Zico de 82 por Maradona de 86? Eu troco!

1 Fev

Geral, História

 De José Renato Sátiro Santiago Jr

O futebol pode gerar discussões muito intensas e sem propósito. Durante o mês de janeiro acompanhei o campeonato imaginário, promovido pelo jornalista Juca Kfouri em seu blog, entre as seleções brasileiras que foram campeãs mundiais e a seleção de 1982.

Isto me fez lembrar da grande seleção de Telê Santana, da qual, confesso, ainda ser “viúva”. Tinha 11 anos quando acompanhei com grande afinco aquela Copa. A conquista do título era dada como certa pela grande maioria da imprensa e torcedores de todo mundo.

A decepção foi grande. Foi a primeira e última vez que chorei por causa do futebol.

Apesar disso, por ser são-paulino, tive a felicidade de comemorar as vitórias do grande Telê Santana com o São Paulo, o que serviu, de alguma maneira, para reduzir aquele sentimento de tristeza de 82.

No entanto, jamais torci por outra seleção brasileira como naquela época.

Entre as falhas ocorridas naqueles jogos, muitas foram encobertas naquela época, há sempre um assunto que não é muito discutido, possivelmente por tratar de um jogador de grande nível técnico e com excelente caráter.

De qualquer forma, ainda hoje, acho que “faltou um 10 para a nossa seleção”.

Comparativamente, não tivemos em 1982, o grande 10 que levasse a nossa seleção ao título. Esse foi o maior motivo da derrota.

Chego a acreditar, que se (eu sei que se não existe) tivéssemos o “Grande 10 Argentino de 1986″, Diego Maradona, em 1982, teríamos conquistado o título de forma tranqüila.

Mas caso Zico fosse o “10″ argentino em 1986, os nossos vizinhos não seriam bicampeões mundiais.

Escrito por José Renato às 3:30 José Renato

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

201 Comentários »

O futebol de Maradona chegou bem perto do topo. Só não o atingiu porque é inalcançável o degráu onde repousa a majestade de Pelé.

Dieguito equivqale-se a outros geniais craques como: O holandês Cróiff (desculpe não me lembrar de como se escreve o nome), o alemão Beckembauer e o francês Zidane.

Zico não chegou a tal altura, embora mereça o título de “craque”.

Comentário de Luiz Antonio — 02/01/08 @ 5:25

Concordo plenamente com vc. um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:06

 
 

Concordo e assino embaixo o comentário. Na minha opinião Zico jamais foi jogador de seleção, ainda mais em partidas decisivas. No Flamengo foi tudo, mas na seleção. . . O mesmo caso do Ademir sda Guia do meu Palmeiras.

Comentário de Luís Fernando Aga — 02/01/08 @ 6:59

Na verdade, na minha opinião Zico na Seleção não foi tão excepcional como foi no Flamengo. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:08

 
 

Eu acho que sentimos muito a falta de Careca no comando de ataque, e Telê também poderia ter testado Batista e Paulo Isidoro ou Dirceu no meio-campo.

Comentário de Anderson Viana — 02/01/08 @ 7:29

Careca se machucou, Batista não foi testado, e protestou por isso, já Paulo Isidoro e Dirceu foram testados mas foram preteridos. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:10

 
 

Achismo puro! Cada um pode ter o seu. Se o grande Tele Santana tivesse levado o melhor goleiro do pais, na epoca, que era o Raul e nao o horroroso Valdir “Frango” Perez a historia tb. poderia ser outra. Talvez por ser ter 11 anos na epoca nao se recorde mas nao foi por falta de criatividade no meio que o Brasil perdeu mas por fragilidade atras. Alem do mais, o esquema de Tele nao possibilitava a Zico, o maior jogador brasileiro pos-Pele, a jogar como “verdadeiro 10″ como ele jogava no Flamengo, para poder aproveitar tb. Socrates.

Comentário de Ronaldo — 02/01/08 @ 7:42

Raul na Seleção?? Vc só pode estar brincando… Valdir Peres, que foi muito mal na Copa, tinha feito excelentes jogos pela Seleção em 81, inclusive contra França, Alemanha e Inglaterra, talvez vc não se recorde…Maior jogador brasileiro depois de Pelé…Vc só pode estar brincando…Zico foi um grande craque, mais no Fla que na Seleção, e tem espaço entre os melhores do futebol brasileiro…

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:19

 
 

Quanta bobagem….. Como um cidadão acorda, pensa e escreve uma bobagem desta. Quanta falta de conhecimento de futebol. O grande problema de 1982 é que a referencia do Brasil era em “tres camisas 10″ : Zico, Socrates e Falcao, e eu acho o que não funcionou foi exatamente a dar a Zico (campeão mundial pelo Flamengo) a maestria do time. pois a imprensa de SP ia ficar magoada.

Comentário de vicente — 02/01/08 @ 7:54

O Brasil de 70 tinha 4 “10″, Tostão, Pelé, Gérson e Rivelino.. De qualquer forma de acordo com seu comentário vc concorda que o Zico não deveria ter sido o maestro daquele time. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:14

 
 

Ai com maradona de 86 até aquela seleção porcaria de 90 ganharia a copa, agora o que não dá para acreditar é que tem gente que acha o zico melhor que o maradona, e ainda reclamam quandos os argentinos dizem que o Maradona foi melhor que o Pelé

Comentário de Valter — 02/01/08 @ 8:08

Concordo 100% com vc. um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:20

 
 

Não se esqueça que o 10 argentino de 86, tb estava em 82, e nem por isso a argentina foi a campeã. Zico foi um magnifíco jogador de futebol, não se discute. A seleção de 82, depois da de 70, foi a melhor qu eu vi jogar. Ganhar e perder faz parte do jogo, infelizmente para nós, perdemos, mas o mundo viu uma seleção jogar com a beleza de uma poesia. Um grande abraço!!

Comentário de Breno — 02/01/08 @ 8:19

Não estou comparando o Maradona 86 com o Maradona 82, da mesma forma que não comparo o Zico 82 com o Zico 78 (reserva de Jorge Mendonça) Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:22

 
 

Aí, do arco-íris, essa foi a maior verdade do Futebol: Zico é para fazer o resto, a sua turma do arco-íris ficar chorando….

Para comemorar todos os títulos possíveis, inclusive o Mundial e ter O Ídolo Máximo, exemplo dentro e fora de campo, como jogador e pessoa; é só para quem enverga o Manto Sagrado.

O resto, que apele para o jogador argentino…

Comentário de Lucas Gonçalves Fonseca — 02/01/08 @ 8:19

O da Carniça…Zico foi um ótimo jogador e tem um excelente caráter…Um verdadeiro exemplo para os jovens…no entanto, na seleção…e principalmente em Copa do Mundo…

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:32

 
 

Sou obrigado a concordar contigo, mas faço uma ressalva. A seleção de 82 apesar de não contar com um camisa 10 como o Maradona de 86, possuia jogadores de ótima técnica e qualidade em todas as posições, algo que a seleção argentina não. E se compararmos, se fizermos um jogo imaginário entre o Brasil 82(com Zico) e Argentina 86 (com Maradona) sou mais a seleção brasileira…assim como sou mais a Argentina de 86 do que a Itália campeã em 82.

Grande abraço.
Marcelo.

Comentário de Marcelo P. Dantas — 02/01/08 @ 8:34

Difícil imaginar também, mas creio que com um Zico mais atuante, não aquele que foi intimado por Gentile, o Brasil 82 seria imbatível

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:25

 

Difícil imaginar também, mas creio que com ud Zico mais atuante, não aquele que foi intimidado por Gentile, o Brasil 82 seria imbatível

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:29

 
 

Birner, seu blog é ótimo, mas esse comentário foi infeliz demais. Culpar o Zico pela derrota de 82 é de um absurdo sem tamanho, note da primeira até a última partida por quem a bola passava sempre, quem criava, quem concluía, o golaço de falta, de voleio.
E tem mais, Maradona se destacou mais pois o time de 86 da Argentina era de mediano para baixo, ao contrário do Brasil de 82 que tinha um craque em todas as posições, mas mesmo assim Zico aparecia mais que os outros e acabava com os jogos. Será que foi culpa do Zico aquela troca de passes em frente a área com o Cerezo fazendo besteira?

Santa paciência!

Abraços

Comentário de Maikon Braga — 02/01/08 @ 8:36

Zico foi intimidado por Gentile…Não trouxe o jogo para si…Uma pena!!!! O gol de empate ocorreu graças a Cerezo e Falcão. Grande abraço.

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:28

 
 

José Renato, parabéns pela coragem em admitir que Maradona foi muito mais jogador que Zico. A patriotada que assola o país já enxerou que o Ronaldinho Gaúcho foi melhor que Maradona. Valei-me Deus. Zico só foi o grande jogador que foi graças ao empenho e dedicação que tinha. Isso ninguém lhe tira!

Comentário de Rodrigo Freitas — 02/01/08 @ 8:48

Zico foi um grande jogador e tem um excelente caráter. um abraço e obrigado por sua mensagem

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:33

 
 

B O B A G E M ! ! ! ! ! ! !

“se” minha avó tivesse duas rodas ela seria uma bicicleta…
A seleção de 82 perdeu aquela copa por excesso de preciosismo… coisa que hoje em dia falta no futebol mundial, com raríssimas excessões…
Zico foi sim um grande camisa 10 tanto na seleção quanto nos clubes onde atuou.

Comentário de Antonio Carlos Martins Junior — 02/01/08 @ 8:48

Bem, sua avó poderia ser uma moto… Quanto a Zico, no Flamengo foi 10, já na Seleção…………

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:42

 
 

Nunca participei desse blog, mas sinto-me na obrigação de reponder a este post absurdo. Zico foi o maior jogador brasileiro depois de Pelé, isso é indiscutível. Uma carreira deve ser analisada pela trajetória, não por momentos fulgazes de maestria, ao contrário, jogadores medianos como Kempes, Gerd Muller seriam verdadeiros craques. Sr. José Renato Sátiro Santiago Jr, vc como são-paulino deve ser muito recalcado com o que Zico fez pelo Flamengo, não deve se esquecer da virada histórico no 3×2 do Maracanã ou o 4×3 no Morumbi que calou a imprensa paulista que chamava o Zico de jogar de Maracanà.

Comentário de Jose Afonso — 02/01/08 @ 8:57

Zico, o maior jogador brasileiro depois de Pelé, vc só pode estar brincando… Quanto aos jogos citados, que aconteceram em 82, realmente o Zico jogou muito, uma pena que não repetiu estas performances contra a Itália em 82. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:36

 
 

Faltou marcar o Paolo Rossi! Um jogador não pode marcar 3 vezes numa decisão como aquela! Quebra o cara! Poe pra fora… Manda seu melhor marcador entrar dentro do cara e só sair quando o jogo acabar. Agora… não é por não chamar a esponsabilidade que Zico não foi bem. Ele deu o seu melhor, mas esse melhor esteve longe de ser o que se esperava! Nos dias de hoje Ziconão seria ninguém, por que muito da sua carreira se dá pelo fato dele ter se perpetuado no Flamengo e ter sido idolo da torcida. Imaginem se o Alex não estivesse na Turquia? Se jamais tivesse saído do Palmeiras ou do Cruzeiro? Esse camarada seria um baita ídolo desses clubes… ainda mais do que já é! Mas seria só isso! Zico… Maior jogador da história do Flamengo… Pelo Brasil uma lástima.. Não vingou… Não deu certo… É fato! Já o Romário por exemplo… Grande ídolo da massa… Melhor do Barça, do PSV, do Valencia, do Flu, do Fla, do Vassssco, de tudo… Mas o grande time da carreira desse cara, sempre foi um de cor amarela! A seleção brasileira! Comom diz Tostão… Dentro da área, melhor até de que Pelé! Alguns tem a sina de ser vencedor, outros não! É cláro que Zico foi assima da média… Mas no ambito dos clubes.

Comentário de William Alexandre Costa — 02/01/08 @ 9:12

Zico foi excelente, não apenas um simples bom jogador. O que os brasileiros esperavam, era que ele assumisse a responsabilidade.Por fim ele foi um grande 10, mas não aquele que era necessário naquele dia.

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:39

 
 

hehehehe… falar o que de um cara que diz que Zico não era um camisa 10 à altura da Seleção. É verdade nós ganhamos a Copa de 1994 pq tinhamos um grande camisa 10, o Raí - hahahahahahahahahaha- isso aqui é uma piada!
Afinal o que era o São Paulo quando Zico jogava pelo Flamengo??? Nada, o São Paulo nem existita pq Zico e companhia ofuscavam o resto do País.

Me perdoem, mas está na hora de começar aceitar que depois do Péle, não vem Rogério Ceni e Sim ZICO!!!!

Comentário de Vinicius — 02/01/08 @ 9:13

Raí e Ceni não tem nada a ver com a discussão. O fato em questão aqui foi o fato de Zico não ter assumido a responsabilidade que um Maradona, por exemplo, tomou em 86 e 90.

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:41

 
 

A seleção de 1982 do “mestre Telê”, perdeu porque a Italia foi um time muito mais organizado taticamente.
Jogou muito melhor que o Brasil e ganhou a copa do mundo com méritos.

Zico X Maradona, dificil escolha entre os dois fico com Rivelino.

Comentário de PAULO — 02/01/08 @ 9:51

A disputa entre Rivelino e Maradona acho mais equilibrada, embora, na minha opinião, o argentino vença com alguma vantagem. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:42

 
 

acho que o senhor é um recalcado que fica tristinho seu bambi pelo simples motivo de que seu time nunca teve UM craque historico.raí????ROGERIO CENI FAÇA ME O FAVOR.Na copa de 82 o time do zico derrotou a argentina do cheradona só pra consta….alem do mais na final o zico sofreu um penalti tanto q sua camisa foi rasgada.

Comentário de pedro lima — 02/01/08 @ 9:52

Aliás, Zico sofreu o pênalti e o que fez… Encarou Gentile??? Não, foi reclamar o juiz…vc consegue imaginar um Maradona fazendo isso? um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:44

 
 

Impressionante como alguém consegue escrever tanta asneira.
Vc devia lavar essa boca com detergente pra falar do Zico seu recalcado são paulino.
Da pra ver que ja com 11 anos vc era um debilóide.
Vc ja viu aquele jogo no Morumbi que o Zico destruiu e ganhamos de 4 a 3? Se quiser eu tenho, só pedir.

Comentário de João Tavares (Dão) — 02/01/08 @ 10:08

Obrigado por seus comentários, realmente foram muito equilibrados…Quanto a atuação de Zico naquele dia, em 82, realmente foi muito boa, como foi durante toda a sua carreira no Flamengo, já na seleção….

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:46

 
 

Esse tal de Vinicius é um fanfarrão…alguém está falando de SPFC e Flamengo aqui????? Acorda cara…o Zico foi bom e muito, pro seu Flamengo. O Raí foi bom, e muito, pro nosso tricolor. E ambos foram péssimos na seleção..tá certo?! Aliás, é engano meu ou o Zico jogou 2 copas como titular da seleção?! O Raí parece-me q jogou 1 jogo né…

Comentário de Márcio — 02/01/08 @ 10:10

Realmente a performance de Raí na Seleção não foi boa, na minha opinião bem inferior que a de Zico na Seleção, embora tenha sido campeão de uma Copa do Mundo. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:44

 
 

Zé Renato. Diz aí! Dormiu hoje? Não parece. Cabeça cansada diz cada bobagem… Tenho outra pergunta. Quem foi melhor? O joelho do Zico ou o nariz do Maradona. Sou “joelhista” desde criancinha.
Aproveita e baixa na web alguma transmissão de Brasil x Argentina da Copa de 1982. O vareio de bola foi tanto que Dieguito foi expulso justamente por perder a cabeça. Depois dessa obra de arte, tenha bons sonhos.
Durma bem;
abs

Bob Marochi

Comentário de Bob M. — 02/01/08 @ 10:12

O Nariz de Maradona é campeão mundial com a seleção de seu país, já o joelho de Zico…O Maradona 82 foi bem inferior ao Maradona de 86, assimo como o Zico de 78 era inferior ao Zico de 82. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:48

 
 

Nada de patriotismo…

Concordo planamente…aquela seleção de 86 da Argentina era rídicula…foi ganhar pelo Maradona…e de fato, se ele estivesse em 82…ganhariamos com os pés nas costas…

Comentário de Henrique Deporte — 02/01/08 @ 10:13

Foi apenas isto que quis dizer. Um abraço.

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:45

 
 

Birner, o respeito muito mas esse seu comentário foi extremamente infeliz, desconexo e absurdo. E você sabe disso. Não creio que ganhará muita coisa além de antipatia da maior torcida do Brasil, e acho que isso não é jogo pra ninguém.

Comentário de Klayton/DF — 02/01/08 @ 10:25

O comentário não foi do Birner, foi meu. Ele, inclusive, discorda de mim. Por fim, falar que prefiro o Maradona 86 a Zico 82, não deveria ser considerada uma ofensa ao grande Flamengo. Uma vez que o Flamengo é maior que Zico. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:49

 
 

Caro Birner, o que faltou em 82 foi um centro-avante e um goleiro decentes, pois coincidentemente o Serginho e o Valdir não tinham categoria para jogar na seleção, somente no seu glorioso bambi!!!

Comentário de aldo — 02/01/08 @ 10:26

Valdir e Serginho foram ótimos em 81 inclusive com a camisa da seleção, já na Copa de 82, foram muito mal. Já Zico…não foi o líder que precisávamos em 82

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:51

 
 

como pode , cada dia a paulistada vem com uma nova e bizarra ideia ,então zico não era o 10 que a seleção prescisava rsrsrsrsr,o 10 era o raí rsrsrsr,meu caro copa do mundo não e parametro e sim o curriculo , se fosse assim estariamos na m……. melhores que zico , roque jr,vampeta ,viola ,raí,lucio,gilmar,muller entre outros craques imortais rsrsrsrsrs.paulista vc e um piadista .

Comentário de anderson — 02/01/08 @ 10:28

Raí não foi o 10 do SP na Seleção, assim como Zico também não foi na Seleção o que foi no Flamengo. A questão única é Maradona 86 é incomparável em qualquer análise com Zico 82. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:53

 
 

Zico era craque sim, mas penso que ele é como o Ronaldinho Gaúcho: jogador de clube!
Realmente o galinho era um camisa 10 de verdade, um maestro em campo, mas com a camisa do Flamengo. Na seleção nunca foi “o cara”, aquele jogador que na hora do aperto diz “toca pra mim que eu resolvo”. Zico nunca foi na seleção o que Pelé foi em 70, Maradona em 86 ou Zidane em 98.
Enfim, era o melhor que tinhamos na época, mas não era o suficiente.
Vamos deixar de ser viúvas e seguir a vida.
Pra mim, a seleção de 82 foi como aquele gol do meio de campo que o Pelé não fez, ganhou status de espetacular exatamente por não ter acontecido.
Birner tem razão.

Comentário de João Dias — 02/01/08 @ 10:30

Concordo totalmente com vc. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:54

 
 

Eu nunca vi alguma coisa tão imbecil saindo da boca de um cidadão. Como um blog pode conceder um espaço para tamanha idiotice?

Comentário de Beto/RJ — 02/01/08 @ 10:35

Basta vc ler com a razão e não com a emoção de torcedor para vc concordar… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:55

 
 

Pior são os comentários bairristas. Por acaso acessei esse blog e dei de cara com esse anomalia mental, é a mesma sensação de cair de para-quedas em cima de um campo minado. Espero nunca mais voltar aqui.

Comentário de Beto/RJ — 02/01/08 @ 10:49

Vc será sempre bem vindo, apesar de discordar da sua opinião… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:56

 
 

A qualidade do Zico é indiscutivel, discordo quando diz que Zico não soube fazer o papel de 10, soube sim, ele era isso. Mas também sou obrigado a concordar quando diz que Maradona faria a diferença, mas Maradona fazer a diferença é uma coisa tanto quanto obvia, você não estaria trocando apenas um jogador por outro, é um craque por um dos maiores gênios que o futebol já teve. É uma troca injusta que qualquer pessoa em sã conciencia faria.

Quanto a, caso tivessemos ele agente ganharia a copa, não sei, cada jogo é uma história e por mais que todos nós tentemos jamais acertaremos exatamente. 82 só reforça o que digo.

Referência a Bindi, “futebol é uma caixinha de surpresas”

Comentário de Guilherme Pucci — 02/01/08 @ 10:53

Muito bom seu comentário, de qualquer forma, na minha opinião Zico não fez o papel do 10 que ele era no Fla. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:57

 
 

incomparável.. esse vinícius logo acima é um idiota.

Se a seleção de 82 tivesse Maradona, seria campeã. assim como a de 86 e de 90. é como se colocasse Pelé na seleção de 74, 78, 82, 86.. alias, se Pelé pudesse jogar todas as copas o brasil venceria todas, com facilidade.

Zico era craque, mas pipoqueiro. mesmo que os flamenguistas não queiram admitir nunca.

já rogério ceni (e nem sei pq este entrou na discussão), é melhor goleiro do que Marcos, Taffarel, Félix ou Gilmar.. e mlhor doque waldir peres. mas não impediria a derrota em 82.

Comentário de Thiago dos Reis — 02/01/08 @ 11:03

Zico não era pipoqueiro, uma vez que conquistou muitos títulod importantes no Flamengo, já na Seleção…um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:58

 
 

fOI A MAIOR ASNEIRA JÁ PUBLICADA NESTE BLOG. zICO QUE ERA MELHOR QUE mARADONA ERA 10 sÓCRATES TAMBÉM, E fALCÃO? NÃO CMEU CARO O QUE FALTOU À NOSSA SELEÇÃO FOI UM GOL DE MÃO E UM ÁRBITRO CEGO COMO O QUE AJUDOU A aRGENTINA CONTRA A iNGLATERRA , POR QUE ÁRBITRO CEGO NÓS TIVEMOS CONTRA, POIS O HOMEM DE PRETO NÃO VIU O PENALTI DE gENTILE EM zico NO JOGO FATÍDICO CONTRA A iTÁLIA. DEPOIS DESTA EU NEM SEI QUANDO EU VOLTO A LER ESTE BLOG. pUTZ!!

Comentário de fABIANO — 02/01/08 @ 11:21

Zico melhor que Maradona… Vc só pode estar brincando. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:58

 
 

a PROPÓSITO, O mARADONA NÃO JOGOU EM 82??? E PERDEU PARA NÓS COM CHOCOLATE E SHOW DE zICO COM A DIREITO A PASSE DE 40 METROS E TUDO?

Comentário de fABIANO — 02/01/08 @ 11:23

A comparação foi sobre Zico 82 com Maradona 86. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 13:59

 
 

A seleção de 82 perdeu não por que Zico não foi o camisa 10 e tampouco se pode compará-lo com Maradona 86. Enquanto o time de 82 tinha muitas estrelas e padecia de humildade, pois acreditava-se que ganharia a copa de lambuja (alguns jogadores declararam que se sentiam vencedores antes mesmo de começar o jogo) a Argentina de 86 orbitava em torno de Maradona e este reluziu tremendamente, ao ponto de ser considerado o maior do mundo de todos os tempos, principalmente levando em consideração que a Argentina tinha um time apenas mediano (Burruchaga?!!!, Valdano???!!!). Portanto é descabida a comparação, pois Zico também foi um excelso jogador, talvez o melhor de sua geração no Brasil equivalendo em termos de importância e qualidade ao Platini em sua época. Maradona era de outro planeta.

Comentário de Valmir Arantes — 02/01/08 @ 11:38

Respeito a sua opinião. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:00

 
 

Não que eu queira polemizar, mas penso que o Rogério Ceni tem atitudes meio afeminadas. O que voc~es acham? É brincadeira… é cada “jornalista” que me aparece…

Comentário de Visão Desconexa — 02/01/08 @ 11:45

Por isso é que vc tem uma visão desconexa… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:01

 
 

Se a seleção Braslileira não foi campeã com ZICO jogando com a 10 ” PUXA VIDA AZAR DA SELEÇÃO BRASILEIRA ” por que com o MANTO SAGRADO RUBRO NEGRO ele ganhou tudo e a incontavel imensa infinita torcida do Flamengo é A MAIOR DO MUNDO hoje em dia simplesmente por causa do ZICO, O DURO É VER A SELEÇÃO SER CAMPEÃ COM RIVALDOS E CIA JOGANDO COM A 10, , FAZER O QUE NÉ o futebol é caprichoso. mas o ZICO fez a torcida do Flamengo a mais feliz do mundo.

Comentário de velson ribeiro neves — 02/01/08 @ 11:46

Concordo com vc, no Flamengo ele foi o maior, já na seleção…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:02

 
 

E a primeira vez que vejo um comentario tão vergonhoso deste geito, quem e´o Zico, hoje,,,,,quem é o Mardona .!!!???

Comentário de velson ribeiro neves — 02/01/08 @ 11:47

geito é com j!!!

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:02

 
 

Fala Sério, cara o que vc fumou hoje hein? Pô, devia tá irado!!!!

Comentário de Guto/SP — 02/01/08 @ 12:41

Vc é muito engraçado. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:03

 
 

a maior asneira q já vi escrita em um blog!!! falhas bisonhas de luisinho, cerezo, valdir perez, o fato de a seleção não ter um poder de marcação q a tornasse, além de excepcional tecnicamente, competitiva, etc., etc.,etc.. vc poderia citar qualquer um desses motivos, mas não a ausência de um camisa 10. o zico foi um dos destques daquela seleção na copa, juntamente com falcão. gols e passes sensacionais, como o gol de voleio contra a URSS e o passe magistral para sócrates no fatídico jogo contra os italianos, o passe magnífico entre vários adversários, q encontraria os pés de júnior no jogo contra a argentina. poderia citar vários momentos do galinho naquela copa. vc pode estar tirando conclusóes do gênio ZICO por aquele jogo, mas há d lembrar q ele foi impiedosamente marcado pelo gentilli e, msm com a forte marcação sofrida, foi capaz d fazer aquela jogada no gol do sócrates. considero q opinião é uma coisa q causa um pouco de divergência. respeito a sua, mas a considero uma enorme ASNEIRA!!!

Comentário de William Cavalcante — 02/01/08 @ 12:50

Respeito a sua opinião tanto o quanto vc respeitou a minha… Em tempo o gol de voleio foi contra a super compacta defesa da Nova Zelândia. Os gols contra a União Soviética foram de fora da área…um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:14

 
 

Essa foi a maior piada que li em muito tempo. Parabéns, Birner, achou um comediante e tanto para escrever em seu blog.

Comentário de Rodrigo — 02/01/08 @ 12:51

Fico feliz que tenha gostado mas, acredite, não é uma piada. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:12

 
 

Se a seleção, tivesse o Maradona vencia a Copa de 1982???
Pq a Argentina não venceu tal Copa então, pelo contrário tomou um banho da Seleção. E um tal Zico fez um gol. Eu acho tbm acho que o Zico era um jogador normal, fez mais de 800 gols na carreira de pura sorte.

Essa Paulistada, não admite que Zico era craque, pq nenhum dos times paulistas (tirando o Pelé do Santos, este está acima de todos) tiveram craques do GABARITO de Zico.

Comentário de Pedro — 02/01/08 @ 12:53

Zico foi um craque, no Flamengo quase um Deus, já com a camisa canarinho, não venceu título algum…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:15

 
 

Zico foi o melhor jogador do mundo do seu tempo, dividindo este posto com Platini e Maradona (este com 2 super momentos na Copa de 86 e no Nápoli). Aquela seleção perdeu a Copa por um acidente, num dia em que a Itália foi melhor.

Comentário de Renato — 02/01/08 @ 12:54

Entre Platini, Maradona e Zico??? Zico é o terceiro com louvor…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:16

 
 

Meu Deus, quem é o Ronaldinho Gaúcho pra chegar nos pés do Zico. Tem cada “burro” que comenta umas coisas…

Comentário de Baiano Louco — 02/01/08 @ 12:55

Na seleção, o Gaúcho já fez mais que Zico… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:17

 
 

Cara, mexeu em vespeiro! Não sabe que para os flamenguinhos só existe a década de 80? Depois dessa década, o que existe para eles é uma graaaaaande escuridão. E sem luz que se possa distingüir à frente. Só para constar, o óbvio: Maradona foi muito melhor que o Zico, que foi melhor que Raí, que foi melhor que Ceni. Só que os dois últimos jamais entregaram como o Galinho em 86. Abraço.

Comentário de Noruega — 02/01/08 @ 13:04

Sua análise sobre o Galinho em 86 é injusta, na minha opinião, ele não estava em suas melhores condições…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:18

 
 

vixiiiiii aguenta a cariocada agora!!! rsrsr

não pode falar mal do maior pipoqueiro da história da seleção, a cariocada por anos fez o brasil engolir a mentira “Tele pé frio” por causa do protegido do Zico

Zico foi genio no Flamengo mas quando a seleção precisou dele, PIPOCOU, diferentemente de Romario e Ronaldo, Maradona foi Genio por onde passou, Boca, Napoli, Barcelona, Seleção… NÃO HA COMPARAÇÃO.

Zico foi mais jogador do que Rai, mas em termos de titulos o Rai esta na frente, se fosse Carioca tinha continuado titular e capitão na Copa de 1994, tinha sido Campeão e levantado a taça, tinha seu nome mais lembrado do que é hoje e tinha ido para a Copa de 1998, só não foi por causa dos Cariocas que o vaiaram sem parar no Maracanã.

Se o Zico fosse paulista e tivesse falhado como falhou nas Copas de 82 e 86 não tinha seu nome tão lembrado como tem hoje.

Comentário de Anderson — 02/01/08 @ 13:25

Concordo com vc, exceto no que diz respeito ao fato de Zico ser pipoqueiro… Ele foi um grande craque… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:20

 
 

Bom, já que estamos brincando de “se”, vamos lá.

“Se” o juiz tivesse marcado o pênalti claro em Zico contra a Itália, em que a camisa dele foi até rasgada, o Brasil teria sido campeão?

E “se” o juiz tivesse dado o toque de mão de Maradona no gol da mano de Dios, a Argentina teria vencido a Inglaterra - em um jogo que acabou 2×1 graças ao gol ilegal? Sem aquele gol, a Argentina teria sido campeã?

Então, será que o que pesou mais na diferença de resultado entre uma e outra seleção foi o camisa 10 ou foi o detalhe imponderável da visão humana de juízes que definiram jogos de mata-mata?

Falar da falta de um camisa 10 numa seleção que teve o Zico é uma bobagem sem tamanho - inclusive porque o Zico jogou bem contra a Itália, colocou o Sócrates na cara do gol, sofreu pênalti, enfim, teria sido decisivo ali se outros jogadores (e o juiz) não tivessem falhado em lances capitais. Seria mais fácil dizer que faltou alguém em qualquer outra posição daquela seleção que não essa. Além do mais, um monte de seleções foi campeã sem o tal 10, inclusive a própria Itália de 82.

Comentário de André Monnerat — 02/01/08 @ 13:31

e se Zico não tivesse se intimidado pelo Gentile…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:34

 
 

O que o Zico fez com a camisa do Flamengo o Rai fez com a camisa do São Paulo, cariocada sejam mais realistas, eu não vo vir aqui e ser idiota de falar que o Rai fez na seleção o que ele fez no São Paulo pelo simples fato de não ter feito, nem por isso o Rai vai ser grosso, ou irei deixar de achar o Rai um puta jogador que fez pelo meu Clube o que talvez nenhum outro jogador tenha feito e isso que me importa, mas a verdade é que infelizmente na seleção ele não era o mesmo jogador como o Zico não era o mesmo jogador na seleção que era do Flamengo, o que pesa no caso do Zico é que a imprensa carioca e os flamenguistas protegem o Zico jogando culpa em outras pessoas, como no caso que marcaram o Tele como Pé Frio enquanto o Zico saia ileso, mesmo sendo o talvez o principal jogador daquela seleção e depois em 86 ter perdido o penalti contra a França nunca a cariocada teve coragem de jugar o Zico, o que seria do Rai se ele perdesse um penalti decisivo???

Comentário de Anderson — 02/01/08 @ 13:47

Concordo com vc totalmente. Sobre a possibilidade de Raí perder um pênalti, não foi necessário, basta lembrar daquele jogo contra a Argentina nas vésperas da Copa de 98 no Maraca. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:25

 
 

Tá ai um excelente raciocinio, eu que em 82 já tinha os meus 27 anos, até hoje lamento a perca daquele titulo, mesmo a nossa seleção sendo eliminada,pois penso que igual aquela só aquela mesmo, e pra mim o MARADONA, foi o segundo maior jogador do futebol mundial, pois o primeiro todo mundo conhece. PELÉ.

Comentário de jose cicero — 02/01/08 @ 13:48

Tenho a mesma opinião que a sua. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:25

 
 

Querido e inteligentíssimo “polemizador” (isso deve ser discípulo do Branquinho, o maior Publicitário do Brasil - imagine o jure) o Sr. agora também tá tirando uma de censor? Tem um comentário meu perdido por aí, mas… Se não quiser publicar acho que eu não ficarei muito chateado não.

Comentário de Visão Desconexa — 02/01/08 @ 13:59

Acho que vc precisa se conexar…..

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:26

 
 

Caro Birner,
Entendo que a polêmica possui um lado saudável, pois desperta a criatividade e na dialética dos contrários pode-se chegar a grandes conclusões. Agora falta de respeito com um ídolo da maioria dos brasileiros é demais. Reconheço no São Paulo um grande clube brasileiro mas seus torcedores estão com uma soberba digna do Rogério Ceni. Como é que êsse jornalista que em 1982 ainda fazia cocô e xixi nas fraldas tem o desplante de escrever, e você ter a coragem de publicar essas asneiras sobre o maior jogador do clube de maior torcida do Brasil. Talvez por ser ainda muito criancinha, a chupeta pode ter atrapalhado e ele não tenha visto que os piores jogadores daquela seleção, e que entregaram a copa de bandeja foram exatamente os do São Paulo: Valdir Perez com seus frangos cinematográficos, e o Chulapa que grosseiramente perdeu um gol debaixo das traves da Itália, isso sem falar no maravilhoso passe do Cerezzo nos pés do italiano, e que mais tarde veio a integrar a manada dos “bambis”.
Birner, outras vêzes já manifestei minha admiração pelo seu trabalho, mas do jeito que a coisa vai, abandonarei o seu blog, pois está se transformando numa fonte de matérias desrespeitosas aos torcedores cariocas, principalmente do Flamengo. Primeiro foi aquêle imbecil tentando provar com argumentos esdrúxulos que a torcida do São Paulo é maior que a grande nação rubro-negra (será que depois do brasileirão ele ainda cultiva essa idiotice?), agora êsse jornalistazinho de quinta categoria! Assim não dá!
Saudações,
Frederico.

Comentário de Frederico de Carvalho — 02/01/08 @ 14:16

Educado Frederico, a única questão do post é dizer sobre a falta de Zico do Flamengo na Copa de 82… Entendo que sua mensagem é pura de uma amargurado torcedor do grande Flamengo. Seja mais racional da próxima vez. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:28

 
 

kkkkkkkk… até o Bujica é melhor que Raí e Rogério Ceni.

Os bobos ficam falando que o Raí foi tão bom quanto o Zico… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!

O Maradona é do patamar do Zico e Garrincha, Romário e Ronaldo estão abaixo dos dois, depois vem o Mario Tilico e Bujica, depois Betão e Raí, aí sim vem Rogério Ceni!!!

Que discussão boba.

Comentário de Gosmão — 02/01/08 @ 14:28

Vc é um fanfarrão. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:29

 
 

O ZICO SÓ FEZ, MAIS DE 800 GOLS, DE SORTE ELE NÃO TINHA COMPETÊNCIA PRA FAZER TANTOS GOLS ASSIM, TBM SÓ ENFERNTAVA TIMES FRACOS COMO SÃO PAULO EM 1982, E ATLÉTICO MINEIRO - MG.

Comentário de Zé Roberto — 02/01/08 @ 14:32

Por favor, não vamos falar sobre os jogos contra o Atlético-MG, nem no Maracaña em 80, tão pouco no Serra Dourada em 81. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:30

 
 

não sei se concordo.
acho que não foi esse o problema da nossa seleção!
acredito que o Futebol reservou para a nossa seleção o fardo do jargão muito usado pelo esportistas atuais “o brasil de 82 jogou bonito e não levou”.
o time hermano de 86 jogava em função do maradona por que não tinha outros talentos e ele se destacou por tal. Mas na seleção canarinha, junto com Socrates, Falcão e companhia e com o Tele, acho que o Maradona não faria a diferença.

Comentário de carlos — 02/01/08 @ 14:51

Respeito sua opinião. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:31

 
 

O Neto foi muito melhor do que o Zico.

Comentário de Federicco Fellini — 02/01/08 @ 15:11

Vc não está falando sério… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:33

 
 

o grande problema do maradona não ser econhecido melhor do mundo de todos os tempos não é o fato dele ter sido um consumidor de cocaína, mas de não termos certeza se toda o seu talento era realmente dele ou fruto das drogas…

Ninguém sabe onde termina a droga e começa o Maradona (e vice-versa).

Comentário de Marciano de Brito Silva — 02/01/08 @ 15:12

Desculpe-me, isto é uma bobagem…

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:35

 
 

gente, esse blog deve tar de brincadeira, falar que a seleção de 82 perdeu por causa de zico.
ou amigo, leva a mal ñ, mas ñ tinha coisa melhor pra vc postar no seu site ñ ?, vc foi muito infeliz em colocar em duvida a idoneidade do craque zico, que pra grande maioria dos torcedores brasileiros foi o maior genio do futebol brasileiro depois de pelé.
dai-me paciência, pra encarar essas bobagens, neste blog, que eu considero sério, ou considerava.
quanta idiotice, grande exemplo o KRAK maradona pra o futebol mundial.

Comentário de zico — 02/01/08 @ 16:15

Não estou falando de exemplo, apenas que Maradona 86 foi muito melhor que Zico 82. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:36

 
 

O senho é um fanfarrão. Faltou um camisa 10??? Eu não vi ao vivo, mas vi em DVD. Se o zico nao serviu, quem serviria? Maradona de 86 com gol de mão??? Faça-me o favor.

Acredito que esta opinião seja dada pelo “apagão” do time naquele jogo contra a Itália, e pela decepção de uma eliminação. Mas não desrespeite a figura de um mito.
sim, sou flamenguista, mas por favor, não fale que o galinho nao deveria estar lá.

Comentário de Valdir Souza — 02/01/08 @ 16:27

 

O senhor é um fanfarrão. Faltou um camisa 10??? Eu não vi ao vivo, mas vi em DVD. Se o zico nao serviu, quem serviria? Maradona de 86 com gol de mão??? Faça-me o favor.

Acredito que esta opinião seja dada pelo “apagão” do time naquele jogo contra a Itália, e pela decepção de uma eliminação. Mas não desrespeite a figura de um mito.
sim, sou flamenguista, mas por favor, não fale que o galinho nao deveria estar lá.

Comentário de Valdir Souza — 02/01/08 @ 16:27

Eu também já vi um DVD muito bom….sobre o Finazzi… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:06

 
 

Como o Zico ia decidir a partida, se tinha que jogar com um centroavante “mala” como o são-paulino Serginho Chulapa? Já esqueceram do lance do Zico entrando sozinho na àrea, depois de driblar os defensores italianos, quando, de repente, o Serginho apareceu do nada , “roubando” a bola e chutando bisonhamente para fora. A comparação certa é dizer que com um centroavante como o Romário de 94, o Brasil teria vencido fácil a Copa de 82 e com um centroavante como o Serginho de 82, o Brasil não teria vencido a de 94. Com o Maradona de 86, qualquer seleção brasileira teria vencido a Copa (74, 78, 82, 90, 98, 2006, etc).

Comentário de Marcos Nowosad — 02/01/08 @ 17:15

Vc acha que tremer frente o Gentile não é nada???

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:05

 

Vc acha que tremer frente o Gentile não é nada???

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:05

 
 

Ô meu!

Dizer que 82 perdeu porque não teve camisa 10 é piada de mal gosto. E em 94? O camisa 10 foi o Mazinho, que substituiu o Raí e ganhamos.
E fora o Pelé quem foi melhor que o Maradona? De todas as copas que assisti (a partir de 82), ninguém fez o que o Maradona fez, carregou um time fraco nas costas para ser campeão, de maneira histórica.
Nem Ronaldo (que tinha o Rivaldo e Ronaldinho), nem Zidane (que não jogou parte das partidas), nem Matteus (que ganhou contra o Maradona dopado e bixado só pq roubaram um penalti), nem Totti (o melhor jogador foi o Cannavarro), nem o Romário (que nos 2 jogos difíceis não decidiu).
Não sei exatamente qual o nível do Zico na história do futebol, mas compará-lo com o Maradona não é uma maneira inteligente de desmerecê-lo, que me parece ser sua intenção.

Comentário de Gustavo — 02/01/08 @ 19:15

Engano seu, não quis desmerecer o Galinho que foi um excelente jogador. Apenas opinei sobre sua performance na Copa de 82 que foi abaixo de sua média, principalmente no Flamengo.

Comentário de José Renato — 02/01/08 @ 22:40

 
 

Não sou flamenguista, então acho que não sou suspeito. Aliás, era muito crítico do Zico, apesar de ter mais ou menos sua idade(tinha doze na época). Creditar a derrota de 82 a Zico é injusto, acho que seria muito mais justo, nobre e elegante creditá-la a um jogador que, em busca de uma volta por cima, superou-se: Paolo Rossi. Às vezes, não se trata da nossa derrota, mas da vitória deles. Um abraço.

PS: a propósito, o que vc achou de meu livro? Quero ampliar um pouco aquela discussão, gostaria de sua opinião. Um abraço.

Comentário de Ronaldo Silva — 02/02/08 @ 0:29

Respeito sua opinião… quanto ao livro, acho que vc encaminhou para o Vitor, não para mim. O livro é sobre o que?

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:08

 
 

Caro José Renato, em primeiro lugar parabéns pelo livro sobre a história do campeonato brasileiro, excepcional, adoro história e estatísticas do futebol e o trabalho foi exemplar. Quanto ao assunto em pauta, lamento você querer indicar um bode espiatório, num esporte coletivo como o futebol e principalmente em relação a seleção de 82, a mesma que apesar de não ter sido campeã é tida como referência de futebol arte em todo o mundo. Acredito que o destino foi mesmo cruel com aquela geração, a começar pela falta de sorte de perder dois dos maiores centroavantes da nossa história, Reinaldo e Careca, por contusão. Com isso jogou Serginho, um goleador pelos clubes que passou, mas extremamente limitado tecnicamente. A nossa defesa com Oscar e Luizinho, ótimos zagueiros, porém desprotegidos pelo sistema ultra-ofensivo da seleção, cometeram muitas falhas. Waldir Peres, definitivamente não estava a altura daquela seleção, e desde a estréia com aquele frango, não transmitia confiança para o resto do time. E naquele jogo contra a Itália, Telê foi infeliz ao não mudar sua estragégia de jogo. Zico pode não ter sido tão brilhante como em suas melhores apresentações pelo Fla e até mesmo pela seleção, onde teve atuações memoráveis sim, mas jogou aquela Copa em auto nível como a maioria dos outros jogadores. Maradona foi mais espetacular sim, em muitos momentos, mas Zico foi bem mais regulalar e em um período maior. Não esqueçamos que na final de 86, Maradona, muito bem marcado pelos alemães, não jogou uma grande partida, sendo um de seus poucos grandes momentos naquela partida o passe para o 3º gol, de Buruchaga. Não acredito que com o Maradona de 86 em 82 a história fosse diferente, a não ser que tivesse em um dia inspirado como contra a Inglaterra e contra a Bélgica. E se faltava um número naquela seleção, esse Nº era o “9″, o matador, como Vavá, como Jairzinho, como Romário e como Ronaldo, jamais um “10″. Abs. Ricardo Costa - Usina de Estreito - Pedregulho-SP.

Comentário de Ricardo Costa — 02/02/08 @ 0:31

Obrigado por seu comentário. Respeito muito a sua opinião e concordo com boa parte dela. Apenas acredito que se Zico tivesse assumido a liderança daquela selecão, como Diego fez em 86 e tantos outros fizeram em outras Copas, teríamos conquistado o título. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:39

 
 

Não concordo em responsabilizar um jogador pela derrota de uma equipe. Eu era muito jovem em 1970. A seleção de 82 foi a melhor que vi jogar e perdeu, porque é do jogo.
O São Paulo de 92 foi o melhor time que vi jogar, melhor que o Flamengo de Zico. Melhor que o melhor Barcelona de todos os tempos, na opinião de seus próprios torcedores.

Comentário de Claudio M. A. Prado — 02/02/08 @ 0:34

Acho que ele não foi o único culpado, mas creio que se ele tivesse sido o Zico do Flamengo, teríamos batido a Itália. É só um achômetro. um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:10

 
 

Uau!
Nossa, Zé Renato, mexeu em vespeiro, não? rs.
Particularmente, nunca achei o Zico aquilo tudo.
Além de, do meu ponto de vista, ele nunca ter sido genial, era certinho demais paar o meu gosto.
Tive um pai muito ‘imperfeito’, muito cheio de defeitos demasiadamente humanos.
Aprendi a gostar dos ‘errados’ na vida.
Então, viva Maradona (este, sim, genial!), mil vezes!!
E, do lado de cá, Garrincha., Romário, Sócrates, Casagrande… ;o)

beijo.
E se decidirem te bater, me chama que te defendo.
;o)

* Em tempo: muito legal poder ler um texto teu, já que, até aqui, vc. só tinha postado estatísticas. Manda ver no verbo! ;o)

Comentário de deborah — 02/02/08 @ 1:25

Obrigado por sua mensagem, mas vc viu como tenho recebido mensagens “cruéis”. Acho que pedirei o seu socorro em breve rs rs rs. Voltarei a escrever em breve, se o Vitor deixar.. depois dessa… um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:11

 
 

Caro Zé Renato,

Pelo amor de Deus! Veja um tape do jogo contra a Italia… E o Zico ainda jogou debilitado.
Causar polêmica apenas para causar é fogo…
Te aconselho, com todo o respeito, a escrever para o blogo do Milton Neves.

Aureliano.

Comentário de Aureliano Brito — 02/02/08 @ 8:40

Zico jogou debilitado…..? Bem talvez vc tenha respondido tudo agora…um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:40

 
 

Um monte de asneiras é o que se pode dizer deste post. Zico foi muito melhor que maradona e nunca jogou drogado e dopado. Se vc acha que maradona foi melhor porque foi campeão do mundo, tudo bem, é uma visão estreita, mas respeito. Quero contudo deixar registrada a minha indignação com tamanha bobagem.

Comentário de Marcos Oliveira — 02/02/08 @ 11:22

Maradona foi superior a Zico tecnicamente em campo, já fora dele, Zico é 1 milhão de vezes melhor. De qualquer forma, sua indignação foi registrada. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:41

 
 

Zico não ganhou Copa do Mundo, bem como Platini, Puskas, Di Stefano, Kruyff. Fomos tetra em 94 sem um 10 (apesar de um genial 11). Quem tinha o 10 era a Itália, que perdeu. Aliás, Zico foi considerado o melhor jogador de 82, e autor do gol mais bonito (belo voleio contra a Nova Zelândia). Além do mais, tínhamos “coadjuvantes de luxo”: Leandro, Junior, Falcão, Sócrates, todos craques. Jogar a responsabilidade nas costas do Zico (como aliás, fizeram em relação a 86 também), já é demais. Os próprios italianos admitem que, joagassem 20 vezes como Brasil, perderiam as 20. Porém não naquele dia. Portanto, deixemos de lado os achismos. Todos sabem que o futebol é o único esporte em que op melhor pode perder.

Comentário de Carlos José Azevedo — 02/02/08 @ 11:59

A questão é: Na minha opinião, se Zico tivesse assumido efetivamente a liderança daquela seleção, teríamos conquistado o tetra em 82.

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:44

 
 

Em tempo:

- Antes de intimar Zico, Gentile intimou Maradona na vitória Azzurra sobre a Argentina. Ou seja, além de desmerecer Zico, você desmerece Gentile, que era limitado mas excelente marcador, aliás uma tradição do futebol italiano.

- Maradona NUNCA venceu Zico. Nem por clube, nem por seleção.

- Isto não quer dizer que eu ache Zico melhor que Maradona, mas seguramente ele não é tão pior quanto apregoam.

- Aliás, jogadores como Seedorf e Zidane já cansaram de se declarar fãs de Zico. Então, coloquemos Zico no plano dos craques, e não dos “bons jogadores”.

Comentário de Carlos José Azevedo — 02/02/08 @ 12:06

O Maradona de 86 não foi intimado por ninguém, mas concordo com vc o Zico foi um grande craque, um dos melhores do Mundo. Um grande abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:46

 
 

O Maradona de 86 não foi intimado por ninguém, mas concordo com vc o Zico foi um grande craque, um dos melhores do Mundo. Um abraço

Comentário de José Renato — 02/02/08 @ 14:45

 

Caro Zé Renato,

já disse o gênio: toda unanimidade é burra. Parabéns por polemizar e por se propor a quebrar certas ‘lendas urbanas’…
E duvido que o Vitor te censure. Ele pode ter lá os defeitos dele, como todos nós, mas é um cara que procura ser coerente com o que prega. Mas se, por um acaso, ele te censurar, me avisa, que te defendo dele também. rs*

beijo e bom feriado!
d.