Me explico.

1 Ago

Geral

De Vitor Birner

Ser jornalista é complicado. Lidar com palavras, comunicação e outros requer muito tato.

E como em toda profissão, nos leva ao erro.

Uma resposta que dei a um dos leitores do blog gerou uma impressão diferente da que eu desejava passar.

E pior: de alguém que gosto.

Aprendi algumas coisas desde que iniciei na profissão.

Não adianta eu justificar que respondi correndo ( em segundos ) enquanto escrevia outro texto e via o noticiário na Tv, que meu astral não é dos melhores desde a fatalidade da semana passada, que, que, que….

O jornalismo também me ensinou que quando um grupo de pessoas maior que a média, e de locais distintos, gente que têm contato comigo no blog normalmente, fica com impressão similar, é que não me comuniquei da forma que desejava.

Escrevo este post para deixar claro o que penso sobre o Paulinho.

Nosso estilo de fazer jornalismo é diferente.

Como qualquer ser humano que pensa, divergimos em algumas posições.

Ele nunca me disse, todavia deve me achar meio mole de vez em quando. 

Não tenho nada a reclamar dele.

Paulinho trabalha muito além da média ( é um obstinado), honesto e com talento raro para investigar. Muita gente, maldosamente, fala que é “cabo eleitoral do Citadini”.

Não é.

Se tivesse uma denúncia contra ele, garanto que tornaria pública.

Darei outros exemplos: gosto muito do Benja!

Ele faz merchandising, e eu acredito que jornalista não pode fazer.

Eu tenho o Benja em alta conta.

Também sempre admirei o Kajuru, outro com estilo diferente do meu.

E assim por diante.

Espero ter sido bem claro, como desejava na resposta ao leitor do blog.

Obrigado pela atenção.

Escrito por Vitor Birner às 20:23 Vitor Birner

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

29 Comentários »

Falando no Paulinho, eu vi uma denúncia muito séria lá, feita pelo Fiori (ex-árbitro da Federação Paulista de Futebol, investigador de Polícia e autor do Livro “A República do Apito” onde relata a verdade sobre os bastidores do futebol paulista e nacional).

“FIGUEIRENSE VS SÃO PAULO

Coincidentemente, o arbitro Evandro Roman, voltou a ter atuação medíocre, errando ao não marcar o pênalti cometido pelo são-paulino Aloísio, após cobrança de falta pelo time de Florianópolis à frente de sua visão, não me venham com o velho chavão: O lance é interpretativo, este papo, já deu na mochila. Aquém deste, Evandro Roman, não teve modelo de trabalho, omitindo-se em varias passagens da contenda.

CONCLUSÃO: Evandro Roman (FIFA-PR), me força a pensar que seus erros ou suas interpretações estão favorecendo as equipes com maior poder político, isto não é saudável. “

Comentário de Fábio — 08/01/08 @ 20:49

 

Não estive presente esses últimos dias e não entendi o que ocorreu. O Paulinho faz um trabalho de investigação justo, mas que peca pelo seu interesse em ainda defender seu clube de coração nas entrelinhas. Ataca pessoas (desafetos) dirigentes, mas é próximo de outros. Critica alguns jornalistas (desafetos) mas poupa outros corintianos do microfone de comportamento tão anti-ético qnto os do merchan… Por isso não dá para entender. Ou ele critica todos, ou atenha-se ao jornalismo dos fatos. Aliás, acredito também que pela fase negra que seu time vem passando, ele procura rebaixar os outros clubes ao mesmo nível, mesmo que estes não mereçam. Veja o caso que adotou para atacar o SPFC, do “morumbi cidadania”. Será que o Paulinho, tão correto e tão cobrador da honestidade alheia, já verificou se os mesmos moradores que atacam o SPFC através da ONG, são aqueles mesmo que abrem suas garagens em dias de jogos para se aproveitar do movimento e “ganhar um trocado sem pagar os devidos tributos”? É por isso que não o entendo…

Comentário de ronan — 08/01/08 @ 21:41

 

E como bons leitorers, devemos filtrar tudo que vem da imprensa, certo? Por isso que decidi até o fim do ano não linkar o “Blog do Juca” pois “ele assumiu que torcerá” e cobrirá o clube de coração como se ele fosse da 1º divisão… Essa atitude eu não concordo. (O Juca “nem percebeu” que perderá um ibope imennnnso do meu blog…rs) …. Mas o que vale é atitude… hehehe

Comentário de ronan — 08/01/08 @ 21:49

 

Birner,

discordo da sua opiniao profissional sobre o Paulinho.
Eu acompanho ele desde o “Caso Nilmar” e acho que ele mudou muito.
Acho que ele persegue certas pessoas, como o Luxemburgo.
Acho que existe uma ditado popular que ele deveria seguir: Pau que bate em Chico bate em Francisco.
Nao ‘e o que ele faz. Dou um exemplo: Se o Caio Junior fala que tem uma proposta do Quatar ta tudo OK, se ‘e o Luxemburgo ele quer se valorizar.
‘E so ver o ultimo caso que ele esta denunciando no Corinthians. Um cara “mamava” nas tetas do Clube 5 mil reais por mes, quando foi tirado da mamata vem fazer denuncia se fazendo de bonzinho e o Sr. Paulinho ajudando. Isso ‘e qualquer coisa, menos jornalismo.

Discordo muitas vezes das suas opinoes, mas nao do seu jornalismo. E por falar em jornalismo, eu acho que na atualidade para ser jornalista ‘e necessario ter curso superior, no passado acho que pelo “mundo ser outro”, nao era necessario.

abs

Comentário de Rafael — 08/01/08 @ 22:42

 

As explicações, ao menos, na minha opinião, são dispensáveis, Victor … Aqui, neste espaço, fala-se de futebol, de esporte, de paixão … E tudo que envolve paixão, está sujeito a diversas análises.
Tens uma opinião divergente de seus colegas jornalistas ??? Difere o seu entender de alguns leitores ??? Isto não é problema !!! É solução !!! A opinião forma-se através do debate !!! Nossa opinião jamais será unanimidade … Como bem dizia Nelson Rodrigues: “toda a unanimidade é burra”.

Estilo ? Cada um tem o seu… Você menciona o Juca (Genial, político demais às vezes, mas genialíssimo e honesto, um exemplo) Kajuru (autêntico, passional, e com seu excesso de paixão, beira talvez a irracionalidade. Mas ninguém em sã consciência poderia acusá-lo de deslealdade) … Benjamin Back é também excelente, gosto bastante dele, faz lá o seu mercandising, mas sem vender sua “alma” junto com os produtos que porventura anuncia.

E você, amigo, sem puxa-saquismo, é um fato, figura entre os melhores, Tenho certeza que se tivesse algo a publicar contra uma atitude do Paulinho ou de qualquer outro, o faria de frente, construtivamente … Você é autêntico, tem compromisso com o que você acredita … e isso basta.

Abraços
Roberto Paiva
Vitória-ES

Comentário de Roberto Paiva — 08/01/08 @ 23:12

 

Olá Birner. Apenas uma constatação se me permite. Foi só o Luxemburgo vir para o Palmeiras, este blog e o do Paulinho, passaram a tentar crises no adversário do São Paulo.
Evidente. Se Luxemburgo estivesse por exemplo no Flu, ou no Galo, vocês poucos estariam se importando com ele.
Está mais do que na cara, que elegeram a BOLA DA VEZ, o Luxemburgo e o Palmeiras, para bater sem dó, simplesmente porque é o adversário a ser batido pelo São Paulo.
O resto, todo o resto que é dito, é mera figuração e linguiça.
O objetivo é claro. BATER NO LUXA, NO PALMEIRAS, que é o adversário mais forte hoje do São Paulo.
Até no Corinthians vocês pararam de bater?
Lógico está na segunda, não é ameaça.
Já estão parando de bater no Mengo, o proximo da lista a ser bombardeado deve ser o Grêmio, ou o Cruzeiro.
Elementar meu caro Watson. (Ainda bem que leitor de blog não é de todo burro)

Comentário de Anderson — 08/02/08 @ 0:26

 

Jornalismo?? Desde qdo o tal Paulinho é jornalista??

Comentário de Washington — 08/02/08 @ 0:32

 

Não entendi nada!

Comentário de milton — 08/02/08 @ 0:55

 

VC E PAULINHO, GRANDE DUPLA!!!!!!!

Comentário de CAMISA NEGRA — 08/02/08 @ 1:23

 

Birner, faco meu segundo comentario nesse post.
Vou dar outro exemplo do que ‘e um mal “jornalista”, no caso o Paulinho na minha opiniao nao ‘e jornalista, mas ok.
Ele vive falando que algumas pessoas do Corinthians tveram problema com o fisco, lembra do hora que o Luxemburgo teve problema com o fisco e nao fala que o kajuru, que ele fica “lambendo” declarou no programa do Silvio Santos que sonega imposto, e a razao dele ‘e que o governo nao da nada em troca pra polucao e entao nao paga.
Repito, “pau que bate em Chico bate em Francisco”e nao ‘e isso que ele faz, para os amigos tudo e para o inimigos nada.
E fora que jornalista que tem inimigo deveria por etica se privar de fazer comentarios sobre o inimigo, ja que nao tera muita credibilidade, ja que normalmente se fala mal de inimigos.

abs

Comentário de Rafael — 08/02/08 @ 2:33

 

O Birner. Não de tanta bola para o tio Luxa “Luxembugo”, ele é do tempo que se amarrava cachorro com lingüiça, como já mencionou o Felipe Scolari tempos atrás, abraço gaudério.

Comentário de Cleder — 08/02/08 @ 9:33

 

Oi, Vitor,

Olha, como estou numa fase de MUITO trabalho, muitas mudanças (inclusive de casa) e de um maior recolhimento tbém, acabei não acompanhando o tal post e o tal comentário que pode ter gerado dupla interpretação.

Mesmo assim, quis vir aqui para te dizer o seguinte:

Uma relação, seja de amizade ou outra, é sempre ‘construção’. E construção passa por aparar arestas tbém. E o que vc. e Paulinho vêm construindo neste tempo não se perderá, tenho certeza, por conta de um comentário num blog. Vcs. têm um contato real e sólido, de companheirismo. Tenho certeza de que o Paulinho saberá entender teu momento - e bem sei que vc. deve estar sofrendo, ainda, e assim será por um certo tempo, com a perda tão precoce do Bindi. Teria de ser muito insensível ou narcísico para não entender isso.

E se há pessoas de má-índole querendo incutir nas tuas palavras intenções que vc. não teve, releve. Deixe-os de lado.

De todo modo, foi muito legal vc. ter feito esta ‘reparação pública’. Amigos e companheiros de trabalho honestos e decentes a gente não acha em qualquer esquina. Muito legal saber que vc. teve este cuidado, em relação o Paulinho.

beijo grande aos dois e vida longa à amizade e à parceria de vcs.

déh

Comentário de DeboraH — 08/02/08 @ 11:06

 

Birner,
nem sei o que aconteceu, mas se é contra o Paulinho, eu apóio!
o cara é um MALA, sem alça e sem rodinha,daquelas com excesso de peso! Surpresa negativa quando ele surgiu como colaborador do seu blog!

Comentário de tina — 08/02/08 @ 11:17

 

Relaxa, Birner.Eu havia compreendido a sua resposta ao leitor.Acho que é questão de interpretação também.
Agora, Birner, faça um post sobre as contratações de reforços dos times.Que tal Mineiro e Urrutia no meio de campo do Fluzão?Melhor que Ygor e Romeu e Mauricio e outros, né não?Abraços

Comentário de Ricardo Henrique — 08/02/08 @ 12:06

Eu sei. Mas tem gente que faz questão de entender o que deseja entender. Como se trata do Paulinho que divide opiniões e mexe com a emoção de vários leitores, achei que deveria explicar melhor. Além disso, fui indelicado.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 08/02/08 @ 12:33

 
 

Não entendi a censura ao meu comentário, mas respeito.

Comentário de Terencio Trindade — 08/02/08 @ 12:29

Qual comentário? Que censura?

Abraço.

Comentário de Vitor Birner — 08/02/08 @ 12:31

 
 

Vitor, você pode explicar o que aconteceu?

Comentário de João Ricardo — 08/02/08 @ 13:07

 

Boa tarde, Vitor Ernesto Birner.

Dá pra explicar o que está acontecendo? Eu, assim como os outros aí de cima, não estamos entendendo.

Comentário de Canela — 08/02/08 @ 14:07

Canela, por favor, leia a resposta que deixei para o Luís Henrique.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 08/02/08 @ 14:17

 
 

PQP!!! Pô, Birner, tem hora que dá nos nervos essa sua mania de falar sobre coisas sem explicar o assunto!!
Poderia, por gentileza, explicar sobre o que está falando? Fico grato…

Comentário de Celso — 08/02/08 @ 15:50

 

Concordo com o Celso. Não é a primeira vez que uma resposta sua a determinado comentário é trazida para os posts sem a devida contextualização. Isso pode ser permitido na informalidade de um blog, mas no jornalismo isso é pura confusão. Birner, acompanho seu blog todos os dias, mas não tenho paciência para ficar lendo comentários sem fim. E se algum destes comentários merece que você dê tanto destaque que gera até um novo post não custa nada fazer um link claro em nome da transparência. De resto, parabéns.

Comentário de Alexandre Boechat — 08/02/08 @ 19:16

 

Aqui é cheio de professor de jornalismo. Um lá diz que só pode ser jornalista com diploma, outro reclama que ele leva comentários aos posts sem contextualização (sic)…

Galera, melhor deixar o cara fazer o blog DELE do jeito que ELE quiser, não acham?

Comentário de Leonardo — 08/02/08 @ 21:33

 

Paulinho,

Solidarizo-me contigo. Que bom seria se você trabalhasse para o Juca.

Comentário de Rodrigo L — 08/02/08 @ 22:49

 

“Galera, melhor deixar o cara fazer o blog DELE do jeito que ELE quiser, não acham?”

Sim que ele faça do jeito que quiser, mas se quer que leiam o que escreve poderia facilitar a vida dos leitores… Muitos post tem vários comentários e eu por exemplo não leio todos. Até agora não entendi do que se trata esse post.

Comentário de Alan — 08/03/08 @ 0:35

 

É isso ai, cabeças diferentes com os mesmos objetivos: jornalismo ético.

Todavia, Birner, não espere do Luxemburgo tratamento afago.

Para isso, terá que fazer parte do seu círculo de relacionamento.

O que me parece, será bem difícil.

Então, simples, o negócio é noticiar a vida do Luxemburgo como ela é, sem subjetivá-la.

Verá que o resultado será quase o mesmo…

Comentário de Alexandre — 08/03/08 @ 1:35

 

Leonardo,
Estou longe de ser professor de jornalismo. É minha opinião de leitor comum, confuso com um post que por acaso trata justamente de jeitos diferentes de fazer jornalismo. E acho que o Blog do Birner é basicamente feito de (bom) jornalismo. O dono está sempre preocupado em reforçar isto. E, a partir do momento em que se abre a comentários, passa a ser sujeito à crítica. Continua podendo escrever o que quiser mas pode ouvir o que não quer (desde que sob as normas da boa educação). Aliás, acho que esta é a idéia, não é, Victor? Sem polêmica não tem a menor graça - ainda mais em se tratando de futebol…

Comentário de Alexandre Boechat — 08/03/08 @ 3:07

 

Big Birner,

Não entendi muito bem, portanto me abstenho de qualquer comentário à respeito.

Só duas observações:

a) As matérias do Paulinho são sempre polêmicas e mexem com a vida pessoal das pessoas, então já viu…lembra da terceira Lei de Newton : “A toda ação há uma outra de mesma intensidade mas no sentido contrário”.

b) Há post`s demais sobre o SPFC no seu blog. Entendo a sua paixão e, talvez, a maior facilidade no acesso a informações vindas de lá, mas… honestamente, gostaria que fosse mais eclético nos seus pots`s.

Sei que impossível agradar tos, de qualquer modo era, sou e serei sempre leitor assíduo do seu blog.

Abraços,

Comentário de Jose — 08/03/08 @ 10:13

 

AAAAAAHHH Bom… pensei que vc tinha mandado o Paulinho passar no RH…. hehehe…

Comentário de Erick Medeiros — 08/04/08 @ 8:33

 

Deixe um comentário

(requerido)
(requerido)
 
(obrigatório)