Barcelona (claro, muitos também torceram contra, mas…), assim como vi colorados que torceram para o Grêmio contra o Boca, alegando que não gostam de argentinos…
Comentário de Thiago — 08/05/08 @ 8:24
Só lembrando, na história entre São Paulo e Palmeiras, nunca houve negociação de jogadores entre os clubes (compra amigável de jogadores), apenas alguns empréstimos (caso Roger-Lúcio e o lateral Cláudio, por exemplo). O resto foi tudo puxando o tapete…
Comentário de Thiago — 08/05/08 @ 8:27
Vitor…
Lista muita fraca e mal organizada, faltou Colo-Colo x U de Chile, Corinthians e Palmeiras é mais clásico q Corinthians e Santos, Gre-Nal é o maior clássico brasileiro, InterxMilan e pelo menos 100 veces mais importante q JuventusxFiorentina, times de Egito, Servia e demais insignificancias não devem ser considerados mais importante q um IndependientexRacing, Tenerife e Las Palmas são times de 5° categoría,sería melhor colocar então TorinoxJuventus ou Ponte PretaxGuaraní, sinceramente Vitor, faça un favor a todos nós amantes do futebol e retire este post feito por pessoas que creio eu, nunca siaram do seu “mundinho” do futebol máquina..
Comentário de Aderson — 08/05/08 @ 8:28
Grenal o bicho pega nada… a rivalidade no Rio Grande do Sul é sadia… No dia da final Grêmio x Boca, peguei um ônibus que tinha um cara com uma camisa do Inter e entrou dezenas de gremistas que estavam indo pro jogo… Ninguém encostou a mão no colorado, apenas brincaram com ele… Acho que rivalidade tem que ser assim mesmo, mas não tem nada de o bicho pega… O bicho pega em São Paulo e no Rio que se você sair com a camisa do time você corre um sério risco de levar bala ou ser espancado por gangues…
Comentário de Thiago — 08/05/08 @ 8:30
A principio estranhei, depois entendi.
Óbvio que existe um grande erro nessa lista.
Um erro menor, seria tirar o Porto e colocar o clássico Benfica x Sporting.
Abs
Comentário de Milan Lemos — 08/05/08 @ 8:32
KKKKKKKKKKKK….. essa lista é um faz-me rir… não é possível heim Birner… quem fez isso, literalmente, não conhece o futebol brasileiro…
Os caras colocam na lista CORINTHIANS E SANTOS e CORINTHIANS E SÃO PAULO, e deixam de fora o maior de todos os clássicos paulistas e, pra mim, o maior do Brasil que é CORINTHIANS E PALMEIRAS???? Como é que pode???
Cara, corinthians e palmeiras é diferente de qualquer outro jogo desse estado, quiça do Brasil, é o clássico dos clássicos… Não tem nada melhor que ver o Verdão atropelar o curinchá!!! (Coisa que aliás, de uns tempos pra cá, anda bem costumeira!!! hehehe…).
Pergunte a qualquer Corintiano ou a qualquer Palmeirense quem é o grande rival de seu time, e um ja vai lembrar do outro NA HORA…
Listar clássicos Brasileiros, e até mesmo Mundiais, sem citar Palmeiras e Corinthians, não pode ser levado a sério…
Deixando claro que não é de você que estou falando heim Birner, você fez muito bem em postar, muito interessante! Mas essa lista aí é uma brincadeira de mau gosto!
Comentário de Erick Medeiros — 08/05/08 @ 8:33
Como já disse um jogador do passado: “Clássico é clássico e vice-versa”, listas e ranking são feitas por alguém que valoriza algum critério que não agrada aos demais.
Comentário de Cláudio Teixeira — 08/05/08 @ 8:43
Sem ser radical, mas com certeza fica faltando aí um dos maiores clássicos do Brasil, de longe maior dos que foram citados, Corinthians x Palmeiras.
Comentário de André Canales — 08/05/08 @ 8:46
este site sim tem alguma credibilidade…
http://www.footballderbies.com/index.php
este sim sabe alguma coisa de futebol Brasileiro
posta ai Birner
Comentário de Rafael Tofaneli — 08/05/08 @ 8:47
Sou palmeirense, mas tenho que concordar com o corintiano. Corinthians x Palmeiras tem muito mais rivalidade que qualquer outro clássico de SP.
Comentário de Vitor Gomes — 08/05/08 @ 8:48
sem comentarios
Comentário de luciano — 08/05/08 @ 8:50
Está lista está furada, se o Real x Barça e Boca x River estão nas primeiras posições é sinal que alguma coisa está errada.
Cadê o maior clássico do Brasil??
Corinthians x Palmeiras.
O duelo com maior rivalidade e que dentro da rivalidade envolve a maior torcida.
Comentário de Denis Fonseca — 08/05/08 @ 8:52
concordo que os critérios devem ter alguma lógica, todavia o que faz um clássico são as torcidas… e no Brasil: grenal, bavi, sport e náutico, palmeiras e corinthians, o glorioso derbi campineiro entre outros, afloram a gana por ganhar…… por quebrar tabus…. coisas que não são tão impactantes em jogos contra o São Paulo, por exemplo. Desde o bi-mundial o SPFC se tornou o time a ser batido e não um adversário histórico.
Abraços!
Comentário de Eduardo Inforzato — 08/05/08 @ 9:00
Não é uma lista de São Paulinos, leia o texto novamente com atenção que você verá que a lista é da revista World Soccer. O clássico de maior rivalidade de São Paulo é mesmo Corinthians e Palmeiras, todo mundo sabe disso, mas os europeus não conhecem muito o futebel brasileiro.
Comentário de Erik — 08/05/08 @ 9:01
Critérios muito duvidosos.
11ª Marseille x Paris Saint-Germain - França
Existem muitos clássicos mais importantes.
Mas concordo com as seis primeiras posições.
Comentário de Marcelo — 08/05/08 @ 9:04
Com relação ao Brasil, o Corinthians aparece na lista muito mais em razão da torcida. A ausência de títulos internacionais seria suficiente para que não aparece na lista, a não ser lá entre o 43º e o 49º lugares.
Comentário de Marcelo — 08/05/08 @ 9:09
não ter Palmeiras x Corinthians numa lista dos 50(!) maiores clássicos do mundo é como não ter Satisfaction numa lista de músicas mais tocadas no mundo ou então não ter O Poderoso Chefão numa lista de filmes!
No mínimo entre os 50 tem que estar! na minha opinião, estaria entre os 15 primeiros, pelo menos…
Comentário de André — 08/05/08 @ 9:11
Vitor, mais uma lista que demonstra de formal cabal o total desconhecimento dos ingleses com o que acontece aqui no Brasil. Há jogos que as torcidas somadas mal passam de 500.000 torcedores. Aliás essas listas são uma brincadeira. A da Times que relaciona os 100 atletas de Pequim é outra brincadeira. Não colocar Ronaldinho Gaúcho é um absurdo. E a imprensa brasileira deveria fazer as suas listas e não ficar esperando lá de cima. Temos pelo menos 15 clubes com torcidas que passam do milhão. Por isso é inaceitável essa lista.
Comentário de Edmundo Salgado — 08/05/08 @ 9:12
Ah…. Corinthians e Palmeiras não é clássico…
Ahahahahahahahahah, que piada, essa foi boa! Santa ignorância…
Comentário de vladimir rizzetto — 08/05/08 @ 9:13
Sinceramente, Corinthians X Palmeiras é muito mais importante que Corinthians X São Paulo e Corinthians X Santos, e quer dizer que Fla X Vasco é mais importante que Fla x Flu??!! - isso é piada.
Aliás , esse negócio de lista é um vício, e muitas, pouco confiáveis, nem se sabe quais são critérios. É como essas listas de rock, música pop, revistas como Rolling Stones, NME, Uncut já lançaram mais de mil….
Sobre esse assunto prefiro ficar com o site Footballl Derbies - confira: http://www.footballderbies.com/
Comentário de Marcos Grillo Junior — 08/05/08 @ 9:18
Como diria Nelson Rodrigues o Flax Flu nasceu dois segundos antes do nada….
Sou Vascaino e acho que uma lista sem FlaxFlu perde em muito….
O Cruzeiro x Atletico e um grande classico e merecia destaque tambem…na Argentina toda so tem dois times( Indpendente ja foi) e esta em segundo na lista?
.
Mas como a lista e mundial e não regional tem seus meritos e uns poucos defeitos….
Comentário de AMBROSIO — 08/05/08 @ 9:31
Corinthians x Palmeiras, sem dúvida alguma, é o maior clássico do futebol mundial.
Reúne a maior torcida (2ª e 3ª do Brasil), tem o maior tempo de rivalidade (90 anos) e tem um clima diferente.
Corinthians é a antítese de Palmeiras, e vice-versa, como diria Jardel.
Todo mundo sabe disso. Todo mundo sabe quem são os arqui-rivais.
Tem até comédia romântica explorando o tema.
Corinthians x Palmeiras proporcionam campeonatos à parte, ano a ano. Vencer o arqui-rival é algo comparado à conquista de um título.
A omissão de tal clássico só mostra o quanto a lista é furada.
Assim, encomendada pela direção de certo clube transparente e profissional, sabe?
Comentário de PC — 08/05/08 @ 9:34
A escolha do Flamengo x Vasco como clássico carioca é pertinente. São as duas maiores torcidas do Rio. Inclusive na preferência dos torcedores de Fla e Vasco esse confronto é o que mais gera expectativa. Independente do momento que vivem na competição que participam.
Se hoje o principal clássico do Rio é Flamengo x Botafogo em termos da competitividade dos times, pergunte a qualquer torcedor do Flamengo o quanto ele prefere ganhar do Vasco. Você entenderá o que digo.
Agora colocar esta como sendo a grande rivalidade do Brasil é meio complicado…
Comentário de Amando Ramos — 08/05/08 @ 9:37
Concordo com os comentários. Corinthinas e palmeiras é muito mais classico que Corinthinas e Santos ou Corinthians e São Paulo. Mas vale a pena atentar para uma coisa nessa lista. O Corinthians é o único clube do mundo que tem 2 “classicos” nessa lista e o jogo com o Palmeiras foi deixado de lado. Mais uma vez a força do glorioso todo poderoso é demonstrada. Uma publicação que vc mesmo diz que é das mais conceituadas do mundo prova que o Timão é o maior time do mundo.
abs
ck
Comentário de claudio — 08/05/08 @ 9:41
Esta lista só pode ser piada mesmo? coisa de jornalista que acha que la fora é tudo melhor que aqui.
Comentário de joão miguel barilcka — 08/05/08 @ 9:51
uaahuhauhuahuha…
Num tem Parmeras e curinthia, nem Parmera e bambi…
Só lembrando que os bambia roubaram o estádio dos porco…
Comentário de Diego Alexandre — 08/05/08 @ 9:52
Totalmente sem fundamento e sem nexo. Milan e Inter estão na 15a colocação, como pode? E ATLÉTICO e CRUZEIRO, cadê???? Se tem Grêmio e Inter, tem que ter atlético e cruzeiro, outra coisa, CORINTHIANS E SANTOS?? Pqpariu.
Comentário de Max Robert Melo — 08/05/08 @ 9:52
Quem fez essa lista nunca deve ter vindo pra cá… nenhum clássico brasileiro entre os primeiros… Benfica e Porto como principal português (e o Sporting que é de Lisboa… fora que os portugueses são muito mais fanáticos em termos de clássicos que os alemães…), colocar clássicos da Suiça e da Dinamarca que são disputados para no máximo 30 mil pessoas a frente do Gre-Nal… não colocar o BaVi, Cruzeiro e Atlético e mesmo o Derbi campineiro… (esses times tem mais torcida que muitos dos citados….) bom mais uma lista pra inglês ver!
Comentário de Gustavo Soares — 08/05/08 @ 9:59
A gente (são paulinos) não quer nada do curintia ou das periquitas. O Tricolor é muito maior que essa listinha e não precisa crescer nas costas dos outros. Tanto Periquita, quanto Galinha são grandes adversários, mas não precisam ficar com medo de perder o posto de maior clássico, podem ficar com ele.
Comentário de Rafael — 08/05/08 @ 10:00
Bah… não entendem nada de futebol brasileiro.
Nada contra os outros clássicos brasileiros, mas a polarização GREnal é gigantesca, incomparável com as outras no Brasil.
O Internacional foi fundado por que os caras não foram aceitos no Grêmio. Só isso já é suficiente para justificar a rivalidade e o seu tamanho.
DÁ-LHE GRÊMIO!!!
Comentário de Guillermo — 08/05/08 @ 10:10
Verdade, Birner, um assunto interessante para se discutir… claro que existem critérios subjetivos envolvendo esse tipo de lista, e que é dificil apontar erros em detalhes do tipo, uma posição a mais ou a menos que determinado clássico deveria ocupar…
Mas falando sério agora, especialmente para a torcida de São Paulo, essa lista aparenta ser feita por alguém que não pesquisou nem um pouco sobre a futebol no Brasil…
Só pra usar os critérios que você citou:
Tempo de existência: muito antes do São Paulo existir, Corinthians e Palmeiras eram rivais.
História: ao longo dos anos sempre foram esses os rivais clássicos de Corinthians e Palmeiras, rendendo inclusive filmes, crônicas, livros, etc.
Torcida: apenas recentemente, e por valores bem discretos a torcida do São Paulo é maior que a do Palmeiras… A do Corinthians eu nem preciso citar…
Títulos decididos: Campeonatos Paulistas (inclusive o de 54, do IV centenário de São Paulo), Rio-São Paulos, o Brasileiro de 94, quartas e semi finais da Libertadores de 2000, entre outras…
Não sei não, Birner, mas acho que essa lista vai dar pano pra manga…
Abraço!
Comentário de João Luís — 08/05/08 @ 10:12
faltou falar só do JUVENAL, que vai ter amanhã, 4a feira, no campo do nacional!! certamente o maior clássico! haha
Comentário de Edmilson Neto — 08/05/08 @ 10:18
Acho que faltou critério na lista, apesar de ser são paulino uma lista como essa não pode faltar corinthians e palmeiras. Concordo com o Birner que os maiores clássicos em SP e no RJ mudam de tempos em tempos diferentemente de MG e RS(por ter sempre os mesmos times brigando por títulos) devido as situações dos clubes, mas não há como negar a rivalidade de C x P, senão Flamengo x Vasco não estaria no lugar que tá, com o flamengo em plena queda livre no Brasileiro e o Vasco com a herança maldita e o timeco que o Sr. Eurico deixou em são januário.
Comentário de Vinicius Ferraz — 08/05/08 @ 10:20
Classico da Sévia á frente dos nossos. Indubitavelemtne faltram Fla x Flu, Cor x Pal e Atl x Cru
Comentário de luis felipe — 08/05/08 @ 10:26
Mais um desses Rankings dos caras lá de fora que nada entendem do futebol brasileiro. Nem deveria ter destaque aqui, a partir do momento que não consta o maior clássico brasileiro: PALMEIRAS X CORINTHIANS. que aliás, não “muda de tempo em tempo” pois é eterno.
Comentário de Malaquias — 08/05/08 @ 10:29
É verdade… fico imaginando o critério para a escolha relativo ao seu grau de importância. Por exemplo: Num clássico Vasco e Flamengo temos de um lado concentradas as atenções de uma cidade inteira de Florença, do outro, as atenções de três Itálias, mas… Fazer o quê?
Comentário de Visão Desconexa — 08/05/08 @ 10:31
O maiór classico do futebol brasileiro, não existe mais. Era Titulares x Reservas do Santos na década de 60. Joel, era titular da seleção brasileira, e reserva do Ramos Delgado. Coutinho, Toninho Guerreiro e Almir, disputavam a 9. O Santos que hoje, tem Douglas e Felipe, contava com Gilmar e Castilho, os dois goleiros da seleção. Pepe e Edú eram os pontas, pela esquerda e Dorval e Jair disputavam a direita. No meio, de um lado Zito edo outro o garotinho Clodoaldo. Na zaga, C. Alberto, R. Delgado, D. Dias, Rildo, Mauro Ramos de Oliveira, Calvet, Joel, Orlando e outros se revesavam. Os treinos, valiam apostas e terminavam sempre, com dezenas de gols. Cabulamos, centenas de aulas, para poder viver isso. Recordar, é viver.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 08/05/08 @ 10:39
qdo eu li o título ja imaginei…. ai tem coisa….e não deu outra…. só o mais alienado pra dizer que o maior classico de São Paulo é São Paulo e Corinthians….é de conhecimento ate dos sao paulinos, alem de torcedores de todos os demais clubes que Palmeiras e Corinthians é o maior classico paulista… se a revista goza de prestigio… dessa vez pisou feio na bola…..é como se dissesse que Atletico e Real Madri sao os maiores classicos…. o pior é nenhum comentario a respeito do bloguista….. como se endossando tendenciosamente o que esta escrito nela….deve ser o sonho dos sao paulinos…. serem os maiores rivais dos corinthianos!
Comentário de Augusto Barros Motta — 08/05/08 @ 10:41
interessante na maioria deles….
Vasco x Flamengo é o maior classico brasileiro com justiça.
só nao entendi pq lazio x roma está na frente de inter x milan.
abs
Comentário de Leopoldo Molica — 08/05/08 @ 10:46
O MAIOR CLASSICO SE NAUM FOR DO MUNDO….MAS É DO BRASIL É PALMEIRAS x CORINTHIANS……E FOI SIMPLESMENTE IGNORADO……
Comentário de DIEGO — 08/05/08 @ 11:00
http://www.footballderbies.com/index.php
Comentário de Paulo — 08/05/08 @ 11:14
Auahuahahauhauhauahuahauhauhauha piada!
Comentário de Pedro — 08/05/08 @ 11:14
O maior clássico de São Paulo é, em minha opinião, Corinthians x Palmeiras. De qualquer maneira, com certeza não existe maior clássico em São Paulo sem a presença do Corinthians, ou seja, o Timão é o maior de todos. Ponto final.
Comentário de David — 08/05/08 @ 11:16
8ª Alahly x Zamalek - Egito
Isto basta para rir durante anos da lista.
Ficou antes de Internazionale-Milan, Nacional-Peñarol, Corinthians-Palmeiras e Flamengo-Vasco.
Também acho que o Grenal é o maior do Brasil.
Comentário de Arnaldo Quiñonez — 08/05/08 @ 11:17
Não entrei no seu Blog ontem, mas pela derrota do Santos, Já suspeitava, que a Monica, não havia seguido meus conselhos. Hoje, ao me deparar com o comentário dela, a respeito do jogo de domingo, pude confirmar minhas suspeitas. Ela insiste em ver os jogos. assim não vai ter como escapar. Monica, pelo amor de Deus, vá ao cinema amanhã. Isso é para o seu próprio bem.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 08/05/08 @ 11:23
Clássicos internacionais: Real e Barcelona, Milan e Internazionale, Boca e River… todos conhecem.
Os clássicos brasileiros, são muitos. Fica difícil saber o maior. Os jornalistas internacionais não conhecem o futebol brasileiro.
No Rio, o clássico do passado era FLA x FLU, hoje, ou melhor, nos últimos, talvez 15 ou 20 anos, é FlA x VASCO.
Em SP, no passado era CORÍNTHIANS x PALMEIRAS, hoje, ou melhor, nos últimos 10 anos, é CORÍNTHIANS x SÃO PAULO.
Em MG e no RS, não muda nada. sempre o mesmo.
Colocar Corínthians X Santos como o terceiro maior clássico do Brasil ? De onde tiraram isto?
abraços
Comentário de Clauro — 08/05/08 @ 11:32
Vitor,
Concordo plenamente com você quando diz que em São Paulo e no Rio, os clássicos mais interessantes e duelos mais colorosos mudam de tempos em tempos.
Nos tempos do tabu de vitórias do Santos de Pelé sobre o Corinthians, este clássico era imbatível. Hoje, com os corinthianos da Segundona, a grande atenção da mídia recaí sobre Palmeiras e São Paulo. No início dos anos 80 era São Paulo x Corinthians que tinham a maior rivalidade (até porque o Palmeiras estava fraco).
Rio Grande do Sul é um capítulo à parte. Certa vez, vi uma matéria no Zero Hora em que as concessionárias de automóveis diziam que a venda de carros na cor azul ou vermelha era pequena no RS. O motivo é fácil de descobrir. Nenhum colorado (mesmo os não fanáticos) compra carro azul e nenhum gremista compra carro vermelho. Lá, mesmo que o cidadão comum não seja ligado em futebol, quando criança tem que fazer uma escolha fundamental: Grêmio ou Inter.
Sobre os clássicos de fora do Brasil, sinceramente acho incontestável que Barça e Madrid estejam em primeiro. Lá na Espanha, as “razões” ultrapassam um simples escolha clubística. O grande motivo é muito maior… tem toda uma questão de história dos povos. Ser catalão de nascimento é mais importante que ser espanhol (na visão de quem nasce na Cataluña). Assim como o madrilheño (nascido na Capital) se considera o verdadeiro espanhol. Portanto, quem torce para o Espanyol (equipe da cidade de Barcelona) vai torcer para o Barcelona num dia de clássico Barça x At. de Madrid, o que não acontece no Brasil. Um flamenguista, por exemplo, torce contra o Vasco numa partida entre Vasco x Corinthians.
Só não concordo com a lista quando coloca Inter x Milan em 15o lugar. Pra mim, é o terceiro maior clássico do mundo, depois de Barça x Madrid e Boca x River.
Abraço.
Comentário de Ale Tricolor — 08/05/08 @ 11:32
CORINTHIANS E SANTOS????????????????????????????????????
Desde quando esse timinho praeiro faz clássico com alguém?
Clássico é TIMÃO e palmeiras e com menos importância, TIMÃO e são paulo.
O santos é classico contra a portuguesa santista e olhe lá!
Comentário de Felipe — 08/05/08 @ 11:33
Você deve estar de brincadeira Birner. Deve ser o site do Marco Aurélio - Anão Cor de Rosa - Cunha. Para um ranking de verdade visitem www.footbalderbies.com.
Palestra x Gambás é o maior clássico do mundo. É mais rivalidade do que Montecchios x Capuletos. Quando o jardim leonor nasceu Palmeiras x Gambás já era clássico.
Não devia sair por aí disseminando informação de má qualidade como essa !
Abraços, e deixa o Luxa trabalhar ! Ele sabe o que está fazendo !
Comentário de Bruno Bercito — 08/05/08 @ 11:40
Sensacional o comentário do Roberto de Azevedo e Sá (Titulares e Reservas do Santos da década de 60). Realmente, assistir esses treinos deveria ser fantástico! Isso me fez lembrar um programa Grandes Momentos do Futebol (TV Cultura de SP) em que entrevistaram o guitarrista André Christovam. Ele contava que, nos anos 60, seu pai (corinthiano) e seu tio (palmeirense) brigavam entre si para fazer o André torcer para o Corinthians ou Palmeiras. André confessou que a grande burrada (tanto do pai quanto do tio) foi que levaram-o para assistir os jogos do Corinthians ou do Palmeiras contra “aquele time de negros vestidos todos de branco, vindos de outro planeta”. Resultado da história: André Christovam se tornou um santista fanático!!!
Comentário de Ale Tricolor — 08/05/08 @ 11:50
Gosto de ver essas tentativas de são paulinos de se considerarem como o maior clássico de SP…continuem tentando… Todo mundo sabe que o Maior clássico de Sp é PalmeirasxCorinthians…até as pedras sabem disso.
Comentário de Rodolfo Ribeiro — 08/05/08 @ 12:01
Acho que uma discussão entre torcedores brasileiros se deveria ou não constar da lista Palmeiras x Corinthians, Galo x Raposa, ou Flamengo x Fluminense, entre outros, é perfeitamente normal.
Mas as maiores aberrações pra mim são as “ilustres” presenças de Pirouzi x Esteghlal (do Irã), Asec Abidjan x Africa Sports (da Costa do Marfim) ou Mohun Bagan x East Bengal (da Índia) numa lista de clássicos do futebol mundial. VALAZÉRIO!!! Será que algum europeu já ouviu falar nesses times? Aliás, será que são mesmo times de futebol? Pára tudo que eu vou descer!!!
Faltou na lista Vila Isabel x Grêmio da Vila Nova Cachoeirinha, grande clássico do Desafio ao Galo, disputado na vázea paulistana!
Comentário de Ale Tricolor — 08/05/08 @ 12:02
Tem gente reclamando de São Paulo x Corinthians na lista… não foram os são paulinos e nem os corintianos que fizeram a lista. E eu, como bom são paulino, não fico nem um pouco feliz de ver meu time ser rival do meramente nacional S.C Corinthians Paulista… como o nome já diz, nasceu pra ficar no estado, no máximo no país de nascença. Rivalidade mesmo seria uma briga entre dois time de mesmo valor, ou quase o mesmo valor, o São Paulo é muuuito maior, 5-3-3 > 4*-0-0 não tem nem briga, o clássico de SP é Corinthians x Palmeiras 4-1-0 = ou quase 4*-0-0… se o São Paulo F.C. tem um rival, esse é o Santos, é o que chega mais perto pelo menos. Tivalidade com R maiúsculo em estados com 4 times não existem, GRENAL e CRU x CAM colocam qualquer um no chinelo, com destaque para a rivalidade exagerada ao extremo no GRENAL.
Comentário de fao321@gmail.com — 08/05/08 @ 12:09
Corinthians e Palmeiras >>>>>> Corinthians e Santos >> Corinthians e Flamengo > Corinthians e SP.
Comentário de Afonso — 08/05/08 @ 12:10
Augusto Barros Motta, e o que o São Paulo F.C ganha sendo o maior rival do Corinthians? Prefiro o Santos, até mesmo o seu Palmeiras (suspeito que seja palmeirense pelo ciúme do co-irmão).
Comentário de fao321@gmail.com — 08/05/08 @ 12:12
CORINTHIANS X PALMEIRAS
eh muito maior q corinthians contra sao paulo ou santos
Comentário de pedro gasparian — 08/05/08 @ 12:16
Cada M que se escreve…
Comentário de sergio lima — 08/05/08 @ 12:29
Eu concordo que o Grenal é o maior clássico do futebol deste país. Quer dizer, do país deles, depois que o sucesso separatista for confirmado. Grenal maior e mais tradicional que um Fla X Flu?! Só rindo mesmo.
Comentário de Visão Desconexa — 08/05/08 @ 12:32
Biner, achei essa lista uma furada. Quem a fez não conhece nada do futebol brasileiro. O Corinthians aparece duas vezes. Onde já se viu time de segunda divisão fazer parte de clássico???!!! Por enquanto clássicos em São Paulo são os jogos que envolvem só os times grandes da primeira divisão: Portuguesa, Santos, Palmeiras e São Paulo. O resto é derbi regional, incluindo Santo André, Marília, Ponte Preta, Bragantino, São Caetano e, quiça, o Corinthians.
Comentário de Alberto — 08/05/08 @ 12:33
E não é que o Corinthians aparece 2 vezes na lista. Porque será?
Comentário de Leao — 08/05/08 @ 12:49
Ah, se não tem Rio Branco x Barbarense, não posso levar essa lista a sério….
Comentário de Walter C. C. Bartels — 08/05/08 @ 12:50
Nada a ver a lista…
Corinthians X Palmeiras tem muito mais rivalidade que Corinthians X São Paulo… E o Fla x Flu?!?!?
A lista ainda tem uns jogos do Irão, Equador, etc… Discordo!
Comentário de Thierry — 08/05/08 @ 12:52
Victorrrrrr Birnerrrrrrrrrr.
Se for contar por rivalidade histórica, sem dúvida nenhuma em primeiro lugar nessa lista seria o Celtic x Rangers… sao 120 anos de rivalidade não só futebolística mas religiosa também…
Abraaaaaaaaaaaaço!!
Comentário de ziquita — 08/05/08 @ 13:06
Corinthians é o único que tem 2 clássicos listados, e isso que ficou faltando Timão x Porco. E isso porque ninguém conhece o Corinthians lá fora…
Imagina se conhecessem…
Comentário de Samer — 08/05/08 @ 13:08
Todas essas listas de “maiores jogadores”; “maiores goleiros”; “maiores torcidas”; “maiores times” e etc, INVARIAVELMANTA acabam em PAPAGAIADA.
Essa relação de “maiores clássicos” não fugiu á regra!
Nem me atrevo a citar uma barbaridade, porque seria até um prêmio, tamanha a inconsistência da lista…
Comentário de renato — 08/05/08 @ 13:17
kkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa lista só fez com que eu desse várias risadas.
Como esse clube MEDIOCRE conhecido como Bambi F.C quer ser maior que todos né ? Um clube que foi fundado em 1930, fechado por falência em 1934, e aberto com ajuda dos clubes, Tietê e Estudantes da Moóca em 1935, acha que pode ser considerado jogos contra eles de clássico. Esse time só veio aparecer em 1991 para o cenário futebolístico, pq antes ninguém ouvia falar delas.
Classíco sempre será Palmeiras x Gamba Paulista, Grêmio x Inter, Bacalhau x Urubu, Galo x RAposa, isso sim é tradição !
VTNC são paulo.
Comentário de Paulo Nunes de Brito — 08/05/08 @ 13:29
A única coisa que achei importante, é que envolvendo o futebol paulista, o TIMÂO foi lembrando nas duas vezes que fora citado!!!
Comentário de Luiz Amaro — 08/05/08 @ 13:30
Lista dos maiores clássicos do mundo?
BRASIL X ARGENTINA
PALMEIRAS X SPFC quem acha que estou errado pesquise mais, use a google.
Corinthians?
Odeio mais o corinthians por causa da midia que por jogo mesmo…
Comentário de charles — 08/05/08 @ 13:31
Classico de verdade é CORINTHIANS X PALMEIRAS, o resto é conversa fiada.
Comentário de eliandro — 08/05/08 @ 13:43
O desdém dos corintianos pelo jogo com o SPFC por si só já indica uma rivalidade recalcada. “O Palmeiras é rival, o São Paulo é inimigo”, dizem 9 entre 10 corintianos. Palmeirenses, idem. As coisas mudaram no futebol paulista desde os anos 80…
Comentário de Bento — 08/05/08 @ 13:47
Lista de classicos sem corinthians x palmeiras não tem credibilidade nehuma, na minha opinião.
Uma coisa que os brasileiros tem que entender é que enquanto o Brasil não for uma potencia mundial, nada que vem do Brasil vai ter muita importancia para os europeus.
Na verdade os europeus vão sempre olhar para o proprio umbigo e nunca, com raras excessões, vai prestar atenção em outros países.
Comentário de Alex Costa - minimizeme.tv — 08/05/08 @ 13:50
Uma lista dessa, que omite o clássico que é sinonimo de rivalidade, nem deveria ser citada. Não tem credibilidade.
A ausência do clássico Fla x Flu, o maior clássico brasileiro, é para fazer dessa lista mais uma integrante da longa lista de bobagens que se escreve sobre futebol.
Comentário de Thiago Rachid — 08/05/08 @ 13:54
Outra rivalidade que absurdamente está ausente da lista é do jogo entre Monterrey x Tigres - Mexico.
Esse pessoal que faz lista baseado no quadro de gols da CNN Internacional é uma besteirada.
Concordo com relação a Atletico x Cruzeiro, uma rivalidade quase doentia. Corinthians x Palmeiras tb é um absurdo estar ausente.
Comentário de Thiago Rachid — 08/05/08 @ 13:56
É um tipo de lista que não deve ser levada em consideração.
Comentário de Marcelo — 08/05/08 @ 13:59
Bem, a título de curiosidade, o jogo com maior número de faltas da história do campeonato brasileiro é de Campinas: 105 (!) faltas em um PON x GUA. Torcedor apanhando, 4 jogadores expulso, e bem mais de uma falta por minuto de jogo(?). Ah, é claro: foi 0×0.
Estava querendo lembrar um clássico entre Corinthians e São Paulo melhor que os 4×3 do Corinthians na Libertadores em cima do Palmeiras. Só achei um título da Taça São Paulo, com esse placar, e gols de Jammeli. Um grande confronto sem jogos épicos?
Bem, sobre a velha e conhecida “humildade” são paulina: Vocês acharem que os verdadeiros rivais de vc são Boca, Milan, Barcelona… é como namorar a menina mais bonita da escola e ela não saber: Pergunta para qualquer torcedor desses times, se o São Paulo está entre os cinco maiores adversários deles. E não se chateiem se ouvirem nomes como Velez Sarsfield, Ossassuna, Livorno, Parma…antes de ouvir do glorioso tricolor.
Comentário de Alessandro-Independiente — 08/05/08 @ 13:59
Para mim o maior clássico de SP é Palmeiras e Corinthinas e do Rio Fla e Flu. Pelo simples motivo que palmeiras e fluminense são as maiores pedras do sapato de corinthians e flamengo. Acho que esse é critério para definir o maior clássico de um estado ou pais; o time de maior torcida verus seu maior algoz. Embora ache o SPFC enorme, ele nunca foi uma pedra no sapato do Corinthians (em decisões), assim como o vasco não é para o Flamengo, que inclusive leva o fla-flu no hino. Mas nada, no Brasil, é igual a um Gre-Nal. Não existe rivalidade igual a essa…
Comentário de João Martins — 08/05/08 @ 14:04
sou são paulino e o maior classico de sp é corintia e palmera.pra mim jogo com corintia não e classico.
Comentário de eduardo — 08/05/08 @ 14:04
Continuamdo meu post acho que o Gre-Nal está no nível de Celtic e Rangers e Real e Barça que tem uma rivalidade histórica…
Comentário de João Martins — 08/05/08 @ 14:06
o classico que fez construir o 2o maior estadio do mundo na época não está na lista? Publicação respeitável? até quando vamos deixar europeus nos ensinarem sobre historia do futebol? até quiando vamos deixar paulistas e cariocas escrverem a historia do futebol brasileiro? eu me rendo ao gosto e conhecimentos comuns, mediocres e medianos: ‘tá dominado, tá tudo dominado’
Comentário de ita — 08/05/08 @ 14:07
Concordo que a real dúvida é saber se o maior clássico nacional é o fla-flu ou flamengo e vasco. Tb. concordo que São Paulo não possui um verdadeiro clássico. A verdade é que o único clube mundialmente conhecido nesse estado é o Santos. Mas até aí, se vc souber mais de história e menos de geografia saberia que o santos é um time carioca de direito. E antes que alguem fale do tri campeão SPFC, eu falo do Once Caldas, LDU etc… São todos times emergentes….
Por fim, Realmente os grandes Gaúchos, por suas histórias e pela rivalidade mereciam coisa melhor que os artificialmente inflados São Paulo e Cortinthians.
Comentário de david wohlers — 08/05/08 @ 14:18
Pra apaziguar os ânimos:
Corinthians e Palmeiras continua sendo clássico.
Mas não entrou na lista!
huahuauahuahuh
Enquanto tem gente que é paga pra fazer essas listas eu tenho que me matar de trabalhar…
Comentário de João Silveira — 08/05/08 @ 14:23
Independente de paixões clubísticas, caro Birner, você não que faltaram os clássicos Flamengo x Fluminense e Juventus x Torino ?
Comentário de Samuel Fuentes — 08/05/08 @ 14:29
Bom, vou reclamar da falta do Fla-Flu e contar uma história: Em 1993 eu estudava Ciências Sociais na UFF e jogava bola pela Universidade, a quantidade de Cabo-verdianos bons de bola era impressionante até porque não era raro ser escalado em um time que tivesse quatro ou cionco deles que quando conversavam em dialeto crioulo no meio do campo nunca sabíamos se estavam se xingando ou nos xingando. Um deles era meu amigo Didi, que me ensinou como xingar em crioulo até para poder responder a agressões dos adversários. outra coisa que me impressionou foi o fato do Didi ser fluminense. um dia eu o questionei desde quando ele era tricolor e ele me respondeu que era desde criança. Perguntei então como se ele estava no Brasilhá apenas 3 anos e a resposta foi a seguinte: ” Em Cabo Verde quando pequeno ou você é Fla ou é Flu não tem outra opção” Por essas e outras que a falta do Fla Flu na lista me remete a falta de conhecimento do Futebol brasileiro pelos Europeus, bem como a burrice singular de querer estratificar em importância algo tão pessoal local e sentimental como o objeto do Estudo. Vale como critério o número de torcedores então Fla e Coríntians deviam ser os primeiros, mas o que digo para Ponte e Guarani ou se quiser ir no Fígado para Goitacaz e Americano? ( que é de Campos e CVampinas sabe do que falo) de qualquer forma valeu a brincadeira, e só pela brincadeira. Mengão Sempre!
Comentário de Fabiano Filho — 08/05/08 @ 14:35
cruzeiro x atletico não entrou porque o gaylo é um time pequeno, fracassado.
o Cruzeiro precisa de um rival à altura em Minas Gerais.
Comentário de flamarion — 08/05/08 @ 15:11
BIRNER COLOCARIA INTER X MILAN NAS PRIMEIRAS POSIÇOES
Comentário de CAIO FC — 08/05/08 @ 15:15
LAZIO X ROMA JUVENTUS X FIORENTINA NAO PODE SER MELHOR QUE MILAN X INTER MEU CARO BIRNER
Comentário de CAIO FC — 08/05/08 @ 15:19
Sou são-paulino, mas acho que Palmeiras x Corinthians tem mais força do que São Paulo x Corinthians ou São Paulo x Palmeiras. Digo isso com tranquilidade, pois é o embate mais longevo da cidade e claramente tem outra conotação. Agora, o Gre-Nal não pode ficar na posição 50 atrás de clássicos indianos, iranianos ou outros do tipo. É um absurdo.
Comentário de Luiz Simonetti — 08/05/08 @ 15:22
o maior classico do brasil é flamengo e fluminense e a maior rivalidade é flamengo e vasco, mais nos ultimos anos tem sido flamengo e botafogo
Comentário de francisco coelho — 08/05/08 @ 15:28
Só não concordo com o tal do Grenal.
Dois timinhos regionais e um jogo deles a mais ou a menos não faz diferença alguma.
É como jogar Paranavaí x Maringá.
Um clássico local e só, como foi o Grenau - gremio e nautico na segunda divisao. pequeno em sua insignificancia.
Comentário de Ton — 08/05/08 @ 15:34