Serviço militar é obrigatório no Brasil?

5 Mar

Birnadas

De Vitor Birner

A pergunta foi enviada por Claudio Rogério de Souza, leitor do blog, ouvinte do CBN Esporte Clube e telespectador do Cartão Verde.

É obrigatório.

Por qual motivo nenhum jogador de sucesso é recrutado pelo exército brasileiro?

Juca Kfouri me disse que os clubes conseguem a liberação.

Eu acho que os boleiros devm continuar seu trabalho normal, ao invés de servirem o exército.

Mas até onde sei, não é isso que rezam as leis.

Jovens fortes, saudáveis, atletas…

Segurança nacional é mais importante que futebol!

É o excesso de contingente? 

Ou o jeitinho brasileiro.

No caso, tanto faz.

Importante é que “nosso jeitinho” é sinal de bom senso nesse caso.

Escrito por Vitor Birner às 12:55 Vitor Birner

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

68 Comentários »

Nossa imagina o Robinho servindo no 4ºBIL em Osasco? hahahaha. Se ue não me engano o Pelé serviu o exercito sabia birner?

Comentário de rafael — 03/05/08 @ 13:09

Serviu e jogou na seleção exército.

Abraço!

Comentário de Vitor Birner — 03/05/08 @ 13:11

 
 

Birner, sinceramente não entendi!? Como assim o jeitinho brasileiro nesse caso ser sinal de bom senso???? Quer dizer… você acha certo que alguns por serem boleiros terem esse direito???

Comentário de Doug — 03/05/08 @ 13:13

 

Birner a lei é para todos e deveria ser cumprida sem distinção se o cara é jogador de futebol ou estudante universitário, a lei é a mesma.
O que leva um jogador de futebol a ser mais “importante”, a ponto de ser dispensado do serviço militar, do que um jovem da mesma idade que está na Universidade. Qual dos dois tem mais chances de contribuir para o futuro da Nação?

Fortes abraços, e continue com o ótimo trabalho.

UP THE IRONS!

Comentário de Diego — 03/05/08 @ 13:14

 

Fala Birner!

Discordo completamente de voce! Acho que a lei tem que ser pra todos. Nao acho que o servico militar deveria ser obrigatorio, mas ja que e obrigatorio, entao que todos cumpram!

Tenho 2 amigos que tiveram que trancar a faculdade porque foram recrutados pelo exercito. Perderam um ano da vida deles e com qual objetivo? Nenhum. Eles tambem tem muitos motivos pelos quais nao deveriam servir.

Agora porque os boleiros tem que ser liberados? Porque eles fazem a alegria das massas?

O jeitinho brasileiro, em todas as areas, e que levou o Brasil ao ponto em que esta hoje!

Comentário de Cleber — 03/05/08 @ 13:44

 

Se a pessoa for arrimo de família ela esta dispensada de servir o exército, e como a maioria desses meninos que já despontam cedo ganham muito mais que seus pais, talvez de para enquadrá-los nesta situação.

Comentário de Gustavo Oliveira — 03/05/08 @ 13:51

 

não bota lenha, cara… daqui a pouco vai ter um monte de empresário de futebol que é Tenente, Capitão Sargento… rsrsrs

Comentário de Fabiano Filho — 03/05/08 @ 13:56

 

Ah Birner, este assunto é complicado. Em nosso Brasil, muitos meninos torcem para serem chamados pelo exército. A falta de boas oportunidades no mercado de trabalho e a possibilidade de casa, comida e roupa lavada. Pois é , é piada. Lembro na época em que me alistei, vários garotos queriam ser chamados. Os da aeronáutica torciam para ir para Guarulhos e ficar na portaria - poderiam receber gorjetas em dólares….

Comentário de Edu — 03/05/08 @ 14:00

 

Birner, você serviu em qual quartel?

Comentário de Raja — 03/05/08 @ 14:05

 

Birner, o serviço já começa no alistamento em uma das 3 forças armadas. A obrigação legal do jovem é alistar-se e comparecer a TODOS os compromissos a que for convocado. O fato de servir (efetivamente) ou não está vinculado à aptidão física e à oferta de vagas, daí o que conhecemos como “excesso de contingente”, pois a população masculina em idade militar é maior do que a oferta de vagas nas 3 forças armadas. Justiça seja feita, um jovem que tenha completado o 2º grau e ingressado em uma universidade de ponta, também costuma ser dispensado do serviço, ainda que isso seja uma prerrogativa dos selecionadores. Então, não apenas os jogadores de futebol têm este privilégio. Convenhamos: ninguém nessa idade será recrutado com a função pre-determinada de um papel tão estratégico nas forças armadas. E a bem da verdade, ninguém está definitivamente livre de uma convocação a qualquer tempo que se faça necessário.

Comentário de renato — 03/05/08 @ 14:11

 

Eu entendo que os jogadores, como todos os demais atletas profissionais devem ser dispensados de servir o exército, tendo em vista a existência da perspectiva de servirem a Pátria representado-a em competições internacionais, seja, no caso dos jogadores, jogando pela seleção brasileira, Diego Hipólito em um panamericano ou olimpiadas, o Guga em um torneio de tênis internacional, enfim, todos os atletas profissionais possuem esta perspectiva. Ademais, o serviço militar é ganha pão de milhões de brasileiros, oportunidade de terem um salário, assitentica médica e odontológica e se profissionalizarem, imagine você tirando dos gramados um atleta que ganham R$ 20 mil por mês (considerando a faixa etária de 18 anos), para ocupar a vaga de um soldado ganhando R$ 380, que poderia ser ocupada por um jovem que não estudou, tampouco tem oportunidade de emprego. Seria uma incoerência.

Comentário de Rafael Urizzi Cervi — 03/05/08 @ 14:15

 

Birner,
.
Eu era quase arrimo de família e tive de servir. Tinha um bom emprego na época e ainda estudava. Larguei tudo para ficar varrendo chão e fazer guardas intermináveis contra um “inimigo oculto”.
.
Os milicos ignoraram solenemente minha situação. Não quiseram nem saber.
.
O Pelé serviu, não foi? Elvis Presley serviu, não foi?
.
Estranho quando o “bom senso” serve apenas para uma minoria. Igual a nossa “democracia de banguelas”.
.
Se Pelé, Birner, PELÉ serviu, quem são esses pernas-de-pau deslumbrados para serem dispensados?
.
Não encaro isso como “bom senso”, mas como “intere$$e$”

Comentário de Douglas — 03/05/08 @ 14:25

 

não faz muito sentido isso… como todos os jovens se alistam e poucos servem, há como selecionar aqueles que querem e precisam servir o exército.
Normalmente aqueles que já entraram na faculdade também não são chamados, e isso não é um problema, creio. Jogadores de futebol têm um emprego já… por que deixar um menino que não tem trabalho de fora e atrapalhar a carreira de um atleta?

Comentário de clara — 03/05/08 @ 14:28

 

Hmm, na verdade eu acho que o exército deve selecionar as pessoas que “precisam” e tem interesse de servir ao invés de pegar alguém que não quer ir só porque tem bom porte físico.
O serviço militar não deveria interromper o desenvolvimento pessoal de um indivíduo, seja profissional, acadêmico ou familiar.

Comentário de Rawk — 03/05/08 @ 14:38

 

Vitor,
fui recruta e não queria ser. Fiquei um ano dentro de um quartel obrigado. Esses excessos de contigentes existem, mais por falta de capacidade da maioria dos recrutas do que por qualidade dos recrutas que se alistam.
Já que tinha que fazer, fiz bem feito e foi uma boa escola para minha vida.
Talvez esses meninos pudessem aprender um pouco de disciplina e deixar de ser (alguns deles) tão deslumbrados com a vida.
Abraços

Comentário de Fernando Carmona Simões — 03/05/08 @ 14:47

 

Bem, só sei que para nós mortais é (ainda mais) díficil conseguir emprego nessa época..

Comentário de Alessandro-Palmeirense — 03/05/08 @ 14:57

 

rsrs… Boa pergunta. Este é o país das inúmeras leis e dos “jeitinhos” para cada uma delas.
Se até Elvis “The Pelvis” teve que servir ao exército….
(Pelé também serviu, não serviu?)

Comentário de ronan — 03/05/08 @ 15:06

 

Caro,
o jeitinho brasileiro está na raiz dos maiores problemas que enfrentamos: mensalão, pagamento de tapioca com o dinheiro do povo (e aqui não falo do valor, mas do princípio), corrupção, enfim.
Se boleiro não precisa serviro exército (coisa que, na minha opinião, é atraso de vida prá 99,9% dos que são obrigados a fazê-lo) muito menos os estudantese aqueles que trabalham prá ajudar no sustento da família. Estes, como não têm “pistolão”, outra das mazelas nacionais, porém, são os primeiros a serem incorporados.
Segurança nacional somente com exército profissional. Desculpe-me mas bom senso foi o que faltou no seu post.

Comentário de Chico Neto — 03/05/08 @ 15:09

 

Acho que os atletas não devem servir porque há muita gente de baixa renda interessada em servir para tentar carreira. As Forças Armadas deveriam dar preferencia para quem quer servir. As vezes, pegam um mocinho de familia só para mostrar que podem e deixam de pegar um rapaz que sonha com a farda. Mas NUNCA deveriam deixar de chamar um atleta porque é um atleta famoso…Ora, o principe inglês estava no Afeganistão!!

Comentário de Humberto — 03/05/08 @ 15:14

 

Se vocês não sabem, atualmente a quantidade de pessoas DESEJANDO fazer o serviço militar é MUITO maior que as vagas disponíveis. Há gente qualificada, com saúde, com disposição e com adequação que implora para servir e não consegue. Provavelmente quem está por trás disso tudo é o Ricardo Teixeira.
Arruma outro problema porque esse é fácil.
Abraço

Comentário de Raja — 03/05/08 @ 15:17

 

Vitor,
Na verdade o que devem alegar os jogadores é que eles são arrimo de família (sustentam a família com sues ganhos). o que é a pura verdade, visto que quase todos os jogadores vem de família humilde e de baixa renda. O único que escaparia desta alegação seria o Kaká, que jogava bolinha de gude com a avó no carpete quando era criança e perdia. Filho de classe média.

Um abraço

Comentário de Tales — 03/05/08 @ 15:17

 

Pelo que sei,atualmente,o recrutamento militar é muito mais racional e procura chamar apenas os que estão interesados em servir.É quase um recrutamento voluntário,portanto muito mais fácil de conseguir-se o terceira categoria,por estar em alguma atividade importante pra vida do interessado.abraços ….

Comentário de luiz Roberto vidal — 03/05/08 @ 15:28

 

Há muito tempo as Forças Armadas só recrutam pessoas que são em 80% voluntárias. E sabe por que são ? Porque não tem oportunidades de trabalho nessa idade, torna-se um incapaz entre 17 e 18 anos, pois nenhuma empresa os seleciona. Além de muitos voluntários irem atrás de comida, um mínimo salário e outras coisas como, um pouco de dignidade.

Comentário de Anderson Viana — 03/05/08 @ 15:28

 

Eu escapei na loteria do excesso de contingente, mas vários amigos meus que não eram jogadores de futebol perderam um ano de estudo e trabalho servindo obrigatoriamente o exército, às vezes contrariando suas convicções pessoais. Concordo com o bordão de que isonomia é “tratar os desiguais desigualmente na medida de de suas desigualdades”, mas que tudo seja feito dentro da lei, às claras. Ou será que alguém aqui vai defender a tese de que os fins justificam os meios??? Se for esse o caso, peço pra sair…

Comentário de davidoff — 03/05/08 @ 15:37

 

Óbvio que não é jeitinho brasileiro. É apenas excesso de contingente.

Se estivéssemos em uma guerra e todos jovens fossem realmente necessários aí poderíamos discutir se alguém foi dispensado por jeitinho ou corretamente. Como não é o caso, é totalmente descabido discutir isso pois:
(1) não há grande demanda.
(2) há pessoas que querem MUITO mais e precisam MUITÍSSIMO mais.

Eu fui dispensado por estar cursando faculdade e também por não ter interesse. O mesmo caso vale para jogadores que ganham 1000X (não é exagero) o que ganha a grande maioria da população. Por que não deixar que esses que precisam de soldo para se sustentar ocupem as vagas ao invés de um jogador que não quer e não precisa disso.

Sobre Pelé e outros jogadores… os tempos são outros e muito diferentes. Se a população comum já não demonstra interesse imagina outras pessoas que possuem melhores formas de se sustentar? Lara o CRAQUE IMORTAL foi trazido pro Grêmio via Exército de Uruguaiana. Hoje em dia, os craques são trazidos das maternidades.

Espero não ter me alongado demais e ter conseguido passar minha idéia. De qualquer maneira, valeu pela discussão, já que eu nunca tinha me ligado de como procediam os jogadores ao completarem 18 anos (”Jovem ao completar 18 anos compareça à Junta Militar mais próxima de sua casa”… hehehe).

Abraço e DÁ-LHE GRÊMIO!!!

Comentário de Guillermo — 03/05/08 @ 15:37

 

Como eu acho que exército tem que ser facultativo, que se liberem os atletas.

Comentário de Bindi — 03/05/08 @ 15:39

 

acho q o birner quis dizer que é bom senso não obrigar um jogador a servir o exército…

como seria bom senso não obrigar ninguém a servir o exército. se não ameaças a segurança nacional, se há dispensas por excesso de contingente, se há pessoas que gostariam de servir, pq obrigar quem não gostaria, ou simplesmente já possui outra atividade, de servir??

Comentário de karl — 03/05/08 @ 15:40

 

O Elvis serviu exército…James Dean tbem…e foi completamente desnecessário, foram usados como garotos propaganda pelo exército Estadounidense.
O Pelé foi quase a mesma coisa por aqui….
Bobagem, eu que geralmente não concordo com o Birner, acho que ele tá coberto de razão

Comentário de Guilherme — 03/05/08 @ 15:53

 

Quer dizer que é bom senso uma pessoa de qualquer outra profissão ir pro serviço militar para que os boleiros não o façam? O que você andou bebendo?

Comentário de lucio — 03/05/08 @ 16:16

 

Birner!!! Pará com isso cara… Jeitinho brasileiro? isso ai é mania de criticar tudo o que acontece… querer ver falcatrua em tudo… Vcs estão loucos isso sim… O exército está falido cara… eles não tem dinheiro nem para comprar comida para os soldados… 99% dos jovens são dispensados e não só os jogadores de futebol… Isso é não querer ver oq eu está na frente do olho… e procurar falcatru em tudo o que acontece no Brasil…

Abraços…

Comentário de Bruno — 03/05/08 @ 16:16

 

Prezado Birner , primeiro parabéns pelo blog e pelo trabalho na CBN, sempre o acompanho . Quanto ao comentário, acredito que hoje, com uma demanda por empregos menor que a oferta , as vagas no exército não dão para quem quer . Assim , é até uma ajuda que os novos taletos do futebol dão ao não ocupar uma vaga na Força, que poderá ser direcionada a outro que necessite mais . Saudações Rubro Negras Cristiano

Comentário de Cristiano — 03/05/08 @ 16:42

 

Já faz algum tempo que o alistamento não é mais obrigatório. Qualquer um que não queira servir é só pedir que fica fora.

Comentário de Bruno — 03/05/08 @ 16:59

 

Fza algum tempo que o seviço militar não é mais obrigatório..

Comentário de Bruno — 03/05/08 @ 17:00

 

Eu saí por excesso de contigene na minha época (1999)
E acho uma estupidez qualquer tipo de obrigatoriedade (alistamento militar, voto, etc … )
E sem hipocrisia, qualquer pessoa que não queira servir e tenha um pistolão não vai servir e ponto e outra, nosso exército está sucateado e falido, não tem verba para os soldos, então vai todo mundo pra escanteio, só fica mesmo quem quer ou na pior das hipóteses tenha tido azar.
Abraços a todos !!!

Comentário de thiago — 03/05/08 @ 17:05

 

Birner,

Infelizmente, no nosso país tem muito mais gente querendo servir do que vagas.
É q 1 salário mínimo de soldo ainda é uma fortuna pra muita gente (ainda inclui comida e alojamento).

Esse excesso de contingência faz com que, quem não queira, não sirva.

Abraço

Comentário de Alexandre Baseggio — 03/05/08 @ 17:10

 

Isso não é um “privilégio” dos jogadores. O alistamento militar no Brasil é bem precário. Basta você falar q não quer e o oficial for com a sua cara vc tá liberado.Lembro que eu não queria servir e no exame médico passei, mas disse que estava fazendo vestibular e que precisava estudar. O cara olhou pra mim e me liberou. E é assim sempre. Hoje em dia eu tenho uma ponta de arrependimento. Uma experiência única poderia ter sido.

abs

Comentário de Bruno Erse — 03/05/08 @ 17:12

 

fala Birner !
ta faltando assunto ?…que coisa !

Comentário de silvio pellacani jr — 03/05/08 @ 17:25

 

Birner! foi o pelé que jogou em times do exército, não?!
Abraço!!!

Comentário de Eduardo — 03/05/08 @ 17:31

 

Hoje em dia, o numero de voluntários já supera a demanda do exército.

Comentário de Andre — 03/05/08 @ 17:37

 

Concordo que os nossos Boleiros tem que servir o Exército, Elvis serviu e foi para a 2 Grande Guerra, mas no nosso país o jeitinho sempre prevalece Vitor, tenho grandes amigos nas Forças Armadas, e eles mesmos dizem que todas as vezes que alguém famoso comparece a Junta Militar leva seu agente e todas as vezes essas pessoas saem sem servirem a pátria. Mas enfim, o que podemos fazer. Nós reservistas temos que servir e ser convocados as armas caso se faça necessário enquanto eles ficam aqui “torcendo” por nós.

Abraços.

Alicio.

Comentário de José Alicio Ferreira Junior — 03/05/08 @ 17:47

 

não birner, é sinal que nós, mortais cidadãos pernas-de-pau, somos todos otários. sou contra a obrigatoriedade, mas ou vale pra todos ou não vale pra ninguém. me desculpe, mas é simplesmente absurdo seu comentário.

Comentário de davi — 03/05/08 @ 17:51

 

O Pelé serviu o Exército, jogou na Seleção do Exército e foi campeão dos Jogos Sulamericanos das Forças Armadas!

E nunca o vi reclamar por isso… Acho que uma vida de milico iria fazer bem pra MUITOS jogadores vagabundos por aí.

Saudações Tricolores, Victor!

Comentário de Lucas — 03/05/08 @ 17:54

 

Pelo menos ia facilitar a vida dos futuros postulantes à marca dos 1000 gols.
Mas estamos em tempos de mecenários, no futebol e nas armas.
Latinos, vitimas de preconceito e do muro da vergonha são atraídos ao exercito americano.
Brasileiros, sulamericanos, africanos só conseguem entrar pela porta da frente no velho mundo quando é para combater pelas cores de seu futebol…
é a regra que nos acostumamos a viver e achar razoavel.

Comentário de Murilo Gabarra — 03/05/08 @ 18:04

 

Tá louco? Já pensou numa guerra, nós sermos defendidos por Gustavo Nery, Roger..?
Prefiro eles no exército adversário!!

Comentário de Alessandro-Palmeirense — 03/05/08 @ 19:02

 

Só um adendo aos comentários acima:
.
Exército não tem de fazer serviço social. Ou daqui a pouco inventarão a bolsa-recruta.
.
Não é só o garoto pobre sem perspectiva que tem de segurar o rojão..

Comentário de Douglas — 03/05/08 @ 19:12

 

Na minha opinião deveria ter mais um post sobre este assunto. E aliás, por que o alistamento militar não é
obrigatório, também para as mulheres?

Comentário de Raul Antonio Ferraz — 03/05/08 @ 19:32

 

Vitor Birner esta questão está mal formulada. Quando era jovem nos idos de 1960, servi o exército na Polícia do Exercito, sou bem alto. Ao lado do nosso quartel, existia uma Cia, bem pequena, cujo maior atrativo era um campo oficial de futebol. O comandante sabia de cor onde estavam todos os bons jogadores do futebol paulista e na mesma época que eu entre outros o Pelé estava servindo lá. No início da década de 90 meu filho mais velho foi convocado para se apresentar, também na Polícia do Exército. Para azar das Foças Armadas, ele se apresentou com o joelho recém operado. Mesmo assim ele ficou indo ao quartel por 15 dias até os médicos de lá determinarem, que sua recuperação seria muito lenta e assim ele foi dispensado. Ai a esquerda entrou no poder (FHC) e os recursos para as FA passaram a minguar e culminou com o ano em que no mês de agosto todos os engajados tiveram que ser dispensados por absoluta falta de recursos. De lá para cá serviço militar passou a ser obrigatório só no nome, pois vai quem quer. Esta é a grande verdade.

Comentário de Maurício — 03/05/08 @ 19:39

 

Bom, pra vc, que só vê bola na frente (tem outra coisa nessa cabeça?) , até pro off-topic se dá um jeitinho…

Comentário de Hairi — 03/05/08 @ 19:58

 

Sinal que já está mais do que na hora de acabar com esse absurdo chamado Serviço Militar Obrigatório.

Comentário de Felipe Carvalhaes — 03/05/08 @ 20:42

 

Esse tal “jeitinho brasileiro” é o grande mal do nosso país, gente sempre querendo levar vantagem sobre tudo e todos!

Também acho que deveria ser facultativo o ingresso no Serviço Militar, porém dizer que burlar a lei é sinal de bom senso… Lamentável!

Comentário de Bruno R. — 03/05/08 @ 22:11

 

O jeitinho neste caso serve pra institucionalizar uma escrecência que sobrou do regime militar.
Seria ótimo se fosse pra todos, mas como não é e nem tem condições de ser, que seja profissionalizado, bem remunerado, voluntário e profissionalizado.
Ganharia o Exército, que terá alguém vocacionado pra servir e a sociedade, que contaria com soldados mais aptos à tão difícil tarefa de proteger o país.

Comentário de Hugo - Corinthians — 03/05/08 @ 22:50

 

Birner,
nunca vi notícia alguma de que brasileiros boleiros tenham ao menos se apresentado ao exército. É claro e óbvio que a dispensa é bom senso. Assim como o alistamento obrigatório não é bom senso. No entanto a apresentação às forças armadas para o recrutado ou ao futuro dispensado é Lei! Se é Lei deve ser cumprida!

Reitero: nunca ouvi falar de apresentação de jogadores ao exército.

p.s: um questionamento muito interessante!

Abraço!

Comentário de PEDRO IVO BRAGA PASSOS — 03/06/08 @ 0:36

 

Orgulho-me de não ter tido irmão ou primo que tivesse servido e por ter sido casada com dois homens que não serviram.

Como sou totalmente CONTRA o serviço militar obrigatório, concordo contigo que o ‘jeitinho brasileiro’, neste caso (e em alguns outros tbém), seja extremamente positivo.

Nem boleiro, nem estudante, nem músico,
ninguém deveria ser obrigado a servir;
e se a lei manda algo absurdo como este, neste caso, sou, sim, a favor de que se burle a lei.

Expor meninos ainda a um ano de práticas humilhatórias e dar a eles treinamento para matar outro ser humano não poderia, nunca, ser obrigatório.

Se tivesse filhos, a não ser que eles quisessem servir, eu mexeria mundos e fundos, como fez minha mãe em relação aos meus irmãos, para tirá-lo das garras do exército.

Abaixo o serviço militar obrigatório!!

Comentário de deborah — 03/06/08 @ 1:28

 

Birner, todas as dúvidas levantadas podem ser tiradas aqui:

http://www.dji.com.br/leis_ordinarias/1964-004375/1964-004375.htm

(Lei do Serviço Militar)

abraço

Comentário de Leonardo — 03/06/08 @ 1:34

 

A realidade do serviço militar é diferente hoje, tenho23 anos e quando fui me alistar fiquei preocupado pois não queria sevir. Ao chegar ao posto de alistamento me tranquilizei. Hoje com tanto desemprego e com tantos jovens sem educaçao de qualidade a procura é maior do que a demanda, ou seja, tem mais gente querendo servir do que vagas nos quarteis.

Um grande abraço e mengao rumo à Toquio!

Comentário de Gustavo — 03/06/08 @ 9:05

 

Birner, a lei obriga a se ALISTAR no exército quando completa 18 anos e não SERVIR, isso já não existe há um bom tempo. Eu, quando o fiz, não queria servir e fazia faculdade, os caras do exército aceitaram a minha justificativa e me dispensaram, desnecessário seria se eles me obrigassem a fazê-lo enquanto a quantidade de garotos que queria servir o exército era infinitamente maior. Acho que o bom senso mora aí. Abraços

Comentário de Víctor Palheta — 03/06/08 @ 10:45

 

Devia-se levar em conta jogadores que por si só seriam verdadeiras armas vivas.
Já imaginou o Wilson Gottardo com 18 anos no exército servindo na fronteira amazônica? Era o fim do tráfico…

Comentário de Eduardo — 03/06/08 @ 12:45

 

Birner,
O pobre luta para servir, o rico para sair fora e o exército se pudesse não convocaria ninguém!

Comentário de Carlos China — 03/06/08 @ 13:57

 

Birner, aqui em São Paulo há muitos anos ninguém é chamado para servir o exército por causa do excesso de contingente. Acredito que a situação seja semelhante em muitos lugares do país.

Comentário de Rodrigo Jesus da Silva — 03/07/08 @ 13:50

 

Cara, sabe que nunca tinha atentado para isso!! Interessante que jovens promessas do futebol, são vendidos para o exterior pelo seus sangue-sugas, e nada da justiça brasileira se manifestar. Será que se mandar meu filho para o exterior perto dele se alistar não teremos problemas futuros?

Comentário de Celso — 03/07/08 @ 14:36

 

Eu acho que futebol é muito mais importante que milateres.

Comentário de Daniel — 07/13/08 @ 20:22

 

O PELÉ serviu o exército na cidade de Lorena, interior de São Paulo.

Comentário de ivo testoni — 08/02/08 @ 22:10

 

Vitor, só porque você pensa dessa forma não significa que os outros tenham que pensar assim também. O fato é que, o Estado não pode obrigar um individuo a mudar a sua vida só porque segundo ele ” é para o bem da nação”.Todos temos direito de encarar a vida como quisermos, e não cabe a alienados como você dizer como isso deve ser feito.

Comentário de Sóstenes Rondena — 08/04/08 @ 0:02

 

tenho um filho que foi selecionado no concurso da PM do MS, mas não pode fazer o curso de formação porque ele esta servindo e o exército não quis liberalá-lo. Agora meu filho luta para ser liberado para fazer o curso da PM. Ele só vai ter a baixa dia 30 de novembro de 2008.

Comentário de lucimeire — 10/09/08 @ 0:42

 

Nos dias de hoje em que as pessoas precisam trabalhar cada vez mais cedo para ajudar no sustento da família, acho até bom que esses meninos não sirvam. Na minha época eu precisava trabalhar e tinha uma dificuldade enorme de conseguir um emprego formal por causa do maldito serviço militar. Como deficiente auditivo eu sabia que não seria aprovado mas por nada nesse mundo alguém contratava um jovem nos dois ou tres anos que antecediam a maioridade. No caso do Pelé, com certeza foi muito bom o serviço militar pois, não fossem os gols marcados nos jogos dessa época e ele teria se aposentado antes de marcar o milésimo.

Comentário de Pacheco — 10/09/08 @ 11:20

 

Quem aí conhece mais do que cinco rapazes que serviu o exército nos últimos cinco anos?????? Que mania que vc tem de procurar chifre em cabeça de cavalo. Será que é tudo culpa do Dunga, do Ricardo Teixeira, do Nuzmann e do João Havelange????
Abraços.

Comentário de Pacheco — 10/09/08 @ 11:24

 

porfavor alguem sabe quando é a primera baixaaa????

Comentário de dionatan — 10/13/08 @ 19:10

 

eu tenho uma duvida

eu ja me apresentei ao exercito em julho e fiquei de voltar em janeiro ,mas eu tenho q viajar.
sera q se eu voltar depois do dia de apresentação vai me trazer problemas?

Comentário de wandeilson — 12/06/08 @ 13:10

 

Deixe um comentário

(requerido)
(requerido)
 
(obrigatório)