Brilhante
De Rui Branquinho
Você pagaria para parecer antipático para mais de 13 milhões de pessoas? Pois é, racionalmente ninguém responderia sim mas duas empresas brasileiras não concordam com esse raciocínio.
Na última quarta feira, o São Paulo enfrentou o Audax Italiano em pleno Morumbi. Eis que surge o Audax do túnel com o patrocínio da DellaVia Pneus na camisa e da Locaweb na camisa e no short. Duas empresas nacionais patrocinando um time de outro país contra um time brasileiro? Para que? Seriam os donos torcedores de times “co irmãos” do São Paulo.
Um patrocínio pontual, só desse jogo. Prova disso são as fotos do jogo entre Audax x Sportivo Luqueño dias antes. Nada de patrocínio na camisa, muito menos de empresas brasileiras.
Teriam os responsáveis pelas marcas trocado a exposição das mesmas em rede nacional pela antipatia da torcida tricolor? Principalmente se lembrarmos que a grande maioria dos telespectadores desse jogo eram justamente, tricolores?
Relacionar sua marca com times pode ser muito bom ou muito ruim. Já imaginou se fosse um mata mata e o tal time chileno tivesse desclassificado o São Paulo. A torcida com certeza guardaria bem as marcas envolvidas e cada vez que tivesse contato com alguma delas lembraria de momentos não muito agradáveis. Essa é a idéia? Perfeita. Genial. Parabéns a quem teve.



RSS
Fato é que você e muitos lembraram das marcas, não?
Não é isso que eles queriam?
Comentário de Rodollfo SppyX — 03/12/08 @ 13:39
Se a idéia é fazer a marca aparecer sem se importar como ou em que contexto aparece, eles estão certos. Não recomendaria essa estratégia para nenhuma empresa que sabe o valor da sua marca e quanto custa recuperá-la de um deslize.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:10
Rui,
esta pratica é muito comum na copa do Brasil. Times do interior quando vão enfrentar grandes em jogos televisionados recebem propostas de patrocinio por um só jogo. Exemplo de empresas que costumam ter esta pratica estão a Lupo e empresa de filmes ‘adultos’ Brasileirinhas..
Cito como exemplo o jogo da 1a fase da Copa do Brasil entre Corinthians e Barras, e outros jogos do ano passado.
Acredito que o que vale neste momento é ter sua marca lembrada por quem assiste ao jogo… se o S Paulo vence o jogo (como venceu) esta marca pode ser associada a uma experiencia agradavel… Também aumenta o ‘recall’ da marca na memória do telespectador, melhorando a imagem da mesmo… bem como o critério Top of Mind…
Não sei se eu defenderia esta idéia para a empresa que eu trabalho, mas não a descartaria… aliás, é uma forma ‘barata’ de atingir o mercado.
Abraços
Comentário de Filipe Barwick — 03/12/08 @ 13:43
Eu com certeza não recomendaria.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:11
haha.. Esse eu nem notei. Novos tempos… Patrocínio momentâneo, só para aparecer na TV naquele dia, naquele horário… Aproveitar o ibope, independente do que se esteja patrocinando…. Publicidade radical.
Comentário de ronan — 03/12/08 @ 13:50
Vdd né!!! o dinheiro dos brasileiros patrocinando seus adversários… não tinhha reparado! Abs!!
Comentário de Eduardo — 03/12/08 @ 13:50
Eduardo,
esse é um dos pontos. Enquanto marcas nacionais patrocinam times pequenos ou médios na Copa do Brasil etc … acho até que vale a pena mas contra brasileiros?
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:13
axo que já ví a oetrobrás em uma cimisa do river… ou não?!? Abs!!
Comentário de Eduardo — 03/12/08 @ 13:51
Sim, vc viu mas não é patrocínio de um jogo só - aliás acho que já está há uns bons anos - e a Petrobrás tem negócios em toda a América Latina.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:13
Não exagera..Eles tiveram interesses comerciais, assim como qualquer outro patrocínio. Perceberam que teriam uma possibilidade de vitrine com um jogo importante, como aquele, e muitos brasileiros iriam assistir. Logo, foi uma jogada de marketing estratégica, na minha opinião, porque atingiu o público alvo. Agora se fosse assim, torcedores do corinthians não comprariam produtos da lg, são paulinos não comprariam carros da fiat…É tudo questão de mercado, nesse comentário, você, na minha opinião, foi infeliz.
Comentário de Paulo Borges — 03/12/08 @ 13:55
Não sei vcs mas eu já ouvi muita gente dizendo que não comprava Parmalat na época do Palmeiras se não fosse torcedor do time deles. E na dúvida entre comprar um aparelho LG ou Samsung o que um saopaulino priorizaria?
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:15
Genial não foi. Mas foi boa sim. Visibilidade na maior copa interclubes das Amércias, contra um dos clubes mais populares do Brasil e pagando uma pechincha. Bom custo/benefício mas pense, Branquinho. Se o time em questão levasse uma goleada sonora e se envolvesse num briga com o juiz?? O investimento iria pras cucuias. É necessário um estudo do time a se patrocinar. Se a empresa fez esse estudo, parabéns, se não, teve sorte.
Comentário de Bruno — 03/12/08 @ 13:55
A antipropaganda, não deixa de ser propaganda. Está vendo só, você se lembrou direitnho das marcas envolvidas no uniforme do Audax e aonda estavam. Parece contraditória essa tática não é? Mas na minha opnião, eles conseguiram exatamente o que eles queriam. Lembra da Arapuã, antiga loja de departamento que patrocinou o São Paulo naquela final de Rio-SP, que o Kaká acabou com o Botafogo? Será que os torcedores do Botafogo não ficaram com antipatia pela marca? Antipatia essa que torcedores de São Paulo e Corinthians tinham pela Parmalat quando a empresa era parcera do Palmeiras. Pior ainda foi o que fez Eurico Miranda na final da João Havelange. Colocou na camisa do Vasco o logo do SBT e arrumou briga não com a nanica torcida do São caetano, mas com a gigante Globo. Muito boa sua observação, gosto muito de seus textos.
Abraços, Bruno.
Comentário de Bruno — 03/12/08 @ 14:04
Estaria o notório publicitário patrulhando o serviço alheio, motivado puramente por paixão clubística?
Comentário de João — 03/12/08 @ 14:09
Não é isso não … é só observação mesmo. E como aqui falo de marketing …
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:16
Nao sou especialista em marketing, mas permita-me mostrar um lado ainda nao citado aki…
A antipropaganda feita nao tem tantos efeitos ruins para a marca quanto a boa propaganda que, ainda que menor, tbm foi feita…
A partida foi vista por um numero menor, porem um numero de gente que assistiu ou torcendo para o audax, ou gente que nao torceu pra ninguem, ou gente que eh tricolor mas nao levaria essa questao do lado que vc indicou…
Sendo assim, existe um bom numero atingido com a boa propaganda, e se o custo nao foi absurdo, o investimento valeu! E isso eh o que importa, afinal.
Alem disso, a antipropaganda em si, por maior que seja, nao traz prejuizoz, creio eu. Quem, em caso de goleada do Audax, sejaria o nome da empresa com marca na camisa deles? O pior que aconteceria eh a propaganda nao ter efeito positivo sobre esses, mas nada negativo ao ponto de gerar perdas aos investidores…
Se caso concordares comigo, pode ficar em silencio, caso contrario, rebata o argumento, se fores capaz! hehehe
Comentário de David — 03/12/08 @ 14:20
David,
não sei qual foi o investimento nem quantos pneus ou hospedagens os patrocinadores venderam a mais.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:17
Informação para publicitários que não entendem de futebol: os resultados de jogos de futebol são vitória, empate ou derrota, não importando quem são os patrocinadores dos times que estão jogando. Se um publicitário quiser associar uma marca a uma mensagem vencedora, não uitlize o esporte como veículo de exposição da marca, pois exite o risco de derrota esportiva. Puxa vida, é duro ensinar marketing a presidente de empresa publicitária ….
Comentário de Raja — 03/12/08 @ 14:20
Raja,
aprender sempre é bom mesmo. Obrigado pelo ensinamentos. Vc deve ter grande conhecimento na área de marketing esportivo. Se permite um comentário: o São Paulo é um dos clubes mais valorizados do país. É procurado por diversas empresas na época de renovação do seu patrocínio mas mesmo assim outras tantas empresas são contatadas sobre a possibilidade de patrocinar o São Paulo. Sabe qual o maior empecilho segundo grandes marcas, principalmente multinacionais? Tenho certeza que sabe.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:20
Nem tinha reparado, mas a partir de agora passo a ter em boa conta ambas as empresas. Se for fazer balanceamento será na Della Via, e se tiver que hospedar um site: Locaweb. Como anti-saopaulino me sinto no dever de aderir à causa… Ah, e antes que eu me esqueça, o número de pessoas que torceu contra o São Paulo nesse jogo é muito maior do que os que torceram a favor, seu Rui.
Continuo esperando um post inteligente seu, porque até agora, só groselhas, e coincidentemente todas puxando a sardinha pro lado tricolor.
Comentário de Gustavo Oliveira — 03/12/08 @ 14:24
Gustavo,
bom que você continua lendo e prestigiando.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:21
Putz, essas fotos são de um jogo de libertadores? Cadê o publico?
Comentário de rafael — 03/12/08 @ 14:25
Perfeita a atitude das empresas. Imagine se fosse mata-mata, todos os torcedores adversários do São Paulo iriam vibrar e aumentar as vendas do anunciante (s). Agora o que falar se a final for o River Plate da Argentina e um clube brasileiro, que não o Flamengo e no final vitória do River. Ninguém mais abasteceria em postos da Petrobras?
Comentário de M. Leopoldo — 03/12/08 @ 14:30
Claro que não é matemático assim. E vc bem sabe. Relembro o caso Parmalat/Palmeiras.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:22
Opa, da lcaweb já sou usuario, e agora só compro pneu com essa delavia…….quanta frescura, só podia ser sãopaulino mesmo.
Comentário de Flávio — 03/12/08 @ 14:49
Caro Ruy, será que essas marcas deixaram vc tão nervoso assim. patrocinio, deve ser livre e a vontade de queem gasta com elas….Se não me engano a um tempo atrás, o timão enfrentou pela librtadores o River, e advinhe com que marca no peito, a Lubrax, por isso os torcedores boicotaram a multinacional brasileira?ou será que agora é só pq se trata dos queridinhos da midia.
Comentário de Marcos Tadeu — 03/12/08 @ 15:35
Rui,
Discordo de você totalmente por 2 motivos:
1. Se o que você falou é verdade. Qualquer time que desclassificasse o Flamengo ou o Corinthians geraria uma imagem negativa do seu patrocinador perante as 2 maiores torcidas do país.
2. Nem todo mundo enxerga o patrocínio do adversário do mesmo modo que você. Eu, como torcedor do São Paulo, e ex-cliente da Locaweb, vi o patrocínio como qualquer outro, até imaginei que eles estivesse com operações fora do país.
Comentário de Rafael Bastos — 03/12/08 @ 15:39
Rui,
Aproveitanto o seu conhecimento no setor, por que a Libertadores têm dois patrocinadores e campanhas simultâneas no ar? Copa Toyota Libertadores e Santander Libertadores.Não entendi.
Comentário de Carlos China — 03/12/08 @ 15:45
Santander é o patrocinador principal mas Toyota continua patrocinando o Torneio mas a Copa é Santander Libertadores e não mais Toyota Libertadores.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:27
Deve ser ideia do mesmo “oportunista ” que oferece a comissão da mídia pro próprio anunciante.Ou faz um comercial”bem baratinho,sem qualidade,claro,mas por um precinho:ó!Ou do gênio que achou que dando nome,cor ,camisa e honra prum mafioso russo,iria “se dar bem”.Afinal,ainda há tantos “Gersons” que não jogam bola nenhuma,mas pensam que “vantagem” massageia o ego!quando caem do cavalo,fazem musiquinha dizendo”eu nunca vou te abandonar”Eu te amo mesmo o time sendo da Traffic”…e por aí vão ….pro ralo …abraços….
Comentário de luiz Roberto vidal — 03/12/08 @ 16:15
Meu Deus…que besteira….
Ruy, post algo mais inteligente e importante da proxima vez…
Comentário de Felipe House — 03/12/08 @ 16:19
Felipe,
juro que vou me esforçar ok?
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:29
Cara jornalista
acho que voce exagera nos comentarios, e dai que a audiencia era tricolor ? a marca ficou exposta como os donos da locaweb queria.. ponto anti propaganda ??!?!?! so na cabeça doente de alguem, se ainda houve-se rivalidade entre os times ou mesmo entre os paises…. mas nem isso ha, ou audax (e assim q escreve ?) e SP e classico ???
PS: vi alguns “jornalistas” como chico lang dizer q o SP agiu de ma fe e levou o JeanCarlos na mao grande, pq utilizou dagberto e aloiso para convencer ele a vir pro SP, p mim isso e valido, e os amigos devem ajudar e dar opniao sobre os melhores rumo profissionais…. anti etico e eleger presidente que beijava mao de ladrao
Comentário de Pedro Leibel — 03/12/08 @ 16:29
Pedro,
vc poderia deixar claro de que presidente vc está falando e de qual o ladrão citado?
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:29
nesse dias coloquei 3 cervejas pra gelar e nem tomei de tão nervoso que o jogo foi, e eu estava preparado pra uma festa…qt mais reparar no patrocinador..
mas foi bem notado Birner
Comentário de Helton — 03/12/08 @ 16:39
Eu acho que marketeiros ainda supervalorizam a publicidade. Um dia isso vai acabar, graças a Deus. Basta ler o relatório da IBM “The end of advertisement as we know it.
Comentário de Rocha — 03/12/08 @ 17:11
Pelo amor de Deus Rui, deixe de ser tricolor doente.
Ninguém faz isso, eu nunca deixei de tomar Parmalat sendo Corithiano, e não deixei de comprar um Fiat ano passado, nem penso em vender o meu.
Não deixei de voar pela TAM, minha TV é LG, meu notebook é Semp Toshiba.
Compro ACE para lavar roupas, Abasteço em postos Ipiranga e Petrobras.
Ligar uma coisa a outra é superficial demais, vc pode fazer melhor. Chega a ser infantil.
PS: quer saber outra coisa? Não compro NIKE (sou Corinthians), por achar tudo que vem dela muito ruim. Gosto de Pepsi, mas nunca deixei de tomar Coca-Cola.
Esfrie esse sangue tricolor que está borbulhando.
Comentário de Péricles Chaves — 03/12/08 @ 17:27
Péricles,
q bom q vc é assim mas acredite que vc não faz parte da maioria.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:31
Legal foi o Galo patrocinando os quenianos na São Silvestre… Cito um exemplo: Aqui em BH tem uma empresa que fica só entregando papel com sua propaganda em mais de 50 pontos por dia. Quem trabalha dirigindo se for pegar todos leva uma quantidade de lixo grande pra casa. Todo mundo não cansa de xingar essa empresa. Só que no dia que precisa dos produtos que vendem lá, qual é a primeira empresa que vc lembra? Tá explicado.
Comentário de GALO, sempre — 03/12/08 @ 17:44
Eu me lembro muito bem até hoje da, até então desconhecida, Samsung do Velez Sarsfield. Briguei com a minha mãe quando ela comprou um aspirador de pó dessa marca no final dos anos 90, rsss…
Comentário de Thiago — 03/12/08 @ 18:02
Della Via della via …. Da qui para frente só della via pneuuuussss !!!!
Comentário de Marcello Orsi — 03/12/08 @ 18:25
ué…ganham a antipatia da torcida do Sao Paulo e simpatia de todas as outras….não é uma boa jogada?
ou vamos acreditar que os brasileiros torcer para times brasileiros?
Comentário de Douglas Chiavegati — 03/12/08 @ 18:42
quanta frescura, so podia ser coisa de sao paulino, como ja disseram. seguindo o seu raciocionio, como torcedor do palmeiras, por exemplo, devo entao, n mais comprar produtos da LG, so pq patrocina o sao paulo, (como existem no mundo mais torcedores de outros times q o sao paulo, devo supor q n manda bem a LG ao patrocinar um time, exclusivamente). ou sendo torcedor do vasco, nao abasteco mais em postos petrobras, tsc, tsc.
Comentário de lupanario — 03/12/08 @ 19:17
Por ser presidente de uma empresa publicitária, o Rui Branquinho deve ser bem organizado e empenhado no trabalho Pelos artigos escritos neste blog, o Rui Branquinho tem capacidade intelectual média.
Comentário de Raja — 03/12/08 @ 20:36
Raja,
continuo tentando melhorar.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:32
Causa admiração que essa opinião seja a do sr.Branquinho que, ao que sei, é um conhecido publicitário. A idéia que o patrocinio de uma camisa, mesmo de maneira pontual, venha a provocar a ira de determinada torcida ao ponto de ter um efeito contrário ao desejado parece-me antiga. Aliás, quando a Parmalat patrocinava o Palmeiras dizia-se que as torcidas contrárias não iriam consumir produtos daquela empresa.Nâo foi o que se viu. Eu compro na Kalunga mesmo ela tendo sido patrocinadora do C orinthians. Meu Tv é LG e eu não sou tricolor. Ou seja, o sr.Branquinho está errado.Ele subestima a inteligência do consumidor. Talvez por isso os comerciais brasileiros estejam na sua fase mais medíocre.
Comentário de oberdan — 03/12/08 @ 20:49
Sinceramente só um “moleque” ou muito fanático para boicotar uma marca pelo fato dela apoiar um rival. Na época da Parmalat e como era um adolecente (”moleque”) não comprava produtos dessa empresa, hoje entendo que isso é coisa de retardado. Gosto de usar tênis All Star, que é do grupo da Nike, e se for tirar um carro zero um Fiat é boa compra. No mais a idéia dessas empresas em apoiar o time chileno foi boa e não deve ter custado muito pelo tempo que ficaram a mostra na TV. Agora eu nem lembrava dessas marcas, como penso que muitos que assistiram o jogo não lembram.
Comentário de Fernando Nogueira — 03/12/08 @ 22:36
mas q coisa tola!
eu, qdo vi, achei q a locaweb tinha se expandido pro chile. e, pensei, po, os caras tão crescendo…
viu como foi positivo?
vc é publicitário, né?
Comentário de helio alberto — 03/12/08 @ 22:47
Em compensação, palmeirenses, corinthianos e santistas teriam adorado. E o Racing, um dos mais tradicionais times argentinos, cujo uniforme emula a própria seleção, estampando a marca da Petrobrás, teria sido execrado pelos hermanos por causa disso? E como foi citado anteriormente, os corinthianos não deixaram de comprar Parmalat, nem LG, nem Reebok e nem Panasonic. E o fato do Chelsea usar patrocínio da Emirates e não da British Airways(se é que ainda existe) teria sido antipatriótico? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Comentário de Ronaldo Silva — 03/12/08 @ 22:47
Nossa! Como eu adoro ler alguns comentários. Tem profeta aí dizendo que a publicidade vai acabar. E agora Branquinho?!? O que será de nós??
auhauahuahauahuahua… O cara só pode tá de brincadeira. Dizer que a publicidade vai acabar é tão sensato quanto dizer que o monópólio é a tendência do mercado moderno. Vá se informar camarada e pare de escrever bobagens. A publicidade é tão antiga quanto os próprios produtos que são anunciados.
Comentário de Bruno — 03/12/08 @ 23:14
Caro Rui,
Some-se torcedores do amado Corinthians, do PaRmera, do Lusa… Número muito mais expressivo que o conjunto isolado dos torcedores do SPFC. Caso o SP fosse desclassificado, pode até ser que os sãopaulinos relacionassem as marcas a um momento desagradável. Por outro lado, muitos outros e mais numerosos torcedores ‘adversários’ relacionariam a marca a um momento agradabilíssimo, pois, convenhamos, ver o time rival ser desclassificado não tem preço!!!
Assim sendo, acho que eles agiram corretamente, correndo o risco. No mínimo, as marcas expostas, num jogo com audiência considerável. No máximo, a relação da marca ao algoz do rival. Na minha opinião, a jogada foi muito bem sacada.
Abraço.
d.
Comentário de deborah — 03/13/08 @ 1:00
Esta ara a chance deles aparecerem na Tv. Tinham que aproveitar a grandeza do Tricolor MAIOR DO MUNDO.
Por que não patrocinam esses timinhos que jogam com as Barbies?…porque sabem que jogo das barbie não dão mais ibope.
a Globo que o diga, desde o dia que o curintia fez a Globo perder “bonito” para a Record, nunca mais a Globo deixou o de mostrar o BBB no “Show do intervalo”.
Mas quem derrubou a Globo naquele dia, foi a torcida do Sampa, que estava (inclusive eu) revoltada com a Globo por causa das legendinhas para as barbies no jogo Sampa x Barbies.
Mas isso já passou, até porque tivemos legenda também…e melhor, em jogo válido pela Libertadores, não pelo Paulistinha.
Salve o TRIcolor MAIOR DO MUNDO!
Comentário de Marli Cipriano — 03/13/08 @ 1:51
O Brasil tem uma população de mais de 183 milhões de pessoas.
Pois bem. Aceitando a estimativa da existência de 13 milhões de torcedores do pó-de-arroz paulista, surge a pergunta:
Você pagaria para parecer antipático para mais de 170 milhões de pessoas?
A subliminar dupla de patrocinadores Habib’s/LG, contrariando a lógica mais elementar, continua respondendo que sim.
É surpreendente, considerando os vários fatores de repulsa que o São Paulo tem agregado recentemente, tais como:
ganhar vários torneios (de modo especial, o último Brasileirão) graças a atuações escadalosamente parciais dos árbitros, garantidas por um pesadíssimo jogo nos bastidores;
a soberba demonstrada por integrantes da diretoria, difundida e aplaudida pelos incontáveis militantes que o clube possui na imprensa;
o episódio do “penta único” e da “Taça das Bolinhas”;
vários etc.
A propaganda e o marketing parecem ter verdades e personagens muito além da vã compreensão do público em geral.
Comentário de Julio — 03/13/08 @ 1:58
ae Rui!! entendi perfeitamente o que voce escreveu.
de serem empresas brasileiras, por ser por um jogo só e por ser um time estrangeiro, essas coisas…
e eu acho sim, que se o sao paulo fosse eliminado num mata mata, os sao paulinos ficariam com uma lembrança nao tao boa dessas marcas, o que o pessoal nao entendeu, é que nao que os sao paulinos nao fossem mais consumir essas marcas/serviços, mas ficaria uma imagem meio negativa, e o que as empresas mais trabalham pra ter, é o oposto, nao acham hehe
e quanto ao que alguns falaram sobre o patrocinio de alguns times rivais, lg, fiat, reebok, etc e que nao deixam de comprar essas marcas, eu concordo, mas nao é a mesma coisa que o caso citado no texto, nao mesmo…
Abraço
Comentário de Luis — 03/13/08 @ 4:34
Ufa, alguém entendeu.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:44
13 milhões? é muito engraçado esse fanatismo da diretoria de marketing do SPFC, sempre querendo passar a imagem que a torcida esta se tornando a maior do Brasil… puro marketing , num país aonde a renda fica concentrada apenas numa pequena porcentagem da população não vendendo grama e rede que ira passar dos 25 milhões da segunda maior e dos 35 milhões da primeira… desculpa a diretoria de marketing deveria se preocupar com os 9 milhões de palmeirenses, esse sim um numero mais proximo da realidade são paulina, já se passaram 3 anos daqueles 10 anos que a diretoria de marketing tricolor colocou como meta de ser a segunda maior torcida do Brasil…. estou aguardando ansiosamente pelos números e se realmente as ações de markenting surtiram efeito (ursinhos, gramas, redes, etc…)
um abraço
Comentário de eduardo — 03/13/08 @ 8:42
Você deve ser um cara competente, mas nessa foi mal. Falou sua paixão e não seu conhecimento técnico. Seria o mesmo que falar que pelo fato da Fiat patrocinar o Palmeiras que nem corinthianos nem são-paulinos comprarão mais carros dessa marca. Acho que os patrocinadores criticados por vc atingiram seu objetivo: vendo o jogo, perguntei-me se estavam com atividades no exterior; fui dormir cantando a musiquinha da della via; vc comentou num blog super acessado; a maioria dos posts discordaram de vc; há muitos comentários; e agora estou escrevendo pensando na musiquinha da della via; e com certeza, quando for trocar os pneus do meu carro (Fiat por sinal), com certeza vou pesquisar preços na della via. Enfim, no seu post, falou a sua paixão.
Comentário de Daniel — 03/13/08 @ 9:49
Daniel,
na ilustração lá de cima do site tô com as cores do São Paulo. Isso é fato. O objetivo que eles atingiram foi jamais ver um carro meu trocando pneus lá ou tendo um site meu hospedado lá.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:40
Talvez as empresas estivessem interessadas em vender para os 25 milhões de corinthianos, para os 15 milhões de palmeirenses e para os 13 milhões de santistas. Amigão, tem certeza de que o seu negócio é escrever?
Comentário de Visão Desconexa — 03/13/08 @ 11:04
Claro que não Visão Desconexa.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:39
Caro Bruno, vá se informar você. Quem fala não sou eu, é a IBM. Leia o relat´rio que citei, está aberto na internet. Todas as grandes empresas publicitárias já começam a mudar seu enfoque para outras atividades, como eventos e produção de conteúdo televisivo. Isso sem falar nas novas ferramentas de marketing, como marketing direto, de relacionamento, viral, de guerrilha. A publicidade sempre tratou o consumidor como idiota. A função dela sempre foi dizer “compre isso por que eu estou dizendo que isso é legal”. Felizmente, o consumidor de hoje é muito mais consciente e quer obter vantagens reais e não apenas imaginárias, como status.
Comentário de Rocha — 03/13/08 @ 11:30
Boa tarde Rui Branquinho,
Na minha opinião você goi extremamante infeliz no seu comentário.
O Milan, time do Kaká, tem como patrocinador a Adidas, empresa Alemã. Você acga que eles tiram o logo quando jogam contra o Werder Bremmen?
O Real Madrid tem a Bwin que é Austriaca.
É meu caro Rui Branquinho, o mundo hoje é globalizado. Se você pensasse diferente talvez te chamassem de Rui Brancão.
Um abraço e bons Jogos
Eduardo Faria
Comentário de EDUARDO FARIA — 03/13/08 @ 12:19
Eduardo,
não me refiro a um patrocínio bem feito e duradouro como Adidas e Milan e sim algo pontual como o caso citado.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/13/08 @ 17:37
Ridiculo, Corinthianos, Santistas, Palmeirenses e Lusos, nada de produtos, LG, Reebok, Habibs.Dica do Branquinho
Comentário de Fernando — 03/13/08 @ 15:00
Rocha, a IBM fala em publicidade “as we know” e essas coisas messiânicas que todos que se acham conhecedores de algo falam. Tipo, a televisão, como nos conhecemos, irá acabar e a vida, como nós conhecemos, irá acabar. Com certeza a publicidade perde espaço e muito com as novas ferramentas de comunicação. Mas a publicidade não irá acabar meu caro. Pode ter certeza. E outra, essas ferramentas de marketig que você cita, muitas delas ainda necessitam de publicidade para serem bem sucedidas. E, se você pensar bem, todas elas são uma forma de publicidade, certo?
Comentário de Bruno — 03/13/08 @ 15:10
“Felizmente, o consumidor de hoje é muito mais consciente e quer obter vantagens reais e não apenas imaginárias, como status.”
Essa foi a maior das besteiras que você escreveu. Basta conferir a quantidade de celulares ou de carros ou de computadores ou de o que quer que seja exatamente idénticos com preços bem maiores apenas diferenciando a marca. Você acha realmente que status não vende produto?? Tá na hora de você rever tudo que você aprendeu até hoje sobre publicidade amigo.
Comentário de Bruno — 03/13/08 @ 15:23
Muitos lembraram do exemplo da Parmalat/Palmeiras. Tenho curiosidade de saber se as vendas da Parmalat aumentaram ou diminuiram naquele período.
Rui vc teria este dado?
Um abraço e parabéns pelos posts.
Comentário de Neca — 03/13/08 @ 17:42
Neca,
como o período de patrocínio do Palmeiras pela Parmalat foi justamente o período de maior investimento em propaganda convencional e lançamento de produtos acredito que esse dado não exista mas basta reunir tricolores e corintianos e perguntar se eles compravam a marca. O mínimo que dá para afirmar é que a Parmalat poderia ter vendido mais.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/14/08 @ 0:04
Caríssimo Branquinho,
Vc. disse:
“Ufa, alguém entendeu.”
Se quase ninguém entendeu o que vc. quis dizer, talvez tenha sido porque sua comunicação não foi clara, não te parece?
Como diz a sabedoria popular, ‘casa de ferreiro, espeto de pau’.
Comentário de deborah — 03/13/08 @ 18:58
Deborah,
pode ser isso sim, sem dúvida. Talvez a compreensão tenha ficado limitada a alguns poucos.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/14/08 @ 0:05
Ah bom, então vale tudo. Pensei que tivesse de te levar a sério, mas já que a coisa é apenas para Sãopaulinos com antolhos, palmeirenses e corinthianos enfurecidos… Puxa, mas você podia ser mais criativo. 13 milhões… pelo menos nos fez rir. Ah! Há uma diferença entre desconexo e desconectado. Eu apenas não sou quá-quá boy daquilo que se escreve aqui ou em outros Blogs mais preocupados em angariar aplausos. Não me leve a mal amigão, mas meu Pai gastou um dim dim sacrificado demais para pagar os meus estudos. Beijos
Comentário de Visão Desconexa — 03/13/08 @ 19:43
Eu não compro parmalat até hoje!
Comentário de Cássio — 03/13/08 @ 20:09
Eu idem.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/14/08 @ 0:06
Bruno, não disse que a publicidade vai acabar. Disse que ela é supervalorizada. O que eu falei que iria acabar era a supervalorização e não a publicidade. É claro que status aida diferencia marcas, mas nem sempre, nem para todos os produto e nem sempre vale o dinheiro investido pela empresa. Você falou uma coisa importante:”Basta conferir a quantidade de celulares ou de carros ou de computadores ou de o que quer que seja exatamente idénticos com preços bem maiores apenas diferenciando a marca”. Aí é que está. Hoje em dia as empresas começam a perceber que muitas vezes é mais interessante fazer um produto com diferencial e criar mecanismos de inovação constante para manter a preferência do consumidor, do que fazer tudo igual e tentar se diferenciar apenas pela campanha publicitária.
Comentário de Rocha — 03/13/08 @ 20:09
Eu disse essas coisas justamente pelo post do Rui. Na cabeça de muita gente, a “exposição de marca” é tudo. Mas é difícil analisarem a percepção das pessoas sobre essas exposição. Eu sou são-paulino, vi esse jogo inteiro e a última coisa que lembrava era dos patrocínios do Audax. Acredito que muita gente como eu não prestou ateção nisso. Independente da questão sobre se a impressão será positiva ou negativa, a questão que fica é qual o percentual de especadores capazes de sequer gravar uma lembrança baseadas em uma única partida. Desse percentual, você tira quantas guardaram uma lembrança positiva. E desse percentual você ainda tira o quanto isso será revertido em consumo. Em cotraponto, faça o calculo de quanto foi gasto nessa empreitada. Será que apenas “aparecer a Globo”, seja como for, justifica o onvestimento? Será que a Locaweb e a della Via não teriam maneiras mais eficazes de atingir diretamente o seu publico consumidor?
Comentário de Rocha — 03/13/08 @ 20:34
Rocha,
esse é exatamente o ponto. Existe uma “regra” no mercado que defende que nenhum patrocínio isolado é suficiente. Para cada real gasto no patrocínio outros dois devem ser reservados para a ativação.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/14/08 @ 0:09
puta espirito de corpo…foi uma sacada se fosse o seu spfc vcs estariam aplaudindo.
Comentário de sergio murilo — 03/13/08 @ 22:07
As lojas Arapuã, que não existem mais, fizeram algo parecido estampando usa marca na camisa do São Paulo em um ou dois jogos no Rio-São Paulo. Entendo o pensamento do Branquinho, mas entender não é sinônimo de concordar. Mesmo pensando que são empresas nacionais que não têm negócios no Chile e que poderia causar um certo “mau estar” com alguns tricolores, mantenho minha idéia inicial, alguém que boicota uma marca por causa dela “apoiar” um rival ou é “moleque” ou um retardado.
Uma pessoa que age assim deveria procurar ajuda de um psicólogo.
Comentário de Fernando Nogueira — 03/13/08 @ 23:30
ISTO ESTÁ PARECENDO MÁGOA DE PUBLICITÁRIO QUE FOI PRETERIDO POR OUTRO PUBLICITÁRIO OU INVEJA POR QUE A BOA IDÉIA FOI DE OUTRO E NÃO DELE.
Comentário de Raja — 03/14/08 @ 14:20
Rui
Acho que voce esta sendo um pouco ortodoxo.O marketing esportivo possui diferentes vertentes e estrategias.Se o pessoal da Locaweb e a Della Via utilizaram de um veiculo para estar com sua marca na TV Globo por mais de 90 minutos em horario nobre , por um custo muito menor do que pagaria para o veicul, acho que foi uma estrategia valida.Talvez pra voce e sua agencia isso nao e uma boa, mas seu time ja se utilizou desta ferramenta pelo menos 2 vezes : Medial saude ( final do paulista de 2003) e Arapua ( Rio Sao paulo).Nestes dois casos a situacao foi identica e voce era da situacao no Sao Paulo.Portanto devemos ser menos intransigentes e mais flexiveis em termos de estrategia de mkt esportivo.So pra deixar claro que te acho um otimo profissional,abracos Lule.
Comentário de Lule — 03/14/08 @ 15:05
Lule,
a única diferença é que nos dois jogos que você deu como exemplo não havia um time estrangeiro contra um brasileiro. Pode parecer pouca diferença mas eu não acho. Sem dúvida nenhuma a visibilidade está garantida mas que é uma atitude antipática ao menos com a torcida do São Paulo lá isso é. Além do mais a maioria das pessoas nem viu os tais patrocínios ou seja, não foi tão eficiente assim.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/16/08 @ 17:10
Fraaaaaaaaco…. Sou Fla e meu plano de saúde é UNIMED. Abasteço no meu posto de confiança (Ipiranga) e tenho o cartão de lá. Compro leite e etc que estiver com preço bom. Já comprei LG e me arrependi, mas isso não me impede de comprar novamente. Não se pode misturar as coisas. Vou levar seu post pra faculdade e discutir isso lá. Cara, ainda não acredito que li isso…. O.O
Comentário de Pedro — 03/15/08 @ 12:11
Pedro,
leva para a faculdade e abre um debate. A relação de patrocinadores e equipes de futebol é um prato cheio para discutir em grupo.
Abs
Branquinho
Comentário de Rui Branquinho — 03/16/08 @ 17:11
Isso não é nada comparado com uma imprensa que se diz paulista e difama um time local como o tricolor, tudo em nome do “bom humor”, só se for bom humor nazista.Sem falar da alegria quando perdemos um titulo para time de fora.Ninguem nem tá ai se isso ofende a nossa torcida.
Comentário de joelson lima de oliveira — 03/15/08 @ 21:00
Rui, você sabe que não é isso que será discutido… =)
Comentário de pedro — 03/17/08 @ 15:53
Nossa, Rui. Que paciência. Como tem burro frequentando a internet, não. Comentei à pouco com o Birner que o maior problema desse bando que fica reclamando de “parcialidade” é que eles são absolutamente incapazes de serem imparciais…
Grande abraço!
Comentário de Luiz Franco — 05/03/08 @ 1:35
Analise a campanha da Schin (é assim q escreve?) com a imagem do Flamengo. 35 milhões de torcedores, etc…
Você acha que conhecedores do resultado, eles a teriam feito? Quanto não perderam em apostar na maioria, de forma tão clubista?
Aliás, desde que foi lançada a campanha, não tomo nem a água desta empresa…
Abs,
Comentário de Fernando — 07/28/08 @ 20:14