Pontos corridos

7 Nov

Marketing

De Rui Branquinho

O campeonato ainda não acabou, mas quase todo torcedor com o mínimo de bom-senso já consegue tirar ao menos uma grande lição não só desse, mas dos últimos campeonatos de pontos corridos: sem planejamento, organização e seriedade não dá mais para ganhar um Brasileirão. Pelo menos se o campeonato for realmente resolvido dentro de campo. E é muito bom ver essas qualidades premiadas por aqui.

Não cansamos de comparar a qualidade do nosso campeonato com a dos campeonatos dos principais países da Europa e sabemos que, no fundo, a grande diferença é o profissionalismo dos nossos amigos europeus. Afinal, esses torneios só atraem anunciantes, marcas importantes e parcerias com empresas porque são considerados sérios. É daí que começa a aparecer o volume de dinheiro que tanto diferencia o Campeonato Brasileiro do Italiano, do Inglês, do Espanhol… Não existe campeonato sério sem clubes bem estruturados, com profissionais capacitados, transparência nas contas, bom-senso e planejamento.

Juntando as duas coisas, é aí que me surpreendo quando vejo que todos querem a evolução do nosso campeonato para patamares pelo menos próximos dos europeus. E ainda ouço muitos questionamentos sobre a fórmula de disputas atual.

Como assim? Alguém tem dúvida que o sistema de pontos corridos realmente premia o clube que melhor se preparou para a “maratona” de jogos de um Brasileirão?

O planejamento passa pela composição do elenco – contando com suspensões, contusões e perda de algumas peças chaves para outros mercados, convocações para a seleção –, a composição da comissão técnica profissional, o planejamento do dia a dia, entre outros fatores, para se manter competitivo ao longo de todo o campeonato.

Isso sem falar do marketing. Não há nada pior para o marketing de um clube que não poder se programar. Não saber, por exemplo, até em que dia o time estará disputando um torneio, as datas dos jogos com bastante antecedência, ou não conseguir mensurar para os parceiros envolvidos quantos jogos você mandará no seu estádio durante o ano etc. etc. etc…

Não defendo a fórmula porque ela, teoricamente, é ideal para o São Paulo. Inclusive por isso e por muitos considerarem a administração do clube um exemplo, esperava que ninguém mais questionasse o fórmula de pontos corridos.

Infelizmente, já vi muitos jornalistas defendendo a volta do mata-mata, cruzamentos, play offs, sei lá…,para dar mais emoção ao campeonato.

Mais emoção que ter cinco ou seis clubes disputando uma vaga na Libertadores e, portanto, envolvendo o mesmo número de jogos por rodada e outros cinco ou seis times adversários? Isso sem falar na zona de rebaixamento. Outros cinco ou seis times envolvidos. Ou seja, apenas uns cinco ou seis clubes não estão mais “interessados” no campeonato – aqueles que já não podem se classificar para a Libertadores, mas também não caem mais.

Resumindo: no mínimo, restam quatro jogos eletrizantes até a última rodada. Isso com o campeão definido.

Defender o fim dos pontos corridos são dez passos para trás para o futebol. E uns cinqüenta para o marketing. Quem precisa organizar a melhor Copa do Mundo em 2014 não pode nem pensar em dar um passo para trás. Aliás, tem que correr. E muito

Escrito por Rui Branquinho às 6:10 Rui Branquinho

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

41 Comentários »

Chamar o Italiano de sério, só pode tá de brincadeira….ou você já esqueceu todo o esquema de compra de árbitros?

Fui

Comentário de cavmelo@gmail.com — 11/07/07 @ 7:37

 

O mata-mata é mais emocionante do que os pontos corridos. Organização e estrutura nada tem a ver com a forma em que o campeonato é desenvolvido. Dá para fazer contratos de “marketing” como vc preconiza, com uma cláusula prevendo maior remuneração em caso de se chegar às finais.
As copas européias, Libertadores e copa do mundo são assim e, até onde eu sei, não dão prejuízo, muito pelo contrário.

Comentário de Denis — 11/07/07 @ 7:42

 

Rui , parabens, voce foi perfeito, e veja que ocorreu com o sao paulo, o novo contrato mcom a rebook,

Comentário de paulo cesar — 11/07/07 @ 8:08

 

Essa é a formula ideal, o problema é que quando as equipes que ganham mais dinheiro se organizarem como o São Paulo as equipes menores (com menos dinheiro) nunca terão chance de chegar a libertadores. Por isso a defesa do mata-mata. Com a disputa direta em apenas dois jogos a chance das outras equipes aumentam. Para ficar correto o dinheiro da TV deve ser dividido em partes iguais por todas as equipes. Assim a disputa se torna mais igual e o mais organizado vence. Do jeito que é hoje, a TV dá mais dinheiro para alguns clubes, eles contratam os melhores jogadores, vão estar sempre em destaque e esse destaque ajuda a aumentar a torcido. Entramos num ciclo. Até chegarmos aos campeonatos europeus onde sempre as mesmas equipes vencem. Como um cara de Palmas-TO vai torcer para outro time se na TV só passa jogo dos mesmos times?? A TV deve mostrar os jogos das equipes melhores classificadas. Se o 3º da tabela vai jogar com o 4º, esse jogo deve ser televisionado não importa quem é o time e se todos recebem a mesma verba da TV as chances ficam mais iguais. As equipes que tem mais torcida devem tirar proveito disso com patrocínio na camisa, venda de ingressos, venda de PPV, contratos com fornecedores (como o SP fez com a Reebok). Os times de SP e do Rio ganharem os campeonatos é obrigação. A TV paga para eles ganharem. São campeonatos comprados, e ainda assim alguns fracassam. Queria ver eles ganharem com a verba que tem o Cruzeiro, o Atlético, o Grêmio, o Inter. Outra coisa, o campeonato deveria ter 18 equipes.

Comentário de Leandro Anselmini — 11/07/07 @ 8:12

 

Perfeito

Comentário de Flavio — 11/07/07 @ 8:30

 

Sem juiz honesto, que não aceita fazer pré-temporada no CT do time A ou B, bem preparado técnica e fisicamente, qualquer time pode ganhar qualquer campeonato, independente da fórmula de disputa. No campeonato pontos corridos fica mais difícil haver mutreta, mas não impossível. A profissionalização da arbitragem deveria ser o primeiro passo para moralizar o futebol brasileiro. Mas os dirigentes brasileiros não conseguem se unir nem pra empurrar uma kombi ladeira abaixo…

Comentário de Davidoff — 11/07/07 @ 8:35

 

Cada vez mais te admiro.
Só não entregue de mão beijada toda a inteligência sãopaulina nesse blog, senão, nossos rivais vão copiar. Rsrsrs
Abraço

Comentário de Carlos Alberto Silva — 11/07/07 @ 10:07

 

Concordo. Pontos corridos continua sendo a melhor opção. E, se tivermos mais clubes organizados e estruturados, haverá vários disputando o título até o final. No campeonato atual, faltando apenas três rodadas, há somente três clubes sem interesse nos resultados: América/RN (já rebaixado), São Paulo (já campeão) e Fluminense (já classificado para a Libertadores e sem chances de título ou rebaixamento).

Comentário de Orlando — 11/07/07 @ 10:11

 

Concordo com vc, Rui. E tenho mais uma observação: durante o ano um time brasileiro disputa um campeonato estadual, um campeonato brasileiro e alguns disputam a Copa Sulamericana, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. Hoje, o único campeonato por pontos corridos é o Brasileiro. Todos os outros adotam a fórmula do mata-mata. Portanto, é bom que se tenha um campeonato com regras que diferem dos demais, para não cair na mesmice.

Comentário de Marcelo Soares — 11/07/07 @ 10:35

 

Pontos corridos, espero eu, é um caminho sem volta no futebol brasileiro. Trocar essa fórmula de disputa por um sistema que só prevê jogos emocionantes na fase de mata-mata (ao contrário do formato atual, em que toda rodada tem o clima gostoso de final) é estupidez.

Comentário de Fábio Matos — 11/07/07 @ 10:57

 

Caro Rui,
Pontos corridos com primeiro e segundo turno.O campeão do 1º faz a final contra o campeão do 2º.Caso o mesmo time seja o campeão dos dois não há final.Simples.Esta fórmula mantém a sobriedade dos pontos corridos e a emoção da final.
Torço para o São Paulo.No dia da “final” gritei gol…do Flamengo, pois meu time já era campeão há muito tempo.
Estou falando bobagem?
Abraço,
Aldo

Comentário de Aldo — 11/07/07 @ 11:07

 

Caro Rui,

estou o morando em Londres e so aqui tive a real dimensao do quanto o futebol europeu eh profissional. Pessoa que levantam a bola da volta ao mata-mata nao sabem do que estao falando.
O planejamento, passando pelo elenco a comissao tecnica sao essenciais no esporte de competicao atual.
O Chelsea tem um monte de jogadores de selecao no banco e nem por isso estes estao dando declaracaoes atravessadas, querendo por a torcida contra o tecnico.
Quem pode e consegue se planejar lucra com isso e a roda gigante do futebol comeca a girar. Equipes com administracoes amadoras serao postas para escanteio. O profissionalismo chegou. ta na hora dos amadores passarem a cadeira.

Comentário de Joao Paulo Benini — 11/07/07 @ 11:11

Bom ouvir isso de alguém que vivencia o primeiro mundo do futebol. Aproveita essa organização toda e não perde um jogo
por aí.

Saudações tricolores e God save the queen

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/07/07 @ 22:43

 
 

Pois é Rui, do ponto de vista do modelo de negócios, não há dúvidas de que é mais benéfico ao Marketing dos clubes e é, sobretudo, muito justo com aquele clube que fez a melhor campanha. Sou estudante de jornalismo e estagiário da TV Universitária da UFRN no Programa TVU Esportes. Até pouco tempo era de certo modo saudoso com o esquema de antigamente, com “semifinais”, finais de ida e volta, enfim. Mas fazendo a cobertura do campeonato brasileiro, pude constatar tudo o que você disse no texto acima.
Quando á Copa, quero não acreditar que ela servirá como CABO ELEITORAL, enfim…

Um abraço.

Comentário de Filipe Mamede — 11/07/07 @ 11:31

 

VAmos desornanizar o campeonato, assim o mais organizado não vence.

Como sempre, o brasileiro não quer ficar rico como o Americano ou o Europeu, ele quer que o Americano ou o Europeu fique pobre como ele.

Êita pais ridículo este.

Comentário de Denilson Martins — 11/07/07 @ 11:52

 

falou e disse!

Comentário de chico urbanus — 11/07/07 @ 12:52

 

Rui,

Antes de tudo, sou 5-3-3.

Como os campeonatos mais ricos do mundo são NBA, MLB e NFL, todos com playoff’s? Não me diga que isso se deve ao fato de serem esportes diferentes, pois em termos de marketing, isso não muda.

Abs e parabéns pelo (segundo) penta).

Lucas

Comentário de Lucas — 11/07/07 @ 13:07

 

Caro Sr. Rui Branquinho.
Primeiro não confunda a Europa com 4 ou 5 paises. Os demais campeonatos europeus são horríveis.
Segundo, o maior, mais organizado e mais rico torneio do mundo chama-se Liga dos Campeões, e é mata-mata. O segundo maior, chama-se Copa Uefa, e é mata-mata, O terceiro maior, chama-se Copa Libertadores de América e é mata-mata.A copa do mundo é mata-mata
Mas claro o campeonato de pontos corridos é melhor. A FIFA, a UEFA e a Conmebol, não sabem que os pontos corridos é melhor, mais emocionante.
Sempre ouvir dizer, que o bom do futebol, é que é o único esporte que permite que o mais fraco possa vencer o mais forte, a chamada zebra. É isto que torna este esporte emocionante. Acredito que voce já tenha ouvido muitos jornalistas esportivos pronunciares estas palavras. Mas precisamos transformar o futebol em basquete ou volei, pois premia o que melhor se organiza. E o ponto apice deste campeonato, não é o titulo, tanto que nem foi trasmitido ao vivo, mas quem vai se classificar para a libertadores, ou quem vai cair para a segunda divisão.

Comentário de marcos denizard — 11/07/07 @ 16:34

Marcos,

não é bem assim mas respeito sua opinião. Os dois modelos ( mata mata / pontos corridos ) são bons se adequadamente aplicados. Não acho que as eliminatórias da Copa precisam ser
em pontos corridos assim como defendo o brasileiro sem mata mata.

Abs

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/07/07 @ 22:44

 
 

E seguindo sua linha de raciocinio no ultimo paragrafo, se queremos dar passos para frente, vamos fazer a primeira copa do mundo com pontos corridos. Senão, vamos dar 50 passos para trás. Afinal o que importa é o marketing. A qualidade do futebol, os estadios cheios, a emoção de uma final, como aquela entre Milan e Liverpool alguns anos, são coisas de retrógrados .

Comentário de marcos denizard — 11/07/07 @ 16:39

 

mata-mata é pra perdedores que empurram com a barriga e querem tirar uma casquinha no final do ano. pts corridos eh emoção o ano todo, nos varios classicos e jogos chaves q pouco a pouco vao decidindo o campeonato. o torcedor se empolga e vai nos estadios, basta confiar no seu time. mas precisa de organização e constancia, coisa q esta dificil de achar. ae os caras preferem se iludir com mata-mata, q na verdade só é bom pra campeonatos de tiro curto. quem acha q eh facil manter ganhar um campeonato de pts corridos, mantendo a regularidade durante 8 meses esta mt enganado. vc definiu bem, é uma maratona! e eh mt bom pro futebol pq exige organização. além de ser economicamente vantajoso para todos os times, pois permite planejamento a longo prazo.

Comentário de davi — 11/07/07 @ 17:18

 

Caro Birner, parece que há uma grande confusão. Há uma ligação direta entre planejamento e ponto corrido.
Por que os clubes não podem ter um excelente planejamento, e o compeonato ter quartas, semi, e finais ? O que tem a ver planejamento de um clube, com a formula do campeonato ? Independentemente da formula o clube tem que se planejar, senão vai sucumbir em qualquer formula. Na minha opinião, planejamento é um discurso furado, para justificar a formula com pontos corridos. A impressão que fica é que a formula que permita um mata-mata em uma fase final, leva os clubes á falta de planejamento.

Comentário de marcos denizard — 11/07/07 @ 19:21

 

Émoção é um sentimento particular, as pessoas são diferentes e portanto sentem diferentes emoções, então querer determinar que uma coisa é mais emocionante é loucura, cada um tem sua propria emoção, eu prefiro mata-mata, meu coração bate mais forte pelas finais, mas isso é um sentimento pessoal, outro individuo pode sentir mais emoção atraves do campeonato de pontos corridos, e isso é natural. O que não é natural é tentar determinar o que é mais emocionante para as outras pessoas ou não.

Comentário de João Henrique — 11/07/07 @ 19:26

 

E os torneios estadunidenses? A NBA, a NFL, a MLB, etc? São uma puta bagunça, ninguém se planeja nem ganha dinheiro?Acho que alguém está sendo cegamente maniqueísta… Só por que vocês perderam do Santos do Robinho em 2002? Playoff é o sistema mais legal, de looonnge… Mas com 20 times em 2 turnos, passando 8, teria que acabar os estaduais…

Comentário de Federicco Fellini — 11/07/07 @ 19:34

Fellini,

belo nome. Peguemos a NBA como exemplo … Vc acha que rolaria aqui um mata mata de 7 jogos como acontece lá?

Abs

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/07/07 @ 22:40

 
 

Rui, não importa o que você escreva, você é e sempre será odiado por mim e pela torcida rubro-negra. Vou lembrá-lo disso todos os dias.
Um abraço,
Marcos.

Comentário de Marcos — 11/07/07 @ 21:56

É … muitas vezes a verdade dói. Mas não fique com ódio que não faz bem, ok?

Abs

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/07/07 @ 22:39

 
 

É óbvio por que a Liga dos campeões, a copa da UEFA, a Libertadores e a Copa do mundo são realizadas em mata-mata: simplesmente porque não há outra opção. Ou será que os espertos de plantão pensam que seria possível realizar qualquer um destes torneios em pontos corridos?? Só a Copa do Mundo levaria 15 meses….. Portanto, gênios, antes de defenderem o mata-mata, tentem usar o pouco de argamassa que ainda existe entre suas orelhas.
E Rui, como você não pode dar as respostas que gostaria para estas zebras filosofais, deixa comigo!

Comentário de Ricardo — 11/07/07 @ 22:09

 

Basquete, futebol americano, etc, são mais previsiveis do que o futebol, por isso esse tipo de torneio dá certo nos EUA. Pra se gastar 8 meses em um torneio tem q existir regularidade, não tem sentido nenhum em termos economicos vc perder 8 meses em um jogo. É burrice pra qq time se expor a isso. Repito, nos esportes americanos a zebra é mt rara, o melhor vai confirmar o favortismo nos playoffs, no futebol não é assim. E não me venha com balelas anti-economicas, por q se nao for pra rolar dinheiro ninguem nem entra em campo. Eu particularmente gosto dos dois, mas no caso do mata-mata só vejo sentido sendo um torneio de tiro curto. Ai sim, toda aquela emoção concentrada é legal. Por outro lado pts corridos dá mt possibilidade pra todo mundo e exige um preparo mt grande. Por isso acho bom q existam os 2 tipos de torneio. Já temos um Copa Nacional, pena que esvaziada do jeito que é pela CBF. Se fosse mais valorizada, com certeza mataria a pau.

Comentário de davi — 11/07/07 @ 22:47

 

Realmente, o São Paulo é o mais organizado. conseguiu controlar a arbitragem a seu favor durante todo o campeonato. São paulo foi ajudado (muito) em todos os jogos. Realmente, comandar o Brasileirão e contar com a omissão da imprensa é coisa de organização.

Comentário de WALTER — 11/07/07 @ 23:10

Walter,

acho que vc confundiu o ano e o clube. Teu comentário é sobre o campeonato de 2005 e sobre o Corinthians.

Abs

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/08/07 @ 19:32

 
 

WALTER

Deixa de ser um palmeirense chorão e pague o aluguel.

Afinal você sabe, hoje já é dia 8.

Comentário de Denilson Martins — 11/07/07 @ 23:18

 

O comentário do Denilson Martins merece ser impresso, emoldurado e colocado na parede. Perfeito! Esses ianques e europeus são umas bestas quadradas! Nós é que somos f**@!

Comentário de Conrado — 11/07/07 @ 23:26

 

Os pontos corridos, com jogos de ida e volta, premiam exclusivamente a competência e o mérito esportivo. A fórmula é a mais impermeável à consagração de um campeão meramente fortuito, fruto de más arbitragens ou influências extra campo, como o favorecimento na tabela de jogos ou cruzamentos.
Todos medem força em igualdade de condições, onde se apura não apenas o melhor mas a ordem classificatória de todos os clubes envolvidos, por exclusivo mérito esportivo, estabelecendo o ranking segundo o aproveitamento e produção na arena esportiva.
Afasta-se o imponderável e aponta com justiça os clubes que devam, segundo a própria força competência dentro da arena de jogo, serem premiados pela classificação aos torneios internacionais, bem como aqueles que devam ceder vagas à promoção de outros, em ascenção, por mérito.

Comentário de Paulo — 11/08/07 @ 8:01

 

Não tenho a menor duvida que os pontos corridos é a melhor formula para o futebol brasileiro, não podemos esquecer que se existisse mata-mata, apenas 8 times estariam em atividade, enquanto os outros 12 já estariam parados, eu faria apenas uma mudança uma final entre o campeão do primeiro turno contra o campeão do segundo, cada turno seria um campeonato com nome propio e seria decalarado campeão daquela competição e no final do ano se faria o tira teima, caso a mesma equipe ganhe os dois turnos seria declarada campeã.

Comentário de Zé Maria — 11/08/07 @ 9:35

Zé Maria,

em teoria tb concordo com vc mas caso um árbitro ruim no primeiro jogo dessa final expulsasse alguém, desse um pênatlti duvidoso ou coisa do tipo, poderia comprometer todo o campeonato de um time - um ano inteiro de trabalho - esse formato tb poderia se tornar injusto. E acho que o grande mérito do pontos corridos é esse: justiça.

Abs

Rui

Comentário de Rui Branquinho — 11/08/07 @ 19:32

 
 

Campeonato por Pontos corridos é um saco. É nesse caminho que vamos deixar de ter o melhor futebol do mundo. Se não fosse o milagre do Flamengo, essa porcaria não teria a menor graça.

Comentário de Pete — 11/08/07 @ 10:13

 

Campeonato é isso mesmo… pontos corridos.
Quer mata-mata de qualidade?
Investe na copa do Brasil. Planeja o calendario direito, junto com a Comenbol e faz uma competição que dure o ano todo (assim como a Libertadores deveria ser).

Mas como quem manda no futebol é o dinheiro, como tirar a nissan da jogada? O ideal era ter a sulamericana como uma segunda divisao da libertadores (como a copa da uefa), como ela é encarada aqui no Brasil. E ocorressem simultaneamente, mas…

Campeonato = pontos corridos no mundo todo
mata-mata = copa.

E ponto final.

Comentário de alberto — 11/11/07 @ 11:42

 

So e favoravel ao campeonato por pontos corrido aqueles que tem medo de enfrentar decisoes e sabem o peso de uma camisa..

ou alguem tem duvida de qual seria o resultado de um flamengo x sao paulo num mata mata?

Comentário de anselmo fernandes — 11/12/07 @ 13:51

 

Aqueles que defendem o mata-mata tem que entender que essa fórmula é para a Copa do Brasil. Esta sim deveria sofrer uma reformulação para que todos os times grandes pudessem jogar. Aí teríamos um belo campeonato de pontos corridos e um torneio de mata-mata bem qualificado. O problema é o calendário. Esse ajuste faria com que o ano futebolístico brasileiro fosse de primeiro mundo.

Comentário de Marco — 11/29/07 @ 10:09

 

Amigo çãopaulino que escreveu este tópico que eu estou comentando, cada um fala a besteira que quiser, a única verdade em relação ao futebol é que FUTEBOL é emoção. A emoção, que você alega existir, no futebol europeu aparece apenas nas competições de mata-mata (Champion’s League e Copa da UEFA), ou vai dizer que o principal objetivo do Chelsea é o Inglês ???
Se você ao menos tiver chegado a ler até aqui diga-me, quem ganha com os pontos corridos: a torcida, que é brindada com jogos “ultra-emocionantes”, principalmente no fim do campeonato, ou as emissoras, a CBF e toda a corja da imprensa, incluindo você, que tem mais tempo de salário no ano.
Francamente, colega, primeiro mundo em futebol é ser penta campeão mundial de futebol. O futebol brasileiro nunca precisou de fórmulas matemáticas para ganhar nada, e não vai mais ganhar uma copa do mundo enquanto durar esse “bom-mocismo” que premia a regularidade em face do que o futebol brasileiro tem de melhor: o imprevisível, a criatividade e a ginga, que, num campeonato de 9 meses, não têm onde aparecer.
Pelo menos é bom ver que a única torcida que se empolga com os pontos corridos é a çãopaulina…
flamenguistas, palmeirenses, corintianos e todos os outros ainda mantém o bom-senso.

Resta a esperança que anos e anos de fila nas copas do mundo, ou anos e anos de monopólio do estado de São Paulo abram os olhos do país.

Comentário de Fred Henrique — 09/18/08 @ 16:12

 

Deixe um comentário

(requerido)
(requerido)
 
(obrigatório)