LDU é campeã da América.

3 Jul

Análise de jogos, Copa Libertadores

De Vitor Birner

A festa antecipada não atrapalhou.

A apresentação do Fluminense foi digna.

Poderia ter sido campeão.

Washington, Conca, os Thiagos, Cícero, Fernando Henrique, Renato…

Todos estão de parabéns.

O Fluminense nunca tinha passado da primeira fase.

E chegou na final após derrubar times tradicionalíssimos na competição, gigantes da América, como São Paulo e Boca Juniores.

A LDU, desbravadora de fronteiras para o futebol do Equador, deve ser aplaudida em pé.

Legítima campeão da Copa Libertadores da América.

O jogo

Porque tem dado certo”

Assim Renato explicou ao repórter Vitorino Chermont antes do início do duelo, a escalação do Fluminense.

No caso, a mesma das últimas partidas.

Sem Dodô, tal qual muitos pediram, e sem Roger, como este que vos escreve achava melhor.

Edgardo Bauza também não modificou seu time.

Os 78918 pagantes que proporcionaram fantástica renda de R$3.910.044, dentre eles 1.600 equatorianos, esperavam o atrasado início do confronto.

Todos imaginavam pesada pressão dos anfitriões no início.

Quando eram passados 5 minutos, Guerrón foi lançado pela direita em contra-ataque.

Ygor fazia a cobertura por ali. Era a opção de Renato para evitar a repetição da festa equatoriana pelo lado de Júnior César.

Errou o treinador.

Guerrón conseguiu fazer a jogada.

Ele cruzou para Bolaños que chutou no canto direito de Fernando Henrique.

Os dois melhores atletas da LDU tiveram liberdade e tudo que aconteceu em Quito não servira de lição.

A situação que já era complicada, piorou.

Mas…

Na seqüência, se Washington perdeu ótima oportunidade de empatar, Manso desperdiçou o segundo gol depois de Gabriel perder a bola na saída de jogo.

Em meio ao nervosismo, aos 11 minutos, Thiago Neves chutou de longe e Cevallos não conseguiu defender. Ele demorou para ir na bola. Falhou.

O gol deixou a partida aberta. O Flu, obviamente, tomava iniciativa e atacava.

A LDU, recuada, tinha todo espaço necessário e mais um pouco para contra-golpear.

Mesmo assim, as chances de gol minguaram.

Elas nem eram bloqueadas no meio. O trabalho ficou para os zagueiros, em especial os visitantes.

Só que a LDU bobeou como não pode acontecer em futebol profissional, quanto mais numa final da Libertadores.

E o Fluminense, ao contrário, como tem que ser em jogo decisivo, não titubeou.

Cícero, do nada, aos 27 minutos, recebeu a bola livre pela esquerda em cobrança de lateral de Junior César. Ninguém marcou. Cícero cruzou por baixo e Thiago Neves, na pequena área, também com o marcador atrasado, mandou para dentro.

Alguém precisa avisar o pessoal da LDU que não existe impedimento em cobrança de lateral. Não adianta levantar o braço.

Os equatorianos sentiram.

A zaga ficou desnorteada.

Aos 30, noutro erro da defesa visitante, Washington saiu na cara do gol. Ambrossi, grudado nele, mas atrás, conseguiu tocar na bola antes do centroavante concluir. O zagueiro tocou no atacante e puxou a camisa dele. Aqui, no Brasil, seria pênalti. Na Libertadores, em regra, não se apita esse tipo de infração.

Foi essa a opção do árbitro argentino Héctor Baldassi para desespero de muitos Tricolores.

Substituição no intervalo

Renato recuou Cícero e colocou Dodô no lugar de Ygor.

Não mudou nada.

O jogo seguiu na mesma toada.

E Thiago Neves conseguiu, de falta, o terceiro gol dele do Fluminense,\

Mais de meio Maracanã pensou: agora não vão segurar.

Todavia os atletas Tricolores demonstraram cansaço.

Vontade não faltava. Força física, sim.

No restante da partida, ambos correram riscos.

Na prorrogação, aos 11 da etapa complementar, Bieler fez gol legítimo que o árbitro anulou. Viu impedimento inexistente,

E a decisão da Libertadores foi para as penalidades

Escrito por Vitor Birner às 3:25 Vitor Birner

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

114 Comentários »

Como bom pernambucano torci contra.Brasil ? Que Brasil ? Da CBF que entrega o futebol a um grupo sulista dos 13 de quem recebemos migalhas (como em tudo o mais) enquanto clubes da segundona mamam muita grana ? Da seleção de Dunga ? Da Justiça Desportiva ? Esse Brasil é de vocês…não nosso!
Futebol aqui SÃO os nossos times o resto (incluindo a Seleção) é resto.
PS: Com essa derrota do FLU certamente a Justiça vai interditar o campo do Náutico!!!

Comentário de João Carlos W. de Mendonça — 07/03/08 @ 6:03

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 15:20

 
 

Eu só senti falta daquela tradicional crônica do Pedro Bial após a partida, com imagens do jogo em câmera lenta regadas com sua voz ao fundo exultando às façanhas do Flu e correlacionando-as às predições do Nelson Rodrigues. Estranho! Acho que a TV esquceu de exibir esse tape!
Parabéns Liga de Quito!!!!

Comentário de Marcos Ribeiro — 07/03/08 @ 6:38

 

Ontém dormi feliz…
Timinho não merece ganhar a América…
E viva o tri-mundial!!!!!!!!!!!!

Comentário de Rodrigo Augusto — 07/03/08 @ 7:46

 

Ah, Birner! Agora quero ver aqueles torcedores do Fluminense que te cobraram tanto ao longo do torneio!

Ah, Sr. Thiago Neves! A vida é muito mais irônica que assinar pré-contratos, e desfilar de BMW por aí para depois se esconder sob as asas do Branco! 4 gols que poderiam muito bem ter sido “os gols do título”, mas o que fica para o resto da vida é o pênalti perdido!

Ah, Renato Gaúcho! Queria ter gravado a coletiva! Se não paga para falar, o choro tb é gratuito!

Há duas vias expressas para as metas do Flu! Gabriel (Gabriel!) e Júlio César! Um esforçado Igor não é suficiente para controlar o tráfego! É Renato… assim, até dá pra comandar a seleção! Se o Dunga pode…

E o Dodô?! Uma caricatura dele mesmo! E o Washington, campeão da Asian Cup?! Laughing out loud, Mr. Washington! Laughing out loud!

Saudações de um tricolor, com “Tri” de TRICAMPEÃO! O sonho acabou, Fluminense! A realidade não é final da Libertadores, a realidade é o último lugar 5 pontos zona do rebaixamente adentro (abaixo?!) e um campeonato inteiro para…. BRINCAR?! É o que resta!

Abraços!

Comentário de Vinícius — 07/03/08 @ 8:11

Cobram sem razão, pois tinha avaliado o time com os 3 atacantes e eu pedia que entrasse com um, no caso, o Washington.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 20:57

 
 

O Flu é um dos melhores elencos do país mas não tem padrão de jogo. Corre demais e, às vezes, como ontem, desnecessariamente. Depois do terceiro gol simplesmente apagou. Com um pouquinho mais de frieza teria goleado. O Renato Gaúcho não ajuda com suas declarações emocionais e polêmicas que dispersam a energia do time. Foi um erro deixar o jogo ir para os penaltis. Ganhou o time que evitou o jogo. Abraço, M.

Comentário de marcelo oliveira — 07/03/08 @ 8:21

Abraço!!!!!!!!!!!

Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 20:57

 
 

Exatamente, ponto por ponto o que aconteceu. Também acho que o Fluminense está de parabéns e tem mais é que correr atrás da próxima. Muito embora eu tenha certeza que a cartolaria do Fluminense vai depenar o time. E eu, errei todos os meus prognósticos com excessão à ter afirmado que dava para o Fluminense. Eu disse que seria relativamente fácil para o Fluminense e não foi nada fácil; eu disse que se houvesse prorrogação a LDU não teria pernas para acompanhar o Fluminense e sobraram pernas e, finalmente achei que nos penaltys, os craques do Fluminense resolveriam a questão, mas foram justamente os craques que negaram fogo. Mas o futebol só é apaixonante por causa dessa impossibilidade absoluta de previsão. A torcida do Fluminense deve estar muito triste agora, mas passa. Daqui uma semana, quando o Fluminense estiver se recuperando no Brasileiro as esperanças se renovarão e a galera estará de novo cantando. Por falar em cantar, que festa bonita, hem?Parabéns à galera tricolor e à administração do Maracanã que reservou o melhor lugar do estádio para os visitantes e com sobras. No meio do campo bem abaixo das cabines de rádio e tv. E parabéns também à LDU que conquistou a América.

Comentário de Pacheco — 07/03/08 @ 8:26

Festa linda!!!!!!

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 20:58

 
 

Não vou culpar o juiz pois ele errou para os dois lados, mas que esse cara não tem a mínima condição técnica de apitar um jogo desses, não tem. Deixou de marcar um penalty no Waschington, marcou impedimento no ataque do Flu que estava legal, deu impedimento num gol da LDU só para contar alguns pontos. E outra coisa que me deixou muito irritado foi a catimba que ele permitiu ao Cevallos na cobrança do Thiago Neves. Aquilo era no mínimo pra cartão amarelo seguido de vermelho por atitude anti desportiva e já ter sido advertido durante o jogo. Foi, na minha opinião o único lance feio do jogo.

Comentário de Pacheco — 07/03/08 @ 8:33

Árbitro ruim, não desonesto.

Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 20:59

 
 

Caro Birner e Nação TRIcolor, o vitorioso, o tradicional, o TRI campeão da América e TRI campeão mundial

O que dizer sobre o que aconteceu ontem?

Mencionar aqui o que venho escrevendo há alguns dias? Tenho me tornado repetitivo, porém muitos não enxergam ou não querem enxergar a realidade dos fatos:

1º - O Fluminense é um clube centenário, cuja trajetória no cenário futebolístico tupiniquim é de dar dó, cujo sofrimento de seus simpatizantes é na mesma proporção que a longevidade deste clube: longo.

2º - Disputou 03 Taça Libertadores em sua história: as duas anteriores sequer passou da 1ª fase, coisa de time pequeno. Nesta, como um Once Caldas da vida, chegou até muito longe, porém não conseguiu repetir o grande feito do inexpressivo clube colombiano, algo que também o é no Brasil.

3º - A torcida, digo, os simpatizantes se vangloriam de fazer festa bonita. Mas empurrar o time que é bom e necessário, somente quando a coisa está favorável, isto vale para qualquer torcida. Ontem, quando a LDU, grande Once Caldas do contimente, fez o seu gol, logo aos 5 minutos de jogo, o que se viu foi um Maracanã silencioso, já imaginando o que viria pela frente: muito silêncio e o choro.

4º - Guerron, pediu silêncio, nem era preciso, após converter o seu penalti. Nem era preciso, os gritinhos nas arquibancadas eram somente da boca para fora, pois nos corações, os simpatizantes já sabiam o que aconteceria ao final da partida: voltariam às suas duras realidades centenárias, haja vista terem se acostumado com o ostracismo e com o 2º plano, que estão reservados para os eternos perdedores.

5º - Enfim, agora simpatizantes do time de três cores do RJ quando será que estarão em evidência outra vez? Quando será que se gabarão outra vez de se passarem, por breves momentos, como “torcedores” de um time grande? Acredito que, outros momentos que esses que vocês passaram nestes últimos dias, de ocupar a mídia, de estar em evidência, algo que qualquer clube, decidindo o maior campeonato de clubes do Contimente, também estaria como foi o São Caetano e o Atlético-PR, cujo destino foi o mesmo destes clubes que estão no mesmo nível: o VICE-CAMPEONATO, somente daqui uns 100 anos novamente, no século XXII.

Para concluir, peço que fiquem felizes, pois para um clube inexpressivo, sem tradição, títulos e torcida, foram longe demais, alguém lá nos cafundó dos Judas ouviu falar que num determinado país existe um time chamado Fluminense, existe sim, podem acreditar, como um dia ficamos sabendo que existia o Once Caldas, entretanto, este se tornou campeão e foi disputar um título mundial, vocês chorarão eternamente por não ganhar nada e não representar nada. Não suportaram a pressão, mas não se incomodem, isto é característica dos pequenos, vocês não têm culpa. Só resta lamentar. Aos VICE-CAMPEÕES meus parabéns!!!!!
Um dia, quem sabe, sentirão o gostinho de ganhar uma Libertadores da América, que não é para qualquer um, agora TRÊS Libertadores é para poucos! Sorry!

Comentário de Márcio Augusto — 07/03/08 @ 8:58

 

Pena! O Flu fez boa campanha e jogou a final no Maracanã muito bem, com entrosamento e vontade de ganhar. Acho que, no fim das contas, teria sido mais justo a arbitragem ter validado o gol da LDU marcado na prorrogação, pois não existiu o impedimento marcado pelo bandeira, do que o tricolor carioca ainda ter que levar na lembrança o resultado desastroso dos pênaltis. Um abraço!

Comentário de Luiz Franco — 07/03/08 @ 8:58

 

BIRNER

DEPRESSÃO A PARTE DEIXO AQUI UM DETALHE IMPORTANTE ESQUECIDO POR VC:

NÃO TEVE IMPEDIMENTO NO CÍCERO QUE ENTROU LIVRE E FOI DERRUBADO PELO GOLEIRO, OU SEJA, UM SEGUNDO PENALTI NAO MARCADO PELO PÉSSIMO ÁRBITRO!

FORAM 2 PENALTIS CLAROS PRO FLU, O DE WASHINGTON, 9 EM CADA 10 ÁRBITROS DARIAM, O LANCE DO CÍCERO FOI LEGAL E NOVO PENALTI, O SEGUNDO NÃO MARCADO NO JOGO!

PODERIA TER MUDADO A HISTÓRIA DO JOGO! ALIÁS, VÁRIOS lances poderiam ter dado o título ao Flu! DA MESMA FORMA Q TEVE UM LANCE MAL ANULADO A FAVOR DA LDU Q PELO MENOS AMENIZOU A LAMBANÇA!

Futebol é isso, Deus não quis premiar O MELHOR TIME!

SE FOSSE PONTOS CORRIDOS O FLU TERIA GANHO A MUITO TEMPO E DEIXADO A LDU LÁAAA ATRÁS! SE FUTEBOL FOSSE JUSTO TERIA PREMIADO A MELHOR CAMPANHA, MELHOR ATAQUE, MELHOR DEFESA, MELHOR TORCIDA, MELHOR PÚBLICO, MELHOR RENDA A HISTORIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, ETC, ETC, ETC….

FAZER O QUE…

Comentário de Daniel — 07/03/08 @ 9:12

 

Saudades do Cartão Verde às segundas.

Comentário de Fabeco — 07/03/08 @ 9:13

 

Chora Flu…
Torci muito pra LDU…
Nunca havia torcido tanto contra um time brasileiro..exceto São Paulo, Santos e Palmeiras.
Mas, depois da tremenda comemoração de todas as outras torcidas na vitória (merecida) do Sport, a LDU me lavou a Alma….
Obrigado LDU, obrigado Cevallos….
Chora FLU!!Chora Renato e sua arrogância! Chora Havellange, Chora RIcardo Teixeira, chora Chico BUarque e aproveita e faz uma música linda pra nós, chora Jô Soares, aproveitem e torçam agora para o Sport porque o Flu a gente vai ver é na segundona o ano que vem!!! Foi lindo, chega de ver só a nossa torcida chorando na tv e na Internet…..

Comentário de Flavio Adjuto — 07/03/08 @ 9:13

 

Impressão minha, ou quando o Gabriel viu que o jogo ia pros penaltis, deu um jeitinho de sair? Ta com cara de afinada (mais uma dele)…

Comentário de Marcelo — 07/03/08 @ 9:23

 

Eu disse que seria muito dificil não tomar gol e foi o que aconteceu. Não vi o jogo mas parece que a ingenuidade do futebol equatoriano quase pôs tudo a perder. O Fluminense deve ter corrido o que não pôde e cansou… e está mais do que provado que jogador de futebol cansado não bate bem os penâltis. Lembro-me de Socrátes morto sob o calor mexicano batendo penalti contra a Franca. Ah !!! O goleiro brasileiro passou a tarde estudando os tapes dos penaltis da LDU !! Parece que o goleiro da LDU estudou melhor… Como será o psicológico do time para o campeonato brasileiro ?

Comentário de antonio sergio — 07/03/08 @ 9:41

 

Eu ja sabia!!

Comentário de Erick Medeiros — 07/03/08 @ 9:43

 

Vitor,

Reparei que a chuva de papéis ao final do jogo (entrega da taça) era toda tricolor, grená, verde e branca. Você sabe o motivo? Era para o Fluminese ter sido campeão? hehehe

Grande abraço,
Diogo

Comentário de Diogo — 07/03/08 @ 9:54

 

Birner,

Sou são paulino e fiquei com uma dúvida, vc acha que um juiz tão ruim e com um péssimo histórico teria apitado a final se o São Paulo tivesse lá? Pq todos dizem do jogo de bastidor que o São Paulo faz e esse cara aí tem um baita histórico de ruindades….O cara garfou o flu na cara de pau….

Comentário de Felipe — 07/03/08 @ 9:57

 

Birner, final sem cara de Libertadores. Faltou garra, luta, sangue. Sobrou toquinho daqui e dalí, afinadas e muitas falhas defensivas. Reflexo de dois times sem tradição na final.

Comentário de Cesar — 07/03/08 @ 10:00

 

Vitor belo post,este foi exatamente o jogo que eu tbm vi!Parece-me que somente o Thiago Neves é quem encarnou o espírito de que o Flu precisa reverter a grande vantagem que a LDU tinha, (apesar de tds terem jogado bem) ninguém foi capaz de fazer mais um gol que com os três do Thiago Neves o Flu sairia campeão!
Estou com vc,tbm acho que o Renato Gaucho teria que ter entrado com Roger,taticamente e pela experiência!
Grande abraço
Watson Baladelli

Comentário de Watson Baladelli — 07/03/08 @ 10:04

 

Como eu disse antes, sem sorte, o Fluminense não vence. E o juiz até deu uma ajudinha na prorrogação. e eles deram sorte que naquela bola na trave. Nem assim.

Sem bola batendo nas costas do zagueiro, um chute nada a ver entrando, um gol no rabo aos 47 min do 2o tempo, não deu.

E Birner, aquele papo todo de entrar com Roger lá na esquerda… viu no que deu com o Ygor? Zagueiro não deve fazer cobertura de lateral quando tem um MEIA que parte da linha do meio campo pra fazer a jogada com a bola em velocidade. O beque chega atrasado, não tem explosão e toma o drible sempre…. Bolanos e Guerron sabem bem disso e tiraram muito, mas MUITO proveito. Se tivessem um avante melhor e se o meia argentino tivesse mais preparo físico e vontade, teria sido uma vitória tranquila.

Adeus Flu, continuem sonhando. Só passaram na sorte contra SPFC e Boca e agora voltem à realidade da lanterninha do campeonato.

Comentário de Rawk — 07/03/08 @ 10:22

 

Victor, discordo de vc em uma coisa: o pênalti em Washington foi daqueles que tem que marcar em qualquer campeonato que seja, até mesmo de Rugby!!! Se vc prestar bem atenção, o zagueiro não toca na bola em momento algum, o que ele faz é puxar a camisa do brasileiro e se atirar sobre as suas pernas, derrubando-o incontestavelmente! Até árbitro argentino em final de Libertadores tem que marcar esse tipo de infração e nada justifica que não o tenha feito!!! No mais, vc está correto. O título foi para o Equador com toda a justiça, pois a LDU jogou melhor no mínimo em 50% do tempo total da decisão (computados os dois jogos e a prorrogação). A decisão nos pênaltis foi a prova do equilíbrio. E mesmo que o árbitro tivesse assinalado o pênalti claro em Washington, nada garante que iriam converter a cobrança (erraram 3 das 4 depois) e muito menos que o placar se manteria em 3×1 até o final. Washington, aliás, que era o grande herói do Flu até ali foi o maior vilão da final, perdendo dois gols imperdíveis (um em Quito, outro ontem), errando o pênalti decisivo e ainda tendo o azar de sofrer o pênalti que o árbitro não marcou. Coisas do futebol… abraço, Birner!

Comentário de Serginho Laurindo — 07/03/08 @ 10:49

 

Caro Birner, desculpe a piada.

fLuDeU.

Comentário de Carlos José — 07/03/08 @ 10:50

 

Birner,

estou esperando pelos comentários, mas acho que a ressaca está braba e os caras não pintaram ainda por aqui, fiquei muito triste porque não vou descobrir o que é “brincar” no brasileirão.

UM grande abraço,

Márcio Medeiros.

Comentário de marcio — 07/03/08 @ 10:52

 

Pois é Birner, fiquei com a impressão de que o Flu parou depois de fazer o terceiro. Atribuis isso a cansaço, pode ser. Me pareceu até que a LDU ficou mais a vontade na partida, o que deveria ser absolutamente o contrário. Depois de levar terceiro teve mais a posse de bola, trocou mais passes, arriscou mais. Será que foi cansaço mesmo?! O gol saiu cedo, recém eram 11 minutos. Pra quem teve de se preparar para 120 minutos de futebol, mais pênaltis… Ou o time pensou que o quarto gol seria natural e deu uma relaxada? E o Baldassi, hein, vou te contar! Foi dar cartão pro goleiro deles aos 13 do segundo tempo!!! da prorrogação!!!! Anulou um gol legítimo dos caras, certo, mas e se aos 30min do primeiro tivesse dado o pênalti no Washington (que aliás foi muito mal ontem)? Que história teria essa partida?
Bueno, muito triste tudo isso. Embora torcedor distante do Botafogo (meu time do coração é o Brasil, daqui de Pelotas-RS), torci muito pelo Flu ontem. Abraço

Comentário de Roberto Ribeiro — 07/03/08 @ 11:03

 

Birner, o resultado foi justo!!!
Não foi no jogo de Quito que o Fluminense começou a perder essa decisão!!! Foi dentro do próprio time, com uma autoconfiança incontrolável que ficou bem demonstrada antes do primeiro jogo!!!
Um time que nunca foi campeão de uma Copa Libertadores não poderia ter se comportado dessa forma.
Talvez a certeza no poder de recuperação da equipe tenha levado seus diretores, técnico e os próprios jogadores a essa autoconfiança, mas deveriam pensar, principalmente, nos resultados de uma derrota.
E como é dolorosa uma derrota nos penaltis.
Porém, talvez o Sobrenatural de Almeida tenha aparecido ontem no Maracanã para cobrar a dívida que o próprio Fluminense tem com o futebol brasileiro (ou muitos já esqueceram da Copa João Avelange?)
Não se pode tirar os méritos da equipe da LDU.
Raçuda, guerreira, como pede a Libertadores, que soube explorar as fraquezas do Fluminense já anunciadas por vc: a falta de marcação no lado esquerdo da equipe!
Além de ter começado a vencer a final em sua própria casa!!!
Parabéns à LDU e ao Fluminense e sua torcida, pelo belíssimo espetáculo de futebol proporcionado no dia 2/7/2008.

Comentário de Marcelo Contini — 07/03/08 @ 11:07

 

RENATO GAÚCHO, MUITO PRAZER LDU.

Comentário de leigo — 07/03/08 @ 11:10

 

Birner,
Eu vou ser sincero e dizer que torci contra o flu. Em especial, contra o Dodô que saiu de forma “estranha” do meu Botafogo.
Mas acho que, no seu caso, há uma implicância tão grande com esse bom atacante, que às vezes te nubla o julgamento. Washington foi o pior jogador do Fluminense em ambas as partidas da final, e isso porque é fraco, não sabe dominar uma bola ou dar prosseguimento a uma jogada. É o típico trombador, assim como tantos outros.
Já o Dodô, é sem dúvida mais técnico e decisivo. Basta comparar quantos chutes, passes, e mesmo ataques dos quais um e outro participaram.
Não é vergonha dar o braço a torcer às vezes.
Eu torci contra, mas não tenho dúvidas que jamais, em tempo algum em um time meu Washington teria prioridade sobre o Dodô.
um abraço

Comentário de Fábio — 07/03/08 @ 11:19

 

Birner, essa foi a maior arrecadação da Libertadores ou o recorde continua com o SPFC?

Comentário de fao321@gmail.com — 07/03/08 @ 11:21

 

A vitória da LDU foi justa. Aliás, uma vitória do Fluminense também seria. Decisão em cobrança de pênaltis é uma forma simplista de apontar o vencedor num confronto equilibrado. O árbitro cometeu erros capitais? Sim, mas em favor das duas equipes. No momento decisivo, o Maracanã com noventa mil pessoas caiu sobre os ombros de Thiago Neves, Conca e Washington e assim foram facilmente derrotados pelo “feiticeiro” Cevallos. Parabéns à LDU. Parabéns ao Equador. E que Renato Gaúcho aprenda a respeitar seus adversários.

Comentário de Luciano Faustina da Rosa — 07/03/08 @ 11:33

 

Birner, será que o Renato nunca irá aprender? Para mim não é técnico, e sim, boleiro. Faz frases estilo de quando ainda era jogador: agora vou brincar no brasileiro. Falta humildade e fica arrogante quando está por cima. A vaidade é muito forte nele, acho que tem que aprender muito ainda. Tem a linguagem do jogador, mas carece de conhecimento tático.

Comentário de Igor de Oliveira — 07/03/08 @ 11:47

 

Uma autêntica “pelada de luxo”.
Jogo de Solteiros x Casados.
O time dos Casados ganhou o jogo, mas perdeu o título.
Agora volta à realidade da lanterna do Brasileirão e o desmanche do time.

Comentário de Pablito Barros — 07/03/08 @ 11:52

 

Para mim esse clima de festa (já ganhou), atrapalho sim o Fluminense. Eles nunca imaginavam que perderiam uma final de libertadores para LDU (em casa). Primeiro para o povo carioca, vem Samba, Festa, Novela e em último lugar o Trabalho (Futebol com seriedade). Onde já se viu fazer aquela festa em treino? parecia nossa seleção em 2006. Agora estou muito preocupado, pois 1950 será novamente em 2014. Mas esperar o que desde que aquele navio 1808 desembarcou naquela cidade?

Comentário de FERD — 07/03/08 @ 11:57

 

Jogo parelho, resultado justo, como seria tb a vitória do Flu.
Mas Birner, essa sua postura é ridícula: Pênalti é FALTA DENTRO DA ÁREA, e ponto final. Ou o zagueiro fez falta no Washinton ou não fez. Esse papo de “no Brasil é pênalti, na Libertadores não é” é absurdamente ridículo! OU vc quer dizer que num lugar APLICAM A REGRA, e no outro não? E tá tudo bem?
Pra mim, foi um pênalti escandaloso. E deveria ser em QUALQUER competição…

Comentário de Santista-- — 07/03/08 @ 12:39

 

discordo
ao meu ver a festa antecipada atrapalhou e muito…
o Fluminense é infinitamente melhor q o LDU, mas perdeu pq subestimou os equatorianos…

Comentário de Rodolfo A. Germano — 07/03/08 @ 12:49

 

Birner. Se o Mundial se configurasse no melhor formato já usado, que foi o de 2000, vc acredita que essa equipe da LDU ficaria entre as duas melhores de cada grupo?

Comentário de Paulo Luciano da Silva — 07/03/08 @ 12:54

 

Uma pena, eu apesar de sãopaulino, estava na torcida do Flu, mas ninguem pode dizer que o titulo da LDU não foi merecido. Birner, é cedo, mas dá pra imaginar que essa pode ser a primeira vez que o campão da America não chega a final do mundial de cluber?… valeu, abçs…

Comentário de Anderson Rocha — 07/03/08 @ 12:58

 

Vitor, o osmar de oliveira e o neto acabaram de defender o andres sanchez sobre a negociação do jo. o que vc acha desses caras?

Comentário de Sandra — 07/03/08 @ 13:09

 

Caro Birner

Eu acho que o Flu, e principalmente o Renato, acreditaram demais num fator quase sobrenatural: o da certeza de que os gols necessários saíriam naturalmente.
Tinham tanta certeza disto que “pouparam” durante duas semana o time no Brasileiro, fator pouco explorado pela crônica esportiva. Bastava ter o time completo, com uma ou outra variação, que os gols saíriam. Ora não foi assim diante do SPFC e do Boca ? Como poderia não ser com a LDU ?? Time desprezado sim, pelo Flu/Renato. Discretamente claro, talvez até inconscientemente, humanos que todos somos, mas desprezado. Perder deles era absolutamente inconcebível. No último treino abriram os portões, teve festa, rojão.Em campo, faltou aquele algo a mais que distingue os campeões, dos demais. Que algo a mais ?? Não sei… cada jogo, cada time, cada jogador tem seu algo a mais diferente.Esse algo só surge dentro de campo, jogando, ativando toda a sensibilidade do atleta/artista da bola. “Poupar” neste caso siginificou congelar essa energia criadora. E o “descongelamento” veio tarde, a energia criadora demorou a fluir em toda a sua potencialidade. Quando o Flu, fez 3×1, a LDU desmoronou por alguns minutos. Era a hora do algo a mais, e do quarto gol ! Faltou volúpia, sobrou a tal certeza de que o gol viria, como veio diante dos poderos SPFC e Boca Jrs. Teve a prorrogação. A LDU, tinha se recuperado do choque, é verdade. Mas haviam mais 30 minutos para o algo a mais. De novo faltou volúpia pela vitória, e sobrou a tal “certeza” , sobre a qual Renato andou papagaiando durante as duas últimas semanas. Foi um castigo, tão triste e duro quanto os dias dos rebaixamentos `série B e à série C. Depois de tudo o que significou no cenário brasileiro, que sina esta, a que se apoderou tragicamente do Fluminense…

Comentário de max — 07/03/08 @ 13:16

 

Que tristeza ver estes torcedores do São Paulo vibrarem com a derrota do Fluminense. Isso prova que a maioria da torcida bambi é mesquinha, traiçoeira, arrogante e o Snao paulo está em franca decadência. O time do Fluminense não merecu perder. Mas seu treinador falastrão mereceu.

Comentário de Sergio — 07/03/08 @ 13:18

 

Temos que reconhecer, Birner… Depois de dar show na primeira fase, o Flu jogou mto mal os mata-matas. Ganhou mesmo qndo nao se apresentou bem e se ressucitou em momentos dramaticos com gols “achados”.
O futebol proposto pelo Flu eh de se admirar, e a capacidade ofensiva dos jogadores eh pra fazer acontecer o que todo mundo ficou esperando do Flu a cada jogo. Mas eles brocharam pra todo mundo. Um ou outro jogador apresentou momentos bons e se destacou esporadicamente, mas qual foi a ultima vez em q o time todo jogou bem? Contra o Arsenal?
Pois eh, ficou soh na teoria o tal melhor futebol do Brasil.
Porque nao adianta esconder o que se viu em campo. O SPFC na soma dos 2 jogos chegou a ser melhor. E o Boca, nem se compara. Dominou os 180 minutos de bola contra o Flu E criou jogadas de gol para concretizar o que jogou. Mas como no futebol nada tem logica, deu no q deu e o Flu soh foi se dar conta disso nos ultimos segundos da final, jogando tudo pro alto (Que foi akele penalty q o Thiago Neves bateu?).
Enfim, nao ha desculpas, eles tiveram chances e chances pra jogar bem e nao conseguiram. Mereceram perder.

Comentário de David Marinelli — 07/03/08 @ 13:33

 

Birner, é chato na derrota procurar culpados, mas se há o Renato é o maior de todos,não enxerga o jogo,mexe mal,escala mal e ainda se envolve em questões menores com sua prepotência.Quanto ao juíz,aquilo é pênalti na Libertadores,no Brasil,no Equador,na várzea,no presídio e em qualquer luga que haja futebol.Ainda o impedimento que não houve do Cícero que redundaria noutro pênalti,não é a 1ª vez que esse soprador de apito prejudica brasileiros.
A LDU têm seus méritos,mas é bem modesta,o FLU perdeu pra nossa tristeza a chance de ganhar a Libertadores pra sua própia desorganização.Estamos tristes.
FORÇA FLUZÃO!VOLTAREMOS ANO QUE VÊM!
Um abraço!

Comentário de AUGUSTO CESAR FERREIRA DA CUNHA — 07/03/08 @ 13:37

 

Ae, sãopaulinos, foi a LDU que foi campeã, viu? Vcs a gente eliminou lá nas quartas, lembram-se?Vcs foram eliminados pelo Once Caldas, perdeu o titulo para o Internacional, foram elinimados pelo Grêmio e depois pelo Fluminense.
Ah, não pense que a saga terminou porque em 2009 a honra de eliminar o São Paulo será do SPORT.
Continuem assim, gozando com membro alheio.

Comentário de Ricardo Henrique — 07/03/08 @ 13:39

 

Birner, agora falando do jogo…não é que o RG morreu abraçado com o trambolho do Ygor? Os dois afundaram o Fluminense.O RG por não ter enxergado a ruindade do Ygor e o Ygor pela ruindade, mesmo.Mas…a vida segue e ano que vem têm mais…
Abraços

Comentário de Ricardo Henrique — 07/03/08 @ 13:43

 

Marcio Augusto. Cada tricolor em qualquer parte do mundo pode dizer que é o trdicional, o verdadeiro assim como até o a Igreja Universal diz que é de Deus e fica assaltando o povo. A tradição do São Paulo é de muito pouco tempo e seu time é mais c0onhecido pela falta de ética do que pelas conquistas. Aliciamento de jogadores sempre, gás de pimenta no palestra, intimidação sob ameaça de juiz (Braulio Zanotto contra o Botafogo no início dos anos 80), apropriação indébita escorado pelo governador torcedor (Laudo Natel), conchavo com a candidata Martha Suplício para ganhar outro estádio pois o seu nunca vai atingir os padrões exigidos para a copa 2014, contratação de uma persona non grata ao futebol brasileiro após essa figura ter sido banida do futebol mundial após prejudicar o Brasil na eliminatórias (Rojas), são só um pedacinho da ficha criminal do teu time e essa é a sua tradição
Por falar em simpatizantes, fui ao Morumbi assistir o meu Coxa Branca contra o São Paulo no mês passado e a nossa torcida Coxa estava mais numerosa que a sua. Será que o fato do jogo ter sido realizado no mesmo dia que a paragay é mera coincidência? Ser a única torcida do mundo conhecida como Bambis também não é a sua tradição?
Me desculpem os bons sãopaulinos pelo preconceito explícito e aos gays por eu tê-los comparado à esse e inespressivo babaca chamado Marcio Augusto. Desculpe, Birner.

Comentário de Pacheco — 07/03/08 @ 13:48

 

Sérgio, foi fácil demais chegar até a final, pegaram o São Paulo (de uma jogada só) e o Boca (meia boca, pior time do Boca nos ultimos anos).
Aí pensaram ser superior a tudo e a todos, mas time pequeno é assim mesmo, quando pensa que já é grande toma um tombo e volta pro lugar de onde nunca deveria ter saído.
Do fundo do poço.
Renato Gaucho agora quem “brinca” sou eu.
UHUAUAUAHA
Birner
Pior é ter que aguentar os torcedores do Fluminense campeão da liberta….ops esqueci….vice campeão.

Comentário de Marco — 07/03/08 @ 13:54

 

Ok o Flu eliminou o SPFC, e ganhou oq mesmo com isso????rs.

Comentário de Marco — 07/03/08 @ 13:56

 

SERIA UMA TREMENDA INJUSTIÇA UM TIME SEM TRADIÇÃO VENCER ESTE TORNEIO APESAR DE O PALMEIRAS TER GANHO MAS O FLU É MUITO PEQUENO PRA GANHAR UMA LIBERTADORES.

Comentário de eduardo — 07/03/08 @ 14:00

 

Depois de uma semana, voltei ao seu blog, caro Vitor, por conta desta notícia: Ibope da final da Libertadores decepciona Globo http://noticias.uol.com.br/ooops/ultnot/2008/07/03/ult2548u550.jhtm. Semana passada você publicou uma nota que dizia que os 26 pontos de audiência para o irrelevante Bragantino 1 x 1 Corinthians foram decepcionantes e que se a transmissão fosse a do empolgante LDU 4 x 2 Fluminense em São Paulo, a audiência poderia ter sido maior. O que você diz agora, depois de comparar peras com bananas? A final da Libertadores teve menos audiência do que a final do Paulistão até. Que tal comparar maçãs com maçãs? Seria um bom serviço. Um abraço.

Comentário de Mauricio Savarese — 07/03/08 @ 14:02

 

E para os torcedores enebriados com a ressaca de ontem, só resta algo a dizer: nós, são paulinos, desse título temos 3. Apenas 3.

Chora Fluminense. Chorar é e graça!

Comentário de Vinícius Assumpção — 07/03/08 @ 14:10

 

O Fluminense e a LDU se equivalem, são duas equipes iguais. Basta atentar para o resultado das duas partidas: 5 X 5. O diferencial se deu na hora da cobrança dos pênaltis. Enquanto os equatorianos estavam tranquilos, sabedores de que fizeram além do que deles se esperava, os jogadores do Fluminense carregavam uma enorme responsabilidade sobre os ombros. Responsabilidade essa que pesava exatamente o mesmo que a marra e a arrogância de seu treinador fanfarrão. Tomara que os jogadores do Flu estejam dispostos a “brincar” no Campeonato Brasileiro junto com seu interlocutor marrento. O nome da brincadeira? Segurando a Lanterninha. Quer dizer, os jogadores que sobrarem do desmanche. Já vou avisando, lá na Gávea não tem vaga pra ninguém.

Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 14:18

 

Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah time sem tradição ah ah ah ah ah ah time sem título não pode votar ah ah ah ah ah ah ah time pipoqueiro não soube ganhar ah ah ah ah ah ah não me canso de rir oh oh oh oh oh oh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
as maiores glórias do fluminense foi eliminar o TODO PODEROSOS TRICOLOR TRI-CAMPEÃO E BOCA JUNIORS, ficaram tão satifeitos que esqueceram de disputar o título, pois para os medíocres apenas algumas coisas bastam e não o essencial, mas vocês estão certos, conhecem as suas limitações e suas insignificâncias.
Agora, para a justiça ficar completa, vocês deveriam retornar para a 2ª divisão, pois é o lugar de vocês de direito e retornar DIGNAMENTE para a elite, ok? Pois estão usurpando o lugar de algum clube na 1ª divisão há pelo menos 08 anos, isso mesmo 08 ANOS!!!
P.S. Copa do Mundo, com final programada para o Maracanã, se o Brasil chegar até a decisão, mude a final para o MorumTRI, por faaaaaaavvvvvvooooorrrrrrrr!!!!! Pelo aaaaaammmmooooorrrrr dddddeeeee DDDDDDeeeeeeuuuuuuussssssssss!!!!!! Ô estádio azarado!!! Sai zica!!!

Comentário de Márcio Augusto — 07/03/08 @ 14:23

 

Parabéns a LDU

E ao grande Flu, fez sua parte.

Meteu 3 a 1 contendo o grito dos secadores até a madrugada a dentro, o Flu perdeu quando resolveu aceitar o convite dos penaltis e nisso não existe favorito !

Futebol é momento no decorrer dos anos a Libertadores teve muitos campeões,

Uns expressivos outros nem tanto, uns sempre deram valor ao torneio outros somente agora.

A situação hoje é diferente ,cada ano as coisas vão se tornar mais complicadas e novos times e surpresas estão por vir,

Até time de EUA quer entrar nessa parada,

Portanto existe time que ganhou e atualmente nem avança outros acham que Rogério Ceni é imortal e todo ano vai estar na final , não é por ai.

O Fluminense perdeu grande oportunidade de marcar seu nome, mas se mantiver a estrutura e olhar os possiveis candidatos a vaga no Brasil, pode retornar mais rápido do que o BABACA lá de cima falou.

Saudações a todos os TRICOLORES,

Força meus irmãos,

VENCEU O FLUMINENSE !

Comentário de Leonardo Ackermann — 07/03/08 @ 14:28

 

O que derrubou o Fluminense foi a famosa soberba e capricho de seus jogadores.
Quando o Thiago Neves foi bater o penalte ele quiz humilahr o goleiro da LDU, tanto é que nos comentários da Sportv o locutor ufanista Luiz Carlos Junior, junto com Muller e Marsiglia censuram a atitude do goleiro. Junior foi o unico que observou que TN demorou para bater o penalte e perguntou a Marsiglia se era correta. Ele estava esperando o goleiro cair e chutar com displicencia e fazer o gol e ver o Maracanã ir ao delirio.
Como já tinha feitos 3 gols e o famoso gol do titulo no Equador quiz ser o DEUS da festa.
Tanto que deu uma de esperto e quando o goleiro saiu do gol chutou assim mesmo. Maracanão vibrou!!!
O Juiz corretamente fez bater novamente, pois no momento estva ouvindo a reclamação do goleiro da LDU.
Ao bater novamente não tinha mais a mesma esperteza e dançou!!!!! e na minha opinião a perda do titulo do FLU foi na péssima cobrança de TN, ou seja, na seguna em duas.
A derrota do FLU é culpa da soberba do técnico, dos jogadores e da cronica brasileira que não viram o perigo que era a LDU. Como eles da LDU também vacilaram no Equador quando estava 4×1.
Abraços

Comentário de Paulo — 07/03/08 @ 14:33

 

Pois é, Birner!!
LIBERTADORES NÃO É FACIL NÃO!!! Só porque é Tricolor, achava o titulo estava no papo!! Como diz um grande filósofo contemporaneo,o Romario, “” Subiu no onibus agora, e já queria sentar na janela?? …..Prá ser campeão, precisa ralar muito…pra ser BI precisa ralar muito mais… pra ser TRI, precisa ser Tricolor Paulista.

Comentário de Sussumo — 07/03/08 @ 14:54

 

Acredito que a entrada de Dodô foi precipitada, principalmente para a saída de Ygor. Dessa forma, Arouca e, em especial, Conca (para mim o dono do jogo) se desdobraram no meio e chegaram aos 30 mins. do segundo tempo sem fôlego.
Com isso, o meio de campo do fluminense morreu e a pressão não foi possível. Em tempo: Dodô não acresentou nada ao Flu que justificasse a obsessão pela sua entrada.
Renato mostrou ser um treinador que precisa evoluir e ainda não está pronto.

Comentário de David Abenhaim — 07/03/08 @ 15:04

 

Sem querer sacanear, mas já sacaneando, eu gostaria de estar com os Olhos nos Olhos do Renato Gaúcho para lhe dizer o Óbvio Ululante: O Fluminense perdeu porque achou que já havia ganho. “Vocês precisam entender que do outro lado havia um adversário. Uma equipe aguerrida, que assim como nós chegou à final com méritos”. Pena essa frase e esse sentimento só se manifestarem depois da degola.

Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 15:44

 

Birner,

incrível a atitude dos tricolores paulistanos, os caras se acham, ficam aqui esculachando os tricolores cariocas, tá certo, não podemos aqui no Rio exigir exclusividade, mas vão zoar os corintianos e palmeirenses que perderam para o Sport, deixem os bambis daqui pra gente.

Um abraço,

Márcio Medeiros.

Comentário de marcio — 07/03/08 @ 15:49

 

Birner , repare no gol da LDU que o Gabriel dorme na marcação, fica mal posicionado, distante do Bolanõs, que finaliza e faz o gol. GABRIEL NÃO MARCAVA NINGUÉM E NÃO PERCEBEU O BOLAÑOS.
Com um pouco de antevisão, que só os bons jogadores marcadores e ofensivos têm, o Gabriel teria dado dois ou três passos pra frente antes do cruzamento rasteiro do Guerron(preocupado que deveria estar com a presença do Bolaños). Com isso ele poderia ter cortado, interceptado o passe e evitado o gol da LDU.
GABRIEL DORMINHOCO E POUCO ATENTO NUMA FINAL DE LIBERTADORES. TERRÍVEL!!!!!

Comentário de camisa negra — 07/03/08 @ 15:49

 

A LDU só precisou jogar um tempo para ser campeã. O Fluminense diminuiu a cada tempo um gol da vantagem equatoriana, mas na prorrogação faltou pernas para desempatar. Nos penalties, uma grande loteria, não deu.

Parabéns a LDU que soube administrar o resultado com colaboração da complacencia do juiz argentino com a cera.

Espero que o clube tenha tomado gosto pelo ambiente competitivo sulamericano.

Que venha o Goiás.

Comentário de Thiago Rachid — 07/03/08 @ 15:56

 

Venceu o time melhor preparado.

Infelizmente o Fluminense entrou achando que ia atropelar a LDU. Renato se desesperou com o 1×0 da LDU e “cagou” o time, ali o fluminense ou decidia nos 90min, ou ia entrar no sofrimento.

E, mesmo com 3×1 a favor e tempo sobrando para fazer o quarto, o time continuou nervoso.

Das penalidades, só 1 o goleiro da LDU defendeu, que foi o canhão de Conca. Thiago Neves e Washington mais recuaram a bola do que chutaram.

Comentário de P.H.W. — 07/03/08 @ 16:02

 

Com todo respeito Birner, mas a marra deles antes do jogo, a festa e a certeza da vitória ESMAGADORA, conta a LDU, a mais absoluta certeza do título, tanto que no treinamento da véspera, a pedido do Renato Gaúcho, dois mil torcedores acorreram às Laranjeiras e passaram o treino todo entoando o grito de é campeão, a certeza de que eles Fluminense era o melhor time do Brasil e quiça do mundo, a marra absurda do Renato Gaúcho se intitulando o melhor técnico do Brasil, pois afinal de contas ele sabia tudo e deixando vazar, que hoje estaria ganhando R$ 500 mil/ mês, tudo isso me faz discordar de você, pois mesmo no tempo regulamentar a atuação do Fluminense foi bisonha, depois de tudo que ouvi. Na prorrogação então nem se fala. Nos penaltis bastava olhar o semblante apavorado dos cobradores do Flu, para saber que perderiam. Um time que se julga tão superior ao adversário, não pode perder o título em casa e não merece os parabéns. Vocês da imprensa precisam ouvir mais o Muricy Ramalho, que afirma sempre: só joga comigo jogador, que encara um Boca Júniors na Bombonera e não treme vai para cima. O Fluminense mostrou ontem que a maioria do elenco, se apertada na hora H, confessa, inclusive o queridinho da imprensa Thiago Silva.

Comentário de Maurício — 07/03/08 @ 16:07

 

Birner, acho que farão uma limpa no elenco do Fluminense?O Renato até pode ficar, desde que cale a boca.O Ygor baila comigo, deveria ser colocado em liquidação e o Dodô, acho que pega gancho da Fifa.
Abraços

Comentário de Ricardo Henrique — 07/03/08 @ 16:07

 

Márcio Augusto, posso te chamar de Marcy - fica mais com a tua cara - assim, tipo o Ricky? Pois é Marcy, se nós passarmos a observar o futebol pela sua ótica, o Independientes da Argentina é muito maior do que o São Paulo. Você pensa assim? Desculpe-me esse “pensa” é porque eu não achei uma palavra melhor.

Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 16:11

 

Pacheco!!! Calma meu rapaz!! Você escreve bem, tem um humor refinado e é perspicaz naquilo que diz. Não perca a linha com o Marcy. Já reparou nas cores do Blog? Estamos num terreiro sãopaulino. Um lugar apenas para brincarmos, e dimensionarmos o nosso próprio tamanho. Vai, perdoe o Marcy, ele não sabe o que diz. Um abraço!!! Afinal, você é torcedor do Coxa ou do Fogão? Sim, porque se for torcedor dos dois eu terei duas opções para te gozar. rsrsr Fui!!

Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 16:26

 

Comentário de Márcio Augusto… Quanta besteira… Como alguém pode pensar assim? Patético…

Comentário de Bruno — 07/03/08 @ 16:27

 

Fala Birner!

Ontem, na coletiva, um repórter (não sei quem era) perguntou ao Renato sobre algum desentendimento do grupo com o Dodô. Ele disse que havia um “bafafá” dizendo que os jogadores se revoltaram por causa da postura individual dele e quase partiram para as vias de fato durante a semana.

Junto a isso, houve um comentário na transmissão da Globo de que, no momento do segundo gol do Flu, todos o jogadores do banco comemoram, exceto Dodô…

Saindo do Flu, onde será que esse cara teria mercado?

Saudações Tricolores!
Rafa

Comentário de Rafa Barbosa — 07/03/08 @ 16:29

 

A brincadeira comecará para valer a partir de domingo, na 9ª rodada do brasileirão: o florminense enfrentará o Goiás, no Serra Dourada. Será a brincadeira de pega-pega no escuro e o time carioca já sai com a vantagem de estar com a lanterna na mão ah ah ah ah ah ah!!!!!!
Renato Gaúcho, brinque bastante no brasileirão e mande este time para a 2ª divisão, para voltar DIGNAMENTE para a elite e não com viradas de mesa abomináveis e repugnantes, ok, brincalhão!!!!!

Comentário de Márcio Augusto — 07/03/08 @ 16:40

 

É uma pena que existam pessoas como o sr chico lang comentando sobre futebol, da maneira como fez pelo menos nestes últimos dois dias, em que tive o desprazer de conferir seus comentários. Embora eu não estivesse torcendo para o fluminense.

Comentário de Willian — 07/03/08 @ 16:42

 

Ai ai viu… os caras ganham do Super Tricolor, ganham do campeoníssimo Boca e na final deixam a LDU ser campeã!!! tsc tsc

Prazer Renato, LDU!

Aliás, Birner, essa LDU tem uns jogadores bons, com experiência de Libertadores e tals. O Juvenal e o Muricy bem que podiam ficar de olho lá…

Comentário de Kadu — 07/03/08 @ 17:24

 

É UMA PENA , MAS INFELIZMENTE , PELO RENATO GAUCHO E PELO BIAL , FOI BEM FEITO. QUANTO AO RESTANTE DA TORCIDA FOI UMA PENA MESMO ( ACHO Q MERECIA GANHAR ) ,
GOSTARIA DE TER O CONCA NO SÃO PAULO , ABRAÇOS !

Comentário de FÁBIO BRANDÃO T PINTO — 07/03/08 @ 17:25

 

uhauahuhaa
Coritiba (o q é isso mesmo?)
Bostafogo (Cavalo Paraguaio - 2007)
Flumerdense - Hahaha até a LDU tem mais títulos internacionais.
Fala sério.
E qto ao nosso amigo que pediu pra não aloprar os amigos cariocas, fala sério né..Não sei se vc é Flamengo, mas escreve aí esse título do brasileiro fica em SP (SPFC ou Palmeiras), o Flamengo vai ser (por desmanche) cavalo paraguaio 2008 , e o Vasco, bom este vai lutar pra não cair.

E viva a LDU

Comentário de Marco — 07/03/08 @ 17:54

 

DODO + GABIREL + G. NERY = Fracasso.
FLUMINENSE + CORINTHIANS = Fracasso Liberatdores
RENATO GAUCHO + ARROGANCIA = Derrota
WASHINGTON + GOL NO UTLIMO MINUTO CONTRA o SPFC = Castigo.

SPFC - TRI CAMPEAO DA AMERICA

Comentário de Gibrex Bragança — 07/03/08 @ 17:59

 

ganharam do São Paulo… “meu Deus, ganhamos do Super Poderoso São Paulo”… surraram o Boca JR, o Gigante Boca JR… e …. se esqueceram do principal, trazer a taça.

Comentário de fao321@gmail.com — 07/03/08 @ 18:00

 

Recado à torcida tricolor carioca: Não desanimem! Vcs estão a apenas 1 vitória do Ipatinga… è só brincar como disse o Renight Gaúcho…

Comentário de Cesar Medeiros — 07/03/08 @ 18:19

 

Birner,

Devo confessar que a arrogância do Renato gaúcho me deixou sem vontade de torcer para o Flu, que é o time do Rio pelo qual tenho mais apreço (o segundo é o Botafogo pois o Vasco de Eurico e o Flamengo do patrocínio estatal e global me enojam…).

Quanto ao jogo em si, me pareceu que o Flu se deu por satisfeito ao igualar a disputa, e não partiu com tudo para cima da LDU, sufocando no final. Penso que mesmo se o time tivesse descontado a vantagem da LDU antes (pênalty e impedimento) essa freada ocorreria quando chegasse o 3X1. O Dadó cumpriu seu papel de se omitir quando o jogo exige.

Entretanto, devemos relembrar um ponto. Os cobradores do Flu foram patéticos mas o Cevallos se adiantou MUITO em TODAS as cobranças e o correto seria repeti-las.

Fiquei com muita pena dos torcedores do Flu, que acreditavam no sonho, e tenho certeza que o Flu representaria melhor a Conmebol no Mundial de clubes que a U. A esses meu consolo é lembrar que o SPFC também foi muito prejudicado quando chegou à sua primeira final de Libertadores. Nem por isso o clube esmoreceu e o perseguiu todas as vezes em que pôde, afinal esse título é sempre almejado por qualquer clube realmente grande.

Abraços

Comentário de Claudio M. A. Prado — 07/03/08 @ 18:57

 

ninguém da LDU levantou o braço no lançamento do 2o gol.

Comentário de Junior — 07/03/08 @ 19:01

 

ALô MARCOS RIBEIRO !!

Pedro Bial ???????
KKKKKKKK, esse é o maior pé frio da globo. Foi Pra Quito…deu no que deu…aliás o que estão dizendo agora no Rio de Janeiro, é que quem fala muito, dá bom dia a Cevallos. kkkkkkkkkkk

A verdade senhoras e senhores, é uma só :
O Fluminense, na pessoa de seus jogadores,
tremeu na hora dos penaltis.
TREMEU, AMARELOU !!!
Bastava ver o rosto de Conca, Thiago Neves e Washington, a face de um time que não acreditava no que houve lá em Quito (um time que almeja ganhar a Libertadores não toma 4 gols no primeiro tempo !!!), nem acreditava no que houve no Estádio Mário Filho, aliás torcedor do Flamengo: tomar um gol logo de cara quando precisava marcar 3 pra ser campeão.
A face de quem, antes mesmo das cobranças, já estampava a feição da derrota. A crônica diante da linda campanha do Fluminense, diante das frases de efeito do Renato, diante da maravilhosa torcida tricolor, não vai ter coragem de dizer o que precisa ser dito: apesar de tudo de bom que o Flu apresentou nesta Libertadores, na hora H, na hora em que precisava mesmo, as maiores estrelas do Flu, tremeram, e bateram penaltis toscos, consagrando um goleiro que jogava com 50% de sua condição física. Nenhum problema em reconhecer isso, porque os seres humanos tremem mesmo em certas horas. No entanto por respeito quase similar àquele que vemos nos velórios, a crônica não ousará falar mal do morto. Já, nas arquibancadas todos sabem a dolorosa verdade:
o Fluminense tremeu.
E agora ainda vem o pior. Desmanche à vista. Jogadores saindo e o fantasma do rebaixamento assombrando de novo as Laranjeiras. Que sina trágica ! O Fluminense de hoje, é uma peça tardia do Nelson Rodrigues.

Comentário de max — 07/03/08 @ 19:28

 

PACHECO !! TODO APOIO AO SEU DESABAFO !
É um absurdo que certas pessoas venha se utilizar deste espaço pra fazer piada sobre o morto em pleno velório do falecido!!
Mas agora, faz um favor, tá ?
Segura aí a lanterna !!!!!!!! kkkkkkkkkkk
Vai “brincar” no brasileiro !!!!!!! kkkkkkKKK

Comentário de max — 07/03/08 @ 19:44

 

Um dia faleiq ue não gostava do que vc escrevia contra o Flu nessa libertadores. Esse post de agora eu tenho que lhe agradecer pelo tom de respeito com o time e sua torcida… Não sei se esse respeito o Flu adquiriu durante essa campanha ou se vc tinha e eu não percebi… Fato é que eu sou justo no que eu escrevo… A perda do titulo doi, mais perdemos duas finais de copa do Brasil (uma delas no Rj) para vencer pela terceira vez… Libertadores agora tem outro significado para todos os times e as chances de disputa-la são maiores… Um dia a gente volta a ela… E quem sabe dessa vez sem sermos azaroes… Tá doendo… Vão tirar sarro da gente… E daí? Tricolor mesmo, já esteve com esse time na terceira, não vai ser agora que nosso mundo vai ruir… Logo estamos de volta ao nosso lugar no futebol… sem mais.

Comentário de alan — 07/03/08 @ 20:21

 

TO VENDO MUITO BLA, BLA, BLA AQUI…

O Flu tinha uma missão dificílima pela frente, fazer 3 gols de diferença! Buscou o resultado com força, com garra, com golaço lindo do T. Neves e na hora do quarto gol que coroaria a bola não entrou! Se a cabeçada do T. Neves entrasse quando ele já tinha feito 3, SE A BOLA QUE DODO CHUTOU NA TRAVE ENTRASSE E FOSSE O QUARTO GOL (NÃO É BIRNER?), O BLA, BLA, BLA AQUI SERIA OUTRO E AS MANCHETES DIRIAM:

FLU HERÓICO, FLU FAZ A MELHOR APRESNTAÇÃO DE UMA FINAL DE LIBERTADORES, FLU CONSEGUE A MAIOR VIRADA DE LIBERTADORES, ETC, ETC, ETC….

Mas a Bola não entrou, faltou um gol, o time cansou depois de correr muito pois a missão era dificílima e pronto! Só isso! De resto foi loteria de penalti com jogadores do Flu sem pernas….

Quanto ao gol mal anulado da LDU, nem comentei porque entraria no mérito de ter que dizer que o penalti em Washington foi escandaloso, o juiz viu, sabia que foi penalti, nao deu porquye não quis, porque garfou mesmo e pronto! Sem essa de interpretação! Além disso teve a bela jogada do Cicero que entrou, foi derrubado e inventaram o impedimento que nao existiu! Ou seja, quanto a arbitragem deu 2 a 1 para o Flu em prejuízos!

De resto o que realmente fica de lucro para o fluminense foi A CLARA DEMONSTRAÇÃO DE TER A MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO BRASIL! MESMO SABENDO DA DIFÍCIL TAREFA DE FAZER 3 GOLS APARECEU NO ESTÁDIO SORRINDO, CANTANDO, NAO DESISTIU NUNCA! PROPORCIONOU, DENOVO, O MAIOR PUBLICO DO NOVO SECULO NO BRASIL E A MAIOR RENDA EM DINHEIRO EM TODOS OS TEMPOS NO NOSSO PAÍS!

AINDA TEM IDIOTA QUE ACHA QUE TORCIDA SE MEDE POR IBOPE PERGUNTANDO AQUI E ALI A SIMPATIZANTES PRA QUE TIME TORCEM!

O QUE FOI FEITO ONTEM ANTES DA PARTIDA COMEÇAR E DURANTE O JOGO FOI INACREDITÁVEL!

DESAFIO A ALGUEM AQUI ME APONTAR UMA SÓ TORCIDA QUE JÁ TENHA FEITO ESPETÁCULO DE TAMANHA GRANDEZA, NO BRASIL E NO MUNDO!

FLAMENGO? NUNCA FEZ, SÓ TEM TAMANHO, EM TODOS OS FLA X FLUS DE IGUAL PRA IGUAL SÓ FICA ADMIRANDO A NOSSA!

AS DO ESTADO DE SP NUNCA TIVERAM TRADIÇÃO EM GRANDES E BELAS FESTAS!

ME APONTEM POR FAVOR, APENAS UM CLUBE QUE TENHA FEITO AQUILO!

A INSCRIÇÃO FLUMINENSE EM MEIO ANEL COM SINALIZADORES (NOVIDADE INVENTADA PELO FLU NO INICIO DO ANO E QUE JA VEM SENDO COPIADA), PERFEITA, EM TRES CORES!

A GIGANTESCA NUVEM DE PÓ DE ARROZ QUE FILMADA DE HELICÓPTERO CHEGOU A TER 3 VEZES A ALTURA DO ESTÁDIO, 50 MIL BANDEIRINHAS, 10 MIL SINALIZADORES, DEZENAS DE MUSICAS NOVAS! SÓ NÃO APOIOU MAIS PORQUE EM FINAL DE LIBERTADORES NÃO HÁ CORAÇÃO E ALMA Q AGUENTE CANTAR O JOGO INTEIRO

NO FIM O QUE RESTA É ISSO! Futebol tudo pode acontecer, o time todo deu o máximo! MELHOR CAMPANHA, MELHOR SALDO, ATAQUE, DEFESA, MAIOR GOLEADA, MAIORES PÚBLICOS, MAIORES RENDAS, ELIMINOU BOCA JRS E NO FIM QUASE QUE VIRA UM PLACAR ESPETACULAR QUE SERIA LEMBRADO POR QUALQUER BRASILEIRO POR DÉCADAS, AO CONTRÁRIO DE OUTRAS CONQUISTAS DE LIBERTADORES DE TIMES BRASILEIROS Q CAEM NO ESQUECIMENTO NACIONAL POUCOS ANOS DEPOIS DEVIDO A INEXPRESSIVIDADE DO JOGO!

O FLUMINENSE É ISSO, AMOR, PAIXÃO, SOFRIMENTO E UMA TORCIDA MARAVILHOSA!!!!!!!!

Comentário de DANIEL GARCIA — 07/03/08 @ 20:49

 

Vasco de Eurico? Esse tempo já passou.
Se for assim é spfc de Mesquita Pimenta, Corinthians de Dualib, Flamengo de Edmundo Silva e Kleber Leite, Palmeiras de Mustafá, Santos de Marcelo Texeira, Botafogo de Emil, etc etc etc. Olhem para o próprio rabo antes de falarem do Vasco.

Comentário de camisa negra — 07/03/08 @ 21:24

 

Vasco de Eurico? Esse tempo já passou.
Se formos analisar assim teremos o spfc de Mesquita Pimenta, o Santos de Marcelo Teixeira, o Palmeiras de Mustafá, O Corinthians de Kia, Dualib, Andres Sanches, o Flamengo de Edmundo Silva e Kleber Leite, o Botafogo de Emil, o Cruzeiro dos Perrela, o Atlético-PR do Petraglia, o Grêmio de Fábio Koff, etc.
Antes de falar do Vasco olhem o próprio rabo.

Comentário de camisa negra — 07/03/08 @ 21:28

 

E pensar que o tri-mundial foi eliminado no último minuto pelo Fluminense, mas o time carioca tá de parabéns. Mas foi legal ver o R.Gaucho triste, aquele ser arrogante, falo com td crtz que seria campeão, sem falar em outras bobagens que ele disse.

Obs: hoje o senhor Juca não falou nenhuma frase filósofica do Nelson Rodrigues.

Comentário de Luiz Alberto — 07/03/08 @ 22:35

 

Vitória Justa da humilde LDU, se Renato Gaúcho e os demais do clube carioca não conheciam o time equatoriano agora conhece, isso que dá falar que já era campeão, quero ver aonde vai caber agora a arrogancia do timinho carioca.

Comentário de Faby — 07/03/08 @ 22:36

 

Vocês viram o que o Cevallos fez com o Thiago Neves? Inventou a paradinha ao contrário!

Comentário de Equatoriano — 07/03/08 @ 23:13

 

ADOREI !!!!!
Se o Renato Gaúcho vivia dizendo que os outros times não conheciam o Fluminense, acho que o Fluminense não conhecia a LDU … rsrsrsrs…

Grandes abraços.
Sergio Junior - -Ribeirão Preto.

Comentário de Sergio M. Teixeira Jr. — 07/03/08 @ 23:56

 

Faby e Luiz Alberto, retrato fiel do Brasil chato que adora aquelas declarações politicamentes corretas e hipocritas que são uma constante na boca dos jogadores de futebol… Se humildade ganhasse campeonato o time dos franciscanos eram recordistas de titulos… Vamos deixar de bobagens né… Perdemos. A LDU foi melhor nos penaltis… Nada mais que isso… Venceu quem ao final de dois jogos e uma prorrogação foi melhor nos penaltis…

Comentário de Alan — 07/04/08 @ 0:40

 

Hello. I write in english since my writtten portuguese is very poor. As an englishman who loves south american football I very much enjoyed this year’s Libertadores. the best thing about it was the way that the most arrogant teams were defeated. Sao Paulo thought they would walk over fluminense and looked what happened. then the most arrogant team of them all, Boca Juniors, made the same mistake. boca juniors is a team who got too used to winning, they did not show flu any respect. Flu were lucky to beat them but they deserved their victory. Renato Gaucho and the flu players then did the same as Sao Paulo and Boca, they got arrogant and made premature statements, I am happy LDU won, Renato Gaucho has a big mouth.

Comentário de James.UK — 07/04/08 @ 1:21

 

TO VENDO MUITO BLA, BLA, BLA AQUI… O Flu tinha uma missão dificílima pela frente, fazer 3 gols de diferença! Buscou o resultado com força, com garra, com golaço lindo do T. Neves e na hora do quarto gol que coroaria a bola não entrou! Se a cabeçada do T. Neves entrasse quando ele já tinha feito 3, SE A BOLA QUE DODO CHUTOU NA TRAVE ENTRASSE E FOSSE O QUARTO GOL (NÃO É BIRNER?), O BLA, BLA, BLA AQUI SERIA OUTRO E AS MANCHETES DIRIAM: FLU HERÓICO, FLU FAZ A MELHOR APRESNTAÇÃO DE UMA FINAL DE LIBERTADORES, FLU CONSEGUE A MAIOR VIRADA DE LIBERTADORES, ETC, ETC, ETC…. Mas a Bola não entrou, faltou um gol, o time cansou depois de correr muito pois a missão era dificílima e pronto! Só isso! De resto foi loteria de penalti com jogadores do Flu sem pernas…. Quanto ao gol mal anulado da LDU, nem comentei porque entraria no mérito de ter que dizer que o penalti em Washington foi escandaloso, o juiz viu, sabia que foi penalti, nao deu porquye não quis, porque garfou mesmo e pronto! Sem essa de interpretação! Além disso teve a bela jogada do Cicero que entrou, foi derrubado e inventaram o impedimento que nao existiu! Ou seja, quanto a arbitragem deu 2 a 1 para o Flu em prejuízos! De resto o que realmente fica de lucro para o fluminense foi A CLARA DEMONSTRAÇÃO DE TER A MELHOR E MAIS BONITA TORCIDA DO BRASIL! MESMO SABENDO DA DIFÍCIL TAREFA DE FAZER 3 GOLS APARECEU NO ESTÁDIO SORRINDO, CANTANDO, NAO DESISTIU NUNCA! PROPORCIONOU, DENOVO, O MAIOR PUBLICO DO NOVO SECULO NO BRASIL E A MAIOR RENDA EM DINHEIRO EM TODOS OS TEMPOS NO NOSSO PAÍS! AINDA TEM IDIOTA QUE ACHA QUE TORCIDA SE MEDE POR IBOPE PERGUNTANDO AQUI E ALI A SIMPATIZANTES PRA QUE TIME TORCEM! O QUE FOI FEITO ONTEM ANTES DA PARTIDA COMEÇAR E DURANTE O JOGO FOI INACREDITÁVEL! DESAFIO A ALGUEM AQUI ME APONTAR UMA SÓ TORCIDA QUE JÁ TENHA FEITO ESPETÁCULO DE TAMANHA GRANDEZA, NO BRASIL E NO MUNDO! FLAMENGO? NUNCA FEZ, SÓ TEM TAMANHO, EM TODOS OS FLA X FLUS DE IGUAL PRA IGUAL SÓ FICA ADMIRANDO A NOSSA! AS DO ESTADO DE SP NUNCA TIVERAM TRADIÇÃO EM GRANDES E BELAS FESTAS! ME APONTEM POR FAVOR, APENAS UM CLUBE QUE TENHA FEITO AQUILO! A INSCRIÇÃO FLUMINENSE EM MEIO ANEL COM SINALIZADORES (NOVIDADE INVENTADA PELO FLU NO INICIO DO ANO E QUE JA VEM SENDO COPIADA), PERFEITA, EM TRES CORES! A GIGANTESCA NUVEM DE PÓ DE ARROZ QUE FILMADA DE HELICÓPTERO CHEGOU A TER 3 VEZES A ALTURA DO ESTÁDIO, 50 MIL BANDEIRINHAS, 10 MIL SINALIZADORES, DEZENAS DE MUSICAS NOVAS! SÓ NÃO APOIOU MAIS PORQUE EM FINAL DE LIBERTADORES NÃO HÁ CORAÇÃO E ALMA Q AGUENTE CANTAR O JOGO INTEIRO NO FIM O QUE RESTA É ISSO! Futebol tudo pode acontecer, o time todo deu o máximo! MELHOR CAMPANHA, MELHOR SALDO, ATAQUE, DEFESA, MAIOR GOLEADA, MAIORES PÚBLICOS, MAIORES RENDAS, ELIMINOU BOCA JRS E NO FIM QUASE QUE VIRA UM PLACAR ESPETACULAR QUE SERIA LEMBRADO POR QUALQUER BRASILEIRO POR DÉCADAS, AO CONTRÁRIO DE OUTRAS CONQUISTAS DE LIBERTADORES DE TIMES BRASILEIROS Q CAEM NO ESQUECIMENTO NACIONAL POUCOS ANOS DEPOIS DEVIDO A INEXPRESSIVIDADE DO JOGO! O FLUMINENSE É ISSO, AMOR, PAIXÃO, SOFRIMENTO E UMA TORCIDA MARAVILHOSA!!!!!!!!

Comentário de DANIEL GARCIA — 07/04/08 @ 2:26

 

Da mesma forma com que a crônica brasileira lamentou a perda do título pelo fluminense, o LDU também teria muito que lamentar caso perdesse o título. O fluminense não perdeu para qualquer time. Perdeu para uma equipe muito bem montada, com jogadores de qualidade que não jogou como equipe covarde toda retrancada. Surpreendeu o toque de bola equatoriano, deixando de lado os chutões para frente. Puseram a bola no chão e chamaram os cariocas para o jogo. Bonito LDU! Mereceu o título!

Comentário de ronan — 07/04/08 @ 3:58

 

vitor,
queria uma resposta sua para uma pergunta que ninguém soube me responder ainda;
onde será que o churrasqueiro vai fazer o churrasco dessa vez?

sds. botafoguenses!!!

Comentário de fábio gomes de deus — 07/04/08 @ 8:35

 

Amigo disconexo, vc vai me entender. Nasci em Curitiba em uma família Coxa Branca há 50 anos no dia em que o Brasil se classificou para a final da Copa da Suécia e minha família se transferiu para o Rio quando eu tinha 8 anos. Uma época em que o Botafogo era o maior time do mundo seguido de pertinho pelo Santos. Com o Garrincha e Cia, virei botafoguense. Poderia até ter virado flamenguista, mas naquela época o Flamengo ainda não existia e até o Bangu dava chocolate no projeto de Flamengo que passou a ser considerado um time no início dos anos 80 com a era Zico, Geraldo, Junior, etc. Fui atleta do Botafogo em atletismo até completar a maioridade, mas aí já não tinha mais jeito, o coração era botafoguense. Voltei para Curitiba e pela minha genética Coxa Branca e pelo ódio já impregnado às cores rubronegras, confirmei minha torcida pelo Coritiba. Depois disso me formei, rodei o