A relação do torcedor com a seleção
De Vitor Birner
Não podemos esquecer, antes de tratar do assunto, que brasileiros, em regra, não se contentam em fazer parte de grupos vencedores.
Sei que é uma generalização.
Mas gostam de ser o primeiro, quem mais brilha e acima de tudo, eis a grande questão, o grande motivo de elogios, aplausos e reverências.
O brasileiro quer entrar para a história, ao contrário de suecos, chineses, alemães e tantos outros.
Talvez isso explique a afinidade brasileira com música e esporte.
Claro que as características influenciam nas preferências.
E entre elas, está a forma de jogar futebol.
Eu, por exemplo, gostei mais da conquista de 2002 que da de 1994.
Deveria ter sido o contrário.
Na Copa dos EUA, eu tinha 25 anos e nunca havia assistido o Brasil numa final de Mundial
Se bem que, confesso, achava, e continuo achando, que em 1994 a seleção deveria ter sido composta por “um misto do São Paulo bicampeão da Libertadores e do mundo com o Palmeiras bicampeão brasileiro, mais alguns atletas como Romário e zagueiros, pois não dava para começar com Ronaldão, Adílson, Cleber, Antônio Carlos, Tonhão, e outros”.
Contudo não questiono os campeões.
Os parabenizo.
E o trauma de 1982 continua vivo.
O título de 94 devolveu o orgulho de campeão ao brasileiro, trouxe alegria, contudo sem criar vínculo com o torcedor.
Em 2002, do jogo contra a Inglaterra em diante, o Brasil atuou para ganhar além do respeito tal qual em 1994, o carinho um pouco mais fraterno do torcedor.
Foi criada alguma identificação entre o povo e as estrelas.
Faltou encantar, o que não se pode exigir.
Hoje, não há identificação do brasileiro com a seleção
Ainda é possível.
Criar vínculo afetivo intenso entre brasileiros e a seleção.
Em 1958, 1962 e 1970 houve.
Razões não faltaram.
Atletas com vida similar a dos compatriotas ( não eram estrelas milionárias ), os jogadores defendiam times brasileiros, faziam parte do nosso dia-a-dia e desempenhavam futebol com estilo encantador e inimitável.
O pobre Brasil vendia simpatia, humildade, beleza e vitórias.
Hoje, o brasileiro nem precisa de tanto.
Muita garra, mais uns dois ou três atletas jogando futebol acima da média são o bastante para retomar o namoro do torcedor com a seleção.
A paixão precisa de mais.
Necessita de futebol de campeonatos e espetáculo.
Cada vez mais os fãs se afastam das seleções e se aproximam de times estrangeiros.
Parabéns, Ricardo Teixeira.



RSS
Vitor Birner, nem mesmo os grandes times estrangeiros são mais essa coca-cola toda não. Quer um exemplo? O Bayern de hoje é melhor do que o dos anos 70, com Beckembauer, Mayer, Breitner, etc? Não. O Ajax de hoje é melhor do que o dos anos 70, quando tinha o Cruyff e Neskens? Não. O Milan de hoje é mais exuberante do que o dos anos 80, com Gullit, Van Basten, Baresi etc? Não. O Juventus de hoje é melhor do que o dos anos 80, com Platini? O Roma de hoje é melhor do que o dos anos 80, com Falcão e Cerezo e Bruno Conti? Não. O Real Madri de hoje é mais exuberante que o dos anos 80, na época em que tinha Butrageño, Martim Vasquez e Hugo Sanchez? Nâo. O Barcelona de hoje é melhor que o dos começo dos anos 90, com Romário, Stchkov etc? Não.
Se com os grandes times é assim, imagina se iria ser diferentes com as seleções.
Te pergunto: o futebol ainda é bonito de se ver? É. Mas o futebol não é mais o mesmo do que o de décadas passadas.
Os da nossa geração (trinta e tantos a quarenta e poucos) não viram os craques das décadas de 50 e 60, mas viram a seleção de 70 e os grandes times e seleções das décadas seguintes. O nível caiu pra caramba. Quem é extra-classe hoje em dia? Diga com sinceridade.
Comentário de Marcelo Rangel Moreira — 06/18/08 @ 3:33
Acho que há os grandes times. os times não são melhores, porque você citou alguns dos melhores entre os melhores. O Milan do Gullit e Van Basten, para mim, foi único. A Roma teve times melhores que aquele. O Real também. O futebol atrual dificulta a vida dos craques. Não tenho a menor dúvida de que muitos que foram craques, hoje, não seriam.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 12:55
Concordo e acrescento um dado: com relação ao futebol,nós desenvolvemos uma arrogância (inconsciente) quase argentina.Ex: nos comentários nas ruas a cada fracasso é “dinheiro,eles só querem dinheiro”.Ou seja,ACHAMOS que os caras não jogam por não querer.Ninguém admite que são ruins a maioria e uns poucos bonzinhos.É bom lembrar que antes os europeus só levavam a nata da nata.Hoje qualquer vaga promessa já desfila por ali ou não é ? E os nossos técnicos (daqui) raciocinam assim: se jogam LÁ são ÓTIMOS. E por essa safra vê-se claramente que estamos armando um time do mesmo (ou pior) nível de 1990.
Comentário de João Carlos Mendonça — 06/18/08 @ 5:43
Abraço!!!!!!!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 12:55
Não dá pra torcer a favor daquilo que está errado !
Como podemos ter um tecnico desses no comando de nossa seleção? Nunca na vida havia treinado, nem time de botão. É a subserviencia a favor de Ricardo Teixeira.
Torço muito, mas muito, mas muito mais, pelo meu time que pela seleção.
Comentário de Leandro Guion — 06/18/08 @ 6:48
Eu também.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 12:56
Big Birner,
Será que toda ou grande parte da culpa é do Sr. Ricardo Teixeira? Acho que não.
Esta geração de jogadores é muito mercantilizada, tem empresário, assessor de imprensa, eles são, na verdade, empresas e representam interesses milionários.
Uma maneira simples e prática de criar um vínculo entre o jogador e o torcedor é através de jogos amistosos realizados no Brasil. Poder ver, tocar os jogadores, tudo ao vivo. Como era antes. O Brasil quse que parava até por um simples jogo amistoso do Brasil.
Mas tanto a CBF como os próprios jogadores parecem não tem o interesse (diga-se R$) de jogar por estas bandas.
O meu filho de 12 anos ficou incrédulo e levou alguns segundo para acreditar que ele iria ver, finalmente, ao vivo, Kaka, Robinho e o Ronaldinho Gaucho, no jogo Brasil e Equador no Maracanã (este mesmo que deu um sufoco na Argentina em Buenos Aires).
A 20 anos atrás qualquer um podia ver em um dia de sol o Romário, o Renato, o Junior, entre outros na praia jogando. Fácil, fácil.
Futebol de resultado mais futebol business não combina com futebol bem jogado, fair play e patritismo. Eles atrapalham quem quer ganhar dinheiro. O negócio é vencer a qualquer custo, e faturar R$, ou melhor US$, com isto é claro.
Bom para Europa. Azar nosso. Fornecemos boa parte da matéria prima, mas não podemos ter o produto final.
Acho que tenho sorte. Tenho mais de 45 anos e vi outro futebol. É como eu digo, quem já comeu “filé mignon”, dificilmente vai gostar de “chá de dentro”.
Abraços,
Comentário de José R. Albuquerque — 06/18/08 @ 8:27
Grande Birner!!
Acompanho seu trabalho desde o começo, quando me entrevistou quando vc ainda era estagiário na FMU e eu presidente da Athética do Direito, lembra disso?! Na época que vc ainda tinha cabelos e longos!! rsrs
Parabéna pelas reportagens e comentários que faz, e deixar também registrado que a sua paixão pelo tricolor ficou de lado, pois seus comentários são muito profissionais…até quando meu time ganha do seu!
Um grande abraço e sucesso ainda mais na sua carreira.
Daniel Giusti
Comentário de Daniel Giusti — 06/18/08 @ 8:28
He! He! Claro que lembro. Ainda treino com a camiseta. Tinha a Barabara Paz que namorava com o filho da Labibi lá ( He! He! He! ). Como bom advogado, já está rico?????
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 12:58
Grande Birner!!!
Acompanho seu trabalho desde quando vc era estagiário na FMU e eu presidente da Athética de Direito, onde uma vez vc fez uma entrevista conosco, lembra disso?? Vc ainda tinha cabelos e longos!
Parabéns pelo sucesso alcançado e pela perseverança, pois sempre foi uma apaixonado pelo futebol. Tem a imparcialidade dos comentários mesmo sendo apaixonado pelo tricolor!
Um grande abraço e sucesso!
Daniel Giusti
Comentário de Daniel Giusti — 06/18/08 @ 8:31
Perfeito nos comentários Birner…traduziu exatamente meu pensamento…
Amo futebol…e se me lembro bem…em 2006 quando perdemos para a França eu saí com uns amigos para beber e dar risada….diferente do mesmo ano quando perdemos para o Inter…
Comentário de Paulo Beck — 06/18/08 @ 8:46
Reaçào natural e inteligente depois do que viu. Poderia ter tentado dormir irritado.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 13:00
Eu particularmente torço mais para meu time do que a seleção, quando o Brasil perdeu para a Venezuela eu nem liguei, diferente do empate que o Flu deixou o Santos arrumar nos acrescimos.
Os clube eu tenho uma maior indentidade a seleção por ter todos a favor não me dá a mesma sensação.
E lá vem o mesmo papo de torcedores por times estrangeiros, amigo isso só ocorre com crianças e adolescentes.
Torcedor de grande centro desfila com a camisa por achar bonita ou por simpatia pelo time, torcer é muito diferente.
Com toda ruindade de cada federação, bagunça e baixo nivel tecnico, nas rodinhas de futebol sempre vai prevalecer o nosso. Até porque nem os horarios dos jogos faz a população se enturmar muito ( tirando os fins de semana ).
Ver jogo no meio da semana 16, 17hrs não é para qualquer trabalhador não.
Comentário de Leonardo Ackermann — 06/18/08 @ 8:49
Eu também.
Abraço!!!!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 13:01
1-Jogadores saindo cada vez mais cedo do Brasil 2-Jogos sendo realizados sempre fora daqui 3-Amistosos de nível duvidoso 4-Ufanismo forçado nas transmissões “oficiais” 5-Postura arrogante de vários jogadores 6-CBF. Somando tudo isso (e ainda alguma coisa que possa ter esquecido) temos o quadro atual de desânimo pela Seleção (na verdade seleção CBF)
Comentário de Alexandre — 06/18/08 @ 9:06
Mas você tem senso crítico. So todos tivessem, as transmissões seriam diferentes.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 13:01
ATENÇÃO PAULISTAS: Vou repetir meu comentário. Vamos parar com essa estória de dar palpites na Seleção. Como vocês sabem, Seleção é assunto e incubência dos cariocas. Vejam a porcaria que é essa seleção paulista que tem jogado! Portanto, quando o assunto for seleção, vocês podem no máximo ficar assistindo e torcendo contra, como de costume, por favor.
Comentário de Raja — 06/18/08 @ 9:13
Sem dúvida.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 13:02
Bírner meu querido, você parou de tomar o remédio!!?? Dizer que a Seleção de 94 devolveu o orgulho de ser campeão ao Brasileiro, que a Seleção de 94 deveria ter sido representada por um mistão do São Paulo com o Palmeiras… Minha Nossa Senhora!! Você não conversa sobre futebol com os seus colegas de profissão mais antigos não? Aqueles, nos quais você se mirou para fazer jornalismo e optar pelo jornalismo esportivo por favor, não cite o Juca, este tem talento mas não o usa para o bem? Nossa! A Seleção de 94 foi a consagração da mediocridade no futebol e a seleção de 2002 ganhou uma Copa com alguns detalhes que foram fundamentais: um cruzamento que terminou nas redes inglesas e dois jogos, contra Turquia e Bélgica roubados, com direito a pênalti marcado em falta fora da área. Você simplesmente abstrai essas verdades na hora de escrever, ou faz de sacanagem mesmo?
Comentário de Visão Desconexa — 06/18/08 @ 9:18
É verdade. O São Paulo bicampeão do mundo era uma porcaria. Botou na roda o barça dentro da Espanha e fez 4×1, depois fez o mesmo com o Real madrid e meteu 4×0, além de ter aplicado a maior goleadad da história de uma decisão de Libertadores. NO mundial, derrotou o barça com uns 9 atletas da seleção da E$Spanha, mais Stoichkov no auge, Laudrup, Koeman e alguns gringos de destaque nas seleções. O Palmeiras, aquele do Luxa, outra droga. ganhava e dava espetáculo aqui no Brasil por sorte. AAAAAAA. mas eles não são do Rio de janeiro. Ainda bem que detesto bairrismo, pois se eu fosse me apegar às questões estaduais, poderia afirmar que nos últimos anos, os maiores destaques do futebol carioca foram ricardo teixeira, eurico miranda, edmundo santos silva, caixa dagua e outros do pacote. Auto-cr[itica vai ajudar a voltar ao lugar de origem. Bairrismo é bom pros euricos. Tira o foco do fato
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 06/18/08 @ 13:29
Birner,seleção hoje é somente para dar espetáculo.Enquanto acharem que é orgulho,pátria e outras baboseiras,andaremos para trás.Prefiro o Muricy,hoje o melhor e um dos mais decentes técnicos(Mano é da escola)do Brasil , mas o Luxa com sua “malandragem” é melhor para tratar com a CBF.Ele montaria um baita time,sem os Robinhos da vida(uma mentira) e veríamos espetáculo.So para aproveitar:a Globo antecipou o jogo do Corinthians e Bragantino da segundona para 4ªFeira(25) no lugar de Flu e LDU , mas poderia ter antecipado Cruzeiro e São Paulo(o que arrasta publico).Porque será?Não deve ser por audiencia,ou será?
Comentário de Nicolau de Cerqueira Cesar — 06/18/08 @ 9:29
Olá, Birner, bom dia!
Esse tópico é muito apropriado. Já há um tempo que gostaria de comentar sobre isso com vc.
Eu, por exemplo, depois da copa de 2002, não tenho acompanhado a seleção com “tanta” empolgação.
Não torço contra, mas também já não faço questão de acompanhar.
Os jogos do Brasil tem sido horríveis desde a volta de Parreira ao comando da seleção, e depois do fiasco na Copa de 2006, a coisa ficou ainda pior.
Os jogadores de hoje não fazem questão alguma de vestir, com orgulho e vontade de vencer, a camisa mais gloriosa do mundo, e os últimos técnicos tem jogado no lixo, literalmente, a paixão do brasileiro pela seleção.
Talvez isso seja reflexo da própria administração da CBF, mas falta personalidade aos técnicos da seleção brasileira.
Um exemplo é o desprezo pelos clubes brasileiros nas convocações. Poucos são os “felizardos” jogadores que atuam no Brasil que são”homenageados” com a convocação.
Está faltando um pouco mais de Brasil na seleção brasileira de futebol.
E como estamos no país que somente depois de catástrofes se tomam providencias, quem sabe o Brasil ficando fora da Copa da Africa as coisas mudem.
Não gostaria de ver isso, mas parece o único tratamento de choque capaz de movimentar os principais interessados na valorização do futebol nacional pra acabar com essa gestão que só olha cifrões, e esquece da necessidade de valorizar aquele que realmente se importa e faz o espetáculo junto com os jogadores: O POVO!
Imagine uma copa do mundo no Brasil com estádios vazios?! Seria vergonhoso.
Abraço!
Em tempo: hoje assistirei o jogo, pq é Brasil x Argentina, mas não acredito que a seleção vença. Acho que vai dar Argentina.
Comentário de Marcelo Contini — 06/18/08 @ 9:51
Eu curti mais o campeonato de 94. Na ocasião eu tinha 18 anos, e como santista, estava muito carente de títulos e tb nunca tinha visto a seleção conquistar o campeonato mundial.
Acho que a culpa do afastamento dos torcedores da Seleção, não é só da direção da CBF, mas tb dos próprios jogadores. Antes, o atleta se considerava no topo de sua carreira qdo era convocado para a seleção… hj, as crianças começam jogar futebol sonhando ir para um grande clube da Europa. Os próprios jogadores priorizam seus clubes, que como eles dizem, pagam seus salários, a jogar pela seleção.
Bjs
Comentário de Monica — 06/18/08 @ 9:57
Eu conversava sobre isso ontem com amigos, e a questão é a seguinte: hoje em dia, ninguém é capaz de escalar a “sua” seleção. A média do público simplesmente não sabe quem gostaria de ver lá.
Você, em 94, queria um misto do Palmeiras com São Paulo, mais alguns. Com certeza, se te perguntassem, saberia escalar o que seria pra você “a seleção ideal”.
Hoje em dia eu, por exemplo, não saberia fazer o mesmo. E a média da população está como eu.
Sinceramente, não tenho idéia se o Maicon é melhor ou pior que o Daniel Alves ou o Rafinha, por exemplo. São jogadores que a gente simplesmente não conhece, nunca viu jogar. É gente que tá saindo antes de ser conhecido por aqui, e aí vai ser apresentado ao público quando vira titular da seleção. Muito complicado! As pessoas não têm nem como ter opinião sobre esses sujeitos.
E houve tempo em que dava pra pelo menos especular sobre fazer uma seleção só com quem joga aqui, como solução pra isso. Mas hoje em dia não teria a menor condição. Não só o nível doméstico tá baixo demais como a gente sabe que ia ter que trocar os titulares todos a cada dois meses, já que cada um que é convocado é inevitavelmente vendido pro exterior em pouco tempo.
Comentário de André Monnerat — 06/18/08 @ 10:06
Este é o resultado de uma política voltada para vende,r o mais depressa possível, as suas estrelas para o exterior. Esta seleção brasileira que joga padece do verdadeiro futebol brasileiro, estes jogadores em sua maioria sairam antes da maioridade no futebol, com 19,20 ou no maximo 21 anos e acabaram se formando em centros diferentes dos nossos. Na seleção de 82 a galera genial como Socrates, Zico saiam apenas com 25 ou 26 anos depois de ja terem se formado no futebol brasileiro. Mas sabe quem perde mais com isso? É o proprio futebol, a ganancia dos times europeus e a complacencia da FIFA estão por matar com o maior centro de futebol do mundo. O Brasil. Logo logo será dificil saber se o time que esta jogando é a seleção brasileira ou a alemã. E os efeitos disso, serão apresentados daqui a 100 anos ou mais, qdo o futebol deixará de ser este esporte tão mais popular do que os outros
Comentário de VALTER — 06/18/08 @ 10:42
Desculpe colocar esta mensagem aqui, mas tenho uma dúvida quanto a enquete dos técnicos para a seleção: foram colocados nomes estapafúrdios como Giba e Vadão, mas não o do Paulo Autuori, duas vezes campeão da Libertadores.
Mero esquecimento ou o criador da enquete acha que ele não reúne qualidades suficientes para o posto de treinador da seleção?
Comentário de Ricardo Cerdeira — 06/18/08 @ 10:58
Voce deveria ir se tratar. Querer, modificar a história de uma seleção campeã do mundo, é no minimo insano. Esse seu time, com base no São Paulo Toyota, não iria a lugar algum. A não ser que o espirito que usou o corpo do Miller, para fazer aquele gol safado, tambem fosse selecionado. Não passe para a garotada, uma imagem irreal dos fatos. Quem dera a seleção brasileira de hoje, com esse futebol horroroso, cheio de vitaminas e musculos, jogasse 10% da bola que jogava, o time de 1994. Seleçao essa que perto da de 1970, era piada.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 06/18/08 @ 11:08
Acho, que voce é capaz de ficar em uma fila de autógrafos, de Josué e Mineiro, só por que essas duas porcarias jogaram no São Paulo.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 06/18/08 @ 11:10
vejo seu comentário final com uma ironia, nesse caso, parabéns! torcer para um time estrangeiro beira o ridículo. apreciar uma boa partida é uma coisa, torcer é outra. sem rivalidade não tem graça e não dá pra ter o mesmo sentimento em relação aos estrangeiros. e tirando os grandes clubes internacionais, que são cheios da grana, os resto consegue ser pior que o brasil, com todo a sua desorganização e palidez. não sou daqueles defensores do futebol-arte. para mim isso é apenas uma denominação para algo que era mt natural do nosso futebol, algo realmente selvagem, sem pretensão alguma de ser “artístico”. o futebol mudou, ok, mas o que importa pra mim na verdade é a qualidade da jogo. acima de mts conceito, que na verdade são apenas palavras vazias. um bom espetáculo é legal? sim, mas tb tem mt espetáculo sem qualidade. isso pra mim é vazio e sem graça. o que se fazer? fico triste com isso, e o que ainda me prende ao futebol é meu gosto pela coisa, mas infelizmente, a verdadeira vibração é cada vez mais rara e pontual. Esse ano parece que está indo bem, mas ainda assim parece que falta algo. e a qualidade, restrita aos grandes e endinherados clubes europeus, que formam verdadeiras seleções mundiais e a seleções estrangeiras, já que até a nossa seleção conseguiram destruir. acho a globalização mt legal, mas não posso esquecer de onde eu vim. e nosso papel medíocre e patético na cena mundial realmente me entristece.
Comentário de davi — 06/18/08 @ 11:14
Muito bom o texto, Birner. Desta vez concordo totalmente com você. Acrescentaria apenas que o time de 1994 era muito, mas muito pior do que o de 2002, e levou a copa nos pênaltis.
Quanto a reconquistar a atenção do torcedor (sim, porque o carinho a seleção já não tem há tempos), acho que, infelizmente, isto não é possível a curto prazo. O brasileiro acordou, assiste o que se passa no futebol lá fora, e, entendendo de futebol como entende, se decepciona com a qualidade técnica e tática do bando que hoje veste a amarelinha.
Tem um agravante: não há craques em campo, aqueles que sempre levaram os torcedores a curtir a seleção. Temos um time medíocre, com alguns bons jogadores, e que não é, sequer, a melhor opção do momento para se colocar em campo.
Há “camisas cativas”, tipo Gilberto Silva, Julio César e Robinho, que estão jogando com o nome. Há Mineiro e Josué, que nunca foram, e nunca serão Dudu e Ademir da Guia, jogando com a fama dos tempos de São Paulo.
Vamos perder hoje, é certo como o fato de que o Dunga não será nosso técnico na Copa. É o Brasil quebrando tabus - que eram a seu favor!
Comentário de Zé da Moóca — 06/18/08 @ 11:16
Bom dia,
Birner,
Eu li atentamente seu comentarios e concordo contigo, mas acho que o futebol mudou muito, acredito eu que nenhum jogador que está na seleção está jogando com amor pelo Brasil, ninguém joga com coração e sim por dinheiro e por obrigação.
Eu vi a seleção de 94 achei o máximo, 2002 tb, mas acredito que fomos campeões porque tinhamos FELIPÃO e ele não se vendeu. Porque toda a midia engana o torcedor brasileiro está nitido para a sociedade que os dirigentes da CBF VENDERÃO A NOSSA SELEÇÃO.
E teremos consequencias terriveis. Particularmente eu torço mais pelo meu tricolor do que para seleção. E torço para Argentina vencer esta seleção de merda, desculpe pela expressão. Mas acredito também que algo irá mudar veremos em um futuro próximo Zico, Rogerio Ceni e Marcos por exemplo comandando o futebol brasileiro…
Abraços
Anderson Carpejane
Comentário de Anderson Carpejane — 06/18/08 @ 11:18
O Lula ficou no Santos 12 anos, ganhou 1000 vezez mais titulos que Telê, e está esquecido. Isso por que a imprensa, é composta por torcedores, que insistem em impor suas verdades. Telê, era um pé frio que não ganhava nada. Contou com uma geração de jogadores maravilhosos, e perdeu duas copas. Depois se redimiu no São Paulo, que possuia um belo time durante apenas 3 anos. Um reinado muito curto. O Santos foi inquestionavelmente, durante 15 anos a melhor equipe do planeta. Lula chegava no vestiario, jogava as camisas para o alto, e fazia um, quem pegar é dele.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 06/18/08 @ 11:29
Amor à pátria ou amor ao dinheiro ?
O quê os jogadores, ou melhor, atlétas estrelas do futebol amam mais ?
Aí está o problema.
A grande maioria dos jogadores, desculpe, atlétas estrelas do futebol, vêm de classes mais humildes e, depois que começam a enriquecer, não desejam mais lutar pela vitória em campo, mas lutam declarada e descaradamente pela vitória em suas contas bancárias. Robinho é um bom e recente exemplo disto. Bom, toda a atual seleção é um bom exemplo disto.
Sou muito a favor de que os jogadores, desculpe, os atlétas estrelas do futebol, busquem melhores horizontes e valores, afinal eles não podem também desvalorizarem a si próprios, mas o que me incomoda é que estes atlétas desejam mais ganhar dinheiro do que ganhar títulos, jogam bem quando lhes convém e são preguiçosos sempre que querem. Não estão nem aí pra nada ! São poucos os que ainda têm ” tesão ” de vestir a camisa da Seleção. São quase inexistentes os que vestem a camisa de seus clubes sem pensar em quando vai abrir a janela de contratações européia. A gradiosíssima maioria, somente quer um título nos clubes em que jogam, para aparecerem mais para os olheiros e clubes europeus. Ir para o exterior já tornou-se objetivo até para técnicos ! Felipão, nas chamadas televisivas para a Eurocopa disse que, ganhar a Eurocopa por Portugal, seria muito mais importante para ele, do que ter ganho o Título mundial pela seleção brasileira ! Não sei o que houve internamente, quando Felipão esteve na seleção, mas será que ele não sabe que ajudou a seleção a ganhar o título de 2002 não só para a CBF, mas que foi um título para a alegria do Povo Brasileiro ?
São por estas e outras que, o torcedor hoje em dia, se indentifica mais com a seleção de voley do que com a seleção de futebol. É mais gostoso torcer para a seleção de voley, afinal, eles demonstram muito mais garra em quadra, o que de certa forma transmite uma imagem de mais amor à camisa e isto também deve-se ao técnico que a dirige, bem como também ganham muito mais títulos do que a seleção de futebol, isto é claro também eleva mais o entusiasmo da torcida.
Ainda existem as interferências de quem dirige o futebol, aqui no caso Ricardo Teixeira ( não é meu parente… rsrsrs… ), que com suas decisões técnicas ( Dunga por exemplo foi uma decisão técnica conveniente), realmente afasta o torcedor cada vez mais da seleção brasileira, sem contar os preços de ingressos para os jogos da seleção, a organização logística para tais jogos e etc.
Nossa, aqui teríamos assunto para horas, talvez dias de conversa sobre as causas da ” crise de relacionamento ” do torcedor com a seleção.
Um dia eu lhe pago um café ou um suco e conversamos mais sobre o asunto… rsrsrsrs…
Grandes abraços.
Sergio Junior - Ribeirão Preto.
Comentário de Sergio M. Teixeira Jr. — 06/18/08 @ 11:33
Gostei da idéia do misto SP-Palmeiras para a seleção do Brasil. Seria assim: Cavalieri, Mineiro, Hugo, Magrão, Fábio Santos, Zé Luis, Léo Lima, Elder Granja, Martinez e por aí vai.
Comentário de Raja — 06/18/08 @ 11:53
desde que seu time ganhou do Líder e ficou em SEXTO, vc está provocativo demais, vou ser obrigado a torcer para que seu time não alcance o quinto lugar, por que ai, meu amigo, vc com certesa ficará insuportável. Abraços.
Comentário de Fabiano Filho — 06/18/08 @ 11:54
Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. Quem não teve o prazer de ver esse ataque jogar, ou até hoje, não procurou se informar a respeito, não vai me convencer de que conhece ou entende de futebol. A força da imprensa é real, como formadora de opiniões. Noto isso, em discuções futebolisticas com meus filhos e seus amigos. Defensores de jogadores, como Aloisio e Adriano, esses meninos provam a cada palavra, que não sabem nada. Cheguei a conclusão, que não só os jogadores de antes eram muito melhores, como os meninos de antigamente, entendiam muito mais de futebol. Se continuarem assim, vou deserda-los.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 06/18/08 @ 12:16
Bírner, você já jogou futebol alguma vez na sua vida? Assim, uma peladinha com direito a par-ou-ímpar? Quando você ganhava, você escolhia primeiro o perna-de-pau cheio de garra ou o cara que costumava botar a bola toda hora entre suas pernas? Sei lá, você fala de garra com uma sede… Você já assistiu partidas de Rugby, ou Futebol Americano? De repente tem mais a ver com aquilo que você aprecia: muita garra, muita vontade, táticas, jogadas ensaiadas e menos habilidade, magia, encantamento, dribles desconcertantes, golaços.
Comentário de Visão Desconexa — 06/18/08 @ 12:21
Pelo menos os times brasileiros seguem firmes e fortes com a preferência nacional!!
Nos últimos anos os estádios estão (um pouco) mais cheios…
Talvez seja o lado para onde os trocedores estão correndo… se não dá com a seleção, vamos com nossos times mesmo…
Comentário de Lucas Araujo — 06/18/08 @ 13:01
Vitor,
eu gostei da seleção de 2002 porque sob o comando de Felipão o time teve vontade e foi crescendo em qualidade à medida que ia chegando a final.
a de 94 eu achei bem fraquinha e o título não me emocionou tendo sido o primeiro que eu vi. Eu comemorei, lógico, mas não houve um encantamento. Eu me encantei foi com a de 82 e chorei com a derrota.
olha, acho que as últimas seleções com as quais me identifiquei foram as de 82 e 86. Os jogadores eram ídolos, eram craques e jogavam por amor. Pelo menos eu sentia isso. Hoje eu vejo isso em poucos, pouquíssimos.
sinceramente, se é para ter na seleção “craques” mas sem vontade ou comprometimento, prefiro uma seleção B, com atletas sem tanto destaque que aposto dariam o sangue para nos trazer qualquer tipo de título.
beijo!!!!!
Comentário de Cris Sato — 06/18/08 @ 13:22
Ok, eu só quero acrescentar o seguinte: Deus nos livre de Luxa!!!
Beijo, Vitor,
Eliane
Comentário de Eliane — 06/18/08 @ 13:28
Caro Victor, discordo que o Brasileiro é mais individualista do que outros povos. Tive a oportunidade de viver por um bom período significativo nos USA convivendo com várias pessoas de origem européia. Na média eles são bem mais individualistas do que nós. Apenas sabem usar melhor o grupo para se projetarem. Mas o objetivo é o mesmo - o indíviduo. O que eu concordaria em dizer é que os nossos esportistas são menos inteligentes do que os outros pois não percebem o quanto podem lucrar individualmente com o sucesso do grupo.
Comentário de Terencio Trindade — 06/18/08 @ 14:06
Raja, para de beber água da lagoa Rodrigo de Freitas.
Tá fazendo muito mal pro Tico e o Teco.
Comentário de PAULO — 06/18/08 @ 14:46
Cara, fazia tempo que não lia um post que vai de encontro a realidade.
é isso aí, o que mais me chateia é ver crianças desfilando com camisas do Real, Barça, Arsenal.
Cadê a camisa do Tricolor, Corinthians, Mengo, Palmeiras,etc…
Cara, nos anos 80 tínhamos aqui no Morumbi, Maracanão, Pacaembu, Mineirão uma pancada de jogadores técnicos e hoje? Sei não, mas, tá com cara que como tudo na vida acaba, até o SOL um dia vai explodir..pasmem, o futebol brasileiro, ou toma um choque violentíssimo ou já era! Teremos a NIKE TEAM BRAZILIANS x Argentina, Itália, etc…
Que saudades do ZICO, Sócrates, Reinaldo, e tantos outros….FORA RICARDO TEIXEIRA!!
Comentário de Flavio Adjuto — 06/18/08 @ 15:03
Vítor nós sabemos que o bairrista nesta história não sou eu. O Flamengo de Zico e o Santos de Pelé foram muito melhores do que o São Paulo de Telê e o Palmeiras de Luxemburgo juntos e duplicados e nem por isso poderiam representar o Brasil em qualquer Copa América que fosse.
Você poderia me acusar de clubista - ou anti-clubista - mas não de bairrista. O que critico é o amor exacerbado que o jornalista Bírner demonstra neste Blog pelo seu Clube, não pelo seu estado. Agora se você acha que suas opiniões não são mais tricolores do que isentas… Não posso fazer nada. Quer dizer, posso sim! Posso ficar te criticando toda vez que eu ver seu clubismo exagerado por aqui. Você ao invés de me compelir deveria me incentivar nesta vigília. Um abraço.
Em tempo: Qual foi exatamente a frase de meu texto que te fez pensar que em minha opinião o Palmeiras de Luxemburgo e o São Paulo de Telê eram porcarias? Porcaria é o São Paulo de Muricy, que venceu a porcaria do meu Flamengo. Aliás, se o São Paulo de Muricy ou o meu Flamengo sagrarem-se campeão Brasileiro continuarão sendo duas porcarias. Talvez você não concorde com isso, afinal de contas são times bem aplicados taticamente, repletos de guerreiros e jogadores raçudos. O negócio é que o esporte em questão é o futebol, que deve ser jogado por craques e não por brutamontes, e não o rugby. Outro abraço!
Comentário de Visão Desconexa — 06/18/08 @ 15:12
Ah vitor pera ai, vc realmente leva a serio aquele torneio de inicio de temporada que o São Paulo ganhou de Barcelona e Real Madrid? se for pra falar fale do mundial(que pros europeus não vale nada, é um fato!!) até concordo com vc, mas não use isso como parametro.
Comentário de rafael — 06/18/08 @ 15:26
Victor, está errado, Telê tentou aramar a seleção em um amistoso com o meio campo do Fla de 81 com Andrade Adílio e Zico, e a seleção suou pra cacete pra ganhar da Alemanha de 1×0 no Maracanã( se fosse hoje sería um ótimo resultado) e nem por isso o meio campo foi este, até que porque apesar de Andrade e Adílio serem jogadores extra-classe não eram Gênios como Falcão Socrates e Zico do meio campo da seleção., Mixto de São paulo e Palmeiras quer dizer que vc barraria o Bebeto que foi sem a bola naquela copa quase o que Romário foi com a bola. Barraria Jorginho que era um baita lateral e melhor que os dois de SP e Palmeiras. Barraria Branco e este não batería a falta contra a Holanda. já falei, desde que vcs chegaram ao SEXTO lugar ganhando do líder vc ficou… metidinho, metidnho!
Comentário de Fabiano Filho — 06/18/08 @ 16:43
ERA TAO PORCARIA QUE FOI BI CAMPEAO DO MUNDO ENGRAÇADO NE BIRNER?
Comentário de CAIO FC — 06/18/08 @ 16:51
Não precisa publicar, não tem nada a ver com o tópico.
Birner, estou esperando uma melhor cobertura, a partir de quinta-feira, das eleições do Vasco no CBN Esporte Clube. Na época da queda do Dualib o Kfouri dava notícia todo dia. Agora do Vasco fala muito pouco.
Seu Juca tem que ser mais imparcial. O programa é transmitido pela CBN Rio, logo precisa falar melhor dessas eleições que podem mudar a história do Vasco, um clube tão ou mais importante que o Corinthians.
Nem precisa publicar. É um apelo pra vc tb Birner. Procura apurar Biner, liga para alguém do MUV. E se o Eurico fechar as portas, qual a multa??? Quinta-feira estarei ligado no CBN Esporte Clube.
VASCOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!FORA EURICO SAFADO. .
Valeu!
Comentário de camisa negra — 06/18/08 @ 17:16
Birner,
se a CBF fosse ousada o técnico da Seleção seria o Gus Ridnik. Os times dele jogam com sentido tático, objetivo e bonito. Imagine com o material brasileiro e sem pressão de empresários etc.
Comentário de FERNANDO A HADBA — 06/18/08 @ 17:29
Desconexa,
O Flamengo foi super-hiper -fantástico e Globeleza com Zico.
O Galo Mineiro que o diga, juizada rubro-negra né, meu irrrmão
Aí você colocar o time do Flamengo, no mesmo nível do Santos do Pelé?
Você é um fanfarrão.
Seja honesto ou acerrrrrte a receita do óculos:
Botafogo de Garrincha.
Cruzeiro de Tostão.
Palmeiras de Ademir da Guia.
São muitos melhores que o time do Flamengo de Zico nem por isso se comparam ao time de Santos.
Comentário de PAULO — 06/18/08 @ 17:43
Põe o Tico e o Teco na seleção também!
Comentário de Raja — 06/18/08 @ 17:45
Eu, pessoalmente, acho que os jogadores, realmente, não demonstram o empenho que deveriam com a amarelinha. Os demais ainda vem sedentos querendo ganhar do Brasil.
Acho que é normal torcer mais pelo clube, que é o cotidiano, do que pelo Brasil - o clube você acompanha diariamente.
Acho que a relação do torcedor tem mudado, mas não sei se é duradoura essa mudança. Acho que depende da postura dos jogadores. Se o Brasil fosse uma máquina de jogar bola, a gente iria querer ver e se orgulhar, mesmo que eles estivessem jogando em clubes distantes.
Comentário de Marcelo Reis — 06/18/08 @ 17:52
Com apenas 7 anos em 1998 sofri muito com o Brasil contra a França, em 2002 fiquei muito feliz com o título da seleção, gostava bastante da seleção e era meu segundo time, mas jamais chegou perto do glorioso tricolor. Agora depois de 2003 pra frente começei a me interessar mais por futebol e acompanhar mais sobre tudo do esporte Bretão, nisso tudo aprendi sobre Ricardo texeira e sua quadrilha e a partir daí passei a não torcer mais para a seleção, o futebol mal jogado também ajudou, sem falar nas convocações mal feitas !!
A CBF está conseguindo acaba com o futebol da seleção brasileira.
Comentário de Luiz Alberto — 06/18/08 @ 18:02
victor concordo em partes com vc mas aquela seleção de 94 não deveria deixar de fora o Bebeto ums dos jogadores mais injustiçados da imprensa e nem o tafarel não foi o melhor mas ums dos goleiros mais importantes que o Brasil teve.
Comentário de FABIANO — 06/18/08 @ 19:16
Vitor, menino,
você está assim de vermelho por causa do genial clima de conto de fadas do CBN EC hoje?
Boa noite!
Comentário de Eliane — 06/18/08 @ 20:11
Blá, blá blá esses jogos de eliminária são apenas amistosoas de luxo ou alguém duvida que Brasil e Argentina não vão se classificar.
Não adianta ser primeiro nas eliminatórias, vencer copa america e copa das confederações e perder a COPA.
Em 2002 o Brasil se classificou na ultima rodada e foi campeão da copa.
Em 2006 o Brasil foi o primeiro e a campeãs foi a Italia.
Comentário de Raimundo Queirós — 06/18/08 @ 20:28
Ninguém mais gosta da seleção. E é a falta de espetáculo que leva a isso.
Falei sobre isso no meu blog também.
http://patetada.blogspot.com/2008/06/seleo-brasileira.html
Comentário de savastano — 06/18/08 @ 20:33
“Esta grande pugna” foi o melhor predicativo que eu ouvi hoje para o jogo!
Comentário de Eliane — 06/18/08 @ 20:46
Birner,tenho 33 anos e o título de 94 traz-me o mesmo sentimento que você têm,mas me deixou uma sensação que perderíamos caso a Itália estivesse melhor físicamente.
Em 86,eu chorei a eliminação(CHOREI MESMO),em 90 a comemoração não foi tão entusiasta como deveria ser.
1982 poder ter sido decepcionante mas ratificou a técnica brasileira apresentada em 50,58,62 e 70.
2002 a copa foi técnicamente muito ruim.A reaproximação da torcida com a seleção será difícil,temos que esperar 2010.
Um abraço!
Comentário de AUGUSTO CESAR FERREIRA DA CUNHA — 06/18/08 @ 20:51
Victor,
Sua análise sobre vínculos me parece curiosa dado que na sua visão “brasileira” a seleção de 94 deveria ser um misto de Sào Paulo e Palmeiras. Sem comentários…
O Brasil é muito maior e diverso do que horizontes paulistanos.
A questão dos laços com o torcedor não passa pelo Ricardo Teixeira, pelo técnico da ocasião, por paixões clubísticas ou pela internacionalização do futebol.
Seleção brasileira é maior que isso. Como um dos nossos maiores símbolo ele transcende geraçòes de jogadores ou de cartolas.
Vínculo e empatia com a seleção passa por um real sentimento de brasilidade.
Talvez seja por isso que que esta e outras seleções preferem palcos como o Minerão, Maracanã, Beira-Rio ou Serra Dourada do que o Morumbi.
Mas orgulho e paixão não têm muito espaço na correta visão pragmática, crítica e racional.
Abs
Comentário de Fraza — 06/18/08 @ 21:35
Não estou sendo irônico, não.Mas não entendi a relação do Ricardo Teixeira com o assunto.Ele tem culpa da atual geração ser fraca? A CBF não dá condições básica para a seleção se formar: salários em dia, hotéis em condição, campos de treinamento?Ele pode determinar, sob judice, que o Milan e outros times europeus cedam jogadores para as olimpiadas?As outras seleções do mundo não jogam amistosos em datas Fifa - geralmente os chamados caça-niqueis? Realmente, não vejo a ligação.
Comentário de oberdan — 06/18/08 @ 22:38
Intervalo de jogo, 0×0, pelo amor de deus, com diego não dá, vai, queima minha língua
Comentário de Raja — 06/18/08 @ 22:54
Pelo amor de Deus alguém pode me dizer o quer aquele CABEÇA DE BAGRE PELADEIRO chamado MINEIRO está fazendo na seleção?
Acho que deve ser o jogadro mais medíocre que já vestiu a amarelinha! Nunca jogou nada em lugar nenhum, sempre só foi jogador de desmanche de jogada adversária, trombador, não tem habilidade nenhuma, não dá um passe certo, não dribla, não faz nada!
Tocou 4 vezes na bola, deu 4 passes errados e de resto distribuiu canelada! Nao queria esse caneleiro no meu Clube nem pra reserva do reserva e ele tá de titular na SELEÇÃO BRASILEIRA!
GALVÃO BUENO falou que o Brasil não tinha laterais que sabiam driblar no jogo! Realmente! O que esse tal de Maycon tá fazendo lá? Só sabe sair correndo com a bola na lateral! Do outro lado o velho Gilberto fazendo o feijão com arroz, incapaz de algo decente! O Brasil nao tem jogada pelas lateais, nao tem laterais!
Até o Leo Moura do Fla éconsegue driblar e ir pra dentro pelo menos, apoia e é muito melhor que esse Maycon, Gabriel do Flu nem se fala, dá espaço atrás mas entorta os zagueiro com drible de futebol de salão quando sobe pro ataque!
Esses dois laterais so tao na seleção por causa de empresário, nao é possível! O que esses 3 idiotas peladeiros estaçao fazendo no time? Mineiro, Maycon, Gilberto? Não da pra entender! Nao dá pra dizer q DUNGA é mau técnico porque técnico tem q ter pelo menos 1 mes pra trabalhar mas como treinador deveria, no mínimo, saber escolher os jogadores! Esse 3 pernas de pau que eu comentei não deveriam vestir a camisa nem da Bolivia!
Comentário de daniel Garcia — 06/19/08 @ 0:08
Dear Sir/ Madam,
Please delete all comments signed with the name “vitório rosário cardoso” because are not published by the original author but by a “clone” that only aims to damage my reputation.
This case is already followed by the police authorities.
Thank you for your attention,
Vitório R. Cardoso
Exmo(a). Senhor(a),
Solicito que sejam apagados todos os comentários assinados com o nome “vitório rosário cardoso” uma vez que foram publicados por um “clone”, que tem como intenção de denegrir e difamar.
Este caso já está a ser seguido pelas autoridades policiais competentes.
Atenciosamente,
Vitório R. Cardoso
Comentário de VRC — 06/19/08 @ 0:08
Acabou 0×0. Ficam Lúcio, Julio Baptista e Adriano. Joga fora todo o resto, eles não têm nível de seleção.
Comentário de Raja — 06/19/08 @ 0:12
Mistão do São Paulo com o Palmeiras? Bom , no gol , Tafarell era bem mais goleiro que o Zetti; Nas laterais , Jorginho foi , ao longo da carreira , do mesmo nível do Cafu , mas em 1994 , era muito mais jogador. A zaga seria Ricardo Gomes e Mozer , que se machucaram. Branco , muito mais experiente e decisivo que o Leonardo. Na frente , Bebeto e Romário , como você usa com esse seu bairrismo idiota que o desqualifica como jornalista a não citar a dupla ?
Comentário de Alexandre Luis — 06/19/08 @ 0:16
VITOR
Voce parabenizou o Teixeira ao final do seu Texto mas esqueceu de mandar outro abraço pro Pelé! Autor da grande Lei que excluiu os craques de nossos campeonatos!
Hoje comentei com minha esposa o seguinte: Como seria bonito se a CBF fosse administrada por um “maluco patriota”, que nao se curvasse aos milhoes de euros da Nike, dos empresários, dos patrocínios e avisasse ao mundo:
A PARTIR DE AGORA A SELEÇÃO BRASILEIRA VAI REPRESENTAR O FUTEBOL BRASILEIRO JOGADO NO BRASIL!
Dessa forma o técnico só poderia convocar jogadores de nossos clubes, nossas revelações e disputariamos os Campeonatos dessa forma!
Jogador que quisesse ir pro exterior que fosse, a vontade, mas enquanto estivesse lá fora não vestiria mais a amarela! Disputaríamos a Copa America, Eliminatórias, talvez nem fossemos a Copa do Mundo! Mas, dessa forma, chocaríamos o mundo com nosso patriotismo, nosso orgulho. Mostraríamos a hombridade de tentar vencer com o que é nosso, abdicando até mesmo de uma provável conquista de Copa do Mundo pelo orgulho de nosso futebol local!
Viraríamos as costas pro futebol de mercado com um time 100% nacional, sem Ronaldos e Adrianos cheios de brilhante na orelha e falando português com sotaque!
Representaríamos com orgulho nosso futebol jogado aqui, com jogadores conhecidos e apreciados in loco pelos brasileiros! Poderíamos, até, chegar a uma Copa do Mundo, quem sabe até mesmo fazendo frente as maiores seleções com nossa seleção do campeonato brasileiro! Pode ter certeza que não seria time bobo e que teria 10 vezes mais orgulho de estar vestindo aquela camisa!
Mas, mesmo que não ganhássemos nada, o mundo inteiro reconheceria nossa dignidade e auto estima! O Brasil poderia não ir e nem ganhar Copa do Mundo por orgulho, por entender que seleção brasileira deve representar o futebol jogado no Pais e não aos imigrantes que daqui sairam!
Comentário de daniel Garcia — 06/19/08 @ 0:25
Birner,
concordo com você em gênero, número e grau.
O brasileiro, não possue mais identificação com a sua seleção, por não ter mais contato com os jogadores diariamente, e etc.
Agora, uma pergunta sobre a enquente. Não vi o nome de Paulo Autuori. Você não acha que ele seria um bom nome? Têm experiência com seleção e internacional.
Abraços e parabéns pelo blog.
Comentário de Zeca Cardoso — 06/19/08 @ 0:34
O maior erro dessa tese de que o time de 94 deveria ser um misto Sao Paulo e Palmeiras e’ a tentativa de desfazer a dupla Romario-Bebeto. Os dois jogavam por musica, desde a Copa America de 89 e foram uma das principais razoes de o Brasil ter ganho aquela Copa. Uma dupla Romario-Muller, por exemplo, nunca daria certo, ja’ que:
a) Muller nunca jogou bem na selecao
b) Romario tinha Muller como inimigo, desde o corte que sofreu no Mundial de Juniores de 1985, quando o Muller participou do mesmo episodio que motivou o corte do centroavante, mas foi “protegido” pelo tecnico Gilson Nunes
Comentário de Marcos Nowosad — 06/19/08 @ 4:23
Fala Paulo!! Leia novamente o que eu escrevi para o Bírner e perceba então que meu texto e sua resposta não combinam. Um abraço!
Comentário de Visão Desconexa — 06/19/08 @ 9:22
Um cidadão, lá em cima, afirmou que depois de descobrir, as falcatruas de Ricardo Teixeira, deixou de torcer pela seleção brasileira. Ele se diz sãopaulino. Oras!! e as falcatruas tricolores? Será que ele está informado da história do seu clube? Levante o tapete e olhe o que ficou por baixo.
Comentário de Roberto de Azevedo e Sá — 06/19/08 @ 11:11
Concordo com o raja , depois que a paulistada comecou a dar opinião na seleção , o time virou um draga ,seleção de craques falsos, factoides ,craques balões chines ,fora paulistada ,fora ,fora ,fora ,temos que limpar a seleção ,de na mão de quem entende se sempre levou esta institiução as glorias ,fora paulistada .SELEÇÃOZINHA PAULISTA DE M……
Comentário de anderson santos — 06/19/08 @ 11:25
Parabéns tb a vc Vitor, por relatar o que grande parte da torcida sente em relação a Seleção. Ontem fui dormir na metada do segundo tempo, não pelo jogo ruim, mas simplesmente por não me importar com o time nacional. E pensei exatamente a mesma frase que vc: Parabéns Ricardo Teixeira. Abraço!
Comentário de Erik Rodrigues — 06/19/08 @ 12:29
Naquela época se amava a seleção como se fosse um simbolo do país. Hoje a seleçao é só mais um produto de consumo e o torcedor tá pouco se lixando prá patriotismo pois sabe que só tem cambalaxo em todos os níveis. Mutreta e roubo é sinônimo de troco. ELES FIZERAM ENTÃO FAÇO TAMBÉM.
Comentário de Marco Antonio — 06/19/08 @ 13:21
E o Alex na Turqquia.
Comentário de PAULO — 06/19/08 @ 14:00
EU SOU VASCO. SÓ VASCO. NEM AÍ PRA SELEÇÃO.
Comentário de camisa negra — 06/19/08 @ 16:23
google
Comentário de carol — 06/19/08 @ 20:42
É triste viu, Birner. Depois da fatídica derrota contra a França - quando até então, eu saía correndo do trabalho pra assistir aos jogos da Seleção - praticamente já não há relação de torcedora com esta seleção. Tomara que um dia volte de verdade.
Comentário de Rita — 06/19/08 @ 22:40
Já pensou o mistão do Sp jogando igual O raí jogou na seleção de 94? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk… Eu só teria visto uma seleção brasileira campeã do mundo…
Tanto o Sp quanto o Palmeiras dava gosto ver jogar, mas daí a fazer um misto dos dois… Não sei… Talvez um do palmeiras no lugar do Paulo Sérgio outro do São Paulo no lugar do Gilmar…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Comentário de Alan — 06/20/08 @ 0:54