Chega de futebol nas Olimpíadas.
De Vitor Birner
De campo.
Proponho que seja substituído pelo Futsal.
Não tem mais nada a ver o futebol olímpico.
No início dos Jogos, valia, pois não havia Copa do Mundo e como reivindicam os uruguaios ( campeões em 1924 e 1928 ), o torneio das Olimpíadas era uma espécie de Mundial. Estou falando do começo do século passado, sem aviões de carreira disponíveis ou comunicação rápida e barata entre nações.
E claro, futebol amador.
A Copa do Mundo (primeira edição em 1930) , começou a concorrência com futebol olímpico, mas os jogadores podiam atuar nas duas competições.
O melhor exemplo foi a Hungria, campeã olímpica em 52 e vice no mundial de 54, talvez a melhor seleção da história do futebol.
Bem depois, em 1984, após grande expansão do negócio futebol, a Fifa falou com o Comitê Olímpico Internacional e proibiram, atletas que tivessem disputado uma Copa do Mundo de tentarem medalhas nos Jogos. A regra não valia para países da Ásia, Oceania e África. Mesmo assim, o nível despencou.
Em 1992, para “justificar”, inclusive para conseguir patrocinadores, o maior esporte do planeta na principal competição desportiva, mudaram os critérios.
Seleções com atletas de no máximo 23 anos, mais três sem limite de idade. Assim tentaram levantar o caído futebol com estrelas do esporte.
O regulamento é o mesmo até hoje e nada justifica.
Os jogadores de 20, 21 ,22 anos são profissionais faz tempo.
Por que então apenas três mais velhos?
Poderiam ser quatro, talvez um, quem sabe dezesseis, com certeza todos!.
Ou liberam geral e transformam o futebol olímpico noutra Copa do Mundo, ou acabam com a competição e colocam o futsal que, apesar de ter seleções européias quase completamente brasileiras, tem mais afinidade com o espírito das Olimpíadas.
Mas a Fifa jamais deixaria i$$o acontecer.
Como perder a galinha dos ovos de ouro?
Além disso, se as vagas fossem bem distribuídas, a qualidade da Olimpíada seria superior.
Dezesseis seleções obtiveram o direito de participar em Pequim, enquanto 32 foram a Alemanha em 2006.
Abaixo, a lista dos campeões Olímpicos.
1908 e 1912 Grã-Bretanha
1920 Béligica
!924 e 1938 Uruguai
1936 Itália
1948 Suécia
1952 Hungria
1956 União Soviética
1960 Iugoslávia
1964 e 1968 Hungria
1972 Polônia
1976 Alemanha Oriental*
1980 República Tcheca
1984 França
1988 União Soviética
1992 Espanha
1996 Nigéria
2000 Camarões
2004 Argentina
Curiosidades.
Na edição de 1896, não houve futebol.
Nas duas seguintes, em 1900 e 1904, teve futebol, mas para demonstração.
Na primeira delas participaram o britânico Upton Park, o francês Club Francais Paris e o belga Belgian/English Students XI.
Quatro anos depois, Galt Football Club ( Canadá), Christian Brother College St. Louis (EUA) e St. Rose of St. Louis (EUA) disputaram o torneio.
Entre 1896 e 1980 só amadores puderam participar
Em 1984 e 1988 qualquer atleta que não tivesse disputado Copa do Mundo podia disputar o futebol olímpico ( seleções de Ásia, Oceania e África eram exceções e podiam usar qualquer profissional )
Desde 1992 vale o regulamento atual. Uma seleção de atletas sub-23 com três acima da idade.
* Corrigido



RSS
Favor confirmar. Li neste final de ano, que esta será a última olimpiada com este regulamento, sub-23. A partir de Londres (2012) o futebol abrigará seleções sub-17. É vero?
Comentário de Maurício — 01/10/08 @ 5:46
Li algo sobre, vou checar para ter certeza, mas já tem o mundial da categoria, não?
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:20
hehe. Eu também acho. A única partida que lembro de um jogo da seleção na Olimpíada foi aquele jogo contra a Nigéria, com gol de Kanu na morte súbita. De resto, não lembro de mais nenhum…
Comentário de ronan — 01/10/08 @ 6:14
Timaço nigeriano com Ikpeba, Amokashi, Kanu, Okocha, Babangida, babayaro, Oliseh ( não chequei a grafia )…
Forte abraço
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:22
De acordo. Assim, passo a me preocupar menos ainda com o mega evento olímpico.
Quanto menos seleções e mais clubes, melhor.
Comentário de Luiz Antonio — 01/10/08 @ 7:13
É a tendência.
Forte abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:23
Mas os jogadores da Copa do Mundo em sua maioria não podiam jogar nas Olimpíadas! O caso da Hungria e de outros países então socialistas era único: como o regulamento das Olimpíadas só permitia que jogadores amadores jogassem, e, ao menos na teoria, todos os jogadores de um país socialista eram “amadores”, essas seleções não perdiam ninguém. Daí o domínio de países socialistas nas Olimpíadas entre 1952 e 1980.
Comentário de Alexandre Giesbrecht — 01/10/08 @ 8:48
Durante os jogos, vou aprofundar o tema, já que a obsessão brasileira pela medalha dourada olímpica parece a do corintiano pela Libertadores. Dia 16, volto a CBN. Se quiser, as portas estão abertas.
Forte abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:33
Concordo que deveriam acabar com o limite de idade. Qual é o problema de termos as mesmas seleções que disputam a copa do mundo ou as eliminatórias? Por acaso o atletismo conta com participantes diferentes na Olimpíada e no mundial da categoria?
Comentário de Wagner — 01/10/08 @ 8:54
Fifa, política, poder e $$$$$$$$$$$$$$
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:33
A questão financeira tem descaracterizado várias competições mundo a fora e deixado de criar outros, na minha opinião. A Libertadores se incha; a Mercosul dá lugar a Sulamericana; o Mundial interclubes tem dois campeões no mesmo ano; confrontos entre clubes europeus e sulamericanos são duramente evitados afim de u m não desvalorizar o outro ( se os clubes daqui começarem a ganhar dos de lá não iria ocorrer a desvalorização de jogadores?)…
Comentário de Hyrata Abe — 01/10/08 @ 9:02
Gosto de seus comentários, sr. Hyrata. Se a prioridade fosse qualidade, o formato dos campeonato seriam beeem diferentes.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:35
Nãããoooo Birne……….Nãããoooooo….
Acompanhe o raciocínio…fácil e lógico…
Com certeza quase todos os atletas tops de todos os esportes, ganham para fazer isso, então são profissionais….e porque tirar o futebol?? è tão bom ver jogo de futebol e você criando mais uma polêmica.
Porque você não fala no seu blog sobre a falta de ética do São Paulo na alicaição de jogadores e quando tiraram o Breno deles ficaram chorando.
Ou então porque você não fala sobre melhorias no estádio, sobre o governo dar dinheiro pra os dirigentes usando a Timemania.
Também poderia falar sobre o futebol gaúcho que está revelando mais jogadores que times paulistas e cariocas.
Traga posts para melhorar o nosso futebol e não criar polêmicas….
Por isso eu te falo
Nãããoooo Birne……..Nãããooooo
Comentário de Rodrigo Willians Izidório — 01/10/08 @ 10:22
Mas o futebol é o único esporte que tem um evento menor, mas similar aos Jogos Olímpicos.
Acredite: o pessoal do São paulo adorou a negociação do Breno.
Forte abraço
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:37
Birner, sempre desconfiei que você não gosta de futebol! Esta proposta de retirar o futebol dos jogos tem tudo a ver com os assuntos aqui tratados. Você gosta é de estatística, planejameinto, etc. Aliás, para você aumentar a quantidade de números para analisar e para poder dizer que qualquer derrota em jogo de futebol é por falta de planejameinto dos dirigentes, até para isso, seria melhor que tivesse futebol nas olimpíadas. Eu gosto do jogo de futebol association. Piauí pra você.
Abraço
Comentário de Raja — 01/10/08 @ 10:25
Tenho 39, e desde os 9, faz 30 anos, vou no mínimo duas vezes por semana ao estádio. Viajei muito para ver partidas e em qualquer lugar que vou, país, cidade, vou atrás do futebol. Já vi partidas ( só alguns exemplo atípicos )nos estádios do Banfield, Chacarita Jrs, jogos de primeira fase dos campeonatos alagoano e potiguar. Em todos lugares vou conhecer o estádio e um clube. Será que gosto de futebol?
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:41
Ô Birner,
Q estória é essa de leandro, Aloísio, Souza, Hugo e Tardelli fora do morumbi? O ataque vai ficar só com o Borges, Dago e Adriano? Sendo q esse último sai no meio do ano? O Muricy não subiu nas tamancas?
Comentário de Alexandre Baseggio — 01/10/08 @ 10:46
Hugo e Tardelli não servem e os tiro da discussão. Eu sabia da possibilidade da saída dos outros três, mas para escrever sobre, quero algumas informações a mais. O aloísio, faz algum tempo, quase saiu, mas o Rogério ceni que gosta muito dele foi falar com o Juvenal e ele ficou. Eu nào concordo com o presidente.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:44
SE O SÃO PAULO É TRIMUNDIAL, ENTÃO O URUGUAI É TETRA.
A ALEMANHA, TAMBÉM.
E A ITÁLIA É PENTA, COMO O BRASIL.
Comentário de Rafael — 01/10/08 @ 10:53
Abraço!!!!!!!!!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:45
Acho que, pelo espaço que o futebol ocupa no mundo, não há como fazer quase que uma “MiniCopa” a cada 4 anos nas Olimpíadas; acho que a limitação de idade ao menos evita um pouco isso, mas concordo tb que há um exagero por essa medalha que evocaria um “espírito olímpico” que não existe mais…
Comentário de Alexandre — 01/10/08 @ 10:55
Forte abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:46
Apoio total.
E também devem sair as outras modalidades de massa, com vida própria e que não dependem das Olimpíadas, como é o caso do tênis, vôlei e basquete.
Juntem-se ao rúgbi.
Comentário de luiz — 01/10/08 @ 11:10
Concordo sobre o tênis, mas discordo radicalmente do vôlei e basquete.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:46
Imagino que a FIFA jamais vai permitir um evento onde os maiores jogadores dop mundo participem e ela Fifa não esteja envolvida.Outro fator qu eimpede a liberação geral são os clubes que poagam os salarios, imagina se os clubes forem obrigados a liberar os jogadores para:_amistosos anuais(7) eliminatorias da copa do mundo(18) eliminatorias olimpicas(?) copa do muno(45 dias) olimpiadas(20 dias) , acho que não sobraria tempoo para se disputar os campeonatos de clubes.
.
Portanto acho que deveriam sim, diminuir igualitariamente a idade dos atleatas olimpicos.
Futebol e totalmente diferente de atletismo e outros espoortes..não serve como parametro.
Comentário de AMBROSSIO — 01/10/08 @ 11:21
E os clubes mandam, pois pagam os salários e sustentam o dia-a-dia do futebol.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:47
Chega de futebol nas Olimpíadas depois de 2008, quando o Brasil ganhar o único título que falta.
Comentário de Ronaldo Tri Mundial — 01/10/08 @ 11:25
Ganhemos em 2008. Aí sim, concordarei em excluír o futebol das Olimpiadas, hehe. Canários do Reino precisam da medalha de Ouro!
Comentário de Leandro Iamin — 01/10/08 @ 11:41
Quer dizer que se ganhar o ouro, voc6e concorda comigo e se perder, não.
( he! he! he! he! he! he! )
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:49
Birner não concordo, acho que um dos objetivos da olimpiada e formar novos jogadores!!!
Comentário de Luiz Henrique — 01/10/08 @ 11:51
mas há mundias sub 15, 17…
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:49
O dia q eles desistirem de futebol na olimpiada ou tirassem a participacao de profissionais… a FIFA poderia aproveitar a data pra fazer alguma competicao paralela…
Ja q a Copa do Mundo soh acontece de 4 em 4 anos e o Mundial de clubes eh tiro curto de praticamente 1 ou 2 jogos todo ano, quem sabe de 4 em 4 anos, na epoca da olimpiada, qndo ja ta tudo paralisado, a FIFA nao organiza uma Copa do Mundo de Clubes? No formato da Copa, durando 1 mes… com 32 dos melhores clubes do mundo? Ahhhhh te garanto, se houvesse esse evento de 4 em 4 anos, pararia o mundo do futebol pra ver tanto qnto a Copa , geraria muito dinheiro, e se brincar, ainda acabaria com a audiencia das olimpiadas…
Comentário de David — 01/10/08 @ 11:55
Sou totalmente favorável a Ligas mundiais e continentais de clubes. Paulistinha? Por favor!
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/10/08 @ 14:50
Esqueci de colocar as copas continentais, a copa das confedrações, realmente se liberar-se a idade vai faltar tempo para os clubes.
Comentário de AMBROSSIO — 01/10/08 @ 12:15
Birner, acho, que o futebol nas olimpiadas só tem sentido, se liberasse geral como voçê falou, com a participação de todos os jogadores da dita seleção principal, se não acontecer isso vira apenas um torneio caça-niqueis ( mais um). E também não tem essa de revelar jogadores não. os jogadores que vão para lá, já são quase todos consagrados ou voçê acha que vai mudar alguma coisa pro Pato ou pro Anderson por exemplo a participação nas olimpiadas. e o futsal deveria entrar na olimpiada de qualquer forma com o futebol ou sem o futebol. e só uma observação a hungria de 1954 foi o maior time da historia e também tinha o maior jogador de TODOS OS TEMPOS PUSKAS.
Comentário de Nilo Francisco — 01/10/08 @ 13:32
Uma correção Birner: foi a ex-Alemanha Oriental a medalhista de ouro em 1976.
Comentário de Roque — 01/10/08 @ 14:11
Ah. sim, e o título de 1976 ficou com a Alemanha Oriental (socialista), e não com a Alemanha Ocidental.
Abraço!
Comentário de Alexandre Giesbrecht — 01/10/08 @ 14:11
Ai Birner
Isso acontece porque o mundial de futebol é o único evento do porte de uma olimpiadas, os outros esportes tem mundiais que nem chegam perto de uma olimpiada, é fácil de saber, pergunte a um jogador de volei o que ele prefere:Ganhar um mundial ou uma olimpiadas. E depois faça a mesma pergunta a um jogador de futebol.
Isso acontece apenas e tão somente porque o futebol é o esporte mais praticado e assistido no mundo, caso o esporte fosse o Basquete, aconteceria a mesma coisa.
Comentário de Valter — 01/10/08 @ 14:53
concordo que a idade deveria ser liberada;
Só tem um problema: A eurocopa é jogada no mesmo ano das olimpiadas. Como as seleções europeias iriam jogar as duas competições no mesmo ano?
Comentário de rafael — 01/10/08 @ 15:38
alguns times mexicanos que esta perto de definir a vaga na libertadores tem chance birner de ser campeao o chivas que ja esta la tem chance de ser campeao Cruz Azul ou America que vao definir outro um dos 2 times tem chance de ser campeao da libertadores?
Comentário de CAIO FC — 01/10/08 @ 16:10
ei birner pq vc é o massa nao fazem na CBN um programa especial sobre a libertadores ontem na band fizeram um sobre o paulistinha
Comentário de CAIO FC — 01/10/08 @ 16:12
Apoio total! Chega de futebol nas Olimpíadas! Mas antes deixa o Brasil ganhar um ourozinho pelo menos né, Birner!!! Hehehehehehe
Comentário de Serginho Laurindo — 01/10/08 @ 16:27
Que é isso,caro Birner???Tem que continuar!!!!Afinal,no mínimo serve pra encher o saco do RicardoTeixeira e ainda dá créditos positivos!!!O Luxa caiu por causa da Olimpíada!!!!Só isso já t´ótimo!!!!Agora deve serrubar o Dunga ,outra mentira imposta pela CBF/Globo….
Comentário de luiz Roberto vidal — 01/10/08 @ 16:32
Birner
Seu blogg me alegra muito.Então,como vc está de ferias,te dou uma dica:Aluga o filme(DVD):”Não conte pra ninguem”….um filme de mistério e assasinato,francês.Vale a pena…é pra se divertir e descobrir que os europeus criam diferentemente dos americanos.Baita filme,duvido quevc desacubra o assassino….É.É dêsses…vale ver….abraços…boas ferias….
Comentário de luiz Roberto vidal — 01/10/08 @ 17:46
Já pedi na locadora. Verei no sábado, depois do jogo dos jogos de futebol. Há boas opÇòes no sábado.
Grande abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:24
So pra lembrar o amigo que esta de ferias, merecidas, Dunga acaba de ser eleito o tecnico do ano pela Federação Internacional de Historia e Estatistica do Futebol…..(IFFHS) chupa esta manga.
Comentário de AMBROSSIO — 01/10/08 @ 18:06
É que essa entidade não pode ser levada a sério, mesmo sendo reconhecida pela FIFA. Tipo um campeonato por aí ( he! he! he! )
Forte abraço
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:25
Discordo com relação regra. Ou é 8 ou 80 não concordo.
Com relação ao futebol de salão sim! A sua pratica pelas pessoas de todo o mundo já deveria favorecer sua inclusao nas olimpiadas.
Agora, se for um ou outro (n sei pq se é possivel volei de praia e quadra), aí tb prefiro o de salão.
Comentário de Paula — 01/10/08 @ 18:34
Paula, futebol de praia nas Olimpídas, não! Apesar de não duvidar que um dia o colocarão nos Jogos.
beijo
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:23
Não tem nada com o assunto, mas tem hora que fico triste: O Dunga é o melhor do mundo, o Kaká é o melhor do mundo, o Oliver Khan é o melhor do mundo … o mundo do futebol não gosta de futebol …
Comentário de Raja — 01/10/08 @ 21:31
IFFHS. Dizem que é um cara atrás do computador, a entidade.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:22
A Seleção nunca chegou a conquistar a medalha de ouro olímpica da mesma forma que o Palmeiras nunca conquistou uma Copa São Paulo de juniores. Nem por isso deixam de ser brilhantes…vale a analogia, Birner?? Abraços.
Comentário de Alviverde/SP — 01/11/08 @ 10:29
Título da Copa São Paulo não é importante, por isso não vale.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:21
E o Basquete ????
Comentário de Ivo — 01/11/08 @ 11:26
Tem que continuar.
Abraço!
Comentário de Vitor Birner — 01/11/08 @ 14:20
Caro Birner,talvez vc possa me esclarecer.Procurei em todos os locais possíveis e não descobri.O São Paulo tem um jogador sub-20 que teve que ser escondido pelo Juvenal Juvencio,pra fugir do aasédio de um time ingles ou alemão.Um meia direita parece chamar-se Alex ou flavio,não me recordo.Esperava vê-lo jogando a copinha e nem jogou ,nem ninguem mais toca no assunto!sumiu?Foi vendido?Tá guardado?(?)…que aconteceu ???Se vc tiver alguma noticia do rapaz,por favor,informe a torcida,penso que esta é a maior função da imprensa:a investigatoria e a exclarecedora….abraços …
Comentário de luiz Roberto vidal — 01/14/08 @ 16:59
Birner, mas se você mesmo disse em não se dar mais importancia à medalha olímpica para o futebol…então seria uma analogia válida…
Comentário de Alviverde/SP — 01/16/08 @ 14:00
porque as olímpiadas acontecem de 4 em 4 anos?
Comentário de raquel — 05/21/08 @ 17:49
[…] Meus argumentos estão aqui: http://blogdobirner.net/2008/01/10/chega-de-futebol-nas-olimpiadas/ […]
Pingback de Blog do Birner » Dunga precisa mais do ouro que a seleção. — 06/24/08 @ 7:07