Inteligência emocional.
De Vitor Birner
Pode ser o diferencial.
Antes de qualquer coisa, quem pretende ser campeão deve jogar bem.
Inspiração, sorte, capacidade, de alguma forma, o desempenho na quarta-feira é o aspecto mais importante.
Depois do bom futebol, creio que a forma dos atletas lidarem com as circunstâncias do confronto talvez defina o campeão.
Se o Flu fizer um gol rapidamente, a LDU vai perder a cabeça sob pressão de torcida e time rival?
Caso o Fluminense demore para marcar, ficará ansioso ao ponto de ter algum descuido na marcação, o que dará espaço para o contra-ataque da LDU?
Um gol equatoriano acaba com a empolgação do time verde, branco e grená ou a transforma em desespero, bagunça tática e individualismo?
É difícil imaginar outra reação, mas quem garante que atrapalharia a performance dos anfitriões?
Encontrar a dosagem precisa de ansiedade ( não pode se transformar em algo negativo, noutro obstáculo ) e usá-la pode definir o campeão.



RSS
Prezadíssimo Victor … Concordo contigo em gênero, número e grau … Roger pelo lado esquerdo seria perfeito para conter o hábil Gueron … Luiz Alberto pela direita, com Thiago Silva pelo meio … sacando Ygor … e apenas o Coração de Leão na frente … Dodô ??? Só se for absolutamente necessário e, no segundo tempo … rezo para que na manhã de quinta-feira, com ou sem título, este ídolo de si mesmo, faça as malas e deixe as Laranjeiras…
O mapa da mina está em o Fluminense conter seu ímpeto em, se possível, marcar um ou mais gols na etapa inicial … É difícil, tarefa ingrata se pesarmos além da qualidade do adversário o peso de uma final inédita, que pode alçar o tricolor a posição de grande clube nas Américas … Vencemos gigantes como SPFC e Boca Juniors saindo de situações adversas, e, com toda humildade, não ouso colocar a qualidade da equipe de Quito no mesmo patamar dos paulistas e argentinos Tenho o dever de acreditar, como tricolor tenho esta missão … um Fio de Esperança ainda me faz crer neste título … os equatorianos por tudo o que fizeram merecem tanto quanto nós … mas nossa História é mais sofrida, desde 99, ano da terceira divisão, quando saímos do Caos, esperamos a nossa redenção …
Parto hoje as 06:00 da manhã, escala em São Paulo e depois Santos Dumont … ingresso na mão, como pertungantes, consegui as entradas pois sou sócio do clube, sou daqueles malucos que é capaz de ser sócio mesmo jamais tendo morado no Rio de Janeiro … Se vencermos, minha alegria será imensa, até irracional … Se formos derrotados, espero que seja de maneira digna … Será mais uma cicatriz que carregarei na Alma … INDEPENDENTE DO RESULTADO, TENHO UMA CERTEZA: HOJE SOU MAIS TRICOLOR QUE ONTEM E MENOS DO QUE AMANHÃ,
Saudações Tricolores
Roberto Paiva.
Comentário de Roberto Paiva — 07/02/08 @ 1:01
Boa sorte!!!!!! para nós, o caminho para o título, ou pelo menos para aumentar a chance de tê-lo, é o mesmo. Suas impressões são as minhas. tenho uma dúvida. os times não têm jogadores acostumados com finais deste porte. Só o Roger, um atleta que atua exatamente no lado do Guerrón. E o Renato, se for campeão, vai receber, segundo ouvi na ESPN, R$500 mil!!!!!
Forte abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:04
Pra mim, é difícil imaginar que um time que venceu no Maracanã, por dois gols de diferença, São Paulo e Boca, não consiga (no mínimo) o mesmo contra a LDU. Pra mim, não que eu vá torcer fervorosamente, mas, o Flu, será Campeão. Chico Buarque merece! Beijo grande, Birner.
Comentário de Rita — 07/02/08 @ 1:05
Por onde andas??????? A chance de ser campeão é boa. Especialmente porque tem atletas melhores que os da LDU.
Beijo!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:05
Cá entre nós, inteligência emocional é tudo que o brasileiro não tem, ou pouco tem. Não dizem que somos o povo movido a emoção?! Com certeza num jogo desse, na situação do fluminense, o que mais vai se ouvir é “Caaalma, caaaalma…”… Mas quem acredita que vão escutar? Somos brasileiros.
Comentário de ronan — 07/02/08 @ 3:33
Os equatorianos também não estão acostumados com esse tipo de situação.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:06
GRANDE BIRNER
SÓ PRA VOCE TER IDEIA DO AMOR, PAIXÃO E ANSIEDADE SÃO 5 E 2 DA MANHÃ E MESMO TOMANDO RIVOTRIL TO AQUI QUE NEM UM RETARDADO DIGITANDO NO SEU BLOG! VOU TRABALHAR VIRADÃO….
Quantos à sua análise gostaria de colocar mais algumas:
Primeiro deve-se levar em conta o fator bola:
Acredito que voce, assim como quase todo garoto na infância jogou pelada com a famosa bola “dente de leite”, aquela levinha que voce chutava ia longe ou fazia curvas esquisitas. Pois é, lá em Quito foi o que se viu, a bola supersônica, a dificuldade do Flu administrá-la e os gols bobos. 2 escanteios rápidos, desvio de costas de cabeça e gol , desvio infeliz do Washington no outro. Tempo de bola errado na cabeçada e nas defesas!
No segundo gol, bate rebate supersônico na area, com as bolas sempre sobrando para os de camisa branca e por fim sobrando linda, perfeita, fácil e sortuda, para o craque Guerron soltar o pé.
O primeiro gol feito com 1 min de jogo, o Flu nem tinha entrado em campo ainda!
Ou seja, o fator sorte da LDU, que antes atribuiam ao Flu mudou de lado naquele dia com aqueles gols estranhos e a velocidade da bola influindo. Quando o Flu foi pra dentro no segundo tempo eles se apequenaram! Acho q no nivel do mar, campo grande, há grande possibilidade do Flu sair colocando lá dentrou ou de repente não, o que seria grande injustiça a bela campanha!
Se fosse pontos corridos teriamos sido campeões a muito tempo! Tivemos melhor ataque, melhor defesa, melhor classificação geral saindo do grupo da morte, maior goleada, melhor apresentação (Arsenal), 100% de aproveitamento com 16 gol no Maraca só tomando 2! Sem falar no tal Meia- Boca eliminado por um brasileiro após 45 anos em Libertadores! Mas isso nem comento porque o time deles so tinha meio campo e ataque!
Quanto ao fator torcida e campo assinalado por vc, digo que a torcida do Flu com 90 mil alucinados na atual situação não é o mesmo q torcida de familia argentina torcendo pela seleção deles contra Equador no Monumental de Nuñes! São situações distintas!
Será uma festa grandiosa, ainda mais do que a ultima que, a meu ver, nenhum Clube de futebol já fez! Só de sinalizadores serão 10 mil, se não colocar fogo, literalmente, o Maracanã vai parecer a maior luz de pista de dança (strobo) de boate do mundo! 50 mil bandeirinhas e torcida gritando e acreditando até o fim!
Vai ser uma torcida tricolor que nem o maior dos FLA X FLU já presenciou! Aposte…
Acho que dá, mas com pé atrás, sempre né, porq se acreditar muito e perder fico mal por 2, 3 semanas em depressão! Mas se tudo der certo basta o time jogar direitinho, segurar a Ldu, meter 1 no primeiro tempo, “tacar” fogo no Maracanã que o resto sai no segundo ou na prorrogação! Prorrogação sou muito mais o Flu, torcida a favor, preparo físico melhor, etc…
Solta o Dodo endiabrado no segundo tempo, acho melhor, ele rende mais e entra mordido! Espero também ajuda de cima, ajuda DIVINA! Ajuda a Deus para premiar o MELHOR TIME DA LIBERTADORES!
Comentário de Daniel — 07/02/08 @ 5:10
Tomou Rivotril mesmo? Dá para ser campeão. O time tem todas condições. Sobre a sorte, creio que ambois tiveram. O Conca não faz gols de faltas de lá e o zagueiro escorregou no do Thiago. Entendo sua ansiedade! Boa sorte!!!!!
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:11
Vitor Birner…só passei para dizer um olá ! Fazia tempo que eu não visitava o blog ! Será que dá Flu ? Sei não….Beijo
Comentário de Juliana — 07/02/08 @ 7:48
fala,ju!!!!!!! está tudo bem. Pode ser campeão. A parada é duríssima para ambos.
beijo
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:12
Big Birner,
Sou botafoguense, mas torço por vocês hoje como se fosse para o Fogão…menos para o Dodô, este não dá para torcer a favor, só contra (rs). O negócio dele é se vender e fazer dinheiro, só, dedicação ao time em si, “zero”.
Força Flu.
Abraços,
Comentário de José R. Albuquerque — 07/02/08 @ 7:50
Reparou que a maioria dos ttorcedores dos times que contaram com Dodô tem alguma reclamação dele?
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:13
E abem quem estará hoje no Maracanã?
Ele, Nélson Rodrigues. Isso mesmo. Afinal foi em vida Nélson disse que “nas situações de rotina, um `pó-de-arroz’ pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas.”
Ele hoje sairá de sua tumba e provavelmente dará instruções ao Sobrenatural de Almeida.
Forte abraço!
(Quem puder, dê uma forcinha no meu blog)
Comentário de Daniel Reiner — 07/02/08 @ 8:13
Coloque o endereço no post!!!!
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:14
Sabem quem estará hoje no Maracanã???
Ele, Nélson Rodrigues. Isso mesmo. Afinal, Nélson disse em vida que “nas situações de rotina, um `pó-de-arroz’ pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas.”
Ele hoje sairá de sua tumba e provavelmente dará instruções ao Sobrenatural de Almeida.
Forte abraço!
(Quem puder, dê uma forcinha no meu blog)
Comentário de Daniel Reiner — 07/02/08 @ 8:15
Será uma noite épica, só não sei em que sentido. Renato gaúcho ficará com essa noite marcada em sua história como treinador de um jeito ou de outro. Caso o Flu perca poderemos ganhar um bom treinador, mais comedido e mais trabalhador. Caso o Flu ganhe, certamente ganharemos um fanfarrão que se achará o máximo até o último dia de sua vida, mesmo que este seja o único título importante de uma carreira inteira. Creio que o Flu vá fazer o que dele se espera, mas caso não aconteça… Vai ter muita gente faltando ao trabalho amanhã e, ganharemos novos escritores de ficção, porque terão de ter uma imaginação inimaginável para explicar a lambança.
Comentário de Visão Desconexa — 07/02/08 @ 8:24
Quem acompanha esse espaço há mais de uma semana já entendeu que sou botafoguense dos piores mas vou torcer pelo Fluminense como se fosse o Botafogo que estivesse lá. Acredito que tenho boas chances de sair satisfeito depois do jogo com a virada do Fluminense. Porque? Simples. No Brasil temos dois critérios de classificação para a Libertadores. Campeão da copa do Brasil e estar entre os quatro melhores classificados no brasileirão do ano anterior. O Fluminense se classificou pelos dois critérios permitindo ao Palmeiras disputar o torneio pois não dá para usar duas vagas. Na primeira fase o Fluminense teve a melhor campanha entre todos os participantes e embora alguém argumente que o Fluminense só está na final por sorte, o que discordo completamente, pois para chegar aqui venceu jogos contra adversários de peso de forma convincente. Só não jogou bem um tempo da primeira final na altitude de 2850m mas no final do jogo estava com mais gás que o anfitrião. Acredito sim no Fluminense.
Vou torcer para o Flu apesar do Renato Gaúcho, primeiro por achar que é uma questão de justiça e segundo pelo Fluminense ser o Brasil na Libertadores.
E a Riat está certíssima. Quem bateu o Boca e o São Paulo não deve se intimidar com a LDU. Se eu achasse alguém que me emprestasse uma camisa do Flu era capz de eu ver o jogo com ela. Claro que tinha que ser emprestada pois não gastaria meu dinheirinho com essa porcaria. RSSSS.
Comentário de Pacheco — 07/02/08 @ 8:43
BIRNER TECNICAMENTE NAO CONJUNTAMENTE TO FALANDO TECNICAMENTE QUAL TIME DO BOCA ERA MELHOR O DO BIANCHI OU O ATUAL?
Comentário de CAIO FC — 07/02/08 @ 8:52
Qual do Bianchi? O que ganhou a Libertadores com mais propriedade foi o de 2003.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 14:15
Renato Gaúcho usará a imagem dos jogadores da LDU com camisas rubro-negras para atiçar a moral e os brios de seus jogadores. Puxa!!! Será que o técnico da LDU fará o mesmo com as imagens do foguetório no treino das Laranjeiras. Puxa!!
Comentário de Visão Desconexa — 07/02/08 @ 8:58
Neste aspecto, há equilíbrio, pois as declarações depois primeiro jogo e na chegada, ainda no aeroporto, foram pelo mesmo caminho. “Gostaria que o jogo fosse amanhã para ganharmos o título de uma vez”, de Thiago Neves.
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 17:56
Se o Fluminense demorar a marcar 1 gol, tenha certeza que a torcida ficará contra e aí cada um vai tentar ganhar sozinho, indo o sonho por água abaixo.
Porém, se a LDU entrar retrancada e recuada, o trabalho do Flu não será fácil, mas os gols virão.
Realmente é preciso ter inteligência emocional.
O grande problema é que jogadores e comissão técnica acham que a diferença de gols será fácil de resolver e que a LDU não é um time à altura do Flu, que já bateu São Paulo e Boca.
Esse ar esnobe irá matar o Fluminense hoje a noite.
http://futebolestrategia.wordpress.com
Comentário de Andre Serviuc — 07/02/08 @ 9:14
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 17:56
Caro Birner, discordo do Roberto Paiva pois o que falta ao Fluminense e justamente humildade principalmente ao seu Tecnico que fala demais, achando que será facil ganhar no Maracanã, pois aqui esta meu placar 2 a 1 para a LDU. (Liga Dos Urubus)
Comentário de MAX — 07/02/08 @ 9:29
Abraço!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 17:57
Seremos Campeões !
Eu mereço !
A torcida Tricolor merece e todos os secadores também !
Hehehe
Comentário de Leonardo Ackermann — 07/02/08 @ 10:06
Abraço!!!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 17:57
Caro Birner, o incendiáááááááário
Hoje sairá o novo Once Caldas do continente. Creio que a LDU conseguirá o título hoje no Maracanã. Faltará ao Fluminense o devido preparo emocional e a tradição que não tem para ganhar um título tão importante como esse.
Nas quartas-de-final e semi-final era o flanco atirador, já tinha cumprido o seu papel na Libertadores da América, já tinha ido longe demais, como um clube que ninguém, antes de começar determinada competição, imagina chegar tão longe devido a sua pouca representatividade, pouca tradição, quedas para 2ª e 3ª divisões e voltando à elite de forma escusa e trapaceira e pelo fato de nunca estar disputando um título de expressão, sempre figurando nos principais campeonatos como coadjuvante ou lutando para não cair.
Assim sendo, quem imaginava que o Fluminense chegaria a uma decisão de campeonato continental? Na minha opinião, chegou longe demais e cumpriu um excelente papel, haja vista sua inexpressividade, tanto em termos de tradição, de conquistas de títulos, como da exígua torcida que possui, para um clube chamado “grande”.
Portanto, frente aos fatos, a LDU será campeã, hoje à noite no estádio Mário Filho.
Comentário de Márcio Augusto — 07/02/08 @ 11:08
Achio que pode ser campeã, mas agora, na prática, importam a capacidade e o moemento deles. Ambos não conhecem tal tipo de decisão.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 17:59
Hoje não é dia para Tricolor ficar humilde ….
Meu Deus, tenho que explicar isso mais uma vez !
Vamos começar o jogo perdendo de 2 a 0 , para que usar humildade em uma circunstância como essa ?
Devemos ser atrevidos, cara de pau mesmo, temos que pensar grande , com goleada inclusive !
Será que só os Tricolores conseguem entender o obvio ?
Deixemos as sandálias da humildade e vamos calçar nossos coturnos pesados …
Está na hora da guerra e dar um chute na bunda deles e mandar eles para os QUITOS dos Infernos !
Esse time vai peidar, podem anotar !
Vence o Fluminense !
Comentário de Leonardo Ackermann — 07/02/08 @ 11:21
Arrogancia pouca, é bovagem….
Tô lendo um monte de declarações do tecnico do fluminense dizendo que vai ser campeão hoje…. Ele tem mais é que confiar no time dele, mas não a ponto de dar esse tipo de declaração, menosprezando o adversário.
Se o time for campeão, vai dizer que disse que ganharia, ele nunca pensou de outra forma, blá blá blá… se o time não for campeão dirá que era tudo para levantar a moral dos seus comandados.
De qualquer forma acho horrível esse tipo de conduta.
É por isso, pela história recente do fluminense e outras que sou LDU.
Comentário de Leandro Guion — 07/02/08 @ 11:49
Não há nada resolvido. nem para um lado, nem para o outro. Nenhum fator que eu penso me ajuda a concluir ou formar opinião segura.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:01
Birner, três coisas me tira o sossego para o jogo de hj.
1º a escalação do Ygor…
2º a presença de Corinthianos no estádio(Rivellino, Juca) é que eles andam numa draga… não viu o Lula?Foi só bafejar o manto tricolor e o time desandou.
3º O árbitro do jogo… é o pior da LA.
Vai, FLU!
Comentário de Ricardo Henrique — 07/02/08 @ 12:07
O Ygor pode fazer papel importante na marcação. Não seria, como você sabe, a minha opção para hoje.
O terceiro item não tão peocupante. No lugar da LDU, estaria mais preocupado que o Flu, isso, claro, se houver motivo para isso.
O segundo item, sem dúvida, é o mais preocupante.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:03
Vitor,
Nenhuma palavra sobre a Arena aprovada pelo CD do Palmeiras por aclamação e o contrato que foi assinado hoje de manhã?
Nadica de nada?
Abraços
Comentário de Rodollfo Bernini — 07/02/08 @ 13:05
http://blogdobirner.net/2008/07/01/vareio-do-novo-palestra-italia/
http://blogdobirner.net/2008/06/30/brigas-uteis-e-inuteis-no-palestra-italia/
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 13:58
É isso ai amigos, todos torcendo pela LDU !
O time que vocês simpatizam ficou para trás então não resta mais nada a fazer …
Um ai fica lembrando de coisas de 10 anos atrás,
Hehehe
Se ganhar tem um argumento, se perder tem outro … o RG é o único ?
Hahaha
Como o cotovelo doi….
A midia só fala no Flu, nas ruas, nas conversas …
Nos carros, nas janelas das casas e apartamentos.
Gente de tudo que é canto chegando no RJ.
Vence o Fluminense !
4 a 1 !
Comentário de Leonardo Ackermann — 07/02/08 @ 13:14
Aproveitem simpatizantes do time de três cores do RJ esta momentânea exposição na mídia, e não seria diferente, pois trata-se do maior título das Américas. Agora no caso de vocês, pobres sofredores, a exposição deve estar até incomodando vocês mesmos, pois em que momento da história futebolística estiveram tão em evidência? São 106 anos de marasmos, de sofrimentos, de quedas para divisões inferiores e perda da dignidade, não por cair, pois todos os clubes estão sujeitos ao descenso, mas por retornar à 1ª divisão de forma repugnante e abominável; um clube centenário que não representa nada em termos de tradição, torcida e títulos.
Aproveitem esta exposição, que até o São Caetano teve quando decidiu a Libertadores de 2002, que o Atlético-PR teve quando decidiu a de 2005, enfim todos vocês estão no mesmo nível, é evidência na mídia uma vez na vida e outra na morte, ou, quem sabe, no século XXII.
Agora, que sai um novo Once Caldas hoje à noite, isso eu tenho certaza que sai.
Comentário de Márcio Augusto — 07/02/08 @ 14:30
Márcio Augusto,
que feio…tsc…tsc…tsc….haja gelol…tsc…tsc…tsc…
Comentário de Ricardo Henrique — 07/02/08 @ 15:17
tecnicamente birner quais bocas eram melhores os do bianchi ou o de 2007 ou o propio de agora que perdeu pro fluminense ? TECNICAMENTE TO FALANDO
Comentário de CAIO FC — 07/02/08 @ 15:28
Este não é dos melhores.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:04
Acho que o Fluminense ganha. O que é que eu não sei.
Comentário de Visão Desconexa — 07/02/08 @ 15:57
Cheio de graça.
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:05
AVANTE LDU!!!
FLUMINENSE, TIMINHO SEM TRADAIÇÃO NENHUMA….
Comentário de Rodrigo Augusto — 07/02/08 @ 16:12
QUERES SABER O FUTURO DO FLUMINENSE ?
Ápós a derrota de 4×2 para a LDU na 1° partida da final da Taça Libertadores, o treinador Renato Gaúcho sentenciou : “Ninguém vai tirar esse título da gente”.
E como se tivesse mantido contatos com o além, Renato transmitiu: “algo lá em cima diz que vamos ser campeões”.
E alertou ao torcedor tricolor: “E a torcida do Fluminense não deixe ir ao Maracanã. Quem deixar de ir vai perder muita coisa.”
Bom no ofício de verbalizar os sentimentos dos boleiros e atiçar a paixão do torcedor desde à época em que era jogador (e esse blogueiro lembra muito bem o alvoroço que o Gaúcho causou quando esteve em BH tanto no Cruzeiro quanto no Atlético), o treinador tricolor pode não ter poderes prá assegurar o título ao Fluminense, mas não será por falta de confiança e otimismo que a América deixará de se vestir de vermelho, verde e branco.
E se as declarações do Renato não são suficientes Nélson Rodrigues manda um recado: “Se quereis saber o futuro do Fluminense, olhai para o seu passado. A história tricolor traduz a predestinação para a glória”.
E ele Nélson Rodrigues faz coro junto ao treinador e promete estar no Maracanã na próxima quarta-feira. Afinal, foi ele quem disse que “nas situações de rotina, um `pó-de-arroz’ pode ficar em casa abanando-se com a Revista do Rádio. Mas quando o Fluminense precisa de número, acontece o suave milagre: os tricolores vivos, doentes e mortos aparecem. Os vivos saem de suas casas, os doentes de suas camas e os mortos de suas tumbas.”
Boa sorte a todos os tricolores - vivos,doentes e mortos!!! Eu acredito!
Comentário de Daniel Reiner — 07/02/08 @ 16:17
Abraço!!!!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:06
e já que você me autorizouqui o link do blog, Birner:
http://1982esporteclube.blogspot.com/
Obrigado pela força!
Comentário de Daniel Reiner — 07/02/08 @ 16:18
nem precisava autorizar. Basta que não recomende porcarias ao leitor e o blog é legal. Sua resposta acima está lá, como post.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:07
Marcio Augusto, meu jovem. Dê-me um gole desta água que o amigo sorve pela manhã, para dizer tantas asneiras no final da tarde. Sou Flamenguista e, obviamente, membro da Liga dos Urubus - os tricolores também o seriam, caso o Fla estivesse vivendo o mesmo momento. Mas duvido muito, não importa para que time você torça, que este time, para o qual você torce, tenha mais ou a mesma tradição que tem o Fluminense. Isso já adianto, é impossível. Se você é sãopaulino o advirto: 106 anos de glórias e triunfos valema muito mais do que algumas Libertadores e Copas Toyotas, Samsung ou coisas do gênero. Abraços!
Comentário de Visão Desconexa — 07/02/08 @ 16:38
Final contraditório.”106 anos de glórias e triunfos valema muito mais do que algumas Libertadores e Copas Toyotas, Samsung ou coisas do gênero”. Não entendi. Até pq a reação da nação flamenguista na maior afinada que vi em muitos tempos, contra o América, teve duro impacto. Normal. Cair diante do América em tais circunstâncias, e no ano anterior, perante o pequeninho Defensor Sporting, não deveria fazer parte da história de um gigante como o Mengo. De qualquer maneira, notei que a :Libertadores importa muito, ao contráriuo do que você nos vendeu. Além disso, gostaria que me explicasse, por favor com argumentos diretos, sua afirmação.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:15
Caro Birner,
Hoje estou muito ansioso,não porque sou tricolor Carioca:Não! Sou rubro-negro, e tal jogo por incrivel que pareça é de fudamental importancia para os flamenguistas,pq????
Oras Birner, caso o FLu perca hoje além de continuarmos hegemonicos no nosso estado(Rj) no que refere-se a Libertadores,o Fluminense provalvemente entrará em tamanha crise que no Campeonato Brasileiro tão equilibrado c/ esse,Rebaixamento será só questão de tempo..
E por mais um ano:FLAMENGO SERA O ÚNICO DO RIO C/ CHANCES REAIS DE IR E CONSEGUIR A LIBERTA EM 2009!!!!!( como foi em 2007)
Voce Concorda???????
Comentário de Fabrício Lélis — 07/02/08 @ 16:55
Não cairá, entretanto seu raciocínio, no que diz respeito à postura do torcedor, é igual ao meu. A derrota do Flu é a vitória do Fla. Aqui, quando o Corinthians encarou o River Plate ( foi desclassificado nas duas libertadores e quando o palmeiras decidiu a Libertadores contra o Boca,grupos de são-paulinos foram apoiar os visitantes. Estive, em 2005, no Monumental de Nunez, na semifinal do São paulo contra o River Plate. Fui por conta, torcer e passear, não trabalhar. Comprei ingresso, fiquei na arquibancada, escapei da chuva de pedras durante a partida, das tocaias fora do estádio…Na torcida do São Paulo tinha uns boquenses e alguns hinchas do Chacarita Jrs. O primeiro pela rivalidade e o outro pela camisa parecidíssima.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:21
Perdão pelo pedido já atendido. Pela grande quantidade de postagens diárias eu baixava scrollbar e não achava o post…
Muito bem dito!
Agora, caberia uma crônica sua sobre a copa do mundo, morumbi e palestra..
E a incessante briga das diretorias..
Abraços
Comentário de Rodollfo Bernini — 07/02/08 @ 17:13
Tranquilo. É que a final da Libertadores, nesta semana, é a prioridade. Além disso, semana que vem tem o clássico e teremos vários temas para debater. O estádio é um bem para a cidade. Meu palpite: não ficará no papel. E a concorrência, se achar necessário. que se esforé para oferecer outro melhor.
Forte abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/02/08 @ 18:24
A bambizada tá louquinha pra ver o Fluminense se dar mal. Escondem-se atrás da suposta arrogância do Renato, dizem que falta-lhe humildade, pra justificar esse sentimento, como se arrogância fosse um “privilégio” apenas do Rogério Ceni. Fiquem felizes meninas! Vcs perderam para o Campeão das Américas!
Comentário de Joao — 07/02/08 @ 17:51
Esse Marcio Augusto não tem jeito, para ele o futebol nasceu nos anos 90 e quem desenvolveu foi o São Paulo….
Pobre coitado, com tantas glorias, tantos titulos , tantos, tantos ….até me perdi,
Mas por que o TRICOLOR o aborrece tanto ?
Visão,
A rivalidade é mais do que bacana, meu melhor amigo me liga todo dia para me pertubar, mesmo com a grande Gloria do Flusão ele vai tomar umas geladas comigo!
Vence o Fluminense !
Comentário de Leonardo Ackermann — 07/02/08 @ 18:10
Ô Birner, agora fiqei preocupado de verdade…vc sabe dizer se o Juca colocou algum par de meia de lã na bagagem?
Vamos, Fluzão!
Vamos ganhar!
È o último, Birner, volto amanhã, ou em 2009, dependendo do resultado…Maraca, aqui vou eu….
Comentário de Ricardo Henrique — 07/02/08 @ 18:39
Fala Vitor!!!
Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu sucesso, torço muito por vc.
To de volta à SP e gostaria de poder encontrar com vc mas não tenho mais seu telefone de contato.
Se possivel me mande um e mail para fazermos contato.
Abraço. Sorte e Sucesso.
Comentário de richard malka — 07/02/08 @ 18:48
victor… sem querer criar intrigas nem nada… mas o que o tal Guioti tem contra vc? juro que ouvindo o jeito que esse jornalista te trata no 4 em campo, com um ar de superioridade… ele talvez ache que a experiencia (idade, velhice) lhe de um status que permite SEMPRE ironizar seus comentários… enfim, me enoja. JURO nao sou uma pessoa violenta, mas quando ouço o desdem desse rapaz a seu respeito fico com aquela vontade de… vou catar esse cara na rua depois… nao pra bater, mas pra perguntar no olho-no-olho se ele acha bonito fazer isso com um cara bacana como vc… enfim, soh queria registrar meu protesto, pode deletar o post se achar de bom grado
Comentário de calloni — 07/02/08 @ 22:55
Que pena que não deu tempo para o Dodo bater o penalti e enterrar o Flu.
E o Dom Gabriel, batedor oficial, ao estilo Gustavo Nery abandonou o barco faltando 10 minutos.
Que maravilha…
Mas a torcida do Flu tem que ficar tranquila, daqui 100 anos chegam em outra final. É hora de levantar a cabeça e encarar a realidade: a lanterna do brasileiro. hehehehehehehehehehe
Liberatdores é para poucos…. bem vindo LDU
SPFC 92 - 93 - 05
Comentário de Gibrex Bragança — 07/03/08 @ 1:06
Serei direto com você. Imagino que o time do rapaz que menosprezou a história do Fluminense seja o São Paulo. Então comparei a história dos dois clubes e, cheguei a conclusão de que os 106 anos do Fluminense são muito mais gloriosos e produzem uma tradição muito mais encantada do que o São Paulo que começou a aparecer dos anos 90 para cá. Talvez você não concorde com isso aqui, em público, mas numa conversa ao pé do ouvido com seu mestre e chegarão à conclusão de que eu tenho razão. Outra coisa: Sei que parece estranho, mas a torcida do Flamengo, ao menos a torcida do Fla aqui no Rio se lixou para a derrota diante do América. No after day estávamos em grande número com a camisa do time andando pelas ruas do Centro achando tudo muito esquisito, mas sem sofrimento. É que a Libertadores por aqui é muito legal, legal mesmo, desde que você a esteja disputando. Quem não está não liga, torce mais, mas muito mais, no Estadual. Não me peça para dizer se esse sentimento é certo ou errado, apenas é assim que acontece. A história do time do rapaz que menosprezou a tradição do Tricolor parece ter começado depois da primeira Libertadores que ganhou, sei que é estranho, sei que o SP tem um passado, mas eu o desconheço, ao contrário do passado do Flu em relação a você. Aposto que você escala o Fluminense de 1904 e eu nem sei se o SP já existia em 1904. Entendeu?
Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 1:27
Agora que eu já coloquei o seu time em seu devido lugar, faça o favor de escrever algo sobre o mais novo maracanazzo, pois estou acordado até agora para começar de uma vez a sacanear os tricolores. Puxa, o veneno está escorrendo. rsrsrs E ainda roubaram a LDU anulando um gol LEGÍTIMO. Escrevi num post lá trás: Os tricolores acordarão na quinta-feira com um sonho acabado e uma linda lanterna na mão iluminando lá de longe o sucesso do Mengão. Vamos Vítor, dedos ao teclado!!! rsrsrsr
Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 1:36
Chefe, em sua homenagem deveria ter deixado para escrever apenas as 7h30, quando teria que acordar para tal. Mas como tem bem mais gente que vai ler, prefiro ganhar uma hora e meia de sono e deixi escrito agora ( he!!!) Só que vossa majestade ja deve ter ido para o descanso Real. Acorda, chefe!!!!!!!!!
( he!!!)
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 07/03/08 @ 3:30
“Quem não está não liga, torce mais, mas muito mais, no Estadual.” Visão Desconexa, dá licença, mas não é isso que parece. Em vários blogs, muita gente tá comentando que a torcida do Fla foi a que mais vibrou com a derota do Flu, nem vascaínos nem botafoguenses ficaram tão felizes, portanto, vocês dão sim importância à Libertadores mesmo eliminados dela. Do mesmo jeito que dizem que o São Paulo apareceu em 90, falam que o Fla surgiu em 80. Só não entendo porque o título do Fla em 82, é MUNDIAL, já os títulos do São Paulo em 92 e 93, são COPA TOYOTA. É questão de nomenclatura (pra você)? Bobagem. Ah, como informação, antes de 90, tal qual o tradicionalíssimo Flu, o São Paulo tem glórias e conquistas, tipo estaduais e DOIS Brasileiros. Ok? A propósito, o devido lugar do SPFC, é dentre os grandes do futebol brasileiro. Passaria mais tempo discordando de seus comentários, mas por hora, fico por aqui. O Fluminense tem sua grandeza, o Flamengo é gigante, assim como o São Paulo. Não é melhor assim? Um abraço.
Comentário de Rita — 07/03/08 @ 12:01
Birner, respondendo à sua pergunta, continuo por aqui. Comentando de vez em quando e LENDO SEMPRE. Você sabe que sou sua fã. Beijo imenso.
Comentário de Rita — 07/03/08 @ 12:03
Rita - tomara que você esteja aí - antes de mais nada, não escrevi para menosprezar o São Paulo e sim para defender a tradição do Fluminense que foi achincalhada. Fluminense este que nem é o time de minha preferência. Mas não pude me conter. Caso apareça um sãopaulino desancando a tradição do Santos, me sentirei ofendido da mesma forma. Ontem torci para a LDU (rivalidade local), mas nas vitórias do Flu sobre o São Paulo e sobre o Boca vibrei mais que muito tricolor. Sabe por quê? Porque a torcida do São Paulo, que apenas deixou de ser simpática para virar fanática dos anos 90 para cá, se acha o máximo. Acha que seu time é como uma Seleção Brasileira - talvez até seja mesmo, como esta Seleção do Dunga. Li gente dizendo que a derrota sãopaulina para o Flu era comparávea a da seleção de 82 para a Itália. Puxa, isso não é demais não, seja sincera? Torci contra o Boca porque a imprensa paulista difundia a idéia de que apenas o São Paulo seria capaz de eliminar o time argentino. Ficou provado que este é um outro absurdo. O Fluminense acabou com ambos. Desculpe-me, não sei quantos anos você tem, mas a tradição do Flamengo, como a tradição do Fluminense, do Vasco e do Botafogo não vêm dos anos 80 para cá. O Rio de Janeiro era a Capital Federal à época em que esses clubes desfilavam suas conquistas e seus fracassos pelos campos mundo afora. O Flamengo em 1980 já contava com um número assustador de torcedores e simpatizantes - assim como antipatizantes também. Naquela época a Torcida do Flamengo já era a maior do Brasil. Flamengo e São Paulo dos anos 90 para trás era um joguinho qualquer, diferente por exemplo de Flamengo e Corinthiamsi, Flamengo e Palmeiras e Flamengo e Santos. Dentre os times grande paulistas o São Paulo é o de menor tradição. Que fique claro, Rita, que não se trata de uma provocação, mas de uma constatação. Talvez o Bírner torcedor discorde, mas o Bírner jornalista é obrigado a concordar. Hoje Flamengo e Atlético PR é um clássico do futebol brasileiro, nos anos 80 não era, mas, já naquela época, Flamengo e Coritiba era um clássico. Claro, você tem razão, ao chamar o título do Fla de Mundial e o do São Paulo de Copa Toyota estou fazendo uma provocação, apenas alí. Mas os Sãopaulinos fazem isso também ao chamarem o título do Corinthiamsi de Torneio de Verão, não fazem. Agora, no que eu acabei de escrever para você não vai gozação alguma, mas sim muito respeito a você e a sua opinião. Hoje o São paulo é um grande clube, mas nem sempre foi assim, ao menos fora de São Paulo. Em relação a importância de uma Libertadores para os torcedores do Flamengo… Não disse bobagem alguma. O torcedor do Fla, em suas atitudes, demonstra não ligar muito para Libertadores a não ser que esteja inserido em uma. Isso acontece com vascaínos, botafoguenses e tricolores também. Claro, se o Vasco estiver disputando um torneio no inferno nós criaremos a FlaCapeta, mas isso vale para qualquer competição e não apenas para a Libertadores. Pode parecer esquisito para você, que eu acretito ser sãopaulina, pois dos anos 90 para cá você olham a Libertadores com outros olhos, mas os torcedores daqui gostam de ganhar, não importa muito o que. Importa que haja cariocas envolvidos, assim a vitória pode servir para tiração de sarro nas esquinas e portarias da cidade. Um abraço para você e, desculpe se minha opinião lhe causou algum desconforto.
Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 14:49
Bírner, quando você escreveu em meu comentário (3:30) fazia ezatamente 10 minutos que eu havia me recolhido, para poder levantar duas horas depois e pegar no batente que dura até ás 18, 19, 20… dependendo do bom humor do meu patrão. Abraços sonolentos, mas felizes. E Viva a Liga dos Urubus!! O Gaúcho mereceu.
Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 14:52
Bírner, quando você escreveu em meu comentário (3:30) fazia exatamente 10 minutos que eu havia me recolhido, para poder levantar duas horas depois e pegar no batente que dura até ás 18, 19, 20… dependendo do bom humor do meu patrão. Abraços sonolentos, mas felizes. E Viva a Liga dos Urubus!! O Gaúcho mereceu.
Comentário de Visão Desconexa — 07/03/08 @ 14:52
Olá Visão Desconexa. Vou começar pelo fim: seu comentário não me causou desconforto. No mais: 1) A respeito de tradição, você afirma como constatação que dentre os grandes paulitas, o São Paulo é o de menor tradição. Vou além, não só dentre os grandes, vide Ponte Preta, Noroeste e outros. Penso que não é pelo fato do São Paulo ter sido fundado 16 ou 20 anos depois de seus rivais, que o torna menor que eles e como torcedora são-paulina, isso não me inferioriza, muito pelo contrário. Explico: primeiro surgiram Santos, Corinthians e depois Palmeiras, cada um dos times com suas peculiaridades, conquistaram torcedores, já disputavam jogos, conseqüentemente títulos, ou seja, já estava tudo de bom tamanho. Mas, no meio do caminho surgiu uma pedra, surgiu uma pedra no meio do caminho, quer dizer, um novo clube de futebol em plena capital paulista, quando já existiam dois pesos-pesados. Você há de convir que não seria nada fácil conquistar espaço. Acontece, que conquistou não só espaço, como títulos, e conquistou torcedores, em menor proporção que os outros, mas conquistou. E essa torcida cresceu e muito, obviamente a partir dos anos 90. Nada mais natural. E de geração em geração, os pais tricolores passaram pros filhos a paixão pelo São Paulo, e muitos tradicionalíssimos pais santintas, palmeirenses e corinthianos tiveram de se conformar em ver seus filhos torcendo pelo São Paulo, graças a Telê, Raí, Müller, Zetti e Cia. Com isso, penso que o São Paulo foi bravo e vencedor. Portanto, repito, ter menor tradição não nos diminue, não entendo porque têm são-paulinos que se sentem magoados. Mas, torcida é um outro assunto. 2) É uma pena que pra você ou pra outras pessoas, antes dos anos 90, Flamengo x São Paulo não era clássico. Pra mim, era clássico, simplesmente pelo encontro de um Bi-Campeão Brasileiro x Tetra-Brasileiro. Incrível é você não considerar isso um clássico e ao mesmo tempo considerar Flamengo x Atlético-PR, atualmente como tal. 3) Não acho que a derrota pro Flu tenha se equiparado à derrota de 82, aquilo foi único, embora não entedesse bem o que acontecia, lembro que parecia que algum parente tinha falecido. Mas, contra o Flu, confesso que fiquei arrasada, foi triste, dolorido, semelhante à derrota pro Cruzeiro na final da Copa do Brasil. Achei que passaria pelo menos um mês sem ver futebol, mas no final de semana seguinte, tava lá, torcendo de novo pelo São Paulo. Acho que é aquela coisa, na saúde, na doença, na alegria, na tristeza, nas vitórias, nas derrotas, é amor! Diferentemente da Seleção, que depois do fatídico jogo contra a França, não me interesso mais pelos jogos da Seleção. Espero ansiosamente que isso mude. Ao ver a Euro 2008, pensei como é bom sofrer, chorar e se alegrar com o seu país de chuteiras, como fizeram alemães e espanhóis. 4) Não disse que a tradição do Flamengo vem dos anos 80 pra cá, o que eu disse foi que assim como muitos dizem que o São Paulo surgiu a partir de 90, outros tantos dizem que o Flamengo surgiu a partir de 80. O que gostaria que você entendesse, é que até não poderiam dar bola pro São Paulo, queriam fazer de conta que não existia, mas o fato é que mesmo antes de 90, conquistou muitos estaduais, e dois títulos nacionais. Tanto que o Corinthians tem 25 Paulistas, Palmeiras 22, São Paulo 21 e Santos 17. Ou seja, os 21 títulos paulistas não foram conquistados pós-90. 5) Ufa! Fiquei aliviada quando você falou que era só provocação a questão da Copa Toyota. Sobre o título do Corinthians que chamam de mundial, sem comentários… 6) Sobre a torcida tricolor. Pessoalmente, não me acho o máximo. Nem acho meu time uma Seleção Brasileira. Nem acho que meu time tem obrigação de conquistar qualquer torneio que seja. Fico triste, quando alguns dizem, tal campeonato é obrigação. Como assim cara pálida? Existem outros times disputando, né? Na verdade, o São Paulo merece muito mais do damos a ele. 7) Por fim, desculpa o imenso texto, sei que você não tá nem aí pra algumas coisas sobre a “história do futebol paulista”, mas foi só pra sustentar meus argumentos, tá? obrigada pela gentileza da resposta e viva o debate com respeito futebolístico e pessoal. Desejo que seu patrão esteja sempre de bom humor. Um abraço.
Comentário de Rita — 07/03/08 @ 20:00
Olá Rita!! Vou começar pelo final (rsrsrsr) esses “rsrsrs” são porque eu sorri no final. Mas vamos lá. Ah!! Tentarei ser curto mas não precisa ler se não quiser - só não me conte. (1) Acho que você entendeu o que eu quis dizer com relação a “tradições”. Quando me referi ao período “antes dos anos 90″ quis me remeter a um tempo bem antes mesmo, longínquo. O São Paulo tem a sua tradição e, já a tinha antes. Eu me refiro a esta imagem de time conquistador, colecionador de títulos. Imagem esta que o São Paulo tem agora. Apesar dos estaduais de outrora, nacionalmente o São paulo não contava com esta tradição - mas quem contava, não é mesmo? Quando citei a tradição dos times do Rio (comecei e não terminei) me referi ao fato da cidade ter sido Capital da União, além da beleza natural que atraía a atenção do resto do país para cá. Esse fato popularizou demais os times daqui, em detrimento da imagem em âmbito nacional dos times de outros estados, inclusive de São Paulo. (2) Sabe Rita, quando me referi ao fato de classificar como clássico ou não um Flamengo e São Paulo de antes dos anos 90, como disse acima, me referia aos anos 60, 50, 40, 30, 20. Numa época em que o São Paulo ainda não era campeão nacional. Palmeiras, Santos e Corinthiamsi já possuíam uma expressão nacional maior. (3) Não disse que você comparava a derrota do São paulo para o Flu com o que aconteceu no Sarriá. Disse que já havia lido sãopaulinos com esse sentimento (blog do Juca). São Paulo X Fluminense é um clássico e qualquer um poderia vencer o duelo. Acontece que alguns sãopaulinos não pensam assim. Vêem a derrota como uma catástrofe sem precedentes. Perder o título para a LDU foi uma catástrofe sem precedentes. O Flamengo ser eliminado pelo América MEX foi uma catástrofe sem precedentes, não pelo América ser considerado um time menor do que o Mengo, mas porque tinha de fazer três gols em pleno Maracanã lotado, e fez. Sobre essa Seleção do Dunga eu prefiro me abster. (4) Queriam fazer de conta que o São Paulo não existia? E faziam mesmo e, esse desdém também foi propagado nacionalmente. Por isso Corinthiamsi, Palmeiras e Santos parecem (parecem!!) maiores que o São Paulo, nacionalmente falando. Mas não se preocupe, o São Paulo se mantendo vencedor apagará essa imagem e, construirá uma imagem muito maior que a dos seus rivais, nacionalmente falando. (5) “Sobre o título do Corinthiamsi que chamam de mundial…” Menina… rsrsr Isso é provocação hein! (6) Alguns sãopaulinos não pensam como você. Acham sim, que é obrigação vencer todas as competições que disputa, Mas isso não me preocupa, até parte da torcida do Flamengo acha que o time é obrigado a conquistar esse Brasileiro. Pode um time que conta com Jailton em seu elenco ser obrigado a conquistar alguma coisa?! (7) Não te perdôo pelo imenso texto, você deveria ter continuado. Gosto de qualquer tipo de história, principalmente ligada ao esporte que mais gosto. A gentileza que saiu daqui foi exigência da doce educação que partiu daí, isso sim, foi uma obrigação. Graças a Deus desenvolvi em mim, não me pergunte como, um comportamento no qual o meu humor não depende do humor de ninguém. Claro, se meu chefe descobrir que fico horas e horas lendo o Blog do Bírner… ficaremos ambos mal humorados. (8), (9), (10) abraços!!
Comentário de Visão Desconexa — 07/04/08 @ 10:43