O São Paulo foi rebaixado em 1990?

6 Nov

Curiosidades, Vídeos

De José Renato Sátiro Santiago Jr

Atendendo aos inúmeros pedidos, encaminho abaixo detalhes sobre os fatos ocorridos durante o Campeonato Paulista de 1990.

Ele foi dividido em 2 grupos:

Grupo 1: Corinthians, Internacional, Bragantino, Novorizontino, Palmeiras, São Paulo, Mogi-Mirim, Santos, Portuguesa, União São João, São José e Guarani.

Grupo 2: Catanduvense, Juventus, Botafogo, XV de Piracicaba, XV de Jaú, América, Noroeste, São Bento, Santo André, Ferroviária, Ituano e Ponte Preta

1) Segundo o regulamento do Campeonato Paulista, durante as duas primeiras fases as equipes se enfrentariam dentro e fora de seus grupos. Sendo que os 12 times com melhor campanha, independentemente do grupo do qual fazia parte, se classificariam, automaticamente, para a Quarta Fase:

O que aconteceu: As equipes classificadas foram o Corinthians, Palmeiras, Bragantino, Santos, Mogi-Mirim, Portuguesa e Novorizontino, pelo Grupo 1 e XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária, Ituano e América, pelo Grupo 2.(Regulamento Cumprido)

2) Conforme o regulamento os campeões de cada grupo se classificariam automaticamente para a Copa do Brasil de 1991.

O que aconteceu: Corinthians e XV de Piracicaba foram os vencedores de seus grupos e se classificaram para a Copa do Brasil de 1991. (Regulamento Cumprido)

3) O regulamento informava que as equipes que não tivessem se posicionado entre as 12 melhores aos longos das duas primeiras fases, deveriam disputar a Terceira fase, uma espécie de repescagem. As equipes seriam divididas em dois grupos de 6.

O que aconteceu: As equipes foram divididas em 2 grupos, o primeiro formado por Botafogo, Internacional, Santo André, São Paulo, Ponte Preta e Noroeste e o outro por Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União São João e São Bento. (Regulamento Cumprido)

4) O regulamente definia que apenas os campeões de cada grupo desta terceira fase, se classificariam para a quarta fase, quando se juntariam aos demais 12 classificados anteriormente, e seriam divididos em 2 grupos de 7.

O que aconteceu: Botafogo e Guarani foram os campeões de seus grupos e se classificaram para a Quarta fase. Nesta fase, as equipes foram divididas em 2 grupos de 7. O primeiro grupo foi formado por Bragantino, Corinthians, Botafogo, Santos, Ituano, Mogi-Mirim e XV de Jaú, o segundo grupo foi constituído por Novorizontino, Palmeiras, Guarani, Portuguesa, América, XV de Piracicaba e Ferroviária. (Regulamento Cumprido)

5) Quanto ao rebaixamento, vamos ao texto original do regulamento oficial do Campeonato Paulista de 1990. Parágrafo 1º do artigo 5º: “Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º - “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional

O que aconteceu: O Campeonato Paulista de 1991 foi constituídos por 2 grupos de 14 equipes: Grupo I formado pelos 14 classificados para a Quarta Fase do Campeonato de 1990 - Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Portuguesa, Guarani, Bragantino, Santos, Ituano, América, Novorizontino, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária e Mogi-Mirim; Grupo II formando pelas 10 equipes que não se classificaram para a Quarta Fase do Campeonato de 1990: São Paulo, Internacional, Santo André, Noroeste, Catanduvense, Juventus, Ponte Preta, União São João, São José e São Bento, mais 4 equipes originária da Divisão Especial de 1990 que foram: Olímpia, Marília, Sãocarlense e Rio Branco (Regulamento Cumprido)

6) Por fim, voltando a Quarta Fase do Campeonato de 1990, o regulamento previa que os campeões de cada grupo disputariam o título

O que aconteceu: Bragantino e Novorizontino foram campões de seus grupos e decidiram o título em 2 jogos, nos dias 22 e 26 de agosto. O título foi conquistado pelo Bragantino (Regulamento Cumprido)

Também sugiro o vídeo abaixo que mostra o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, explicando o regulamento do Campeonato Paulista:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

E foi assim que a história aconteceu.

Escrito por José Renato às 3:25 José Renato

Feed RSS para comentários deste artigo. URL do TrackBack

196 Comentários »

Explicação claríssima. Portanto, seguindo a sua lógica do de classificar a Taça de Prata do início dos anos 80 como a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o grupo II do Campeonao Paulista de 1991 foi a “segunda divisão” do Campeonato Paulista de 1991, com direito a acesso no mesmo ano, correto? Obrigado por deixar as coisas claras agora. :-) Abração.

Comentário de Marcos Nowosad — 11/06/07 @ 5:00

Caro Marcos, vc insiste em uma questão que não existe: Não há “minha lógica” na história e sim, apenas, o simples relato sobre o que aconteceu segundo os regulamentos da época. Mas se vc se sente melhor acreditando em versões…paciência. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:06

 
 

Hã, hã, sempre rir, sempre rir, o melhor é poder sempre rir… Alô criançada o Bozo chegou …

Comentário de Celso Tadeu de Lima — 11/06/07 @ 7:04

Seja bem vindo Bozo!!!

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:03

 
 

Zé, valeu pela explicação, mas me sobrou uma dúvida.

O Santos não disputou o campeonato paulista?

Abraços.

Comentário de Augusto — 11/06/07 @ 7:15

Caro Augusto, o Santos participou. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:07

 
 

Conclusão: o São Paulo disputou a 2a. Divisão do campeonato paulista.

Abração

Comentário de Ailton Moraes — 11/06/07 @ 7:21

Se vc chegou a esta interpretação e se sente feliz com ela….paciência. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:08

 
 

cada um interpreta como quer … mesmo que não tenha entendido nada como o Marcos aí.

Comentário de Fabiano Novaes — 11/06/07 @ 8:37

Fabiano, concordo com vc, até usei sua mensagem como base para enviar algumas respostas. Se a pessoa que leu interpretou isto e se sente feliz assim… paciência!!!um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:11

 
 

respondendo ao marcos nowosad:
não. a segunda divisão do campeonato paulista de 1991 era chamada de divisão especial, e não grupo II. tão pouco o campeonato de 1991 previa acesso da divisão especial à primeira divisão no mesmo ano.
é realmente absurdo achar que dos 24 participantes do campeonato paulista de 1990, os 10 que não se classificaram tenham sido rebaixados… coisa de torcedor cego que quer amenizar o fato de já ter sido, ou de estar muito próximo de ser rebaixado.

Comentário de nilton rossi — 11/06/07 @ 9:09

Caro Nilton, creio que o Marcos se sinta melhor com outra interpretação, muito particular, sobre o que realmente aconteceu. Paciência.um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:13

 
 

Foi, obvio.

Comentário de Paulinho — 11/06/07 @ 9:33

É um enorme prazer contar com a leitura do torcedor Paulinho. Espero, um dia, ter o jornalista Paulinho como leitor. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:12

 
 

Agora está claro! O São Paulo foi para a 2a. dvisão! e eu não sabia !
Aliás, todos os times de SP disputam a primeira divisão. Vou explicar melhor. Na língua portuguesa e no futebol de todos os demais estados, 1a. divisão é 1a. divisão, 2a. divisão é 2a. divisão, etc. Em SP é diferente. A 1a. divisão é dividida em divisão Top, depois vem divisão de elite, depois vem a divisão especial, a seguir vem a divisão de ouro, segue a divisão principal e assim vai. TUDO É 1A. DIVISÃO, entenderam? Quem não concordar é anti-esportivo e qualquer adevogado pode tentar provar que o São Paulo sempre foi da 1a. divisão!
Abraços.

Comentário de Raja — 11/06/07 @ 10:05

Caro Raja, acho que vc não leu o post com atenção, caso tenha lido e tenha ficado satisfeito com esta sua interpretação, muito particular, e equívocada, paciência. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:18

 
 

Entendido então a Taça de Prata não era 2 divisão do mesmo jeito que em 91 esse outro grupo era chamado de grupo “ESPECIAL”.

Obrigado pela informação!

Comentário de Luiz Henrique — 11/06/07 @ 10:26

Caro Luiz, vc leu isto no meu post? Caso tenha ficado satisfeito com esta sua interpretação, muito particular, e equívocada, paciência. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:19

 
 

Os Corinthianos estão desesperados p/ saber se o Tricolor jogou ou não a 2ª Divisão do Paulista….pessoal, o texto do regulamento é claro, não haverá rebaixamento…..tanto é que no ano seguinte o São Paulo foi Campeão Paulista…..uns e outros estão abaladas com a possibilidade de assistir o Cúrintians na Rede TV no px ano…rs….abraço.

Comentário de Roberto — 11/06/07 @ 10:40

Deixa para lá, a preocupação dos corinthianos é muito grande no momento. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:21

 
 

Meeeeu Deussssss…. Os cartolas conseguiram se superar nesse ano, hein…. Não deve ter sido fácil preparar um regulamento maluco como esse…..
E tem gente que diz que campeonato por ponto corridos é chato, não tem emoção, não é coisa para o Brasil…
Coisa para o Brasil são esses monstrengos que os nossos cartolas criam, não é….

Abraço.

Comentário de Cesar — 11/06/07 @ 10:54

é verdade Cesar, o regulamento era muito confuso, no entanto foi cumprido “fielmente”. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:22

 
 

Que parte de “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.” os burraldos não entenderam?

Comentário de 5-3-3 — 11/06/07 @ 11:00

5-3-3, creio que tenham entendido, no entanto algumas pessoas devem estar preocupadas com a atual situação do campeonato. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:25

 
 

realmente o nivel de analfabetismo no brasil chega aos ares do absurdo. ou talvez o nivel de corrupcao e descaso frente as leis..

o regulamento diz de maneira simples e objetiva… Parágrafo 2º - “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.”

E fico impressionado como um blog de tao bom nivel seja frequentado por gente de tao baixo nivel intelectual. Deviam visitar o blog do Merchan ao inves

Comentário de calloni — 11/06/07 @ 11:02

Caro Calloni, creio que tenham entendido, no entanto algumas pessoas devem estar preocupadas com a atual situação do campeonato. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:26

 
 

é o mesmo que dizer que o Guarani e a Portuguesa não jogaram a 2 divisão em 2007, mas sim a A2. E A2 não é 2 divisão.

Comentário de Leandro Iamin — 11/06/07 @ 11:14

Leandro, leia o post novamente, tenho certeza que vc chegará a interpretação correta sobre o que aconteceu. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:28

 
 

Moral da história, uma manobra no campeonato fez o São Paulo disputar a mais rapida segunda divisão da história do futebol mundial, que maravilha…HHEEHEHEHEHEHEHEHE…

Comentário de Paulo Luciano da Silva — 11/06/07 @ 11:21

Vc leu o post????? Moral da história: Regulamento cumprido “fielmente”. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:27

 
 

Desistam. Para fazer um são-paulino admitir qualquer fato que desabone a história do clube aqui nesse blog, mesmo as verdadeiras, é preciso que o mundo acabe e Deus o crie novamente.

Comentário de Davidoff — 11/06/07 @ 11:53

Caro Davi, o meu compromisso é com a verdade dos fatos e não satisfazer as vontades de quaisquer torcidas, por puro achômetro. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:36

 
 

Se o regulamento chama a 2ª divisão de Grupo II e a terceira de especial o Grupo II deixa de ser a segundona?
Não me parece que o nome dado a algo seja capaz de alterar sua natureza. Ou seja, se há um grupo de equipes classificadas em melhor posição em um determinado grupo e outras que não se classificaram em outro, por óbvio se trata de descenso. Pouco importa o nome que se dá aos bois ou se há acesso no mesmo ano.

Comentário de Fabio — 11/06/07 @ 12:55

Caro Fábio apenas relatei o que o regulamento definia, e conforme foi cumprido, lamento que a verdade dos fatos não tenha deixado satisfeito. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:38

 
 

Quanto ignorância, o regulamento é EXPLICITO: na campeonato de 1990 não haverá rebaixamento.
Não importa se era Grupo I ou II, o que importa é que todos os times disputaram o mesmo campeonato em 1991, no qual o São Paulo, foi Campeão. Simples.
Parágrafo 2º - “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional

Comentário de Rafael — 11/06/07 @ 14:16

Rafael, paciência paciência paciência. Fazer o que…um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:40

 
 

Resposta ao “Nilton Rossi”: sou flameguista, portanto não estou preocupado com rebaixamentos nesse ano. Você não acompanhou o meu “ping-pong”anterior com o José Renato e, portanto, não entendeu minha ironia. Eu apenas aponto a incoerência do José Renato de classificar a Taça de Prata dos anos 80 como “segunda divisão com accesso no mesmo ano (e com direito a ser campeão da primeira divisão no mesmo ano!)”, enquanto o grupo II do campeonato Paulista de 1991 é tratado simplesmente como grupo dos fracos e mal classificados no campeonato anterior. O José Renato foi quem “pariu Mateus” ao se aventurar a aplicar uma lógica particular à Taça de Prata e ao se recusar a aplicar a mesma lógica no Campeonato Paulista de 1991. Para mim, em nenhum dos casos houve uma segunda divisão de fato. E pelas respostas que recebeu até agora no post, ele que “embale” esse Mateus. :-)

Comentário de Marcos Nowosad — 11/06/07 @ 14:24

Incoerência pode existir no regulamento, apenas relatei o que aconteceu. Infelizmente a verdade dos fatos não te deixou satisfeito, lamento. Um abraço (”pariu Mateus”esta eu não conhecia”)

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:42

 
 

Esse post deveria ser resumido em “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.” para os analfabetos funcionais poderem entender.

Comentário de Eric — 11/06/07 @ 14:39

Eric, paciência!!! Alguns deles devem estar “fielmente” preocupados com outras coisas mais importantes. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:44

 
 

Caro José Renato Sátiro Santiago Jr,

vc começa o seu texto com uma pergunta e não termina com a resposta clara e objetiva. Por favor é necessário complementar que o regulamento de 1991 previa que para as finais se classificariam os 6 primeiros do Grupo I e os 2 primeiros do Grupo II (ou 7 do I e 1 do II)
Logo, como não é possível rebaixar 10 times no mesmo ano e o regulamento previa que pelo menos um time do grupo II disputaria as finais, NÃO HOUVE REBAIXAMENTO.
Se o objetivo do post era esclarecer, faltou a conclusão.

Comentário de Cássio Azevedo — 11/06/07 @ 14:45

Caro Cássio, concordo com vc. O título orginal do post era “1990 - O Ano em que o São Paulo não caiu”, no entanto os revisores do blog preferiram mudar o título. Paciência!!! Grato pelo feedback, um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:50

 
 

afff

Comentário de Junior — 11/06/07 @ 14:53

ufa ufa ufa

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:44

 
 

teria o São Paulo visto que não ia ter chance de título naquele ano, analisado o regulamento e decidido ficar nas últimas colocações prevendo um caminho mais fácil no ano seguinte?????

Comentário de SYLVIO DANTAS — 11/06/07 @ 15:16

Vc leu o post ??????

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:56

 
 

Sylvio, o pior é que não. O São Paulo fez um campanha medonha em 1990 e se não fosse a lambança dos dirigentes que fizeram esse regulamento ridículo, o São Paulo teria mesmo caído pra Segunda Divisão.

Comentário de Eric — 11/06/07 @ 16:55

Eric, o regulamento foi cumprido, por mais que o mesmo fosse tão confuso. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:58

 
 

marcos, apesar de não ter acompanhado sua discussão com o renato, percebi claramente a sua alusão à taça de prata.
mas no campeoanto paulista, houve sim segunda divisão, que era chamada de divisão especial. o são paulo disputou o grupo II da primeira divisão. está no regulamento.
mas gostei da sua primeira frase: “sou flameguista, portanto não estou preocupado com rebaixamentos nesse ano…”hehehe

Comentário de nilton rossi — 11/06/07 @ 17:13

Caro Nilton, acreditar que a Taça de Prata não foi Segunda Divisão…..bem deixa pra lá. Paciência. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:04

 
 

Logico que nao, o SP na osegunda divisao? Coisas ruins so acontecem com os outros, so os outros times sao ajudados pela arbitragem, so os outros influenciam em bastidores, so os titulos dos outros nao valem, afinal coitada das mocinhas, elas sao sempre superioras…
O que dizer de um time que mexeu os pauzinhos, pois estava morrendo de meda, para nao jogar uma final de libertadores na arena da baixada, pq la elas tomam porrada e quebram a unha…
Eh por isso que o SP pode conquistar 3 milhoes de titulos, mas nunca tera o devido respeito, pq eh um time arrogante, que se julga superior, ma vive dando jeitos de encobrir as coisas…

Comentário de Victor Blecker — 11/06/07 @ 18:37

Arena da Baixada???? O que o regulamento dizia sobre a capacidade do estódio na final??? Isto não importa?? Devido respeito??? De quem??? um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:05

 
 

Aos quase-segundinos torcedores do Chelsea de Itaquera: vocês sabiam que a Copa União de 87 e a Taça João Havelange NÃO previam rebaixamento?? Vocês sabiam que o “Zimão” (’timão’ entoado por um banguela) ficou entre os 2 últimos classificados nesses dois torneios nacionais?? A situação é a mesma do Paulistão 90. Campanhas ridículas que não redundaram em rebaixamento. Vamos concordar que em matéria de campanhas medíocres vocês são insuperáveis!! Saudações do único Penta Brasileiro, Tri Mundial e Tri da Libertadores!!

Comentário de Webão — 11/06/07 @ 20:07

um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:02

 
 

Aos recalcados de plantão. Não adianta chorar: 5 Brasileiros, 3 Libertadores e 3 Mundiais SEM PARCERIAS ESPÚRIAS. Sem título roubado, como confessou o presidente-múmia. Os torcedores do Chelsea de Itaquera poderiam tentar explicar porque o contrato do fornecedor de materias esportivos do São Paulo é disparado o maior do Brasil?? 45 milhões em 3 anos… Seria porque os ’seres humanos menos favorecidos’ que formam a fiel preferem produtos piratas??

Comentário de Webão — 11/06/07 @ 20:16

deixa pra lá. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:02

 
 

Fato: taça de flamenguista é copo americano.Taça de Penta é coisa séria e tem que ser dada ao tricolor.

Comentário de joelson lima de oliveira — 11/06/07 @ 20:16

O Flamengo foi campeão brasileiro 5 vezes, pela CBF apenas 4, por isso a taça é de quem venceu a competição organizada pela CBF, por 5 vezes.

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:01

 
 

Incrível como nossos rivais provincianos - que nasceram na era do amadorismo do futebol e lá permanecem - se preocupam com o TriMundial, TriLibertadores e PentaBrasileiro. Saibam que a inveja nos fortalece. Como disse o Showza, vocês não passam de otários sem sorte. Completando: sem ‘istória’, sem ‘istádio’… Só lamento!!

Comentário de Webão — 11/06/07 @ 20:21

Paciência, Webão

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 20:01

 
 

se o sp foi campeao da primeira divisao em 89 e 91 quando que disputou a 2a divisao?

Comentário de Pedro — 11/06/07 @ 21:26

Não participou

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:58

 
 

É o mesmo esquema do Fluminense.. em um ano na 2- divisão.. no outro na 1- divisão.. no tapetão… São Paulo e Palmeiras foram da Segundona. Mas fiquem tranquilos.. enquanto vocês sobem.. agente não cai.

Comentário de Franque Gonçalves — 11/07/07 @ 1:20

Caro Franque, vc está totalmente equívocado. Em outra oportunidade irei encaminhar relato sobre o que aconteceu no fato do Fluminense. Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:51

 
 

Certo, então em 91 tivemos dois grupos na Primeira Divisão, inteligentemente distribuidos: em um grupo Santos, Palmeirasm Corinthians, Portuguesa, Guarani, Bragantino enfim todos os clubes grandes e médios na época… E no outro grupo, São Paulo, São Carlense, Olimpia, Catanduvense… enfim, o São Paulo com todos os times insignificantes do Estado, ambos os grupos com as mesmas regras e direitos na disputa do titulo… Pelo amor de Deus…

Comentário de Adriano — 11/07/07 @ 11:14

Vc está correto, foi isto que o regulamento definiu e assim o mesmo foi cumprido. Um abraço.

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:53

 
 

O MALUTRON DO PARANÁ É TIME DA 1A. DIVISÃO ?PORQUÊ O SÃO PAULO NÃO USA ESTRELA DE 2A. DIVISÃO NO ESCUDO ?

Comentário de Vampeta Clone — 11/07/07 @ 13:37

Não entendi

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:55

 
 

São Paulo : O único PENTA VICE : 71-73-81-89-90

Comentário de Vampeta Clone — 11/07/07 @ 13:45

Caro Clone, vc tem razão, o São Paulo é o único penta vice campeão brasileiro.Um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:47

 
 

Olha não li a explicação e mesmo que houvesse feito, não entenderia xongas. Lembro como se hoje fosse do rebaixamento do São Paulo e do regulamento patetico que permitiu acesso no mesmo ano.
Antes do fim: Não considero cair nenhuma vergonha, vergonha é não subir na bola e no tempo certo…

Comentário de Alexandre Machado — 11/07/07 @ 14:40

Bem, se vc não leu o meu post, fica difícil analisar o seu pessoal e equívocado entendimento. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:48

 
 

O regulamento é claro: Dizer q o São Paulo foi rebaixado em 90 é o mesmo q dizer q 10 times foram rebaixados em 90. Nunca vi um campeonato onde 10 times são rebaixados!!!!!

Comentário de matheus Costa — 11/07/07 @ 16:05

Matheus, paciência!!! Quem sabe as coisas melhorem para alguns e leas esqueçam esta bobagem. um abraço

Comentário de José Renato — 11/07/07 @ 19:45

 
 

não há sentido essa discussão, discutir o óbvio é parar no tempo…
inclusive os corinthianos estão parados no tempo , preocupados em discutir a suposta queda do são paulo…
ja esqueceram quem é tri-mundial, tri-libertadores e ÚNICO penta campeão brasileiro reconhecido pela CBF.

não há o que discutir, melhor vcs se preocuparem com o timinho fraco de vocês pq esta muito próximo de cair de verdade.

aí não adianta chorar.

Comentário de rodrigo - SPFC ORGULHO TRICOLOR PENTA CAMPEÃO — 11/29/07 @ 1:54

 

A história é contada de acordo com o interesse de quem a escreve… SPFC na 2ª divisão? COM CERTEZA!

Comentário de Alexandre — 12/01/07 @ 8:21

 

Parágrafo 2º - “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional(…)”
mesmo que ficasse em ULTIMO LUGAR.. tá na regra e é Obvio, não houve rebaixamento. de NINGUEM, incluindo o time paulistano.
O pior cego é aquele que NAO QUER VER
Abraço Birner

Comentário de Ricardo — 12/02/07 @ 10:34

 

Muito bem explicado, José Renato! Parabéns pelo trabalho! Na verdade, o trecho que diz que “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional” é de uma clareza que parece impossível que haja questionamento a respeito do assunto. Mas, enfim, cada um lida com sua frustração do jeito que lhe apetece. Pelo jeito, acreditar piamente que o outro time caiu pra segunda divisão há 17 faz com que esqueça que seu time caiu pra divisão hoje ajuda a curar as feridas… pessoal, boa segunda pra vcs!

Comentário de Andrigo — 12/02/07 @ 21:56

Caro Andrigo, apenas uma correção, Boa Segunda para eles.. rs rs rs

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:57

 
 

leia aqui para entender que não existiu um rebaixado nesse ano:

http://blogdobirner.net/2007/11/06/1990-o-ano-em-que-o-sao-paulo-nao-caiu/

Comentário de Walter — 12/03/07 @ 9:38

 

Mas que coisa desprezível.

O texto simplesmente é inválido como determinação da existência ou não deste episódio da segunda divisão do São Paulo, senão vejamos:

I) O autor, que se diz responsável e interessado no descobrimento da verdade, nada mais é do que um são paulino que tem a sua interpretação prévia, e por isso não possui competênai jornalística para o descobrimento da verdade, porquanto seja parcial.

II) As respostas do autor são imaturas, típicas de um são-paulino amargurado com a possibildade de se considerar essa segunda divisão. O autor limita-se a responder que “se essa fio a sua interpretação, paciência”. Ora, se o tema é passível de interpretação, não há verdade. A sua interpretação, Sr. José, é tão errada quanto qualquer outra. Paciência.

III) os elementos subjetivos que perfazem a questão tornam impossível o atingimento de uma verdade. Resumindo temos: Se se considerar que o Grupo II era uma segunda divisão com outro nome, o São Paulo realmente participou da segundona. Se considerarmos que o grupo II não era segundona, o SP não esteve na segundona. Simples. A questão do artigo transcrito, que ressalta a previsão de um “descenso” tem um caráter muito mais formal do que processual.O descenso seria para o “grupo II” do ano seguinte, que passaria a se chamar de 2ª divisão.Não é concebível inexistir uma segunda divisão regulamentada. Caso não houvesse, cabe a nós considerar o Grupo II a segunda divisão, nem que seja moralmente.

Conclusão:

Imaturo, o autor do texto interpreta os fatos e ironiza a interpretação alheia. Tanto as pessoas a quem ele respondeu assim como ele próprio são parciais, logo, têm seus comentários inutilizados pela falta de competência argumentativa.
São Paulo participou sim da segunda divisão neste ano, pois o grupo II possuía os mesmos clubes que participariam da segunda divisão no ano seguinte. O São Paulo participou da segundona e subiu no mesmo ano.Simples…

Por fim, gostaria de manifestar publicamente meu repúdio à imaturidade e parcialidade do autor do texto.

Um abraço, Daniel

Comentário de Daniel — 12/03/07 @ 18:02

repúdio registrado. um abraço

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:56

 
 

Caro José Renato. Eu acompanhei muito os campeonatos paulista e brasileiros dos anos 80 e 90. Não discuto, à luz do regulamento que, sinceramente, não me recordo, que o São Paulo não tenha sido rebaixado no campeonato Paulista do ano de 1.990. Apenas quero deixar um testemunho de quem vivenciou muito este campeonato. Assim como o Palmeiras tenta oficializar o seu campeonato mundial de 1.951, o Flamengo a Copa União de 1.987 como campeonato brasileiro e o próprio São Paulo, com os mundiais (Copa Toyota) de 1.992 e 1.993, títulos estes que considero válidos, há de se informar que toda a imprensa paulista e nacional estampou em suas manchetes que o tradicional clube do Morumbi havia sido rebaixado para a Segunda Divisão do Futebol Bandeirante. Inclusive, no ano seguinte, aonde este conceituado clube disputou juntamente com Inter de Limeira e outros tantos clubes do interior paulista, este “grupo” fora tratado pela imprensa e pelos torcedores como a 2ª Divisão do Campeonato Paulista, sim. Digo isto com propriedade porque vivenciei, como apaixonado pelo esporte bretão, este período obscuro da historia do São Paulo. Um outro detalhe devemos nos ater. Há esta época, o futebol paulista era dirigido pelo Sr. Eduardo José Farah. Este dirigente, com o devido respeito adorava “virar a mesa”, prática nefasta que hoje não tem mais espaço no Brasil, como estamos verificando com o rebaixamento do Atlético - MG, Grêmio, Fluminense, Bahia, Botafogo, Palmeiras e, rescentemente, o Corinthians. Me lembro muito bem que em um campeonato paulista em meados dos anos 90 - desculpem-me, mas não lembro o ano, mas me lembro do fato - o Corinthians e o Palmeiras, ambos, estavam muito mal colocados no campeonato paulista. Isto ocorrera já no final da primeira fase, com um regulamento totalmente aprovado pelos clubes. O que ocorreu então ? O “Digníssimo” ex-presidente da Federação Paulista de Futebol, há época, simplesmente, baixou uma norma ou ofício, sei lá, acrescentando ao regulamento anterior, que “clube fundador” não cairia. Esta norma fora imposta no meio do campeonato. Com o campeonato em andamento, o que é um verdadeiro absurdo. Este adendo, ficou como regra por vários outros campeonatos paulistas que se seguiram. O que falar então do Guaraní que fora rebaixado em um ano e no ano seguinte estava na primeira divisão, já no início dos anos 2.000 . Portanto, meu caro José Renato, não vou discutir com V. Senhoria, pois, verifiquei que tens um grande conhecimento e foras pesquisar a fundo a história daquele campeonato. Somente espero, que para o bem da verdade e sem sentimentalismos clubistas, V. Senhoria pudesse nos agraciar com seus vastos conhecimentos sobre o assunto em questão e nos trouxesse, também, se este parágrafo 2º do regulamento fazia parte do regulamento aprovado INICIALMENTE ou fora acrescido ao mesmo somente apartir do momento em que a possibilidade do São Paulo ser rebaixado para a 2ª Divisão tornora-se real. É muito importante que esta informação (data deste enunciado sobre a inexistência do rebaixamento) seja prestada e, de forma imparcial, como eu espero e acredito fielmente que V. Senhoria trate deste assunto não se furte de nos agraciar com este dado relevantíssimo. Um forte abraço.
Luiz Claudio Henrique de Souza - Santos/SP
04 de Dezembro de 2.007

Comentário de luiz Claudio Henrique de Souza — 12/04/07 @ 1:47

Caro Luiz Cláudio, fico grato pelo nível de sua resposta. Realmente, durante os anos 90, houve a inclusão de artigo para a proteção dos times fundadores, no entanto isto não ocorreu no caso em questão, sugiro, caso seja do seu interesse, assistir ao comentário feito pelo jornalista PVC, descrito no post, sobre o regulamento do campeonato de 90. um abraço e apareça mais vezes

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:56

 
 

Caro José Renato, sou corinthiano, mas tenho consciência da situação de meu time, reconheço que o SP é o que, graças à direção das últimas décadas.
Mas não pude deixar de notar uma resposta sua em relação ao penta do são paulo frente questionado pelo flamengo. Em sua resposta vc diz que o que valem são os campeonatos que foram organizados pela CBF. Assim, o que vc me diz do título mundial do Timão que vcs não aceitam? Sim, porque o mesmo foi organizado pela FIFA, que até onde eu entendo, tem maior importãncia do que a nossa cbf… Parabéns pelo Blog.

Comentário de Big G — 12/04/07 @ 8:06

Quem não aceita, cara pálida??? O problema do mundial de 2000 diz respeito a participação de convidados, no caso do Corinthians, e da não participação dos campeões continentais daquele anos, no caso do Palmeiras. Por fim, não falei que só valem os campeonatos organizados pela CBF, apenas que o único pentacampeão segundo a CBF é o São Paulo. Um abraço.

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:51

 
 

Para quem acha que a interpretação de que o São Paulo não caiu em 1990 é coisa de são-paulino é só olhar o seguinte site (administrado por corintianos com bom sendo): http://br.oleole.com/blogs/maisumcorinthiano/posts/so-paulo-rebaixado.

Comentário de André Daibes — 12/04/07 @ 18:25

 

O pretenso rebaixamento do São Paulo no Paulista de 1990 é uma lenda urbana. O Tricolor foi o 15º colocado entre 24 participantes (ruim, mas longe de uma eventual “zona de rebaixamento” que, aliás, não existiu naquele ano por conta de disposição expressa do regulamento.

E veja que isso não é só coisa de são-paulino não. Veja o que diz o site (corintiano, mas de bom senso) abaixo:
http://br.oleole.com/blogs/maisumcorinthiano/posts/so-paulo-rebaixado

Comentário de André Daibes — 12/04/07 @ 18:28

 

Afinaal são paulo foi ou não rebaixadoo ?
Não entendii nadaa ! ;D

Comentário de amanda — 12/04/07 @ 18:59

 

MAS A PARTIR DE 1991″, ou a cada ano haverá o descenso

ENTÃO TINHA SORTEIO PRA ESCOLHER QUE ANO PODE CAIR CLUBE ?? NO MININO MUITO ESNTRANHO NÃO ACHA??

Comentário de FAICA — 12/05/07 @ 1:16

Vc é engraçado. um abraço

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:48

 
 

Muito bom o texto jose renato

ignore os recalcados

Comentário de Douglas — 12/05/07 @ 1:48

 

Só faltou o principal: onde está, no regulamento de 90, a fórmula de disputa do Campeonato de 91, prevendo, de antemão, a possibilidade de times do Módulo II avançarem pra segunda fase junto com os times do Módulo I?

Pq o que eu vi no regulamento foi a criação de divisões, com nomenclaturas típicas do campeonato paulista, que até hoje chama de série A 2ª e 3ª divisões do Estado.

Outra coisa: fico muito preocupado com o analfabetismo funcional neste país. Vi gente utilizando este trecho “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional” pra sustentar a ausência de rebaixamento, quando a única coisa que o parágrafo determina é que em 90 times do Módulo II não cairão para a “Divisão Especial” (sensacionais os eufemismos paulistas… em suma, não houve rebaixamento da segunda para a terceira divisão em 90. Regulamento cumprido).

Comentário de Rogério — 12/05/07 @ 4:26

Analfabetismo funcional? Vc está procurando procurando procurando ….pêlo em ovo. Não esquenta, ano que vem vcs estão de volta com certeza. Um abraço

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:48

 
 

Ao Daniel e aos demais cegos. Não viram estampado que NÃO HAVERIA REBAIXAMENTO PARA O ANO SEGUINTE?
não viram ou nao querem ver? Também nao leram o trecho que se refere ao campeonato do ano seguinte, como ele seria formado? NEM VIRADA DE MESA TEVE

De boa, se o autor da pesquisa nao pode falar isso que falarei agora por ética e tal, eu digo de boa: por que no te calas?

Quanta bobeira. Estão brigando com o regulamento aprovado desde antes do campeonato.

E ao Luiz Claudio, o que alhos tem a ver com bugalhos? Por acaso todas as copias do regulamento de 90 já nao provam que nao teve alteração no regulamento? Já que não existe nenhuma com texto diferente..

Comentário de Michael Serra — 12/05/07 @ 4:52

 

Textando html code aqui para ressaltar o comentário do 5-3-3 (talvez nao de certo, mas bem que poderia)

Que parte de “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, não haverá descenso à divisão especial de futebol profissional.” os burraldos não entenderam?

Comentário de Michael Serra — 12/05/07 @ 4:56

 

Tenho 47 anos e lembro exatamente o que aconteceu.
Naquele ano tinha um colega de trabalho, José Carlos Zabeu, que era ex-presidente da Torcida Independente do Sao Paulo e pude presenciar seu sofrimento.
Podem falar o que quizer mas a situação de 1990 foi identica a essa vivida agora pelo Corinthians, ou seja o campeonato estava terminando e o sao paulo precisava ganhar para ficar entre os melhores mas só perdia e acabou ficando no grupo dos ruins. O sofrimento foi até o último jogo e com com fracasso meu amigo Zabeu chegou a chorar. O gostinho era de 2a. divisão sim.
E depois que o Sao Paulo caiu, eu disse depois, a Federação “criou” o regulamento de 1991 para permitir que o Sao paulo voltasse no mesmo ano. Alias o sao paulo é o único time do mundo campeao da 2a. e da 1a. divisão no mesmo ano. Isso aconteceu em 1991….

Comentário de Sérgio — 12/05/07 @ 9:49

Caro Sérgio, tenho certeza que vc tem consciência que os fatos são totalmente diferentes ( o Corinthians foi rebaixado, o São Paulo não), no entanto se isto te faz ficar mais calmo, tudo bem. Um abraço para vc e para o seu amigo Zabeu

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:45

 
 

O São Paulo já caiu alguma vez para a sére B do campeonato Brasileiro?

Comentário de Nilton Moraes — 12/05/07 @ 10:19

Não, isto nunca ocorreu

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 6:42

 
 

Não tem choro e não adianta tentar camuflar a história com sua vaidade torcedor são-paulino, o São Paulo caiu sim para a 2ª divisão em 1990, era um time patético a começar pelo treinadora na época, Pablo Forlan, pai de Diego Forlan, somomente com a chegada de Tele Santana no mesmo ano é que o São Paulo se restruturou e acabou vice-campeão brasileiro perdendo o título parao corinthians. No ano seguinte a federação paulista de o famoso “jeitinho brasileiro” e mudou o regulamento para que o São Paulo subisse no mesmo ano e foi assim, jogando contra equipes infinitamente piores que o São Paulo se sobressaiu e acabou campeão paulista em 1991 vindo direto da 2ª divisão do estado, agora não tentem tapar o sol com a peneira, o São Paulo caiu em 1990 sim e disputou a segundona paulista me 1991 sim e o pior de tudo subiu de uma forma patética e vergonhosa e o pior era uma campeonato estadual.

Comentário de Rodrigo " thill " — 12/06/07 @ 7:43

Por favor, antes de fazer estas afirmações equívocadas, se fundamente com os fatos ocorridos e não com simples opiniões.

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 19:31

 
 

estamos no mesmo barco, mas é melhor cair pelo brasileirão,que pelo paulistinha.

Comentário de renato — 12/06/07 @ 11:49

Mesmo barco, quem, cara pálida? Meu time nunca foi rebaixado

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 19:33

 
 

Dessa discussão só podem participar torcedores que tenham no mínimo 30 anos e que foram testemunhas.
Os bambis fazem uma espécie de lavagem cerebral nos bambizinhos de forma que eles realmente acreditem que o sao paulo nunca caiu. Os bambizinhos também acreditam que há 60 anos atrás, numa época em que todos, todos os grandes estádios (maracanã, pacaembu, Serra dourada, mangueirão, fonte nova, castelão, etc. etc.etc.)foram construídos com dinheiro público, só o sao paulo foi “competente” para construir o morumbi numa época em que os times não ganhavam dinheiro da TV, não tinham patrocinador nas camisas, não vendiam jogadores para o exterior e na venda de ingressos o são paulo nunca encheu estádios. E mesmo assim os bambis fazem força para acreditar que o sao paulo achou no chão 450 milhoes para a obra. Só para ter uma idéia de valor, o sao paulo teria que ter vendido 2 Kakas por ano, durante 15 anos para conseguir o dinheiro para constuir o estádio. O Milan, o Barcelona, o Real Madri, a Inter de Milão entre outros times milionários da europa não têm seus estádios próprios mas os bambis ignoram tudo isso porque lhes convém e o produto do roubo já foi incorporado sem que a sociedade perceba que foi lesada pois ao invés de construir 2 ou 3 hospitais para a população, o governo deu de presente um estádio para uma pequena torcida.
O tempo passa mas a história suja ficará para sempre…..

Comentário de Sérgio — 12/06/07 @ 14:07

“Dessa discussão só podem participar …” sem dúvida vc é uma pessoa que respeita muito as opiniões dos outros, sem dúvida é um democrata…curioso é que o Sr. Victor Birner comentou que não iria publicar mensagens com o uso de apelidos pejorativos… acho que este escapou…lamentável

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 19:39

 
 

Como São Paulino de coração, após uma discussão entre amigos, houve uma acusação de um Corinthiano que alegou que o São Paulo tinha sido rebaixado em 1990.
Após ler a matéria acima (a mais clara que já li na internet), não resta nenhuma dúvida que o São Paulo e/ou nenhum outro time foi rebaixado nesse campeonato, pois como consta o regulamento tbem acima, não haveria descenso de nenhum clube.
Parabéns a quem elaborou essa matéria e ainda mais com um explicação transparente como essa.

Comentário de Odilon Mendes — 12/06/07 @ 16:07

Caro Odilon, grato por seus comentários, apenas quis relatar os fatos da maneira como eles ocorreram sem qualquer paixão clubística. um abraço.

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 19:41

 
 

Caro José Renato. Segundo reportagem da “Folha de São Paulo” de 21/06/1990, o que ocorreu na época é que os Clubes, em acordo firmado antes do Campeonato de 1990, no denominado “Grupo II” do próximo Campeonato, o de 1991, nenhum time poderia participar da final do Campeonato.
Essa nomenclatura de “Grupo II” foi elaborada para impedir que algum Clube pudesse participar de outra competição Nacional, como o Campeonato Brasileiro.
Na época, o dirigente do São Paulo afirmou que o acordo poderia ser alterado, sob alegação de que o acordo foi somente feito “no fio do bigode”……..E de fato o regulamento do Campeonato Paulista de 1991 foi elaborado de forma distinta ao acordado no “fio do bigode”. Na época o Diretor de Futebol do SP era o Sr. Fernando Casal de Rey.
Portanto, de fato o São Paulo fez “pressão” junto a Confederação Paulista para a alteração do Regulamento do Campeonato de 1991.
Quem quiser ver a reportagem da “folha de São Paulo” aí vai o link:
http://images.uncyc.org/pt/e/e8/S%C3%A3o_Paulo_sgundona.jpg

RESUMINDO: O Regulamento foi fielmente cumprido, mas que o São Paulo fez pressão para alteração do Regulamento de 1991, há isso fez.

Comentário de Edvard Bagdonas — 12/06/07 @ 16:25

Caro Edvard, esta é fácil a reportagem da Folha está errada. um abraço

Comentário de José Renato — 12/06/07 @ 19:42

 
 

Caro José Renato, desculpe, mas vc. poderia ser mais claro ao afirmar que a “reportagem da Folha está errada”???

Pergunto isso, porque se vc. fala sobre um suposto “rebaixamento” do São Paulo, eu concordo totalmente com vc, ou seja, a “reportagem da Folha está errada”. Aliás, também concordo c/ vc. qdo. afirma que o regulamento foi cumprido.

No entanto, se vc. fala sobre outros fatos, tais como o acordo firmado no “fio do bigode” para a elaboração do regulamento de 1991, e posterior alteração por força de interesses do Clubel São Paulo, ai eu discordo de vc.

Comentário de Edvard Bagdonas — 12/07/07 @ 14:04

Caro Edvard, basta vc ler o regulamento original do campeonato de 1990 que foi cumprido integralmente, sendo assim qualquer fato diferente disso seria “virada de mesa”no entanto, como o regulamente, repito, foi cumprido, posso afirmar que o jornalista da Folha de SP quis criar um factóide. Um abraço

Comentário de José Renato — 12/10/07 @ 20:29

 
 

Baboseiras e mais baboseiras… Ainda bem que eu sei o suficiente sobre esse campeonato para afirmar que sim, o São Paulo foi REBAIXADO. Se não foi para a SEGUNDA DIVISÃO, já q a FPF não denomina assim, foi rebaixado para o Grupo II, Grupo Especial, o que seja. O importante é que, assim como esse ano o Corinthians fez uma campanha ridícula e será relegado a um campeonato inferior, com times tecnicamente inferiores, com o São Paulo aconteceu exatamente o mesmo, com a vantagem de poder subir no mesmo ano. É que naquela época não existia o Estatuto do Torcedor, portanto os campeonatos eram uma bagunça.

Mas caro José, se você acredita nesse engodo que te contaram , e que vc relata em seu blog, e se sente bem em negar o rebaixamento do seu time do coração… paciência!

Comentário de Lucas Souza — 12/10/07 @ 2:03

 

Para comprovar o rebaixamento do são paulo
eis um link do site do MILTON NEVES, que consta inclusive noticias(fotos das manchetes de jornais)

http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/Colunas/Conteudo.aspx?ID=66100

Comentário de Marcelo Gonçalves — 12/12/07 @ 11:10

 

PARA COMPROVAR O REBAIXAMENTO DO SAOPAULO
EXISTE UM SITE DE CONFIANÇA QUE COMPROVA ISSO
http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/Colunas/Conteudo.aspx?ID=66100

Comentário de Marcelo Gonçalves — 12/12/07 @ 11:11

 

As pessoas que acreditam que o Sao Paulo construiu seu estádio “com dinheiro próprio”, acreditam ainda que o sao paulo não caiu para o grupo 2 em 1990, são as mesmas que acreditam em papai noel.
Mas se isso faz bem para estas pessoas… vamos compreendê-las e ter tolerância com elas…
Um forte abraço!!!
Sergio

Comentário de Sérgio — 12/14/07 @ 10:58

 

Para pessoas, como Lucas Souza, Sérgio e Cia, independente de qual time torçam, cabe compreender os fatos. Se, no Brasileirão de 2007, no regulamento constasse que não haveria rebaixamento, tudo seria normal. Pois, o que está no regulamento deve ser cumprido. Certo?
Mas, se vcs todos acham que o São Paulo caiu, o que pessoas com inteligência e entendimento poderão fazer? Nada. Pois, nesse mesmo Brasil, pessoas elegem Lula, Maluf e Cia e acreditam na lisura de suas gestões… Bem, não se pode discutir sobre: religião, política e futebol, mas não compreender os fatos, já é demais.
Abraço ao José Renato, boa e CLARA informação, inclusive com relato na íntegra do regulamento do Campeonato Paulista de 1990. Detalhe, assinado por todos os dirigentes dos clubes participantes, para a formulação deste campeonato. Ok?

Comentário de Julio — 12/16/07 @ 23:12

 

Acho interessante a sumariedade do jornalista que escreveu este post “Regulamento Cumprido”. Pelo que pude ler nos comentários, ele diz que, por mais esdrúxulo que possa parecer o regulamento, oque interessa mesmo é que o regulamento foi cumprido e o SPFC não caiu.
Não quero sair do mérito da questão, mas para exemplificar preciso apresentar um outro fato….
A FIFA oficializou o Corinthians como primeiro campeão mundial de clubes….
Mas aposto que a sumariedade nesse caso não é tão importante para os São Paulinos….

“Há sempre entre nós uma tropa de feiticeiros que mudam e pervertem as coisas e as fazem girar de acordo com a sua fantasia, conforme tenham eles à vontade de nos favorecer ou de nos destruir.” - Sancho Pança (Dom Quixote)

Comentário de Blefe — 12/17/07 @ 9:02

 

De onde foi extraída esse regulamento.
Eu também posto qualquer coisa aqui pos o blog aceita.

“Para o Campeonato da Primeira Divisão de Futebol Profissional de 1991, o Grupo I será constituído pelas 14 associações classificadas para disputar a quarta fase do Campeonato de 1990 e o Grupo II será constituído pelas dez associações restantes que não se classificaram para a quarta fase e mais quatro advindas da Divisão Especial de 1990.” Parágrafo 2º - “No campeonato da primeira divisão de futebol profissional de 1990, HAVERÁ descenso à divisão especial de futebol profissional. Mas a partir de 1991, ou a cada ano haverá o descenso de uma associação da Primeira Divisão de Futebol Profissional e o acesso de uma associação da Divisão Especail de Futebol Profissional”

Pronto esse é o regulamento agora, é só postar que vira verdade

Comentário de Felipe — 12/19/07 @ 8:40

 

O nome 2ª divisão não é importante, o que vale é que o São Paulo foi rebaixado para um divisão inferior, e quanto a isso não há discussão.
Foi tecnicamente mostrado que o clube São Paulo foi rebaixado para um grupo inferior ao grupo de elite do futebol paulista. Se o São Paulo naquele ano não conseguiu ficar nem entre os 14 melhores times do estado, não importa se o nome é segunda divisão, divisão 1.5, grupo especial, ou o escambal.
São Paulo por desmérito não disputou o campeonato paulista em seu grupo de elite, mas sim num grupo inferior…
Para que tanta discussão… é só mudar a rima.
Ô,Ô,Ô, DIVISÃO INFERIOR!!!

Comentário de Flávio — 12/21/07 @ 16:13

 

Muito boa explicação…

Agora faz um post contando do torneio mundial que o mundo chama de intercontinental, mas os são paulinos amam dizer que são “tri”…

Ou o seu amor pelo time não pode diminuir o marketing do clube?

Bela parcialidade amigo, principalmente nas respostas dos comentários.

Comentário de Daniel — 01/02/08 @ 17:01

 

Noooooossa o São Paulo foi rebaixado a 17 anos e voltou no mesmo ano????

A vida é uma montanha russa.

Tudo o que sobe desce.

Hoje somos pentacampeões - tricampeões da libertadores - tricampeões mundiais.

Mais se agarrem a isso.

A 17 anos nós quase caimos.

Só que aqui é Brasil e o regulamento nos salvou.

hahahahahahah pena vo6 não terem essa sorte, assim agente vai ter duas oportunidades a menos de surrar vo6 dentro do campo.

Comentário de Aleks — 01/02/08 @ 21:22

 

Corinthians foi canpeao mundial pela fifa.

Comentário de fernando henrique — 01/04/08 @ 22:20

 

entao o sao paulo caiu , porem nao foi rebaixado devido ao regulamento .

pouco me importa esse fato , apenas esclarecendo minha interpretacao.

Comentário de renato — 01/09/08 @ 1:17

 

Parabéns pelas considerações . É a mesma coisa que dizer que o Santos não é Bi-campeão do Mundo , octa campeão brasileiro e o maior ataque da história do futebol. As suas explicações coincidem com a CBF e com a FIFA negando a verdade que todos à época divulgaram . Recomendo a leitura dos jornais da época onde o Zé Teodoro chorava pelo rebaixamento junto com o Diego Aguirre. A pesquisa é interessante mas tem que revelar sempre os dois lados e não só o lado que interessa . Exemplo . Poderiamos dizer que o Brasil não tem 5 títulos mundiais pois antes era CBD e agora é CBF .

Comentário de scandiuzzi — 01/09/08 @ 21:03

 

olhem esta foto

http://xs120.xs.to/xs120/07401/bambinasegundona7brxr5.jpg

Comenta ai o que a imprensa noticiou e depois a gente conversa .

Comentário de scandiuzzi — 01/09/08 @ 21:20

 

ISSO AI EH CHORO DE SAOPAULINO.

O São Paulo foi INCONTESTAVELMENTE REBAIXADO EM 1990 pois ao ser rebaixado, o São paulo pressionou a federação paulista que por sua vez mudou as regras com o campeonato ja terminando. FOI PRATICAMENTE UMA VIRADA DE MESA.

E NO SITE DO MILTON NEVES COMPROVA TUDO
http://desenvolvimento.miltonneves.com.br/Colunas/Conteudo.aspx?ID=66100

*OBS: O SITE DO MILTON NEVES COMO VCS PODEM CONFERIR QUE EH UM LINK OFICIAL, TEM MUITO MAIS CREDIBILIDADE DE INFORMAÇÕES VERDADEIRAS DO Q UM BLOG COMO ESTE…

Larguem de choro e admitam que o saopaulo foi REALMENTE REBAIXADO…
Cade o espirito esportivo de voces??

Comentário de Marcelo Gonçalves — 01/10/08 @ 15:06

 

Poxa, esses caras saopaulinos pelo visto alem de nao terem inteligencia suficiente pra ver que o São Paulo fez virada de mesa, se recusam a admitir e enxergar que o São Paulo foi inquestionavelmente rebaixado…

Aquela “REPESCAGEM FAJUTA” não existia nas regras do campeonato. A FPF MUDOU A REGRA DO CAMPEONATO DEPOIS DO SAOPAULO REBAIXADO, O SAOPAULO PRESSIONOU A FPF, O QUE CARACTERIZA VIRADA DE MESA…

CADE O ESPIRITO ESPORTIVO HEIN?
o SAOPAULO FOI REBAIXADO SIM… E o site do Milton Neves ja comprova isso, a manchete no jornal (Folha de Sao Paulo), inclusive ja saiu na TV diversas vezes na bandeirantes.

São paulinos estao apenas queimando filme e se mostrando torcedores arrogantes sem o menor espirito esportivo…
A PROVA TAI: VIRADA DE MESA, MANCHETE NO JORNAL DA FOLHA DE SAOPAULO, LINKS DO SITE DO MILTON NEVES